sexta-feira, 12 de junho de 2009

Nº . 22.


Mandem seus poemas/escritos para o email da owner:
PoetasdelMundo_Brasil-owner@yahoogrupos.com.br
NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O LINK DE TUA PÁGINA EM POETAS DEL MUNDO
DIA DOS NAMORADOS
(Eron)
Eis-me aqui, de frente da lojinha
Que guarda “`Perdidos e Achados”...
Tenho os olhos de ansiedade marejados,
Por satisfazer a curiosidade minha!
Quem sabe esteja aqui minha rainha,
Em meio à profusão desses “achados”,
Justamente no “Dia dos Namorados”,
Que não deve, por Deus!, ficar sozinha!
Tremo de ansiedade na minha procura
Por ela que imagino seja bela e pura,
O que me falta para ser feliz na vida...
Dir-lhe-ei que ela é o ar que eu respiro,
Meu céu, meu mar, tudo que aspiro,
De minhas ilusões... a mais querida!
Evf/12.06.09

”O amor precisa de edredons, tulipas, taças , alianças e entradas de cinema.”

Terezinha Manczak

Em breve no blog da SEB

http://blogdaseb.blogspot.com/

Presente de namorado
Marly Caldas
Homem sedutor
me conquistou
e eu me entreguei
e ele me usou e abusou
e eu feliz
deitei e rolei...
Chegou o dia dos namorados...
Para ele comprei
um lindo relógio de algibeira
Fiz um jantarzinho
com vinho
velas e flores
E sabem o que o tolo me deu?
Uma geladeira ...
Sabem o que fiz
no congelador o coloquei
e lá deixei
Outro namorado arrumei
e no ano seguinte
do novo namorado amante
ganhei um anel
com um enorme diamante...
Eternos Namorados
Nancy Cobo
Namorar é a coisa mais gostosa que existe.
Ter um namorado eterno, melhor ainda.
Sim, namorado eterno.
Aquele que ficou sempre sendo namorado,
mesmo depois de tantos anos juntos.
O homem que sabe conquistar a mulher todos os dias,
de forma única, faz manter acesa a chama do Amor.
A Mulher que sabe superar os obstáculos
é o complemento do Amor que o transforma
em Paixão.
Tenho você,
e mesmo depois de tantos anos,
continuamos a ser aquele casal de namorados
que consegue, baseados no Amor, no Respeito, na Paixão,
ser o que somos.
Não tenha medo de me perder
porque eu te amo,
e sei que sabes disso.
Sabes quando meu corpo chama o teu,
quando juntos escutamos um só coração bater,
o meu que bate no seu,
quando olhas no meu olhar e consegues ver o teu,
quando olhas para dentro ti e o que vês sou eu.
Namorados somos e seremos sempre.
Mesmo quando a tua ausência, às vezes, se faz necessária,
o nosso Amor alimenta as nossas Almas
e nos nutre de forças
para esperar o teu regresso,
porque o Amor é elo que nos uniu.
MARCAS EM NOSSAS MÃOS
Sá de Freitas
Olhando para as nossas mãos veremos,
Em suas palmas, indeléveis traços,
De lutas, de vitórias, de fracassos
E de outras coisas mil que já fizemos.
Nelas descobriremos que deixamos
Indícios de afagos, de agressões,
De pedras que atiramos, de lesões
Feitas n'alma dos que nós amamos.
Nelas escritos estão inapagáveis,
Os nossos gestos bons ou condenáveis,
Enfim... todas as ações que foram feitas.
Mas um estudo sério e mais profundo,
Nos mostrará que aqui em nosso mundo,
Só as Mãos de Jesus foram perfeitas
TANTO ...TANTO...
Theca Angel
Sim...
Tanto te amei...
E...tanto ainda te amo...!
Nos versos que minh´alma
aquece
É teu o rosto
que entre as palavras nasce...
Nas palavras que sussurro
entre rimas e solfejos
É teu o nome que ressoa
como se fossem beijos!
Tanto te amei...
E...tanto ainda te amo...!
Sobre mim
posso sentir o teu olhar
Persegue-me a consciência
de mesmo assim, à distância,
te amar!
Nossas linhas do destino
um dia cruzadas
Em alianças de aço
permanecem entrelaçadas!
Não num ontem...Não num tempo
que nosso saber supera...
Mas na perenidade
que sobre tudo...impera!
Te amo...
E...te amarei sempre...
Numa eternidade
que só a nós se descerra...
Ontem, num desígnio
que nos foge a compreençaõ
Hoje, porque este amor
tornou-se mais forte que a razão
Em um amanhã...um sempre...
porque em ti está
a fonte de luz
que minha vida encerra!

UM LIVRO PENSADO

João Justiniano da Fonseca

Texto de aprersentação do romance histórico inédito - "A Colonizaçãoo e o Massacre".

Pretendi dar vida a este livro como romance histórico, para destacar a figura e a vida de Domingos Sertão, sem dúvida o maior dos entradistas do Rio São Francisco, descobridor e colonizador do Piauí e marcar o genocídio praticado contra o nativo brasileiro. Acabou, por força da abordagem da catequese, que acompanhou passo a passo os colonizadores, a seguir, pela idéia de ligar as raízes nativo–brasileiras Nordeste e Sul, se fazendo em um misto de histórias, que entrego ao juízo do leitor. Destaca-se, nos caminhos da catequese na área de ambientação nordestina da novela, a figura histórica do Padre João de Barros, “O Língua”, “O Apóstolo do Nordeste”, “O Apóstolo dos Cariris”, como foi chamado pelos seus confrades. Alguma coisa como o santo do apostolado catequético da região. Depois de pregar em muitas missões, fundando várias destas, foi professor do colégio dos jesuítas em Olinda, reitor, pró-reitor, e deixou a comodidade para retornar aos seus cariris. “Onde quer que estivesse, exercitava o ofício de curador, pai e médico, enfermeiro, tutor e ainda mestre e catequista” do nativo – quem registra isso é Vieira. Sempre de missão em missão, sem parar muito em nenhuma delas, porque queria aprender mais do indígena para melhor saber ensinar-lhe. O padre João de Barros não poderia deixar de ter o seu espaço em um livro que busca apresentar o melhor da Colonização na área focalizada. Não há registro de que exercesse a catequese no Piauí, sim, às margens do Rio São Francisco, precisamente entre Rodelas, Bahia - aldeia dos índios da rodela ou corumbabá, hoje denominada tuxá e Belém do São Francisco, Pernambuco - aldeia dos acará, na ilha de Belém. Em termos de ficção penetrou as caatingas do bravo Domingos Sertão. Falando do grande missionário, não haveria como não abordar sua sistemática, seu modo de trabalhar junto aos índios, historicamente indicado como se apoiando no brinquedo e na arte cênica, figurando-a na fala simples a uma gente de simplicidade de criança. Definitivamente, acertava. E era adorado, escreveu-se sobre ele. Foram tomadas, como exemplo de seu apostolado, passagens bíblicas pinçadas em forma de ficção. Há outras figuras históricas partícipes da colonização do São Francisco mencionadas, superficialmente e só para enredar os fatos. É possível que o leitor estranhe, porque são nomes constantes do livro de história RODELAS. Ali fazem história aqui são apenas referência. Nestes termos estão além de o desbravador do Piauí e seu irmão Julião Afonso Serra, os irmãos Domingos e Francisco Rodrigues de Carvalho, Manoel Gonçalves Pereira, Capitão índio Francisco Rodela e o sargento mor Antônio Gomes de Sá.
A abordagem histórica do Povo Guarani, amplamente trabalhada pelos autores contemporâneos e mesmo pelos atuais, é superficial, e visa somente destacar o massacre a que foi submetido o nativo brasileiro de norte a sul do país. O “colonizador”! A “colonização”! Um banho de sangue. Veio o rebotalho? Seria? Ingressaram no chão brasileiro, criminosos de toda espécie. Para começar - quatrocentos degredados, diz a crônica, na frota de Tomé de Sousa. Que crimes teriam cometido? De sangue, contra o patrimônio ou político? Talvez um pouco de tudo. A Coroa estava além-mar, no tempo do veleiro. Seus delegados administradores não tinham olhos para alcançar a extensão territorial. O bandido mandava e desmandava. Teria sido isto somente? Aqui, o poder oficial declarava a “guerra justa” e autoriza os latifundiários a quem concedera a posse da terra, a exercitá-la às suas custas e livremente. Estes eram brasileiros de terceira e quarta geração, alguns descendentes do nativo, duas vezes, vamos dizer - isto é, de lado materno e paterno. Matava-se o indígena para tomar a terra. Era a institucionalização do assalto, do roubo.
No Rio Grande do Sul, na área à época contestada, foram dois exércitos (Portugal e Espanha) que assumiram a guerra de matança do povo guarani, por nada mais que desejar, este, viver no seu chão. E, destaque-se, eram povos reduzidos ao confinamento jesuítico. Barbaridade!
Verdade, verdade, talvez me faltasse talento para criar e ampliar em cima da história real do colonizador e do missionário, focalizando melhor a vida nordeste – sertaneja de seu tempo. O personagem de raízes nordestinas que nasceu, profissionalizou-se e viveu no Rio Grande do Sul e sabendo-as vagamente, quis resgatar, é simples ficção. Tem o sentido de destacar a unidade e a grandiosidade deste país extraordinário. Vive um descendente da brava nação cariri, cujo antepassado barranqueiro se consorciara, pelo casamento, à grande e heróica família guarani. Uma figura puramente ficcional, simples idealização. E sobre isso, representa os muitos originários do Nordeste, que se firmaram no sul, como no Brasil se firmaram africanos e europeus de várias origens.
Por exemplo, o marechal Hermes da Fonseca, irmão de Deodoro da Fonseca, era alagoano, como este. Foi interventor na Bahia por algum tempo no após proclamação da República. Servira, antes, no Rio Grande do Sul, e foi pai, ali, do outro Hermes, também general, marechal, aliás, que veio a ser Presidente da República. Alagoanos, os irmãos Deodoro e Hermes, o primeiro – suas raízes teriam vindo de São Paulo para o Rio Grande do Norte, na fase da guerra contra os holandeses. Era militar seu antepassado paulista. Daí para Pernambuco e Alagoas.
Imagem também de ficção, o Jerôme, pesquisador do primo remoto Cristóvão, aventureiro viandante, bom gozador da vida, bom contador de lorotas. A este coube a tarefa, de ouvir de muitos em muitos lugares e memorizar, somar informações para alcançar as raízes do professor gaúcho de Porto Xavier.
O trabalho pretende focalizar aspectos da vida real do desbravador do Piauí, em termos de fantasia, sem desfigurar a imagem histórica, e o massacre do nativo. Resulta que o livro acabou sendo construído com recortes de sonho e um pouco de imaginação, muito de história e pinceladas de lirismo. Indagações também. E até contestações. Enquanto o contador de histórias indaga de seus personagens, estes, por seu turno, indagam-se entre si para ter resposta, indagam do ambiente, das circunstâncias, da natureza. Indagam de Deus. Neste conjunto de falas e abordagens, às vezes vêm as contestações. É a busca da luz, como a exigirá aquele a quem se destina o livro – o leitor. Que as luzes sejam com o texto e o texto com o leitor.



----- Original Message -----
From: Lustato Tenterrara Lustato Luiz Carlos Carvalho de Melo Tenterrara



Declaração do Amor Total









Elmano Sandino







Quem sabe um dia eu esqueça de te amar...



E nesse dia

todas as minhas idéias ficarão sentadas,

aguardando o sol nascer,

apenas para - depois - ficarem olhando o sol se por.



Porque ali - naquele pedacinho do dia - entre o primeiro raio de sol

que adentra as manhãs de nossos dias - repousa uma poesia

que ainda não foi escrita!



E lá,

naquel'outro pedacinho de sol - que tímido

e corado, dá adeus ao dia,

triscando um último raio dourado

naquela nuvem brejeira - repousa

um suspiro de amor!



Daqueles enamorados que ainda não se conhecem,

nem sabem um do outro a existência, apenas pressentem...



E que no meio daquela noite, madrugada,

enfim, antes do sol nascer,

os olhos um do outro verão...



E tímidos,

e audazes,

e sôfregos,

e taquicárdios,

e líquidos...



Engafinharão-se numa luta de desejos ardentes,

onde a vitória será conseguida

somente naqueles que venham a desfalecer

em suspiros recíprocos de amores

pelo corpo suarento do ser amado...



E que venham a fazer um par

- um sendo do outro -

como do pulmão é o ar... e toda a sua existência.



É desse amor que te falo, e que - em um alento - respiro ainda em meu peito.



Querendo desfalecer

em teu corpo...

Mil dias antes de te conhecer!

(Elmano Sandino)







Quando me Enamoro
Madhu Maretiore


Para isso eu vim:

para o grande exercício do amor.

É por ele que vou e me detenho na estrada.

Para isso eu volto:

para o impasse das horas

que guardam segredos proscritos,

para os amantes feridos,

aqueles que tomam do vento

o naufrágio dos beijos roubados.

Enamoro-me.

Estou eternamente enamorada

pelas virtudes e vícios que o amor nos revela.

É ao amor o meu brinde no auge da festa,

e é por ele meu uivo de loba em meio à jornada.

Que a força ignora do instinto

me leve aos primórdios do sangue,

esse vinho sagrado de Eros, aqui derramado.

Fragilizo-me. Quando amo

e porque amo o tempo todo (amém!),

lagartas deixam os casulos,

anjos desabam emotivos,

chovem silêncios em alcovas,

almas se erguem ao ouvi-los.

A ele me curvo, neófito:

ao vinho do amor, minha taça!

Por ele meu verso profano à beira do abismo,

por ele essa dança voraz no meu pranto,

este chão de absintos.

Enamoro-me, e quando me enamoro,

exponho meu peito a possíveis verdades.

Enamoro-me! e para enamorar-me (e só e tanto),

dou brilho aos rebentos divinos dos dias felizes.

Não... não quero esquecer que sofri,

pois o tempo das rosas que vivem no tempo

é a única chance de serem quem são.

Sem os altares de pedra,

como alcançar uma estrela?

Sem ver que tudo é caminho,

como abrir as portas?

Enamoro-me, sim, dos caminhos estreitos,

da chuva no pasto... caindo!...,

dos labirintos rochosos,

de lobos e sapos e príncipes,

e por que não dos que dormem?...

Enamoro-me, sim,

e quando me enamoro,

morro feliz nas entranhas da vida,

no morro dos ventos uivantes,

primeiro berço e abraço.

Enamoro-me, sim,

e para enamorar-me tão assim, sem cura,

nasço de novo na história das rosas no tempo,

e no tempo me lanço, quem sabe, aos espinhos.

Perto é saudade das flores que partem.

Longe é saudade das hastes que ficam.

Por isso vou quando volto,

e na volta me solto e na dança me adentro.

Se da Terra sou parto,

por que me negar tal destino?

Se para isso eu existo,

por que me poupar dos delírios?

Vou e me abandono. Vou e desabrocho;

e me desenho em cores quando me enamoro.

E choro. Se me estranho sozinha, me assusto.

Mas e daí se me atraso?

É à margem da estrada que as flores são livres,

e é sobretudo, à margem,

que elas nos mostram quem são.

Para o susto contínuo das flores libertas, eu vim.

Pelo brilho do céu que as envolve,

me embrenho em jardins proibidos.

Aqui estou e aqui fincarei minhas raízes:

numa cerca tombada qualquer,

sob sopros e sonhos de amor,

entre as folhas secretas de um livro.




QUANDO ME ENAMORO
Kedma O'liver

Procuro logo saber
gostos, passa-tempos,
tudo que o outro quer...

Quero saber telefone,
endereço, fantasia...
tudo que dá a ele alegria.

Quando me enamoro, descobrem...
Sou amor até no sorriso.

Enamorar é muito bom;
é viver num paraíso.



O Silêncio das Almas

Delasnieve Daspet


Desnudo-te.
Fito teus olhos e passeio em teu corpo
Mal dormidas noites de saudades
Que suspiram numa mente sem lembranças.

E o que vês em meu olhar
Com certeza não traduzirá
O que o tremor do meu corpo dirá ao teu,


Não digas nada, pois, nada é preciso.
Ao teu lado, convexa, anverso, reverso, sou eu.
Observa e aprende: no silêncio das almas
Está a liberdade do amor.
*
13.08.05
Campo Grande MS
delasnievedaspet@uol.com.br




Primeiro Amor.

Delasnieve Daspet


Imaginei-me jovem,
Sentada ao teu lado na beira do rio,
Tua pele brilhando ao sol.
Não me lembro da conversa
Só da sensação do primeiro amor.

Deitada - ouvia o sussurro da floresta,
O coração falhava uma batida,
Na doçura do casulo que nos envolvia.

Ficávamos à sombra da mangueira,
Na tarde preguiçosa dos dias,
Emudecidos pelo prazer de amar.

E falávamos.....
Tanto havia a ser dito
Como se houvéramos guardado para nós
Tudo o que não podia ser expressado.

E no caminho formado pela lua sob as águas,
Ligando o rio e o horizonte,
Andamos, quebrando as ondas no escuro
Entregues aos sonhos...

O primeiro amor marca profundamente.
Invade nosso sangue,
Toma conta d´alma.

Se for o amor verdadeiro
Nos dará também a segurança de navegar
Pela vida, completo, unidos,
Um porto contra todas as tormentas...
DD-20-08-03 - 23,55 hs
Campo Grande MS













MEU NAMORADO.
Sandra Galante

És para sempre meu namorado,
Sou tão feliz ao teu lado...
Sou teu amor és meu amado,
Adoro ver -te por mim apaixonado.
És meu sol, minha lua és meu céu!
Meu coração e minha alma te entreguei,
Neste nosso longo caminho nada mudou,
Adoro estar em teu aconchego...
Ah! este amor que me trouxeste,
Ao longo do vale caminhei ao teu lado,
Nestes anos todos quanto amor me deste.
Em lágrimas te digo: que amor mais encantado!
SÁ DE FREITAS

Namorar é ao amor sentir-se entregue;
É ver o mundo cristalino e puro:
É sonhar lindamente com o futuro;
É deixar de ser triste e ser alegre.

Namorar é doar-se sem receio;
É viver, entre dois, uma só vida;
É cantar a canção da dor vencida;
É ver tudo bonito e nada feio.

Namorar é vagar em outra esfera
Sobre nuvens - em risos e festejos -,
De mãos dadas com a dúlcida quimera.

Namorar é entregar-se à emoção;
É se jogar nos braços dos desejos
E se deixar levar pela paixão.
Sá de Freitas
(Soneto entrelaçado)

Um sonho há que na minha alma cresce,
Sempre floresce no meu pensamento,
Qual monumento firme permanece,
E não se desvanece um só momento.

Graças a Deus tal sonho não decresce,
É como prece em horas de tormento,
Ao coração sedento que carece
E bem merece as gotas de um alento.

Mas esse sonho não se faz real,
E essa espera faz-me sentir mal
E tanta ansiedade em mim encerra.

Que espera é essa que me faz tristonho
E sem acanho ao mundo todo exponho?
É O LINDO SONHO DE NÃO HAVER MAIS GUERRA.

NSULTOS
VIONCIA
DROGAS
MORTANDADE
BANDIDAGEM
ABU
SO
REPRESÁLIAS
ARTIMANHAS
INTRA< style="background-color: #ff6600;">NQUILIDAE

AMEA
ÇAS
ASSALTOS...

NA NOSSA SOCIEDADE A INSEGURANÇA É TOTAL,
COMO OS NOTICIÁRIOS TUDO FICOU BANAL,
ACABAMOS POR PENSAR QUE TUDO É NORMAL...

ATÉ QUANDO SEREMOS OS PRISIONEIROS
NESTA SOCIEDADE ONDE O CRIMINOSO
Solsolbat
----- Original Message -----
Rubem Leite – 11-12\6\09

Ofereço primeiro ao amor que ainda não encontrei.
Depois, à Nári Faria (Ipatinga) que encanta quando canta;
À Andréia Donadon-Leal (Mariana) que ontem conheci;
E ao CLESI que sempre tenho o prazer de acompanhar.


Nos rios que mergulhei
E nos riachos que nadei
Nas águas que me perdi
De Minas meu grão país
Se Minas é meu país
O Brasil é meu estado
Minha ação e meu fenômeno
Da natureza que não
Conheço fora de mim

Oh! Desgraçado pavor
Eu, ave engaiolada
Em mim grito: Vem, Iansã!
Janaína te convoca
Libera e lidera seu
Povo que quer exclamar
Sou livre sou de Minas
No Brasil qu’é do Brasil
Euroafroasiocrenaque

Recado do amor que se calou

Hoje, como ontem, não quero que chame o meu celular. Meus ouvidos se ferem de angústia, quando minha boca não tem mais respostas ao seu chamado.

Meu córtex cerebral não emite mais nenhum estímulo prazeroso. Não há o que investir nessa história. Vivo demais, vivo intensamente, não tenho mais tempo para esconderijos e certezas.

Seria mais doce um pouco de ilusão. Um pouco de romance, de expectativas.

O amor não é feito de certezas, de rotinas, de escravidão. O amor quer liberdade, asas, risos, beira de praia e criatividade. Rosas vermelhas, panquecas de chocolate, framboesas, morangos, calda quente e sorvete de creme. A receita está no jornal de hoje. O amor precisa de edredons, tulipas, taças , alianças e entradas de cinema.

O amor precisa de suspiros, de surpresas, de colo e de encantamento.Precisar não precisa, mas é bom quando acontece: presentes, segredos, promessas.

Principalmente promessas. O amor é fogo que se extingue fácil, precisa de combustível. É preciso um lastro , uma corda de algodão pra se agarrar, para não se sentir solto, jogado às sinas e destinos, precisa de proteção.Precisa de cumplicidade. Amor não acontece com hora marcada.

Ou se ama, ou não se ama. Não é aceitável amar-se pouco.

Terezinha Manczak

O meu olhar

Demóstenes Felix



O meu olhar te desnudou

E tirou a roupa da minha alma

E acendeu todos os desejos

Contidos

Reprimidos

Que alguém já sonhou ousar!

Brincar com teus pelos

Atender teus apelos

Te sorver e sugar,

Desenhar em teu corpo

O meu corpo

E guardar um pouco de mim em teu ventre,

Para depois repousar.

O meu olhar te desnudou

e teimou em sonhar,

era sonho e fantasia

a se encontrar!

O meu olhar te desnudou

E teu corpo era musica,

Era poesia a se espalhar!

E teus olhos negros brilhavam

Enquanto eu sonhava...

E meus olhos te desnudaram

Numa noite sem luar!


Demóstenes Félix
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=5193
Poema de Neida Rocha
no CADERNOS CANOENSES nº 194 - fevereiro/2009

CACHECOL

Nas malhas da vida,
ponto a ponto,
tracei meus sonhos.
Fundi meus sentimentos
na rede de ilusões.
A malha trançada
resultou em longos braços
que se cruzam
para afagar-te.
Fecha os olhos
e sente meu abraço distante,
acompanhado pelo
aroma do meu amor.

(Em 2006 1º lugar Concurso Poemas nos Ônibus - Gravataí/RS)

Poema de Neida Rocha

BEIJO NÃO DADO

Sonho com teu beijo.

Busco teus lábios

em pensamento.

Fecho o olhos

e vejo que aproximas

tua boca sedenta

para roçar,

mentalmente

meus lábios.

Entrego-me

ao sabor

do beijo imaginado.

Sinto o calor

do beijo correspondido.

Vivencio

o beijo não dado.


Literatura infantil

Ivana Maria França de Negri

Foi-se o tempo das histórias da carochinha e dos contos de fadas que começavam com “Era uma vez” e invariavelmente terminavam com o célebre “...e foram felizes para sempre!”.

Os conceitos de literatura infantil mudaram bastante nas últimas décadas. Só tenho minhas dúvidas se as mudanças foram para melhor. O que mudou foi a apresentação, ilustrações magníficas e coloridas, imagens computadorizadas que chamam a atenção. Mas isso não deve ser levado em conta na hora de adotar um livro e sim seu conteúdo, as mensagens que traz e como desperta a criatividade na criança.

Estimular o hábito da leitura, desde tenra idade, é fundamental para formar adultos capacitados para discernir e terem sua própria opinião.

Fiz uma leitura crítica de dezenas de livros didáticos infantis adotados por escolas e fiquei espantada com o conteúdo deles. Salvos raras exceções, mesmo com ilustrações belíssimas, a maioria não traz mensagem alguma, reúne um monte de baboseiras e futilidades que nada acrescentam ao intelecto em formação das crianças. Fiquei pensando em como seria feita a seleção, quem faz as escolhas, e quais os critérios para aprovação dos livros didáticos.

Vou comentar o enredo de alguns para exemplificar. Um deles, tragicômico, narra a saga de um avô que comeu demais e, do começo ao fim, gira em torno da sua ida ao banheiro. Uma bobagem só. Noutro, a avó é chamada de velha coroca, e seu neto é um menino que desobedece a mãe e por isso mesmo se dá bem, um incentivo ao desrespeito à autoridade dos pais. O avô, ao invés de ser um sábio que passa aos netos suas experiências de vida, é um abobalhado, e a avó, em vez de ser como era a Dona Benta do Sítio do Pica-Pau Amarelo, aquela que conta histórias, faz bolos, e dá muito amor aos netinhos, é uma pessoa doentia e ausente.

Outros me deixaram pasma frente ao seu conteúdo que incita à violência, a desobediência às normas, sem falar nos que contém forte apelo sexual que não deve ser despertado antes da hora. As crianças nessa faixa etária gostam de aventuras, amizade, natureza, animais, e só mais tarde é que começam a despertar para a sexualidade. Num deles a Chapeuzinho Vermelho usa meias de seda e salto alto para seduzir o lobo, algo completamente dispensável para crianças pequenas.

Outros ainda, trazem noções de perversidade, de como ser arruaceiro e baderneiro, e o conceito de família, a base sólida que deveria ser incentivada, é ridicularizado.

Uma das obras falava sobre um seqüestro, numa trama aterradora. O mundo já apresenta violência demais, não é preciso povoar o imaginário infantil com mais violência. Crianças têm o direito de sonhar coisas bonitas e fantasiar à vontade.

Em outro desses livrinhos, todos adotados por escolas, e editados por editoras famosas, o protagonista corre feito louco numa moto (mau exemplo), causa tumulto depredando ônibus e virando carros. Literatura infantil não precisa retratar essa realidade cruel das ruas, pois só vai reforçar comportamentos negativos.

E, para culminar, um livro de poesias para crianças, já adotado nas salas de aulas de alunos na faixa entre oito e nove anos, foi vetado na semana passada por conter frases como “nunca ame ninguém, estupre”, e outra, “seja efeminado, isso funciona com estilistas”. Será que ninguém viu antes? Nenhum professor leu antes? Precisou que os pais de alguns alunos, indignados, denunciassem para que tomassem providências.

Tudo isso é muito preocupante. O assunto é sério e precisa de atenção das autoridades competentes, afinal, são crianças em fase de formação que necessitam ser melhor orientadas para a vida. Escolas devem adotar livros cujos conteúdos reforcem valores morais e éticos, falem de ecologia, preguem o valor do núcleo familiar, transformando as crianças e adolescentes em adultos melhores para melhorarem o mundo.

UM MINUTO DE SILÊNCIO
Aldo Cordeiro
Certos momentos na história da humanidade, mesmo que absolutamente possíveis de acontecerem, nos deixam, sempre, mergulhados numa inexplicável perplexidade.
A cada instante, aviões descem e sobem dos aeroportos do Rio de Janeiro. Mais ou menos dez mil por ano. Nada que mereça uma linha nos jornais: o vôo 2750 da empresa X-Lines aterrissou no Aeroporto Tom Jobim, hoje, às nove horas da manhã...
É normal que aviões cheguem e partam. Há décadas fazem isso. Muitos tripulantes se aposentam, sem acidentes na vida profissional. Muitas pessoas trabalham voando de um lugar pra outro, com a frequencia com que eu pego ônibus de casa para o trabalho.
No entanto, apesar de toda tecnologia, revisões, horas de vôo dos pilotos, controle do espaço, radares... de vez em quando um avião cai. Por que? Porque nada é absolutamente seguro, nem as camisinhas que deveriam nos proteger de acidentes de percurso. Muito mais simples e falham.
Há sempre uma margem de imprevisibilidade.
Some-se à margem de imperfeição e possibilidades os humores do espaço. Quem disse que as tempestades obedecem aos códigos humanos, especialmente com a bagunça que a gente vem fazendo com o planeta? Por mais sofisticado que seja, um avião é um brinquedinho abusado, desafiando as forças da natureza na imensidão dos céus.
A primeira lembrança que me veio à mente com essa tragédia, foi a imponência do Titanic atravessando o Atlântico, perfeito, absoluto, o máximo de segurança. Bastou um dedinho de um anônimo iceberg para rasgar-lhe as entranhas e congelar os corpos de centenas de passageiros.
Esses momentos limites abalam as convicções. Correm especialistas a detalhar que o avião era perfeito. Os religiosos a fazer ilações as mais diversas. Numerólogos, adivinhos, jornalistas... e especialmente os políticos. Todos querem estar à luz dos holofotes, comentando alguma coisa, mesmo que seja uma idiotice total. "Deus vai fazer milagres, tenho certeza!" "Deus quis assim, dizem outros." Procuram-se culpados e explicações: "quem garante que a revisão feita em abril foi perfeita?" "Deve ter sido falha humana." "Tenho certeza que foram abduzidos." "E se pousaram em alguma ilha deserta, como os personagens de Lost?"
Daqui a alguns meses, os primeiros filmes e livros estarão à disposição de vorazes consumidores de tragédias, nós, os humanos que gostamos tanto de ver pessoas morrendo nas telas e nas linhas dos livros, para manter acesa a nossa infinita imaginação, reproduzindo efeitos especiais que a natureza tem aos montes, todos os dias, de graça.
De tudo que se falou a respeito, do tanto que os institutos de pesquisa anotaram no aumento de audiência dos telejornais, que repetiam as mesmas notícias, por mais jornais que foram vendidos (alguns falando até do uso da língua portuguesa no noticiário sobre a queda do avião ou detalhando o cardápio degustando minutos antes do momento fatal), de todo esse momento trágico, uma cena me chamou mais a atenção: antes de começar o jogo de futebol entre o Vasco da Gama e o Corinthians, na etapa quase decisiva da Copa do Brasil, os jogadores fizeram uma roda no centro do gramado do Pacaembu, em São Paulo, e ficaram um minuto em silêncio em homenagem às vítimas.
Quando soube da queda do avião, foi isso que senti: um silêncio interior. Uma mistura de inquietação, perplexidade e ausência de explicações. Acredito que um dia esse meu silêncio vai ser maior, uma sintonia com o grande nada que contém toda a vida ou o grande Todo que só tem o silêncio como explicação, onde todos as crenças são tênues esforços dos mortais para manter o frágil equilíbrio da vida, a permanência que nós acreditamos existir, as ilusões que criamos como terreno seguro por onde a vida vai acontecendo entre sorrisos e lágrimas.
Aldo
Rio, 07 de junho de 2009

SOBRE ALGUMAS COISAS

Das coisas infinitas da vida,

Que pena!

A começar pela vida...

A vida não é infinita.

A liberdade,

Quisera que fosse sem fim.

É livre o tanto admirar,

O por do sol visto da Serra do Curral,

Do mirante do Taquaril,

Coisa gratuita da vida.

Os grãos de areia na praia,

Infinitos ao contar.

Estrelas no céu,

Infinitas, lindas, dispersas...

Notas musicais, quando combinadas,

Incontáveis melodias.

O pensamento ao divagar,

É infinito o sonho...

Números, números e números...

Sem fim ao contá-los.

Reticências...

Indicam que a vida segue, sempre...

Deus é amor.

O amor não tem fim.

Deus é o princípio e o fim.

Lua, sol, água, terra, céu, vento...

A poesia sem fronteiras...

Infinidade do firmamento.

Coisa infinita é a vida,

Vida lá fora.

Nelci Nunes O FALADOR

----- Original Message -----


Conto minimalista: Café com prestígi5CDOCUME%7E1%5CDIGITA%7E1%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_themedata.thmx" rel="themeData">

A vidraça proporciona bela vista e isola o frio externo.


Cumprimento amistoso, seguido de outro mais próximo e tradicional, mas de igual valia.

O assunto é prolongado pela demora na espera que termina com o pedido: CAFÉ E PRESTÍGIO.


Uma hora de conversa. É uma entrevista?

Foi de verdade! Queria ser aprovado.



Mensagem: Acredite!
Eu acredito que se acreditarmos podemos viver aqueles momentos felizes e de verdade com pessoas de verdade - só é preciso ter paciência para acreditar, porque a vida algumas vezes é difícil e podemos nos frustrar - mas temos que acreditar de verdade! Então lembre-se: Acredite!

Poesia livre: Chuva

O dia amanheceu nublado,
O meu despertar foi tarde,
Mas não o suficiente
Para perder o espetáculo.

Os pingos caiam das nuvens
Repletos de bençãos
Molhando as árvores,
Formando no chão poças d'água.

O dia estava escuro
Mas muito bonito
E a chuva fez o barulho silenciar.

A calma parecia fazer as pessoas
Encontrarem-se consigo próprias.

Barulhos? De água caindo,
Pássaros cantando e do meu caminhar.

Água, recurso...


Bom final de semana.

Um grande abraço

Augusto Rodrigues Junior.

"As palavras têm poder!"

NUVENS

NUVENS TOLDANDO O ESPAÇO INFINDO

NUVENS BRANCAS, ESCURAS, MEIO-TOM.

UM PANORAMA ATERRADOR E LINDO

QUANDO CASADO DA MARULHA AO SOM.

ALTAS, LEVES, DAS LONJURAS VINDO,

OUTRAS,PESADAS, SOBRE O MAR – QUE BOM!...

VAI CHOVER, A NATUREZA RINDO...

MESMO PAREÇA CHORO, É UM DOM.

NIMBUS,ESTRATOS, CUMULUS , CIRRUS,

DERRAMAM SOBRE NÓS OS SEUS ESPIRROS

COMO QUE CHORANDO A SUA DOR.

ME VEJO ALEGRE,AQUI, SOB AS FUMAÇAS,

E VOU SORVENDO DO MEU VINHO AS TAÇAS

LEMBRANDO,EMBRIAGADO,O MEU AMOR.

Ernane N.A.Gusmão 04.06.09

Fim da vida

Que veredas são essas,

onde as árvores se cortam num abalo brusco,

onde a chuva se nega a matar minha sede

e o sol desistiu de enxugar meu pranto?

Que veredas são essas,

onde o ar esfria e esquenta e gela e morre,

onde meu rosto se desfaz em estrume

e a crueldade se apossa de mim contra mim?

Que veredas são essas,

onde a Terra se vai e se esvai em tristeza,

onde a flora despida se aninha de medo

nos braços da fauna estribada no horror?

Que veredas são essas?

Há caminhos de fim nessas eras e matas!

Que desastres são esses?

Há maldade sem grito e agonia no ar!

Se me nego eu e te negas tu a obrar,

o extermínio vem e nos cala, em silêncio...

Amor

12- 06-2009

Clicia Pavan

O Céu é testemunha de tanto amor
as estrelas nossas cúmplices
Mistério profundo como o mar
é esse estranho jeito de amar …
Mas tão nosso…

Assim é o amor

Amor que vive ao sabor dos poetas

Dos sonhadores

Amor que move o mundo

Amor que une, que acalenta

Amor que é Paz

Amor?

Amor que é amor....

Amor, amor que é infinito

Amor de Deus

Elizabeth Misciasci X Marcial Salaverry


Meu coração clama... X Carinhos Sedutores


Meu coração clama...

Elizabeth Misciasci

Meu coração fragilizado,
pede cuidado.
Precisa da cor e o brilho
do matizar feito um arco-iris.
Quer ser calentado
como o sincopar
das letras na arte
a dar-lhe o
suficiente indumento
para que se faça entender...
Fragilizado e enfraquecido
busca nas indisfarsáveis razões,
motivos, pra que
continue seu ritmar...
Pois este coração
tão machucado,
bate descompassado!
Sente-se um intruso,
já atrevidamente envergonhado...
Coração sobrevivente
na lucidez da razão que
não quer compaixão,
Mas lábil, se perde
e clama apenas
um afago e um afeto.
E neste turbilhão
deste fragilizado coração,
já nem sabe
se há frio no inverno
ou calor no verão...
De que cor é o céu
ou se reveste-se de um véu
a refugiar-se da solidez
que envolve a cristalina solidão.
Assim, este
Coração Clama!
Fragilizado, te pede em minha cama.
Quer teu toque,
Teus beijos e carinhos...
Se bem sabes o caminho,
Não me deixe triste assim
Chega perto... Venha logo,
E Por favor,
Cuida de mim!

POETA SIMPLISTA
DOUGLAS SKARAMOUCH
NÃO ! NÃO! NÃO !
JAMAIS ME PERGUNTES
O QUE SÃO VERSOS ?
MONOSSÍLABOS.DISSÍLABOS TRISSÍLABOS TETRASSÍLABOS.
NÃO ME- PERGUNTE,
POIS NÃO TERÃO RESPOSTAS ALMEJADAS,
SERIA BOM SE TUDO SOUBESSE;
CONCORDÂNCIA, VERBOS E ETC...
APENAS SOU UM INSPIRADO POETA,
NÃO UMA CRIATURA DA GRAMÁTICA .
O MEU NEGOCIO É VIVER
A VIDA CONFORME A FILOSOFIA DO MUNDO
QUE É ETERNO DIANTE DA SINGULAR POESIA.
ASSIM SENDO ...
E ASSIM VIVENDO COMO UM SER POPULAR,
ME REENCONTRAR COM A LUZ DO SOL ,
A BRISA FRESCA DA MADRUGADA
BANHAR-ME NO LUAR E
NO MAR.DOS
POETA SEM DESTINO,
POETANDO A VIDA FINDAREI
PORTANTO ANALISTAS...
RECHEADOS DE ENSINOS E SABER,
PERDOA-ME SE UM TANTO SIMPLISTA
MAS PREFIRO SER SINCERO
QUE UM VIL
SOLITÁRIO PECADOR MENTIROSO.

Caminho.

Delasnieve Daspet

É tão bom sabermos o caminho
Mesmo não sabendo para onde ir.
Nos momentos de tormento
Mais que uma palavra amiga
Precisamos de um caminho novo
- Esperança!
No olhar perdido
De quem se encontra no fundo do poço
Sem arrimo.
Que alivio encontrar
Um novo sol numa mão amiga.
E quando a amargura vier
Tolher a paz de um olhar
Que bom seria encontrar uma luz
Para os passos guiar.
O caminho existe,
Mas nunca é fácil;
Embora só tropece
Quem esteja caminhando.
Só caí
Quem estiver de pé!
*DD-29-05-2002 23,00 hs
Campo Grande MS

08.06.09 - João Justiniano da Fonseca

DELASNIEVE DASPET E O MUNDO DOS POETAS


Há pessoas que seguindo caminhos diferentes se destacam e evoluem no correr do tempo por razões várias em espaços diversos. Há as que percorrem as mesmas trilhas em igual espaço, por razões idênticas. Chegam ao mesmo destino na trajetória terrena. Ao cabo, dizem uns - dei conta do recado, cumpri a missão - falam outros. Fecham o círculo da vida.
Os poetas e os deuses cursam a senda espiritual. E, mansamente, de braços dados, pisam passo a passo os longínquos chãos do sonho e da esperança. Por vezes, tomam asas e voam milhas à busca do destino. Não cansam, não gemem, não recuam. O destino de ser deus ou ser poeta traz o elo especial do incomensurável, que prende ao infinito azul. Os poetas e as deusas, os deuses e as poetas são o extrato do belo iluminado, do ouro pingando cristal, do cristal derramado em faíscas multicoloridas para enfeitar um pouco mais o belo da poesia. E esse todo que avistamos no éter azul sem limite, vale como pão que alimenta os deuses e os poetas, é o seu tudo e o seu todo, sua poesia - seu próprio ser. Materialmente simples criatura terrena, espiritualmente reproduzindo ninfas, para criar o eterno, poeta memorializa a eternidade e aí se transfigura. Poeta e deus, deus e poeta, luz e beleza.
Estas lembranças de navegante interplanetário, confundindo entre si o material e o espiritual, que em termos de poética são irmãos siameses, vêm acerca de Delasnieve Daspet, a poeta maior da contemporaneidade brasileira na sua força de expressão, em sua capacidade de ser e sua condição pessoal de realizar.
Admirável, impressionante como criatura humana, diviniza-se para o milagre do trabalho. Embaixadora de Poetas Del Mundo no Brasil e Embaixadora da Paz, de tanto produzir e comunicar deixa a impressão de que mora à frente do computador, aí come e bebe, dorme e acorda produzindo belos poemas, criando textos, divulgando pessoas, oferecendo informações. Carrega-o debaixo do braço, trabalha a bordo do avião que navega pelo Brasil e pelo exterior, de pouso em pouso pregando paz e poesia, viver humanizado entre seres que desumanamente se hostilizam por hostilizar-se – alguma coisa assim como se praticassem o esporte do mata e morre.
Vem, a pouco, a poeta maior, de lançar na Cidade Luz o seu caçula – DE LIBERTÉ EN LIBERTÉ, bilíngüe em português e francês. Como em regra no seu rico trabalho intelectual, canta, neste livro, as belezas da vida e da natureza, fala de amor e florestas, ela que é em parte amazônica dos pantanais de Mato Grosso do Sul, em parte universal. Junta o amor à pessoa humana e o amor à flora, para pregar, no canto, a paz entre os homens, como indivíduos, como povos.
A paz, senhores, a paz! Parece que as tradições já marcam como destino humano a guerra entre os povos? Desde que se conta a história humana a guerra está viva. Nunca parou de existir, nem um dia fechou o maldito bocão dos canhões e das metralhadoras. Agora são mísseis de longa distância. Os líderes que comandam nosso destino são insensíveis à dor do semelhante? Eles não vão pessoalmente ao campo de batalha, mandam à distância, não imaginam, sequer, a dor de que são causa. Quem nos dirá que no amanhã, quando chegar a era da comunicação interplanetária, os planetas entre si conhecidos, entre si não guerreiem numa luta de fim de vida, caminhando para a escuridão total? E por quê? Porque o destino das pessoas marca o signo da guerra? Porque a cultura universal milenar criou o destino da estupidez? Maldita seja a guerra entre os homens, irmã Delasnieve Daspet. Eu a acompanho na leitura e no sentimento, no amor à paz. Falta-me a força de espírito que te move, a capacidade e o preparo intelectual para gritar contigo ao mundo inteiro. Certo, certo, certo é que no meu ler constante, no meu velho observar, chego à feliz conclusão de que no mundo inteiro o sentimento maior e a vontade predominante estão contigo pela paz entre os homens e entre os povos. Falta, para que isso se efetive, um toque, um quê de superior à mente humana. Um dia a corneta do destino tocará dos infinitos azuis o canto de paz universal e os homens entre si, feitos em poetas e deuses de braços dados andarão em terra, voarão no espaço contigo. Deus a salve, querida amiga, na tua pregação missioneira de amor.
http://joaojustiniano.blog.terra.com.br:80/delasnieve_daspt_e_o_mundo_dos_poetas
NAMORAR
Que fascínio que é namorar!
Andar abraçadinhos a passear,
beijar na boca, se acariciar,
agradar, só por agradar.
O namoro é a maga fase
da puberdade da relação,
é quando palmilhamos
a nossa mais intima
e intrínseca descoberta.
É o sentimento do firmamento,
a formação da convicção
de que somos um par, ou não.
Em verdade, a corte é o tempo
e o templo da contemplação.
É o coração de porta aberta,
como semideus da adoração,
enfim, é a prefação da paixão.
O namoro é ainda, a câmara
que ensaia o romantismo,
que nos checa o proceder,
que nos revela um ao outro,
que mostra como vamos ser:
Como vamos nos portar
e importar com aquela
a quem vamos amar.
O ideal seria noivar
sem perder o cativar
e casar sem perder
o entusiasmar.
O namoro não devia,
jamais terminar:
O noivar seria
o namoro maduro,
o casar o namoro eterno.
As bodas de prata e as
de ouro, seriam apenas,
aniversários do namorar!
Antônio Poeta
SEDUÇÃO

Afaga-me com teu olhar
A desvendar fantasia
Roça-me com teu sorriso
E assim sem preconceito
Furta todo meu trejeito
Fazendo-me perder o juízo

Vem sorrindo devagar...
Manso... Faceiro
Um pouco de cada pouco
Com jeitinho feiticeiro
Levando-me a delirar

Tem sorriso inebriante
De quem nada quer
E quer tudo
E assim...
Desnudando... Seduzindo
Foi ganhando espaço
Criando nosso mundo

E... Eu...
Enfeitiçada de amor
Em compasso
Serpenteei contigo
Sem pudor
O mesmo passo
Risos...
Perdendo-me em devaneio
No suor do teu abraço

Rô Lopes

HOJE...
NOSSO DIA
by Míriam Torres®


Essa noite
continuei a sonhar nossos sonhos
em capítulos de carinhos

Tudo o que me conquistou:
o sorriso inviolável
felicidade incontrolável
...essa história inimaginável

Um labirinto
onde à procura de nossos desejos
nos encontramos

De irreais aos mais concretos
para serem o alicerce da nossa vida

Uma vida de esperança
para que o amanhã
esteja ao nosso alcance
como a estrela mais longínqua

E ao acordar
selamos com um beijo
e ainda de mãos dadas
descobrindo que o sonho que tivemos
é real para nós dois

FELIZ DIA DOS NAMORADOS, meu amor!




NOTAS - NOTÍCIAS - ACONTECIMENTOS






----- Original Message -----
From: Nadir Silveira Dias




Poema "Horizonte sempre há", de Nadir Silveira Dias, publicado hoje, 08.06.2009, no Almanaque Gaúcho, Jornal Zero Hora, de Porto Alegre, RS, Brasil, podendo ser acessado pelo anexo ou diretamente pelo link http://www.clicrbs.com.br/pdf/6490308.pdf


Nadir Silveira Dias – Jurista – Escritor e Poeta
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=2177





----- Original Message -----
From: joaojustiniano@terra.com.br



Olá Delasnieve Daspet,

João Justiniano (joaojustiniano@terra.com.br) quer convidar você a ler o post http://joaojustiniano.blog.terra.com.br/um_livro_pensado no blog JOÃO JUSTINIANO DA FONSECA.

Para aceitar o convite, acesse o endereço acima e aproveite para fazer o seu blog grátis.


Abraços,

Equipe Terra Blog
http://blog.terra.com.br/






----- Original Message -----
From: joaojustiniano@terra.com.br

Olá Delasnieve Daspet,

João Justiniano (joaojustiniano@terra.com.br) quer convidar você a ler o post http://joaojustiniano.blog.terra.com.br/delasnieve_daspt_e_o_mundo_dos_poetas no blog JOÃO JUSTINIANO DA FONSECA.

Para aceitar o convite, acesse o endereço acima e aproveite para fazer o seu blog grátis.


Abraços,

Equipe Terra Blog
http://blog.terra.com.br/






----- Original Message -----
From: *Jazinha* :o)

Amadas(os) meu Blog:




http://rascunhosemvida.blogspot.com/






----- Original Message -----
From: poetapedrocezar@hotmail.com
Poesia , poesia!


Oi!!! Convido você a visitar meu metroflog para que possa ver e assinar a última foto que enviei.

Poesia , poesia! ::: http://www.metroflog.com/poetapedrocezar
P A L E S T R A

Contribuição dos poetas na libertação dos povos

Local - Escola Educação universal
Data - 19 de Junho de 2009, ás 09 H.
Salvador, Bahia, Brasil

Ma...


Criando seu espaço você poderá enviar diariamente uma foto com uma descrição e seus amigos poderão assinar o livro de visitas

Para criar seu próprio espaço, deverá ir para: http://www.metroflog.com







----- Original Message -----
From: Vânia Moreira Diniz

Noite de Poesia em Brasília por Vânia Moreira Diniz



Amigos
Para os que desejarem ler este texto está com chamada de capa no Portal Vânia Diniz
http://www.vaniadiniz.pro.br

http://www.vaniadiniz.pro.br/memento_mori/x_noite_de_poesia_em_brasilia.htm

Espero que gostem.

Carinho
Vânia Moreira Diniz






Desejando os votos de que nesse dia receba os carinhos dobrados tendo em vista o

Dia dos Namorados.

Ofereço poema a você e agradecendo também pelas leituras e comentários deixados

Em minha página,motivo de enorme orgulho.

Carreta de abraços e beijos;

Bruno

Saudade de um Amor

http://recantodasletras.uol.com.br/poesiasdeamor/1644216

Enamore.

http://recantodasletras.uol.com.br/acrosticos/1643905







Aos amigos, meu novo texto falando de outono:

http://www.lilianmaial.com/blog.php?idb=17876

Beijocas,
Lílian






----- Original Message -----
From: União Brasileira de Trovadores

II Concurso de
Trovas de Tremembé

(Trovas LÍRICAS e/ou FILOSÓFICAS)



- PRAZO - As trovas deverão ser enviadas pelos correios até 31/Agosto/2009;



TEMAS:

1 - MUNICIPAL – VIVER (Para trovadores residentes em Tremembé ou associados da UBT - Delegacia de Tremembé)

Obs.: Valem palavras cognatas, derivadas, ou até mesma a ausência da palavra tema ou derivadas, desde que a idéia esteja contida na trova.



2 – REGIONAL – “ECOLOGIA” (Para os trovadores residentes no Vale do Paraíba/SP, Litoral Norte/SP e Serra da Mantiqueira/SP – “exceto Tremembé”);

Obs.: Serão aceitos quaisquer temas relacionados à ecologia, não precisando conter a palavra tema na trova.



3 - ESTADUAL – DESAFIO (Para trovadores residentes no Estado de São Paulo – “exceto Vale do Paraíba/SP, Litoral Norte/SP e Serra da Mantiqueira/SP”)

Obs.: Valem palavras cognatas, derivadas, ou até mesmo a ausência da palavra tema ou derivadas, desde que a idéia esteja contida na trova.



- MÁXIMO: Para os três primeiros níveis, máximo de DUAS trovas, inéditas e de própria autoria, podendo concorrer num único tema.




- FORMA DE ENVIO – Sistema de Envelopes (As inscrições deverão ser em sistema de envelope, onde se datilografa ou digita o tema seguido da trova (sem quaisquer identificações) na face externa de envelope branco, de 8x11cm, e dentro do envelope, lacrado, deverá constar bilhete com a identificação: nome, endereço completo, e-mail, telefone, UBT que pertence (caso seja associado), e assinatura. Coloca-se este envelope (8x11cm) dentro de outro maior para envio).



- ENDEREÇO PARA ENVIO:

II Concurso de Trovas de Tremembé

A/C Luiz Antonio Cardoso

Caixa Postal 119 – CEP 12010-970 – TAUBATÉ-SP



USAR COMO REMETENTE:

LUIZ OTÁVIO - Cx. Postal 119 - CEP 12010-970 - Taubaté-SP



OBS. I: PARA ESTE CONCURSO, SERÁ CONSIDERADA TROVA:

“A composição poética de quatro versos setessílabos, rimando o 1º com o 3º, o 2º como o 4º e com sentido completo”.



OBS. II: Este Concurso concederá o Título de “Trovador Mestre” pela última vez nos níveis municipal e regional e pela penúltima vez no nível estadual;



DÚVIDAS? – Enviem e-mail: ubt001@gmail.com ou luizantoniocardoso@gmail.com

ou liguem para Luiz Antonio Cardoso - (12) 9785-6648 ou (12) 3025-0921



Realização:

UBT - União Brasileira de Trovadores - Seção de Tremembé-SP







----- Original Message -----
From: Claudia Gomes


Blogs de Claudia Gomes:
Poesia aos gritos (poesias atuais) - http://poesiaaosgritos.blogspot.com
Minha imaginação só vai até a metade (interativo) - http://minhaimaginacaosovaiateametade.blogspot.com
Lixão de poesia (poesias da infância e adolescência)- http://lixaodepoesia.blogspot.com
Mariazinha em verso & prosa (meu livro) - http://mariazinhaemversoeprosa.blogspot.com
Em breve http://mulheresdeaugusto.blogspot.com !!






AVISO AOS AGUIAS

O Grupo Águia lançará a 1ª Antologia dos Águias Escritores

Edição de 2009 contemplando Prosa e Verso

Características do livro:

Formato 14x21 cm com o mínimo de 100 páginas de miolo uma cor, impresso em papel offset 90 g/m2. Especificações: As poesias deverão ter no máximo 30 linhas, corpo 12 Times ou Arial. Contos com até 6000 toques por página. Capa: com orelha e 4x0 cores. Impressão: papel Royal 250 g/m2. Acabamento: plastificação brilhante na capa, quatro vincos, lombada quadrada e hotmelt.

Adesão dos autores: até 30/06/2009 - Entrega dos originais: até 10/07/2009

(Enviar junto um currículo pessoal em até 10 linhas)

Produção do Livro: 10/08/2009 - Remessa do livro aos autores: 30/09/2009

Lançamento do livro durante “E os Águias Pousaram em Gramado V” em Outubro/09

O Águia terá direito a 2, 4 ou 6 páginas conforme sua escolha:

2 páginas - R$ 130,00 - direito a 10 exemplares – em dois pagamentos de R$ 65,00.

4 páginas – R$ 240,00 – direito a 20 exemplares – em dois pagamentos de R$ 120,00.

6 páginas – R$ 360,00 – direito a 30 exemplares – em dois pagamentos de R$ 180,00.

Os pagamentos deverão ser efetuados: o primeiro na adesão e o segundo contra a entrega dos livros

Os depósitos deverão ser feitos nas Agências da Caixa Econômica Federal em nome de ROBERTO ROSSI JUNG

Agência 0441 Conta 013 00053610-5 10/15 [Fazer depósito identificado.]

Maiores esclarecimentos poderão ser dados pelos e-mails

robertojung@gmail.com ou robertorodin@hotmail.com



Ficha de Adesão

Nome do Águia


e-mail

Telefone


cidade

UF

País


Participação:
Poesia ( )
Conto ( )
Crônica ( )

Nº de Páginas
2 ( )
4 ( )
6 ( )

1º. Depósito
Valor: R$
Data: de de 2009

2º. Depósito
Valor: R$
Data: de de 2009

Títulos das obras:

1


2


3


4


5


6














Faltam 33 dias para o

V Belô Poético – Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte



Inscrições abertas*



Preparem as malas e o coração, vem aí o 5º Belô Poético – Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte

“A Poética gerando saúde”

dias 09, 10, 11 e 12 de julho/2009.

Acesse o site: www.belopoetico.com





Vide Bula



Poesia é:

cor e ação

é rim

mas

também razão

é o ar que se respira

dizia Arnaldo

num canto de um quarto

de ofício qualquer:

Pois é!



(Rogério Salgado & Virgilene Araújo)



*Os colaboradores que estão na programação e/ou participam da antologia Poetas En/Cena 3 estão automaticamente inscritos.



PROGRAMAÇÃO

V BELÔ POÉTICO

“A poética gerando saúde”

Dedicado à memória do poeta e médico Antônio Roberto Fernandes



OBS: em anexo segue relação de hotéis conveniados ao evento.



09 de julho/quinta-feira



19h

Abertura Oficial

Local: SESC Laces JK

Rua Caetés, 603 – centro – Belo Horizonte



Homenagem: Personalidades que contribuem ou contribuíram com a poesia brasileira.



Joanyr de Oliveira – Poeta, escritor – um dos fundadores da Academia de Letras de Brasília e da ANE-Associação Nacional de Escritores/DF. Organizador do livro “Poetas de Brasília” (1962), primeira obra literária editada no DF - Brasília/DF

Amadeu Rossi Cocco* - Dono da Livraria do Amadeu, o primeiro e mais tradicional sebo de Belo Horizonte. “Ajudou várias gerações de escritores e leitores a encontrar livros raros e difíceis”. - Belo Horizonte/MG

Luiz Zanotti – Doutorando em Teoria Literária pela UFPR, diretor teatral, dramaturgo, compositor e escritor. Idealizador do Campoesia - Campo Largo/PR

Grupo Lesma – Liga Ecológica Santa Matilde. Idealizadores e realizadores do Abril Poético– Conselheiro Lafaiete/MG

Maria Clara Segobia – Poeta e ativista cultural. Coordenadora geral do Proyecto Cultural Sur/Brasil- Núcleo Porto Alegre. Secretária Executiva do XVII Congresso Brasileiro de Poesia, Bento Gonçalves/Porto Alegre. – Porto Alegre/RS

Mário Jorge (Póstuma) - (1946 -1973) Poeta que através de sua poética lutou contra as desigualdades sociais no Brasil e em parte do mundo, em especial contra a ditadura militar brasileira - Aracaju/SE

*A comunicação da homenagem foi feita ainda em vida, ao Sr. Amadeu, pelo poeta Rogério Salgado. Infelizmente o velho Amadeu encantou-se em abril de 2009.



20h: Apresentações de Abertura

“Retrato do Poeta Enquanto Corpo Inteiro” com o poeta José-Alberto Marques (Portugal)

20h30: “DOS GOTAS y un impermeable” com os poetas Sebastián Moreno e Laia Ferrari (Argentina)

21h Nas Trilhas da Literatura – Momento Musical com Zebeto Correa e Caio Junqueira Maciel - MG

21h30

Coquetel e apreciação da exposição do poeta e artista plástico: Beto Moreira - MG



Durante todo o Encontro estarão abertas ao público as exposições: poemas e fotos do poeta Antônio Roberto Fernandes e exposição de Haikais organizada por Tânia Diniz, poeta e editora do Jornal Mural Mulheres Emergentes.



10 de julho/sexta-feira



8h às 12h

Manhã Poética



Percurso Turístico e Literário pelo Conjunto Arquitetônico da Pampulha com Lívio Santos Soares (Graduado em Turismo/UFMG).

Início: Casa do Baile – Centro de Urbanismo, Arquitetura e Design.

Um “especial” sairá as 8h da Pça da Estação para transportar os poetas à Pampulha.



Intervalo para o almoço: 12h às 14h



14h às 16h



Direitos Autorais

Palestra com Ana da Cruz – MG

Poeta, Tradutora e Agente Cultural

LOCAL: SESC LACES JK



16h15 às 18h



Troca de Experiências entre os Poetas Del Mundo Presentes

Articuladora: Bilá Bernardes

LOCAL: SESC LACES JK



Intervalo para o Jantar: 18h às 19h



19h30

Sarau Poético com Mostra de Performances e Lançamento de livros

Local: Rivisitato Restaurante do Sanfrancisco Flat/2º andar.

AV. Álvares Cabral, 967 - Lourdes



Abertura: "Vinte canções desesperadas e um poema de amor", com Luiz Zanotti/PR e Fabiana Lima e Bruno Andrade/MG



Sarau com os poetas En/Cena 3ª edição, intercalado com

Mostra de performances Instantâneas



Lançamento do livro “Poetas En/Cena 3” Reunião de poetas do Belô Poético, com os poetas abaixo:

Amélia Luz (MG*), *Anatália Moreira Freire, Antônio Souza, *Basilina Pereira, Benedito C. G. Lima (MS),

*Brenda Mar(que)s, *Cecy Barbosa Campos, *Cláudio Márcio Barbosa, Cicinho Barbosa (AL), *Cristina Carone

Diego Mendes de Sousa (PI), *Dionísio Silvares, Dora Dimolitsas (AC), *Elaine Bueno, Elizabeth Cury B. Watanabe (SP), * Elza Teixeira de Freitas, *Euna Brito, Fátima Borchert (RJ), *Geraldo Afonso, Gilberto Maha (RJ), Gertrudes Greco (SP), *Grupo GatoPingado, *Iara Alves, *Irineu Barone, *Isabella Calijorne, *Jocenir Baciliere, *J. Franco, *João Batista Mariano, *L. Rafael Nolli, Luiz Zanotti (PR), *Márcia Araújo, *Márcio

Adriano Moraes, Marcos Freitas (PI), Maria Clara Segobia (RS), Maria Goreti Rocha (ES) , *Maria Morais, *Marta Reis, *Nídia Maria de Jesus, Paulina Vissoky (RS), *Paulo Aguiar, *Rogério Salgado & Virgilene Araújo, *Sebastião Mello, Sônia Maria Ditzel Martelo (PR), Soninha Porto (RS), *Vanderlei Lourenço, Waldemar Alves (CE), Walnélia Pederneiras(SC)



Performances com:

*Aroldo Pereira/MG

Poeta e Idealizador do Psiu Poético Salão

Nacional de Poesia de Montes Claros

*José – Alberto Marques/Portugal

Poeta e Performer

*Gilberto de Abreu e Luando de Abreu/MG

Poetas e Músicos

*Deomídio Macedo/BA

Poeta e Ator

*Márcio Moraes/MG

Poeta e Músico

*Grupo GatoPingado/MG

(com Bilá Bernardes, Karol Penido e Dioli)

Poetas e performers

*Tanussi Cardoso/RJ

Poeta e Presidente do Sindicato dos Escritores do RJ

* Rogério Salgado & Virgilene Araújo/MG

Poetas e Articuladores do Belô

* Grupo Pasárgada

Poetas e performer

* Artur Gomes “LeminskiArte da Palavra Em Cena”

Poeta e Performer



Na seqüência os poetas inscritos no Belô Poético/2009.



Lançamento dos seguintes livros:



*Poesia Sonora: História e Desdobramentos de uma vanguarda poética.

Autora: Brenda Marques/MG - Editora: Tradição Planalto

* Memórias Infames

Autor: Antonio Miranda/DF - Editora: Anome Livros

*Íman

Autor: José-Alberto Marques (Portugal) - Editora: Pangeia

*Genuínos

Autor: Márcio Moraes/MG - Editora: Unimontes

* Rasgando o Véu

Autora: Cristina Carone/MG - Editora: Edição do Autor

* Homem Nu Vestido de Afeto

Autor: Deomídio Macedo/BA - Editora: Edição do Autor



11 de julho/sábado (atividades paralelas)



9h



Belôzinho: crianças e jovens aprimoram o gosto pela poesia

Seguido do lançamento dos livros Infantis:

Adriel – Autora: Elza Teixeira de Freitas/Ilustrações Aldaísa Cardoso de Freitas. Aline Editora e Artes Gráficas Ltda
Rainha Vitória – Autora: Iara Alves/ilustração: Amanda Sousa de Oliveira.
Mamãe, Amanhã é Hoje? – Autora: Iara Alves/ilustração: Beatriz Lacerda Morais. Ambos pela Editora Álamo.
Articuladoras: Graça Faisão, Iara Alves e Isabela Calijorne - MG

LOCAL: SESC LACES JK.



A Poesia como um Exercício de Cidadania

Participantes: Deomídio Macedo, Léa Lu, Mavot Sirc e Cristovam Tadeu Martins, Kedma O´liver, Jaques Franco, Bilá Bernardes, Lis Monteiro, entre outros.

Local: Hospital das Clínicas da UFMG - pediatria



Intervalo para o almoço: 12h às 14h



14h às 16h

Mini Seminário

LOCAL: SESC LACES JK



Tema: A poesia pode curar?

Na sequência relatos dos poetas presentes, sobre seu bem-estar, após participarem de movimentos poéticos.

Coordenação: Luiz Carlos de Oliveira Cerqueira – DF

Poeta e Membro da ANE – Associação Nacional de Escritores/DF

Debatedores:

Inez Alves – MG

Terapeuta Floral

Walnélia Pederneiras – SC

Poeta e Professora de Yoga

Marco Alexandre Cunha – MG

Orientador Espiritual e Membro do Centro de Fraternidade Espírita Irmão Vitor

Gertrudes Greco – SP

Poeta e Enfermeira

Heleide O. Santos – MG

Poeta e Membro da Seicho-No-Ie

Cláudio Márcio Barbosa – MG

Poeta e Voluntário do Alô Vida

Bilá Bernardes – MG

Poeta e Psicopedagoga



16h às 16h30

Intervalo: chá da tarde



16h30 às 18h30

Circuito de Opiniões e Conhecimentos

LOCAL: SESC LACES JK



A dinâmica: Participarão 2 grupos.

Um grupo faz perguntas para o outro e vice-versa, além da participação do público.

Tema: Há limite para a emoção e técnica nas produções poéticas?

Mediador: Eugênio Magno – MG/

Poeta, Jornalista e Mestre em Artes Visuais



Grupo 1:

Fernando Fábio Fiorese Furtado – MG

Poeta e Doutor em Semiologia

Cecy Barbosa Campos – MG

Poeta e Mestre em Teoria da Literatura

Sérgio Fantini – MG

Escritor

Brenda Marques Pena – MG

Poeta e Mestre em Literatura e outros

Sistemas Semióticos

Marcos Freitas – DF

Poeta, Pesquisador e

Professor Universitário

José-Alberto Marques – Portugal

Poeta, escritor, historiador, antologiador, crítico literário, ator e Performer



Grupo 2:



Vera Casa Nova – MG

Poeta, Pesquisadora e Pós-doutora

em Antropologia Visual

Iacyr Anderson Freitas – MG

Poeta e Mestre em Teoria da Literatura

Luiz Edmundo Alves – MG

Poeta e Videomaker

José Edward - MG

Poeta e Jornalista

Rodrigo Starling – MG

Poeta e Filósofo



Intervalo para o jantar: 18h30 às 20h



20h

Teia Poética

LOCAL: SESC LACES JK



Abertura: Lecy Pereira – MG



Teia Poética: Intervenções poéticas e performáticas dos poetas que desejarem se expressar e forem sorteados durante o Sarau Poético – premiação para a melhor intervenção e brindes literários para demais participantes.

O Regulamento será entregue durante o Sarau.



MESA DE JURADOS:



Rodrigo Starling – MG

Poeta e Presidente da OPA! – Oficina de Produção Artística

Lecy Pereira Souza – MG

Poeta e Performer

Deomídio Macedo – BA

Poeta e Ator

Fátima Borchet – RJ

Poeta e Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Arlindo Nóbrega - SP

Poeta e Presidente da Febac – Federação Brasileira dos Alternativos Culturais





12 de julho/ Domingo



9h às 11h (Encerramento)

Oficina: A prática de fazer mandalas poéticas: Regina Ximenes (Artista plástica) – MG

LOCAL: SESC LACES JK



Almoço: 11h às 12h



12h



Passeio turístico – Passeio turístico – Centro Histórico de Ouro Preto/MG – com recepção do Poeta Beto Moreira, na Pousada: “ Pouso de Santo Amaro” (Atividade extra programação) Custo:R$ 25,00 (ida e volta)

Concentração em frente ao Sesc Laces JK, às 12h










A SOCIEDADE DOS POETAS VIVOS E AFINS DO RN – SPVA/RN
TEM A SATISFAÇÃO DE CONVIDAR VOSSA SENHORIA PARA COMEMORAÇÃO POÉTICA-MUSICAL DO SEU 12° ANIVERSÁRIO.
DATA: 13 de Junho de 2009.
LOCAL: FUNCARTE – Fundação Cultural Capitania das Artes. Av. Câmara Cascudo – 434 Cidade Alta – Natal/RN.
HORÁRIO: 17:00 h
Leia minha homenagem clikando neste link, ou colando em seu navegador.
http://muraldosescritores.ning.com/profiles/blogs/12-anos-semeando-poesias






EVENTOS




Convite



3º Encontro de Poetas Del Mundo



De 31/07 a 02 /08/09

Blumenau – SC



Caríssimos, para melhor organizarmos o nosso 3º Encontro, precisamos de uma lista com as confirmações de presenças, é importante sabermos o número de participantes para reservar hotéis e restaurante para o jantar de 6ª feira. Quanto ao hotel, vamos reservar com diárias entre 80 e 90 reais. Temos bons lugares a esses preços. O jantar também será a preço módico.

Não vamos cobrar inscrições, mas é importante que se inscrevam. Pedimos que colem a ficha, preencham e enviem por email, para manczak@terra.com.br até dia 1º de Julho.

Contato 47 84024233

Terezinha Manczak

...................................................................................................................

3º Encontro de Poetas Del Mundo

De 31/07 a 02 /08/09 – Blumenau (SC)

Ficha de inscrição individual

Nome:

CPF:

RG:

Endereço:

Telefone:

Email:



....................................................................................................................



Programação:



Sexta-feira – 31 de Julho de 2009

20:00h : Jantar dos Poetas Del Mundo



Sábado – 1º de Agosto

Manhã: livre

Tarde: 13:30h - Reunião preparatória para o Congresso de 2010 ( local a confirmar)

Noite: Evento Multicultural no Teatro Carlos Gomes, como convidados.



Domingo – 2 de Agosto

Manhã – Encerramento dos trabalhos.(local a confirmar)



Opcional:

Tarde e Noite :Evento Multicultural no Teatro Carlos Gomes, como convidados.



Nota: O Evento Multicultural é quase um festival. Será uma inovação coletiva de um grupo de artistas envolvidos com poesia, dança, teatro , música, exposições, e muito mais.



A programação terá mostras de arte para todos os gostos. Mais tarde divulgaremos a programação completa.

Numa das reuniões do grupo, anunciei a presença de Poetas Del Mundo. Estamos sendo esperados.



Sugestão de local para almoços e lanches: Shopping Neumarkt - Rua 7 de Setembro, 1213.

Do Teatro Carlos Gomes é só atravessar a rua. Melhor: o túnel da Sete.



Sua presença é fundamental!



Um abraço,

Terezinha Manczak

manczak@terra.com.br



47 33371867

47 84024233






----- Original Message -----
From: Manczak


















www.poetasdelmundo.com

Terezinha Manczak

[Cônsul - Estado de Santa Catarina - SC]



VIDEO SOBRE SANTA CATARINA, LEGENDADO EM PORTUGUES, QUE FOI APRESENTADO EM FPOLIS NO 9° CONGRESSO MUNDIAL DE VIAGENS E TURISMO ( WTTC),

http://www.youtube.com/watch?v=HLQFoUL44Ss





3º Encontro de Poetas Del Mundo

De 31/07 a 02 /08/09 – Blumenau (SC)



Ficha de inscrição individual

Nome:

CPF:

RG:

Endereço:

Telefone:

Email:



....................................................................................................................



Programação:



Sexta-feira – 31 de Julho de 2009

20:00h : Jantar dos Poetas Del Mundo



Sábado – 1º de Agosto

Manhã: livre

Tarde: 13:30h - Reunião preparatória para o Congresso de 2010 ( local a confirmar)

Noite: Evento Multicultural no Teatro Carlos Gomes, como convidados.



Domingo – 2 de Agosto

Manhã – Encerramento dos trabalhos.(local a confirmar)



Opcional:

Tarde e Noite :Evento Multicultural no Teatro Carlos Gomes, como convidados.



Sugestão de local para almoços e lanches: Shopping Neumarkt - Rua 7 de Setembro, 1213.

Do Teatro Carlos Gomes é só atravessar a rua. Melhor: o túnel da Sete.



Sua presença é fundamental!



Um abraço,

Terezinha Manczak



47 84024233



--------------------------------------------------------------------------------




----- Original Message -----
From: info@poetasdelmundo.com To: delasnievedaspet@uol.com.br Sent: Tuesday, May 26, 2009 7:40 PMSubject: 5º Encuentro Internacional de Poesía: OCTUBRE 'Tras las Huellas del Poeta' del 15 al 25 Octubre-2009



5º Encuentro Internacional de Poesía: OCTUBRE 'Tras las Huellas del Poeta' del 15 al 25 Octubre-2009

CHILE: Como ya es una tradición, el Movimiento Poetas del Mundo organiza su 5º Encuentro Internacional de Poesía en Chile denominado “OCTUBRE: Tras las Huellas del Poeta”. El evento se dividirá en dos etapas, las que se desarrollarán en las siguientes ciudades:
Para la primera etapa: Santiago, Valparaíso, Viña del Mar, Isla Negra, Cartagena, Melipilla, San Fernando y Rancagua.
Para la segunda etapa: Los Vilos, Coquimbo, La Serena, Vicuña, Montegrande, Ovalle e Illapel.


VER Vidéo del 4º Encuentro 2008



5º Encuentro Internacional de Poesía: OCTUBRE 'Tras las Huellas del Poeta' del 15 al 25 Octubre-2009
[11 días de turismo y poesía]

P R O G R A M A :

PRIMERA ETAPA [Del 15 al 20 de octubre 2009]





Valparaiso

Jueves 15 de Octubre [1º día]

9:00 a 17:00
Llegada y acreditación delegaciones. Instalación en Hotel Londres 35. Barrio París-Londres.

18:00 – 19:00
Visita a la Casa - Museo “La Chascona”. Casa en Santiago que perteneció a Pablo Neruda.

19:00 – 20:30
Acto de Inauguración y Lectura de poemas en anfiteatro frente a la casa de Neruda 'La Chascona'.

21:00
Cena de bienvenida turístico Barrio Bellavista.

Viernes 16 de Octubre [2º día]

8:30
Salida con destino a Rancagua [85 Km. al Sur de Santiago]

10:00
Llegada a Rancagua. Romería al cementerio y acto en homenaje al poeta Oscar Castro [1910 – 1947].

10:30
Acto público en la Fundación Oscar Castro, encuentro con Isolda Pradel y poetas locales, entrega de libros en donación a la biblioteca de la fundación. Saludos de autoridades. Lectura de poemas. Aperitivo.

12:30 - 13:00
Traslado a San Fernando [140 Km. al Sur de Santiago]

13:30 – 15.00
Almuerzo en San Fernando con poetas, escritores, artistas y autoridades de San Fernando.

15:00 – 19:00
Diversas actividades públicas en la ciudad de san Fernando, como conciertos, recitales, lanzamiento de poemas vía aérea, juegos, concursos, etc. A cargo de instituciones culturales locales.

20:00
Cena en San Fernando.

22:00
Regreso a Santiago llegando al Hotel Londres 35 a las 23:30 aproximadamente.

Sábado 17 de Octubre [3º día]

09:00
Salida a Valparaíso

10:30 – 11:30
Visita a casa-museo La Sebastiana de Pablo Neruda.

11:30 – 13:00
Lectura de poesía en la Plaza de los Poetas de Valparaíso.

13:30 – 15:00
Almuerzo en Valparaíso.

15:00 – 16:00
Visita a Valparaíso.

17:00 - 19:00
Visita al Palacio Carrasco, recepción ofrecida por los escritores de Viña del Mar. Lectura de poesía.

19:00
Cóctel en Viña del Mar con escritores, poetas y autoridades locales.

20:00
Regreso a Santiago llegando al hotel Londres 35 a las 22:00 aproximadamente.

Domingo 18 de Octubre [4º día]

09:00
Salida del Hotel en Santiago con destino a Isla Negra.

11:00
Llegada a Isla Negra, visita de la casa museo del poeta Pablo Neruda, Premio Nóbel de Literatura 1971.

12:00 - 13:00
Lectura de poesía frente a la casa museo de Pablo Neruda en la Casa del Arte de Isla Negra que dirige el poeta Alfred Asis.

14:00 - 15:00
Almuerzo en Cartagena.

15:00 – 16:00
Tiempo libre para caminar por la playa.

16:15 -17:00
Lectura de poemas ante la tumba de Vicente Huidobro.

18:00 - 22:00
Evento poético - cultural en homenaje al sexto aniversario de la muerte del poeta Víctor Marín Calquín, en el Espacio Social- Cultural 'Los Guajiros', en la ciudad de Melipilla.

22:30
Regreso a Santiago, llegando al hotel a las 23:30 aproximadamente.

Lunes 19 de Octubre [5º día]

Mañana libre para compras y descanso

13:30 Almuerzo.

15:00 – 17:00 Visita al Palacio Presidencial La Moneda y lectura de poemas en salones y el sitio donde murió el presidente Salvador Allende.

20:00
Actividad sorpresa y cena

Martes 20 de Octubre [6º día]

10:00 – 13:00
Ponencias, presentación de libros, lecturas de poesía, performances y entrega de diplomas en la Biblioteca Nacional de Chile.

13:30 Almuerzo de despedida... Fin 1ª Etapa


*
****
*******


Costo de participación para la Primera Etapa:
500 dls. americanos para los miembros del movimiento Poetas del Mundo.
600 dls. americanos para quienes no son miembros de nuestro movimiento.

Incluye: Todas las noches de hotel tres estrellas en habitación compartida con baño privado [5 noches en total: 15, 16, 17, 18 y 19 de octubre], todas las comidas, el transporte durante el periplo, diplomas, visitas, credencial, invitaciones.

El poeta pagará 100 dls. Por concepto de inscripción, valor que se le descuenta del valor total en el momento de realizar su pago a la llegada a Santiago. Este valor no es reembolsable en caso que el poeta no se presente al evento.

Cómo Pagar los 100 dls. por concepto de inscripción y reservaciones:

Con Tarjeta de Crédito:
http://www.apostrophes.cl/sdetalle.asp?iPro=535&iType=146

En Chile:
Giro Bancario a:
Apostrophes S.A.
Banco: BBVA
Nº Cuenta: 0504-0074-0100026558
Santiago - Chile.

Por correo postal o por Western Union a:
Luis Arias Manzo
Santa Rosa 276-E
Santiago
Chile.



P R O G R A M A :

SEGUNDA ETAPA [Del 20 al 25 de octubre 2009]





Valle Elqui

Martes 20 de octubre [Continuación 6º día]

15:00
Salida hacia el norte a la ciudad de Los Villos [230 Km. al norte de Santiago]

18:00
Llegada a Los Villos, instalación hotel.

19:30
Acto de bienvenida, presentación de los poetas visitantes y lectura de poemas.

21:30
cena

Miércoles 21 de octubre [7º día]

08:30 – 12:30
Visita a la ciudad y diversas actividades en instituciones educativas, sociales y culturales.

13:00
Almuerzo con autoridades, escritores y poetas locales.

15:00
Salida con destino a la Serena [500 Km. al norte de Santiago]

18:00
Instalación Hotel

19:30
Acto de bienvenida, presentación de los poetas visitantes y lectura de poemas.

21:30
Cena y luego recorrido nocturno por la ciudad.

Jueves 22 de octubre [8º día]

08:30 – 12:30
Visita a la ciudad y diversas actividades en instituciones educativas, sociales, culturales y universitarias.

13:00 – 14:00
Almuerzo

14:30 – 16:30
Diversas actividades en instituciones educativas, sociales y culturales de la ciudad de Coquimbo.

17:00 – 20:00
Visitas y paseos por la ciudad de Coquimbo y descanso frente al mar.

20:00 – 21:30
Acto poético en Coquimbo

21:30 – 22:30
cena en Coquimbo.

22:30
Regreso al hotel en La Serena.

Viernes 23 de octubre [9º día]

08:00
Salida de hotel hacia el Valle Elqui.

09:00 – 10:00
Visita al museo de la poeta Gabriela Mistral en Vicuña y la casa donde nació.

10:00
Salida a Montegrande

10:00 – 11:00
Recorrido turístico con paradas en diversos miradores del Valle Elqui.

11:00 – 13:30
Visita del pequeño museo - escuelita donde enseñó la poeta y lectura de poemas de los poetas que lo deseen en el patio de la escuela. Luego visita al mausoleo de la poeta y más lecturas de poemas.

13:30 – 15:00
Almuerzo en Montegrande.

15:00 – 19:00
Visitas al pequeño pueblito Pisco Elqui, a la pisquera Tres Erres y al místico valle de Cochiguas.

19:00 – 20:00
Reunión poética con poetas y escritores locales.

20:00 – 21:00
Cena

21:00 – 22:30
Visita al observatorio de Mamalluca.

22.30
Regreso a La Serena y noche en hotel.

Sábado 24 de octubre [10º día]

10:00
Salida a Ovalle

11:00 – 12:30
Actividad poética en Ovalle.

12:30 – 13:30
Almuerzo en Ovalle

13:30
Salida a Los Vilos pasando por el valle del encanto donde hacemos una parada.

18:00 – 19:00
Instalación y descanso en hotel de Los Vilos.

20:00 – 21:30
Acto poético en la ciudad de Illapel.

21.30 – 22:30
Cena en Illapel.

23:00
Regreso a hotel en Los Vilos

Domingo de octubre 25 [11º día]

10:00
Salida a Santiago

13:00 – 15:00
Almuerzo en Santiago y entrega de diplomas por la segunda etapa.


*
****
*******


Costo de participación para la Segunda Etapa:
500 dls. americanos para los miembros del movimiento Poetas del Mundo.
600 dls. americanos para quienes no son miembros de nuestro movimiento.

Incluye: Todas las noches de hotel tres estrellas en habitación compartida con baño privado [5 noches en total: 20, 21, 22, 23 y 24 de octubre], todas las comidas, el transporte durante el periplo, diplomas, visitas, credencial, invitaciones.

El poeta pagará 100 dls. Por concepto de inscripción, valor que se le descuenta del valor total en el momento de realizar su pago a la llegada a Santiago. Este valor no es reembolsable en caso que el poeta no se presente al evento.

Cómo Pagar los 100 dls. por concepto de inscripción y reservaciones de la 2ª Etapa:

Con Tarjeta de Crédito:
http://www.apostrophes.cl/sdetalle.asp?iPro=533&iType=146

En Chile:
Giro Bancario a:
Apostrophes S.A.
Banco: BBVA
Nº Cuenta: 0504-0074-0100026558
Santiago - Chile.

Por correo postal o por Western Union a:
Luis Arias Manzo
Santa Rosa 276-E
Santiago
Chile.


*****+++++*****
+++++*****+++++


CONTACTOS:

Luis Arias Manzo [Secretario General de Poetas del Mundo]
info@poetasdelmundo.com

Teléfono fijo:
56-2-633 4749
Celular:
56-98-2345 708

FICHE D’INSCRIPTION [Formulario de Inscripción]
Remplir et envoyer [Llenar y enviar]

Nom – Prénom [Nombre completo] :

Nationalité [Nacionalidad] :

Passeport [Pasaporte] :

Adresse [Dirección Postal] :

Téléphone [Teléfono] :

E-Mail [Correo electrónico] :

Vous êtes poète du monde? [Eres poeta del mundo? :

Vous vous participez dans la première étape? Usted participa en la Primera etapa?

Vous vous participez dans la deuxième étape? Usted participa en la Segunda etapa?

Costo de participación para las DOS Etapas
Si participa en las dos etapas tiene un descuento del 5%

950 dls. americanos para los miembros del movimiento Poetas del Mundo.
1140 dls. americanos para quienes no son miembros de nuestro movimiento.

Incluye: Todas las noches de hotel tres estrellas en habitación compartida con baño privado [10 noches en total: 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 y 24 de octubre], todas las comidas, el transporte durante el periplo, diplomas, visitas, credencial, invitaciones.

El poeta pagará 200 dls. Por concepto de inscripción, valor que se le descuenta del valor total en el momento de realizar su pago a la llegada a Santiago. Este valor no es reembolsable en caso que el poeta no se presente al evento.

Cómo Pagar los 200 dls. por concepto de inscripción y reservaciones de la 1ª y 2ª Etapa:

Con Tarjeta de Crédito:
http://www.apostrophes.cl/sdetalle.asp?iPro=536&iType=146

En Chile:
Giro Bancario a:
Apostrophes S.A.
Banco: BBVA
Nº Cuenta: 0504-0074-0100026558
Santiago - Chile.

Por correo postal o por Western Union a:
Luis Arias Manzo
Santa Rosa 276-E
Santiago
Chile.

CONTACTOS:

Luis Arias Manzo [Secretario General de Poetas del Mundo]
info@poetasdelmundo.com

Teléfono fijo:
56-2-633 4749
Celular:
56-98-2345 708

Publicación: 22-03-2009



--------------------------------------------------------------------------------

Moguer se complace en acoger y dar la bienvenida a los Poetas del Mundo.

ESPAÑA [Moguer]: Huella indeleble en la HISTORIA y en la POESÍA tanto por abrirle a España las puertas del Nuevo Mundo como por ser la cuna de Juan Ramón Jiménez, el maestro del verbo sencillo hecho luz y vida. Hoy se complace en acoger y dar la bienvenida a los Poetas del Mundo.





P R O G R A M A D E A C T O S
ACOGIDA Y PRESENTACIÓN EN ESPAÑA DEL
MOVIMIENTO POETAS DEL MUNDO


VIERNES día 19 de junio- De las 10 h a las 14h.
Inscripción de los poetas que asistan al encuentro.
Hall del Teatro Felipe Godínez.
- A las 12 h.
Presentación del programa y salutación del Alcalde
de Moguer, Juan José Volante Padilla.
Teatro Felipe Godínez.

- A las 17 h.
Visita a la Casa-Museo «Zenobia-Juan Ramón Jiménez
» y a la Iglesia parroquial Nuestra Señora de
la Granada.

- A las 19 h.
Merienda en el Claustro del Convento de San
Francisco.

- A las 22 h.
Visita a un espectáculo flamenco con copa de vino
y actuación.
Sede de la Peña de Cante Jondo de Moguer.

SÁBADO día 20 de junio
- De las 10 h. a las 14 h.
Inscripción de los poetas que asistan al encuentro.
Hall del teatro Felipe Godínez de Moguer.

- De las 10 h. a las 14 h.
Lectura poética en Fuentepiña de todos los poetas
asistentes al encuentro.

- De las 14 h. a las 16 h.
Comida de confraternización.

- De las 17 h.
A las 19 h. Visita al Monasterio de Santa Clara.

- A las 21 h.
Recital de Poesía y presentación del Movimiento
Poetas del Mundo en el claustro manierista del
Convento de San Francisco.

DOMINGO día 21 de junio
De las 10 h. a las 14 h.
Dos lecturas poéticas de todos los asistentes al encuentro, una en la plaza del Cabildo, frente a la estatua de Juan Ramón Jiménez, y otra en la Plaza del Marques frente al monumento a Zenobia Camprubí.

- De las 14,30 a las 16 h.
Comida y cierre de los actos

Intervienen:

España - Olivier Herrera Marín: poeta «andaluz» reconocido y estudiado en los libros de texto en Francía.

Ecuador - Ana Catalina Burgano: poeta del Ecuador Graduada en Sociología y Ciencias políticas, hay que destacar su aportación a la Antología «Dos siglos de poesía erótica de las mujeres ecuatorianas
».

Colombia - Carolina Spellman: diseñadora y poeta de Colombia autora de «Florigrafía» [el lenguaje de las flores] reside en Inglaterra donde su voz es el canto bello y digno de Colombia desde hace más de 20 años.

Chile - Luis Arias Manzo: poeta de Chile y del Mundo exiliado en Francia de 1975 a 1991, hoy es el fundador y Secretario General del Movimiento Poetas del Mundo, es el alma y el motor de un movimiento poético que cuenta con más de 5200 miembros en toda la Aldea Global.
Acto final con actuación.

Al formalizar la inscripción se abonaran 20 € para participar en el evento.

La organización se podrá ocupar del alojamiento y las comidas de los participantes que lo deseen abonando

A] 10-12 € por comida que quieran realizar

B] 30-40 € por noche en habitación simple, según hotel

C] 40-60 € por noche en habitación doble, según hotel

El importe total de la estancia siendo variable, va a depender de las comidas que cada cual quiera hacer y del tipo de la habitación y las noches que la ocupe.

Pre-inscripciones fecha hasta el 16 de Junio 2009 para poder incorporar a los asistentes en el programa de actos y saber con quienes podemos contar en las lecturas poéticas del sábado y el domingo.

Evidentemente, cualquier poeta que llegue fuera del periodo de Pre-inscripción será igualmente bien recibido y participará en los actos de pleno derecho, entendiendo todos, que en el caso de ser necesario, tendríamos que reducir el tiempo de intervención de los compañeros/as que se inscribieran después del 16 y a última hora.

CONTACTO:
Luis Arias Manzo: info@poetasdelmundo.com

Olivier Herrera Marín: olivier@olivierhm.com


06-06-2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário