terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Texto da Poeta del Mundo Ana Cruz

----- Original Message -----
From: CULTED Ana da Cruz To: Delasnieve DaspetSent: Saturday, December 05, 2009 12:08 PM


Jesus Cristo veio para que Todos tenham Vida
- Em Favor da Tolerância Religiosa

A questão aqui não é acreditar em Deus. É saber crer Nele da nossa forma e agir com moderação com as pessoas que acreditam de uma forma diferente. Não se prega aqui o sincretismo religioso. Cada um pode e deve ter sua religião e segui-la. É bom que se tenha fé. A questão levantada é a capacidade ou não que se tem de respeitar o direito do outro de acreditar em outra coisa.

O apostolado dos seguidores de Jesus Cristo se faz pelo exemplo. Mudar alguém é com o exemplo da nossa própria vida, do próprio agir (e isso só acontece com a vontade, colaboração do outro que nos vê e escuta), não com admoestações verbais ou agressões. Cristo foi manso e misericordioso. Raras vezes se zangou. Seus seguidores ou seguem seu exemplo ou não têm o direito de se autoproclamarem cristãos, pois serão falsos cristãos.

Se alguém, por convicção própria, acha que o outro está no caminho errado, tenha cuidado! Cristo pregou repudiar o erro (você não tem que concordar com coisas que considere erradas), mas amar o seu próximo até na pessoa daquele que erra (você não tem que ser juiz do “erro” alheio e pode aprender a gostar de pessoas que pensam diferente de você). O radicalismo deixa a dúvida se há uma verdadeira fé em quem o pratica.

Para os judeus, todo praticante de outra variante mística que lhes era desconhecida era chamado de mago. Entenda-se místicismo como toda manifestação espiritual experimentada no mundo material, pelo ser humano. Dessa conceituação e a constatação que muitos dos considerados magos eram pessoas boas, praticantes do bem ao próximo, chegou-se aos conceitos de magia branca e magia negra. Entre os três reis magos, que eram praticantes do bem, foi chamado um representante de cada região já habitada do planeta para testemunhar o nascimento de Jesus Cristo: da África, de prática com origem no Candomblé – que originou a Umbanda; da Ásia, de prática com origem no Bramanismo – que originou o hinduísmo e depois o Budismo; da Europa, de prática com origem no Zoroastrismo - que influenciou todas as religiões ao monoteísmo, já que Zoroastro foi o primeiro que disse que Deus é Um.

O fanatismo é uma doença social, como outras tantas. Os acontecimentos na Irlanda do Norte, por exemplo, são motivos de vergonha no mundo todo para católicos e protestantes e têm causado repreensão e preocupação para líderes das duas religiões. Afinal, Cristo prega o amor, sem intolerância religiosa. Jesus disse que ninguém chega ao Pai senão pelo que Ele pregava e resumiu seus ensinamentos em um. Ama o seu próximo como a ti mesmo e ao Criador sobre todas as coisas. Essa regra serve para qualquer religião. Lógico que todo princípio religioso segue o caminho do amor ao próximo e a busca do Deus Criador, princípio de uma vida de paz e do esclarecimento que leva à sabedoria. Quem ama, respeita, mesmo discordando, em algum ponto, do outro. O exemplo, baseado na ação, sim, pode ser fator de mudança social, com pessoas de boa-vontade que agem em busca de um bem-estar e paz para todos.

Graças a Deus, aqui no Brasil, os incidentes entre adeptos de diferentes religiões e crenças pessoais são bem mais moderados, mas achei por bem fazer este comentário porque, ainda assim, vê-se, mesmo que de forma reduzida, alguns movimentos bastante radicais, beirando ao desrespeito ao próximo e à violência física. Cristo mesmo disse: Eu vim para que todos tenham vida. Claro que, assim como o Pai, respeitou o livre arbítrio. Nunca obrigou ninguém a segui-lo. Cristo apenas ensinava da forma melhor que ele podia, dada a dificuldade humana em entender sua mensagem. Dessa forma, ao inaugurar uma nova esperança para o mundo, além do povo do que seguia o Antigo Testamento – princípio do Judaísmo que influenciou as religiões e crenças de base e/ou influência cristãs, sendo as principais, no Brasil: o Catolicismo, o Protestantismo, o Kardecismo (sobre o nome de Emmanuel) e a Umbanda (sobre o nome de Oxalá) que vêem Jesus Cristo como o filho de Deus que é Deus; o Islamismo que vê Jesus como um profeta que veio ao mundo trazer a verdade, mas por ser extremamente bom, morreu na cruz, e essa mesma verdade Maomé vem para implantar com pela força; e o Budismo que incorporou grande parte da filosofia de amor ao próximo e senso de justiça superior, baseada na misericórdia para aquele que erra, mas reconhece o erro e muda de vida, inaugurando um novo ciclo de suas aprendizagens.

Aos líderes religiosos que blasfemam, contrariando a vontade de Deus baseada no Amor. Não seria o ego e a vontade de poder, de domínio, de ser o certo, de ser o senhor da verdade, que estariam por trás desses atos humanos supostamente “licenciados pela fé”, ao invés do amor a Deus e aos semelhantes? Afinal, quem ama, não maltrata, não destrói. Como um cristão pode estar certo se afastando do modelo que foi Cristo?

O Satanismo é uma exceção, sendo contra Deus e a Humanidade, já que é baseado no ódio ao semelhante, com um culto que abrange sacrifício de pessoas inocentes e práticas obscenas, tais como a pedofilia, igualando-se aos animais raivosos contra as pessoas que discordam deles. Se levarmos em conta a amizade de uma cachorro e utilidade de uma pedra, o Satanismo leva o homem ao nada, transformando as pessoas em indivíduos e levando a alma humana à escuridão onde a luz não penetra - apesar das ilusões momentâneas de poder. O fim da vida terrena de um satanista não deixa dúvida de um grande erro, como se pode conferir na história de Hitler - seu maior expoente, já abordada por mim. Satan tem ódio dos homens pois jamais será perdoado por Deus, que dos humanos tem misericórdia. Aliar-se ao homem ou ao espírito movido pelo ódio é pedir para ser humilhado, uma vez que o sofrimento do odiado é motivo de alegria e riso para quem odeia. Se não for por fé, que seja por inteligência afastar-se da força negra do espírito de Satan e seus seguidores. Assim como um satanista é ingrato com Deus que o ama, ele recebe a ingratidão daqueles a quem mais ama como castigo.

É de conhecimento que o Criador, em sua infinita bondade, é capaz de perdoar a pessoa que anda no erro, se essa pedir perdão, seu arrependimento for verdadeiro e tiver um firme propósito de mudança de vida. Nunca é tarde. Enquanto há vida, há tempo...

Ana da Cruz. Jesus Cristo veio para que Todos tenham Vida.

***
Ana da Cruz - - - Escritora, Tradutora, Agente Sócio-Cultural
Poetas del Mundo
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=5065




Nenhum comentário:

Postar um comentário