quarta-feira, 17 de março de 2010

Câmara Brasileira do Livro - II

Expositores definem localização na Bienal; expectativa é grande
img_0209.jpgNesta quinta (11/3) teve início a definição da localização dos estandes da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo – o momento do livro no Brasil -, que acontece no Anhembi. A escolha, que se realiza na sede paulista da nova parceira da CBL na organização do evento, a Reed Exhibitions Alcantara Machado, está sendo feita segundo o critério de tamanho do espaço adquirido pelo expositor – aqueles que detêm maiores estandes têm prioridade de escolha.

Entre os expositores que já definiram o local em que suas empresas estarão na Bienal do Livro, a expectativa em torno do evento é grande. “Temos um parceiro novo. Nós estamos muito otimistas”, disse Osmir Ferreira, da Record.

Joana Reiss Fernandes, da Cia. das Letras, e Carlos Machado, da Panini, também afirmaram que há uma expectativa positiva com relação ao novo parceiro. Leia mais>>

1º Congresso Internacional do Livro Digital apresentará principais canais de distribuição
congresso livro.jpgA palestrante Patrícia Arancibia apresentará durante o 1º Congresso Internacional do Livro Digital, quais as principais tendências de canais de distribuição. Como gerente de conteúdo internacional, para o setor digital do Grupo Bames&Noble.com, Patrícia dirigiu as relações internacionais com empresas, editores e agências governamentais de cultura. Também atuou como gerente de merchandising para livros e e-books e editora de merchandising para livros de não-ficção. Além disso, ela lançou e gerenciou livros em Espanhol da B&N, bem como toda sua divisão on-line e o site. Realizado pela CBL, em parceria com a Frankfurter Buchmesse, e co-realização da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, o congresso acontecerá de 29 a 31 de março, no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Mais informações pelo site: www.congressodolivrodigital.com.br ou pelo telefone: (11) 3069-1300.

Fórum CBL: Compras do Governo Acessibilidade no PNBE e no PNLD
forumcbl.jpgAs iniciativas para promoção da acessibilidade aos programas de material didático (PNLD e PNBE) destinados aos alunos da educação especial serão esclarecidas durante o Fórum CBL: Compras do Governo Acessibilidade no PNBE e no PNLD. A diretora de Políticas de Educação Especial, Maria Clarete apresentará a palestra sobre a acessibilidade no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e no Plano Nacional Biblioteca da Escola (PNBE); o professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Antônio Borges explicará a implantação e utilização do sistema Mec Daisy (programa de leitura para deficientes visuais). O fórum também contará com debate mediado pelo vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro Eduardo Yasuda, e do diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Rafael Torino. O evento acontece a partir das 9 horas de 24 de março, no Instituto Goethe, rua Lisboa, 974, em Pinheiros, São Paulo. Mais informações na CBL pelo e-mail: eventos@cbl.org.br ou telefone 11 3069-1300.

Lançamento da Flipoços na CBL
p1040403.jpgFoi lançada ontem (10/03), na sede da CBL, em São Paulo, a V Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas. A feira acontecerá de 24 de abril a 2 de maio, no Complexo Cultural da Urca, em Poços de Caldas, e terá o escritor Rubem Alves como patrono. A GSC, realizadora do evento, pretende transformar a feira no maior pólo literário de Minas Gerais. Desde seu surgimento, a Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, tem recebido a cada ano, um público cada vez mais numeroso. Mais de 200 expositores já participaram das edições anteriores. Trinta e nove autores de diferentes segmentos literários já confirmaram presença. Uma das novidades desta edição da feira, é sua duração de nove dias, com extensa programação. Para a organizadora da Flipoços, Gisele Ferreira da GSC, o apoio da CBL agregará força e credibilidade à feira “Um passo importante foi dado com a apresentação da Flipoços. A CBL valoriza eventos que fomentam a difusão do livro em outras cidades, além de São Paulo, Poços de Caldas é uma delas. Pretendemos transformar a feira no maior pólo literário de Minas Gerais e este apoio certamente nos trará maior respaldo”. Já Claudemiro Ferreira, também da GSC, considera o lançamento como uma boa oportunidade para ampliar o número de participantes: “A apresentação na CBL é uma garantia de propagação de informações relativas à feira”. O evento agrega valores culturais para a cidade de Poços de Caldas e gera pelo menos 30 empregos diretos e 400 indiretos. Para mais informações sobre a V Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, acesse: /www.feiradolivropocosdecaldas.com.br.

A partir de 22 de março a Ficha Catalográfica CBL terá novos valores
ficha catálografica.jpgA Ficha Catalográfica CBL terá novos valores a partir de 22 de março: o custo para associados será de R$ 35 e para não associados R$ 70. A catalogação é muito importante, pois, sem ela, as obras não podem ser comercializadas. As solicitações na CBL podem ser feitas por qualquer pessoa por meio da internet. O serviço é entregue em um prazo de até cinco dias úteis. Solicite sua Ficha Catalográfica CBL, clique aqui>>

Angelo Vanhoni é o novo presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal
vanhoni.jpgEm 3 de março o deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) foi eleito presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, com o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) como 1º vice-presidente, e o deputado Antônio Carlos Chamariz (PTB-AL) como 2º vice. De acordo com nota divulgada no site da Câmara dos Deputados, Vanhoni pretende prosseguir com o trabalho de sua antecessora, a também deputada Maria do Rosário (PT-RS).

Abertas as inscrições para o Prêmio Milton Santos 2010
milton santos.jpgComeçaram em 8 de março as inscrições para o Prêmio Milton Santos 2010. O Prêmio visa reconhecer publicamente projetos ou iniciativas que promovam o desenvolvimento social na cidade de São Paulo. A participação é aberta a munícipes, ONGs, associações, instituições, grupos informais e empresas. As categorias são: Projetos que tenham como objetivo a consolidação e ampliação de direitos territoriais e culturais, que estimulem a interação e participação do cidadão nos processos de organização de sua região; e Projetos concluídos locais ou globais que considerem o território como instância política, resultando em formas de solidariedade social por meio de seus agentes. O período de inscrições encerra-se em 7 maio. Para mais informações clique aqui>>

UBE elegerá novo presidente em 15 de março
ube.jpgA partir das 10 horas de 15 de março, a UBE (União Brasileira de Escritores) elegerá a nova presidência por meio de votação em Assembléia Geral, em sua sede, em São Paulo. A data, marca o fim do mandato do atual presidente Levi Bucalem Ferrari, eleito em março de 2008. Mais informações pelo telefone: (11) 3231-4447.

Casa da Leitura – Proler abre licitação de cursos de formação continuada
proler.jpgA Casa da Leitura - Proler receberá até 23 de março, propostas de cursos voltados para formação continuada de professores e bibliotecários da rede pública, e outros mediadores de leitura. Os cursos devem ter carga horária total de 20 horas. Propostas devem ser encaminhadas com cópia impressa e digital para a Casa da Leitura - Rua Pereira da Silva, 86 - CEP 22221-140, Laranjeiras, Rio de Janeiro/RJ – e para o e-mail: casadaleitura@bn.br. Para obter mais informações sobre como apresentar sua proposta, clique aqui>>


Nenhum comentário:

Postar um comentário