quinta-feira, 4 de junho de 2009

Nº 18



LEIAM!!

ENQUANTO O MAR..
Naidaterra


Enquanto o mar beija a areia,
eu sonho com os beijos teus...
Meu pensamento feito uma teia
vai tecendo os carinhos meus...
Enquanto o mar suspira pela lua,
eu desejo ser sereia...
Mergulhar no teu Ser nua, ser tua
e te encantar com a poesia
do canto das baleias...
Enquanto o mar docemente
com pérolas veste a lua,
eu te espero eternamente
com duas esmeraldas,
no meu olhar,
são tuas...



----- Original Message -----
1 -Quebra-Cabeça

Belvedere


Na gaveta da cômoda,
esquecida há décadas
no porão,havia poeira,
livros amarelados,fotos se partindo,
um crucifixo acinzentado,sem brilho.
Uma santa,cuja cabeça estava partida,
com resto de cola no pescoço.
Cartas espalhadas,muitas folhas
e pétalas, secas...
Mergulho fundo em cada peça
do ancestral quebra-cabeça.



2-Escolhas

Belvedere

Festival e tanto
de notícia ruim...
pra me distrair
pego um dicionário,
abro uma página,
escolho uma palavra.
-tugúrio-



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From: João Justiniano da Fonseca To: daspet@uol.com.br Sent: Saturday, April 25, 2009 8:00 PM

Delasnieve, amiga.

Ao ler o texto repassado, ocorre-me enviar o artigo que postei ontem no Recanto das Letras e no blog http://joaojustiniano.blog.terra.com.br/

As pessoas sérias deste grande e querido Brasil estão atentas ao sujo que se instala no Congresso Nacional neste momento infeliz. Fechar nunca, mas uma campanha no sentido de convocar uma Constituinte, sem que possam participar desta os atuais congressistas, isto sim, vale que pensemos. Simplesmente, enquanto a Constituinte criasse novas regras constitucionais, refazendo nossa colcha de retalhos os atuais congressistas continuariam na função ordinária de legislar. Promulgada nova Constituição e convocada eleição para o Congresso, respeitados os atuais mandatos, os atuais congressistas concorrerão em igualdade de condições com nova gente.

É uma idéia. querida, é uma idéia. Que venham outras, melhores.

Um bom fim de semana. az.

João

O ESCÂNDALO DA PASSAGEM AÉREA.

Amplo espaço na mídia para os escândalos do Congresso Nacional, maracutaias maiores e menores. No Senado Federal, na Câmara de Deputados. Última destas as passagens aéreas. A mancha negra parece que alcança todos os brancos. De Gabeira a Adriane Galisteu e Fábio Faria. Uma farra! Como anda livre a imoralidade neste Brasil! Irregularidades típicas de falta de Decoro Parlamentar: “Qualquer caso de passagem que não tinha regra é passado”, diz o deputado. E parece que o entendimento se generaliza e se confirma na palavra do Chefe da Casa Legislativa. Como não tinha regra? Em que lei, em que norma jurídica, em que léxico pode-se entender que o uso do dinheiro público é lícito ao gozo pessoal do servidor público? Ou o senador da república e o deputado, o presidente da república e seus ministros não são agentes públicos? Não? Se não, em que categoria funcional, mais nobre se qualificam? Príncipes? Até estes são servidores do Poder Público. E os reis também. Ninguém pode usar o público como privado em nenhuma hipótese sem que infrinja a regra da legalidade. Pode usa-lo apenas no desempenho do serviço oficial, isso mesmo quando o uso for expresso em lei. A passagem ao agente público quando em serviço sim. Só a este e em serviço, à esposa não, jamais à namorada, nunca em passeio. No caso do congressista, pode-se fazer legal o uso da passagem? Ao deputado e ao senador, só a estes, repitamos. A esposa é sua, não é do Poder Oficial. Ainda assim! Ainda assim! O congressista é eleito e remunerado para representar o povo. Se sua casa de trabalho está em Brasília, em Brasília deverá residir. Falo em termos de moralidade. Sobretudo quando dispõe de residência oficial na Capital da República. Se fora daí reside por conveniência sua, em seu estado ou em outro que seja, o problema é seu. Há de custear a passagem para o local de trabalho. E o combustível para o carro.

Venho de um tempo, senhores, em a sede do governo estava no Rio de Janeiro e não se falava de avião. Os congressistas tomavam passagem de navio às suas custas, isto é, paga com sua remuneração e com eles a família – mulher e filhos. Residiam na Capital, vinham aos seus estados no período de férias e ao fim destas retornavam ao seu trabalho de representantes do povo. Representavam efetivamente o povo. Parece que hoje mais representam os grupos empresarias, sobretudo os ligados à empreita de obras públicas, está dito e repetido nos vários escândalos fiscalizados pela imprensa, rádio e televisão. Viva a imprensa brasileira! Viva a comunicação escrita, televisionada e falada que abre manchetes escandalosas quando de escândalo se trata, e põe a nu a malandragem. Começa a juntar-se à onda moralizadora da mídia, a comunicação da internet. Que venha esta com a força da notícia multiplicada no espaço internacional da onda artesiana. Que venha!

O congressista brasileiro parece que se sente dono da pátria, que toma como coisa sua, quando devia sentir-se como seu preposto. Não teme a cara da rua, a cara pintada do povo.

Será que disse alguma coisa errada? Falta dizer muito mais cara-pintada!




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ÍNDIOS!

DE QUE ADIANTA,
MEU PAÍS TÃO LINDO
SAIR PRA OUTRO RUMO
SEM CONSIDERAÇÃO
DEIXANDO E PARTINDO
A RAÍZ DO CORAÇÃO?

DE QUE ADIANTA,
NÃO INVESTIR NA SUA
CASA, FAMÍLIA, CULTURA
SEM A MÍNIMA NOÇÃO,
DESESTRUTURANDO A ESTRUTURA
TEMPO DE PERDIÇÃO?

DE QUE ADIANTA,
VIVER NA ILUSÃO?
SER O QUE NÃO É,
MUDAR A DECORAÇÃO,
FAZER O QUE NÃO QUER.
-FORA DE COGITAÇÃO!

DE QUE ADIANTA,
SENTIR FALTA DA DIVERSIDADE?
NÃO LUTAR,
NÃO CONQUISTAR,
SENTIR APENAS SAUDADE.
-SENSIBILIDADE QUE ESPANTA!

-BRASIL!
DE QUE ADIANTA,
NÃO PLANTAR COM IGUALDADE,
NÃO COLHER COM BRIL,
NEM DIVIDIR COM DIGNIDADE,
PARA CONSERVAR A LIBERDADE?

O VALOR DO BRASILEIRO
O SEU TRABALHO A TERRA FAZ.
- DE QUE ADIANTA,
NESTA VIDA NÃO TER PAZ?
TRANSFORMAR A NATUREZA
DO ÍNDIO PARA A RIQUEZA
É COMO A RAÍZ DE UMA PLANTA
COMO O PAU BRASIL QUE ENCANTA
QUE DO BRASIL NINGUÉM ARRANCA.
LEOMÁRIA MENDES SOBRINHO





----- Original Message -----
Recordando...
O PIANISTA

(Patricia Montenegro)

Quem será você,

Que mais parece um menino,

De cabelos tão claros,

Olhar triste e perdido,

Que caminhava sem rumo e destino,

Pelas areias ainda frias da primavera,

Com as roupas banhadas pelas águas do mar,

O que você queria buscar entre as ondas,

Seria uma busca pela sua alma roubada,

Ou até mesmo pela vida machucada,

Quem é você,

Que faz da musica sua única companhia,

E somente com o piano parece querer conversar,

Seria ele seu único e fiel amigo,

Aquele que nunca sua confiança trairia,

Conte-nos então sua história,

Não use as palavras e sim as notas musicas,

Liberte seu coração dos medos que o sufocam,

Não permita que aprisionem sua doce sua alma,

E calem a voz mágica de sua musica,

Tirando de você seu único e fiel amigo,

E sua eterna companhia: o piano...

Rj, 18-05-05 – 18:10 horas

*Poesia inspirada no caso do pianista encontrado vagando em uma praia deserta da Inglaterra sem memória e que não consegue falar ou se expressar; A única forma de comunicação é o piano e a bela musica que ele tão bem executa.

*Papel de Carta: Fatima Dannemann

* Midi: O Piano




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From: Gaya Rasia

Impossibilidades

Rozelia Scheifler Rasia

Cruz Alta - RS

Dividir contigo o mesmo espaço,

sentar ao teu lado e falar sobre a rotina,

tocar tua mão,

pedir tua opinião,

dividir contigo o café quente,

falar sobre o hoje,

programar o amanhã,

comentar as notícias do jornal,

contar-te meus medos,

festejar minhas pequenas conquistas,

dividir meus sonhos contigo,

abrir a porta para entrares,

dizer-te bom dia;

são impossibilidades que fazem crescer

a ilusão de amar-te.

Receber de ti uma flor,

ouvir tua voz,

afagar teu cabelo,

ler um bilhete, uma carta tua,

pendurar teu casaco,

servir a mesa para nós dois,

fazer cálculos de tudo e de nada,

beijar teus lábios,

entregar a ti o meu amor,

ser tua e adormecer em teus braços,

acordar a teu lado,

abrir a porta para saíres,

dizer-te até logo;

são impossibilidades que fazem crescer

a ilusão de amar-te.

Poesia publicada na Coletânea Desafios – ALPAS XXI

*Mestre em Estudos Literários- UPF – Universidade de Passo Fundo - RS; Especialista em Fundamentos Teórico-metodológicos de Ensino e Pesquisa- UNICRUZ – Universidade de Cruz Alta - RS

Poeta del Mundo em Cruz Alta

http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=4834




----- Original Message -----
MAR REVOLTO

O MAR REVOLTO;SOPRA BRAVO O VENTO,/LEVANTA AS ONDAS,SOBRE O MANTO ANIL.
REBENTA JÁ NA PRAIA O SEU FERMENTO/ EM FRAGMENTOS DE ESPUMAS MIL.

NEM ME PARECE O OCEANO LENTO,/QUE HÁ POUCOS DIAS CONTEMPLEI SUTIL.
SERENO COMO UM LAGO NÃO SEDENTO/DE CRESPAS VAGAS; UM AMOR SERVIL.

ASSIM SÃO NOSSAS VIDAS CADA DIA,/UM DIA A GENTE CHORA, A GENTE CHIA,
EM OUTRO NÓS GOZAMOS NO PRAZER.

E QUAL O OCEANO,NÓS VIVEMOS,/DE TODAS INTEMPÉRIES NÓS BEBEMOS
DE TODAS CALMARIAS A VIVER!...

ERNANE GUSMÃO 230409



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Esta noite


Esta noite de múrmuros amargores
no alarido de tantos temores,
sem juras, sem beijos, apagados calores,
carícias estagnadas ao despetalar das flores...
Amor ferido, sem aconchego
adormecidos desejos de cumplicidade
na crueldade fria das palavras ditas...
Esta noite a emoção duramente atingida
abriu a porta à derradeira partida
no anoitecer triste da despedida...
Esta noite nos perdemos do amor!



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From: Luiza S. Benício de Moraes

As Árvores e a Criançada

HÁ NAQUELA MANGUEIRA

UMA GRANDE ALGAZARRA

UMA ALEGRIA INTENSA!

CRIANÇAS DEPENDURADAS

SE BALANÇANDO FELIZES

ESTÃO ELAS TÃO CONTENTES

QUE ELA, A ÁRVORE, SE ARRASTA

PARA FACILITAR A SUBIDA

DOS QUE SÃO PEQUENININHOS

E QUEREM DAR GARGALHADAS!

QUEREM IMITAR OS MAIORES

QUE SOBEM ATÉ NO ALTO

IMITANDO OS MACACOS

NUM BRAÇO SÓ

PENDURADOS!

Luíza Benício

Domingo 05.04.09

SER POETA

Luiza Benício

É ter no coração o dom de amar

É transmitir este amor no seu viver!

Saber sentir para escrever em versos

A dor de alguém ou a sua própria dor

É conciliar com palavras de carinho

Um turbilhão que se insurja de repente

Entre dois lados que ensurdecem de repente

E ameaçam a paz no coração!

É dar exemplo de carinho e proteção

Sem arrogância que leve a desunir

Mas que convença as partes inflamadas

Pensar melhor no seu modo de agir!

É ver um errado e sugerir um certo

Sem todavia impor seu desagravo

É dar exemplo daquilo que carece

De ser revisto para o bem da humanidade!

Recife, 04.04.09



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Sorriso e sonho

Canto!

por quê canto?

Tenho um sorriso

o tempo!

Vai passando

E o tempo!

Leva o sorriso

sorriso?

Para quem?

Este sorriso!

É de alegria

ou de ironia

Canto!

Porque canto?

Para quem é de amor

canto sim

canto meu sonho até o fim

E o tempo?

Dono do meu sonho!

E o sonho?

É de quem ainda pensa!

É de esperança!

José Hilton Rosa




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A MÁSCARA COTIDIANA

Na vida real, fora do universo dos rituais, bem longe dos bailes de carnaval, dos palcos e do cinema, também nos mascaramos. A palavra personalidade vem do grego persona , que significa máscara. Na psicologia existem diversos estudos sobre a personalidade humana e uma das principais é a do suíço Carl Gustav Jung, que sugere a existência de oito tipos de personalidade.

Outro estudo que vem chamando a atenção é o Eneagrama . O conhecimento tem aproximadamente 4.500 anos e sua origem é desconhecida. A teoria divide em nove as máscaras, ou personalidades, humanas. De acordo ela, a personalidade funciona como uma máscara invisível, uma casca que criamos para nos adaptarmos ao meio social. “ Para despir a máscara, é preciso contrariar os hábitos, vícios e paixões que cada tipo de personalidade adquire desde a primeira infância. Algo que não é nada fácil. Mas uma das funções desse estudo é exatamente a de nos dizer qual é o número da caixa onde nos empacotamos para que possamos sair da prisão da mecanicidade e despertar o nosso verdadeiro ser, que é consciente e não mecânico” , explica o estudioso em Eneagrama Mário Margutti.

Além de ser um instrumento de auto-conhecimento, o estudo das máscaras cotidianas também serve como fonte para a criação teatral. Quando se conhece bem os nove tipos básicos de personalidade do ser humano, temos um manancial de informações que pode ser transposto com facilidade para o trabalho de construção ou interpretação de personagens, além de ser um apoio para o improviso” , afirma Margutti.

Para a antropóloga e pesquisadora Zuleica Dantas, o ato se mascarar é uma forma de se ir de encontro à moralidade estabelecida pela sociedade sem comprometimento do reconhecimento . “Trata-se de uma necessidade de proteção, privacidade ou talvez da tentativa de ver, reconhecer, ouvir sem ser reconhecido”, diz. “O mundo é capitalista, competitivo. Devemos nos mostrar fortes, inteligentes, bonitos, bem sucedidos. Se expressarmos nossos sentimentos abertamente nos fragilizamos” , completa. Desde que o primeiro homem das cavernas resolveu cobrir o rosto, as coisas jamais foram as mesmas. O fato é que, ao contrário dos outros animais, nem sempre podemos manifestar nossos sentimentos, o que acaba por tornar a máscara útil para a convivência. Mas nem os super-heróis resistem ao anonimato. Assim como nos bailes de carnaval, sempre há o momento em que as máscaras caem. Cedo ou tarde, nossas verdades serão reveladas e nossos verdadeiros rostos serão mostrados. Resta saber de quem será a iniciativa.

http://www.rabisco.com.br/56/mascaras.htm




----- Original Message -----
mães... são todas... poetas...
estetas...em traços de união
deste imenso uni-verso
trabalham rítmos e rimas
mesmo antes de saberem...
se...menino ? ou menina?
momentos de harmonia
a maior das magias...
da concepção uma leve pulsação
do pulsar o impulso passa
ao rítmo...à percurção
que se instala com o bater...
de mais um coração...
duzentos e cincoenta e dois dias
o andar de nossa mãe
é balanço e alegria
uma pausa...rítmos de contração
segue ! a primeira luz
ao grito primordial...ao rítmo de respirar!
ao dom da vida e ao princípio...
de uma canção de ninar...
helenarmond

----- Original Message -----

MULHER/MÃE

Deus quando criou a mulher

Fez dela um ser complacente

Compreensivo, abnegado, amoroso

Capaz de proteger o filho com a própria vida...

Há um quê de divino na mulher

Quando se transforma em mãe

Ela se torna um ser mais belo

Cria uma aura angelical em torno de si

Penso que é porque carrega em seu corpo

Mais um filho de Deus...

Tornar-se mãe é um encanto

Capaz de fazer da mulher um ser gerador

E criador de uma nova vida

Protegendo-o em seu útero desde a concepção...

Toda mãe tem algo que adoça a vida

Algo de acolhedor em seus braços

Algo de mistério no coração...

Toda mulher torna-se um pouco deusa

Quando permite que seu corpo seja

O criador de uma nova vida

Quando suporta qualquer dor

E diante da dor tudo se transforma nela em amor...

Mário Feijó

27.04.2009



----- Original Message -----

O Chão

De Carlos Magno

O chão dá se a gente planta

Se a gente não planta, o chão não dá

Esse meu chão

Não é o chão que a gente pisa

É chão que nos moraliza

Sem briga sem ambição

Só ele tem uma cidade diferente

É a capital da mente

O chão do coração

O chão dá se a gente plantar.

Se a gente não planta, o chão não dá.

A gente planta

uma semente de alegria

e no decorrer do dia

já começa a germinar.

A planta cresce,

floresce felicidade,

dá em grande quantidade,

dá mais que peixe no mar.

O chão dá se a gente plantar.

Se a gente não planta, o chão não dá.

Plantei amor

num buraco bem profundo.

Dei amor pra todo mundo,

Inda tenho amor pra dar.

Ainda mais,

plantei um pé de esperança

que quando o vento balança

Quase arranca do lugar.

O chão dá se a gente plantar

Se a gente não planta, o chão não dá.

Carlos Magno




----- Original Message -----

A face de minha mãe

© Tania Montandon Motta

A face de minha mãe não lembra maquiagem

Não lembra plástica, máscaras ou falsidades

A face de minha mãe tem marcas da idade

Tem pele de bebê, beleza e tanta bagagem

A face de minha mãe transmite

a ternura de Maria

a formosura de Dona Adélia

a sobriedade de Seu Ademar

A face de minha mãe conforta

a dor da frieza do mundo

a angústia da fragilidade humana

o mistério sem fundo

Ah, a face da minha mãe

Quanta beleza nos traços finos

Quanta pureza no olhar

Quanta delicadeza no sorrir

Quanta realeza na modéstia infinda

Ah, mas a face da minha mãe

Esconde tantos sacrifícios e devoção

Tanta alma, suor, lágrimas

Tanto abrir de mão, alva fada

Esconde uma varinha mágica

Que borda, cozinha, tece, desdobra-se

Ela vence medos, cria alegria, inova, inventa alívios

Abrindo emails, pesquisando no Google, dando colo pro Billy

A face da minha mãe

É a felicidade de meu pai

É a saudade de meu irmão

É a eternidade no meu coração

É divina e dedicada emoção!




----- Original Message -----

Ninguém Arreda uma Palha

De Carlos Magno

Ninguém arreda uma palha

e diz que enfrenta batalha

mas isso não é verdade.

Está faltando providência

pra varrer a violência

que corrói a humanidade.

É bom que o amor refloresça

e o homem reconheça

que é preciso haver mudanças,

pra que a paz de vez se estenda

e um facho de luz acenda

o sorriso das crianças.

Se houvesse mais igualdade,

quem sabe a sociedade

fosse menos conflitante?

Quer ver o mundo mudar?

Então eu vou te ensinar:

Procure o seu semelhante,

dá-lhe um abraço de jeito

Que encoste o peito no peito,

carregado de emoção.

Desses bem afetuosos

que arrancam melodiosos

acordes do coração.

Carlos Magno.

www.poetasdelmundo.com/verinfo_america.asp?ID=3863





NOTAS - NOTÍCIAS - ACONTECIMENTOS

Original Message -----
CONCURSO DA ATRN -2009


ACADEMIA DE TROVAS/POESIA DO RIO GRANDE DO NORTE
XXIX CONCURSO NACIONAL / ESTADUAL DE TROVAS
TEMA NACIONAL : VIOLÊNCIA (CONTRA O SER HUMANO)
TEMA ESTADUAL : FAMÍLIA (O FOCO É O SER HUMANO)



COMO REMETER : As trovas devem ser inéditas e do próprio autor vivo; os versos devem ter a disposição ABAB e sete sílabas poéticas, com rimas consoantes. Cada trova deve ser datilografada ou digitada na face externa de um pequeno envelope, em cujo interior constará nome, endereço e assinatura do concorrente. Após lacrados, os pequenos envelopes deverão ser colocados em um envelope maior, sendo que este deve ter como remetente o nome do trovador Luiz Rabelo.

NOTA : Quem enviar trovas sem seguir as normas


do regulamento estará fora do concurso.

LIMITE : ATÉ 3 (TRÊS) TROVAS PARA CADA AUTOR.

ENDEREÇO PARA REMESSA NACIONAL : RUA RAIMUNDO CHAVES, 1 6 5 2 / J 3 0 - CONDOMÍNIO WEST PARK BOULEVARD - CANDELÁRIA - NATAL / RN


CEP : 5 9 0 6 4 – 3 9 0

ENDEREÇO PARA REMESSA ESTADUAL : TRAVESSA ALDA RAMALHO PEREIRA – 1010 – TIROL – NATAL / RN - CEP : 5 9 0 1 4 – 6 0 5

ÚLTIMA DATA PARA ENVIAR : 0 1 / 0 9 / 2 0 0 9

PREMIAÇÃO NACIONAL / ESTADUAL : Diplomas para os 16 vencedores e troféus para os três primeiros, em cada tema.

ENTREGA DOS PRÊMIOS : 2 1 / 1 1 / 2 0 0 9 - Sábado

COORDENADOR NACIONAL : ZÉLIA CARVALHO FIGUEIREDO

COORDENADOR ESTADUAL : JOSÉ LUCAS DE BARROS


JAIR MACIEL DE FIGUEIREDO
PRESIDENTE DA ATRN E
ORGANIZADOR DO CONCURSO





----- Original Message -----
From: APPERJ
www.apperj.com.br

site referendado no Diretório Mundial de Poesia da UNESCO

Festival de Poesia Falada do Rio de Janeiro

(Prêmio Francisco Igreja)

A APPERJ - Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro convida todos os poetas a participarem do II FESTIVAL DE POESIA FALADA DO RIO DE JANEIRO - PRÊMIO FRANCISCO IGREJA.

O tema do concurso é livre, sendo aceitos todos os estilos poéticos. Poderão participar poetas residentes no país, de qualquer nacionalidade, exceto os diretores da APPERJ. Cada concorrente poderá enviar até três poemas inéditos, em língua portuguesa, digitados, de no máximo 30 linhas (espaços inclusive), em 3 (três) vias de cada, acompanhados da taxa de inscrição: 10 reais por poema (cópia do depósito feito em nome de APPERJ, Banco Real, ag. 0894, cc 2017863-5, até o dia 15 de agosto de 2009, para: II Festival de Poesia Falada do Rio de Janeiro - Prêmio Francisco Igreja; Estrada de Jacarepaguá, 7166/404. Cep: 22753-045, Rio de Janeiro/RJ, valendo como data de entrega o carimbo do correio.

O trabalho deverá ser apresentado com pseudônimo e os dados do autor deverão ser enviados em envelope lacrado, digitado (não serão aceitos poemas manuscritos), constando de: nome completo do autor; nome literário; pseudônimo; título da obra; endereço completo - CEP inclusive; telefone para contato - indicar DDD; e-mail. O envelope lacrado com os dados do autor deve ser enviado dentro do envelope maior contendo o(s) poema(s) para o concurso. Colocar como remetente, o nome Francisco Igreja e o mesmo endereço do destinatário. A identificação indevida do poeta, assim como o não atendimento a qualquer item do regulamento, acarretará na desclassificação do mesmo.

Os poemas serão julgados por literatos reconhecidamente idôneos da comunidade poética brasileira, cuja decisão será irrevogável e irrecorrível. Serão considerados na decisão: a correção da linguagem, a beleza das imagens poéticas e a originalidade com que o tema for tratado.

Premiação:

Categoria Única - serão selecionados os 20 melhores textos, cujos autores receberão certificado de Menção Honrosa e prêmios no valor de mil reais, assim distribuídos: 1° lugar: R$400,00; 2° lugar: R$300,00; 3° lugar: R$200,00 e melhor intérprete: R$100,00.

O poeta 1° lugar em texto receberá o Prêmio Francisco Igreja, que constará de: além do prêmio em dinheiro; publicação sem ônus na coletânea PERFIL e medalha Francisco Igreja.

Ao apperjiano mais bem classificado dentre todos os concorrentes selecionados ou não (e com a contribuição da anuidade em dia), será oferecido certificado, o Troféu Francisco Igreja, sendo seu poema publicado graciosamente – sem ônus, na Coletânea PERFIL.

A seleção será feita por associados convidados. A classificação dos poemas selecionados será feita por júri presente ao evento que, também, considerará a oralidade na seleção do melhor intérprete (tempo máximo de apresentação de 10 minutos, a ultrapassagem do tempo estimado acarretará em desclassificação). Concorrerão todos os intérpretes, autores ou não. Os poemas selecionados para a cerimônia de premiação serão publicados nos sites da APPERJ e da OFICINA Editores (apoio cultural).

O encerramento do concurso acontecerá dia 28 de setembro de 2009 (2ª feira), a partir das 17h, no Auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Pedimos a todos os concorrentes, que indiquem a intenção de comparecer ao encerramento ou o nome de um poeta carioca que gostariam viesse a representá-lo. A Diretoria da APPERJ garante, antecipadamente, a apresentação dos poemas selecionados, durante a festa de encerramento.

Outras informações pelos tel: Márcia Leite (21) 2447-0697 / Sérgio Gerônimo (21) 3328-4863.

Apoio cultural: www.oficinaeditores.com.br

Site referendado no Diretório Mundial de Poesia da UNESCO





----- Original Message -----
From: "Editora Guemanisse" <guemanisse@globo.com>
Concurso Literário Guemanisse de CRÔNICAS e de TEXTOS HUMORÍSTICOS/2009



1º Concurso Literário Guemanisse
de CRÔNICAS e de TEXTOS HUMORÍSTICOS / 2009
www.guemanisse.org <http://www.guemanisse.org>
editora@guemanisse.com.br <mailto:editora@guemanisse.com.br>

Com o objetivo de incentivar a literatura no país, dando ênfase na publicação de textos, a Guemanisse Editora e Eventos Ltda. promove o 1º Concurso Literário Guemanisse de Crônicas e de Textos Humorísticos, composto por duas categorias distintas:

a) CRÔNICAS - narrativa que descreve um flagrante da vida, sério ou pitoresco, atual ou histórico, real ou imaginário, com temática livre.

b) TEXTOS HUMORÍSTICOS - narrativa cômica de situações, piadas, com temática livre.

o qual será regido pelo seguinte

REGULAMENTO

1. Podem concorrer quaisquer pessoas, desde que os textos inscritos sejam em língua portuguesa. Os trabalhos não precisam ser inéditos e a temática é livre.

2. As inscrições se encerram no dia 15 de maio de 2009. Os trabalhos enviados após esta data não serão considerados para efeito do concurso, e, assim como os demais, não serão devolvidos. Para tanto será considerada a data de postagem (correio e internet).

3. Para ambas as categorias, o limite de cada texto é de até 4 (quatro) páginas. Os textos devem ser redigidos em folha A4, corpo 12, espaço 1,5 (entrelinhas) e fonte Times ou Arial.

4. As inscrições podem ser realizadas por correio ou pela internet da forma seguinte:
a) Via postal (correio): os trabalhos podem ser enviados em papel, CD ou disquete 3 ½ para Guemanisse Editora e Eventos Ltda. CAIXA POSTAL 31.530 - CEP 20780-970 - Rio de Janeiro - RJ;
b) Internet: os trabalhos devem ser enviados, em arquivo Word, para o e-mail
editora@guemanisse.com.br <mailto:editora@guemanisse.com.br>

5. Cada texto receberá um número aleatório (sorteado) que fará a identificação autor/texto. Dessa forma os textos não devem ter nenhuma identificação, resumindo-se no seu título e conteúdo da obra. Os Textos devem ser remetidos em um único envelope (correio) ou arquivo (internet) em 1 (uma) via. Uma folha (ou arquivo) separada, deverá conter os seguintes dados do concorrente:
a) nome completo;
b) nome artístico, com o qual assina a obra e que será divulgado em caso de premiação e/ou publicação;
c) categoria a que concorre;
d) data de nascimento / profissão;
e) endereço completo (com CEP) / e endereço eletrônico (e-mail).

6. Cada concorrente pode realizar quantas inscrições desejar.

7. Para ambas as categorias, o valor da inscrição é de R$ 30,00 (trinta reais), com direito a enviar até 2 (dois) textos por inscrição. Os valores devem ser depositados em favor de GUEMANISSE EDITORA E EVENTOS LTDA, na Caixa Econômica Federal, Agência 2264, Oper. 003 - Conta Corrente Nº 451-7.

8. Os comprovantes de depósito (nos quais os concorrentes escreverão o nome) devem ser remetidos para Guemanisse Editora e Eventos Ltda. pelo correio, pela internet (escaneados) ou para o fax (21) 3734-2005. Nenhum valor de inscrição será devolvido.

9. Os resultados serão divulgados pelo nosso site
www.guemanisse.org <http://www.guemanisse.org> (ou com.br), pela mídia e individualmente (por e-mail) a todos os participantes, no dia 15 de julho de 2009.

10. Cada Comissão Julgadora será composta por 3 (três) nomes ligados à literatura e com reconhecida capacidade artístico-cultural. Ambas as Comissões podem conceder menções honrosas ou especiais.

11. As decisões das Comissões Julgadoras são irrecorríveis.

12. Para cada Categoria (Crônicas e Textos Humorísticos), a premiação será nos seguintes valores:
a) Premiação em dinheiro:
1º lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais) e publicação do texto em livro;
2º lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e publicação do texto em livro;
3º lugar: R$ 1.000,00 (mil reais) e publicação do texto em livro.
b) Premiação de publicação em livro:
Os textos premiados, inclusive os que forem agraciados com MENÇÃO HONROSA e/ou MENÇÃO ESPECIAL, serão publicados em livro (sem ônus para seus autores, inclusive de remessa postal) e cada um destes autores receberá dez exemplares, a título de direitos autorais. Esta edição específica não poderá ultrapassar a tiragem de 2.000 (dois mil) exemplares, e os livros restantes desta edição serão preferencialmente distribuídos por bibliotecas e escolas públicas.

13. A inscrição no presente concurso implica na aceitação plena deste regulamento.

EVENTOS
BLUMENAU - SANTA CATARINA - CONGRESSO EM 2010.
Terezinha Manczak - Cônsul de Poetas del Mundo no Estado de Santa Catarina - manczak@terra.com.br

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