quinta-feira, 1 de abril de 2010

PROJETO UMA PROSA SOBRE VERSOS 2010


PROJETO UMA PROSA SOBRE VERSOS 2010

O projeto Uma Prosa Sobre Versos chega ao terceiro ano. O que é maravilhoso. A cidade de Maracás consolida-se como importante centro cultural do território do Vale do Jiquiriçá e de todo estado da Bahia. Vários escritores baianos passaram por Maracás nos dois anos que se passaram, desde o poeta Cleberton Santos, que abriu o projeto em março de 2008, até Adriano Eysen, que fechou a programação de 2009. Também participaram do projeto nomes como Roberval Pereyr, Rita Santana, Damário Dacruz, Kátia Borges, Ruy Espinheira Filho e Eliana Mara Chiossi, entre outros.

Um dos momentos mais emocionantes de cada noite de poesia do projeto é quando o Grupo Concriz abre o evento com um recital com poemas da obra do poeta convidado. Não há quem não se emocione. Essa turma do bem e da beleza, composta por 30 jovens e crianças, sem sombra de dúvidas, faz a diferença e já é um referencial na Bahia. Sua influência começa a germinar novos grupos, como Os Verborrágicos, do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, e Fadas Indelicadas, ambos em Maracás, e também o Grupo Renascer, na cidade de Planaltino.

Até 2009, participaram apenas poetas baianos ou radicados na Bahia. Agora, o projeto abre as portas para poetas de outros estados, e é assim que via receber a amazonense Astrid Cabral e a gaúcha Helena Ortiz, ambas radicadas no Rio de Janeiro, assim como o poeta Wilmar Silva, mineiro que agita a cena poética de Belo Horizonte.

Além dos poetas das regiões Norte, Sul e Sudeste, participarão os poetas baianos Jorge de Souza Araújo, da cidade de Ilhéus, Leonam Oliveira e Maurício Bastos Almeida, de Jequié, e Myriam Fraga, de Salvador. Myriam, dama da poesia baiana e diretora executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, encerrará as atividades de 2010, em outubro, em grande estilo.

Embora seja o curador do projeto, fui convidado por Edmar Vieira, diretor de cultura do município e coordenador de Uma Prosa Sobre Versos, para fazer o evento de abertura com o lançamento do meu livro Roseiral. Para mim, que acompanho o projeto desde sua gênese, é motivo de muita satisfação. E, desde já, convido a todos para participarem das sete noites de poesia e encantamento que serão realizadas de abril a outubro no Auditório Municipal de Maracás, que se transforma num templo de poesia. E Maracás, conhecida como Cidade das Flores, passa a ser, também, a Cidade da Poesia

PROGRAMAÇÃO DO PROJETO UMA PROSA SOBRE VERSOS 2010 - MARACÁS – BAHIA


8 de abril – José Inácio Vieira de Melo (Alagoas / Bahia)


7 de maio – Leonam Oliveira e Maurício Bastos Almeida (Jequié - Bahia)


4 de junho – Jorge de Souza Araujo (Ilhéus - Bahia)


9 de julho – Wilmar Silva (Minas Gerais)


13 de agosto – Helena Ortiz (Rio Grande do Sul / Rio de Janeiro)


3 de setembro – Astrid Cabral (Amazonas / Rio de Janeiro)


8 de outubro – Myriam Fraga (Salvador - Bahia)

www.jivmcavaleirodefogo.blogspot.com

Um comentário:

  1. Magnífico vermos como a poesia está caminhando por esse brasilzão de todos os poetas.
    Fico muitíssimo feliz por esse evento e torço para que a cada dia ele ganhe mais projeção.
    Aquela região foi onde nasci e vivi uma parte de minha vida principalmente em Muitípe e Laje.

    Parabéns pela divulgação!

    ResponderExcluir