quinta-feira, 1 de abril de 2010

INSTITUTO CULTURAL BRASIL-GALIZA - ICBG

Caros Poetas,

A Sociedade dos Poetas Advogados de Santa Catarina - SPA/SC convida os poetas, seus parentes e amigos para estarem conosco no Lançamento do INSTITUTO CULTURAL BRASIL-GALIZA - ICBG. (visualizar convite clique aqui - http://www.poetasadvogados.com.br/arquivos/convite_icbg.pdf ) Local: Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis/SC Rua Mauro Ramos, 950, Centro, Florianópolis Data: 31 de março/2010 Horário: 9h45 a.m.

ICGB busca maior aproximação entre o Brasil e a Galiza

No dia 31 de março, no Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC, em Florianópolis , acontecerá a cerimônia de lançamento do Instituto Cultural Brasil- Galiza – ICGB. A criação do instituto foi promovida pela Sociedade dos Poetas Advogados de Santa Catarina e a Academia Galega da Língua Portuguesa, e o evento conta com a realização e apoio do IFSC. (visualizar convite clique aqui)

Para o lançamento do ICBG, além do cerimonial que contará com a presença de autoridades e pessoas do meio literário do Brasil e exterior, estão programadas atividades artísticas, a destacar a participação galega com “Recital Poético-Musical”, pela poetisa Concha Rousia e violinista Isabel Rei; além de brasileiros com o Grupo Musical Portal do Choro, Coral e Orquestra do IFSC.

(www.portaldochoro.mus.br, www.isabelrei.com, www.brasilgaliza.org, www.ifsc.edu.br)

O ICBG

Criado em novembro de 2009, o Instituto Cultural Brasil-Galiza – ICBG é uma organização não governamental de caráter binacional, sem fins lucrativos, com objetivo de aproximar as culturas dos dois países e promover intercâmbios culturais, econômicos e sociais.

“O Brasil precisa conhecer mais a Galiza e perceber as semelhanças entre os povos, elas começam pela linguística, já que esta é o berço da língua portuguesa, e podem ser ampliadas com as muitas possibilidades de intercâmbio. O ICBG é um dos instrumentos desta aproximação, que proporcionará o crescimento dos povos e a ampliação da aceitação da Galiza nos grupos dos países falantes do Português”, explica Silmara Pezzoni Annunciato, Presidente do ICGB no Brasil.

“Para nós galegos é uma satisfação e honra mantermos laços duradouros com os brasileiros que nos possibilitará o convívio mais próximo com nosso idioma e a oportunidade de melhor conhecermos a cultura desse povo irmão”, Concha Rousia, Presidente do ICBG na Galiza.

Para promover suas ações, o ICBG conta no Brasil com coordenações estaduais e na Galiza com uma Diretoria Executiva e grupos de trabalhos. Tanto no Brasil como na Galiza, o Instituto conta com apoios importantes, como a o Instituto Federal de Santa Catarina, a Sociedade dos Poetas Advogados, a Academia Galega da Língua Portuguesa, a Associação Galega da Língua, entre outras.

Sobre o Instituto

O Instituto Cultural Brasil-Galiza (ICBG) é uma organização não governamental, de natureza civil e direito privado, com caráter binacional e sem fins lucrativos.

O ICBG foi constituído em 23 de novembro de 2009, tem seu estatuto registrado na Comarca de Florianópolis (Santa Catarina, Brasil), assim como no Registro Geral de Associações da Comunidade Autónoma da Galiza.

Atualmente, sua diretoria é composta por:

Direção Executiva (ICBG no Brasil)

*

Silmara Pezzoni Annunciato, Presidente *

Bárbara Canziani Kristensen, Vice-Presidente *

Tereza Cristina Mitsuo Seki, Diretora-Secretária *

Mário Osni Rosa, Diretor-Tesoureiro

Direção Executiva (ICBG na Galiza)

*

Concha Rousia, Presidente *

Valentim Rodrigues Fagim, Vice-Presidente *

José Tubio Rodrigues, Diretor-Secretário *

Vicente Lopes-Veiga Brea, Diretor-Tesoureiro

Objetivos

O ICBG tem como objetivo principal o intercâmbio cultural, econômico e social entre o Brasil e a Galiza.

Entre as ações previstas para atingir os objetivos estão o fortalecimento e a aplicação da língua portuguesa, a difusão e incentivo à produção cultural de brasileiros e galegos e a promoção de parcerias, convênios de cooperação técnica e econômica entre o Instituto e entidades governamentais e privadas.

A Galiza

É estado autônomo do Reino da Espanha, situado no noroeste da Península Ibérica, formado pelas províncias da Corunha, Lugo, Ourense e Pontevedra, e tem por capital a cidade de Santiago da Compostela.

Geograficamente, limita-se ao norte com o mar Cantábrico, ao sul com Portugal, a oeste com o oceano Atlântico e a leste com o Principado das Astúrias e Castela e Leão (províncias de Zamora e de Leão).

Historicamente, apesar da recusa de alguns grupos políticos e acadêmicos, a Galiza é o ponto de origem da Língua Portuguesa desde a Idade Média. Nas primeiras décadas do século XX, intelectuais e artistas galegos defenderam a aproximação desta com o mundo lusófono e a adoção do português internacional como idioma.

Na obra “Sempre em Galiza” (editorial Galáxia, 1944), o famoso escritor Alfonso Daniel Rodriguez Castelao orientava “o nosso idioma é extenso e útil porque com pequenas variantes fala-se em Brasil, Portugal e nas hoje ex-colônias portuguesas da Ásia e da África”.

A internacionalização da Galiza passa pela defesa da unidade linguística galego-luso-brasileira, inserindo-a em universo de mais de 260 milhões de falantes da língua portuguesa em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário