quarta-feira, 19 de maio de 2010

Colombia - uma viagem apaixonante

COLÔMBIA - UMA VIAGEM APAIXONANTE
.
sábado, 15 de maio de 2010
COLÔMBIA - UMA VIAGEM APAIXONANTE
.

A fotógrafa brasileira, e também Poeta Del Mundo, Lu Peçanha, recém chegada da Colômbia, onde junto com membros de Poetas Del Mundo, participou do II Encontro Internacional de Poesia “Tras las huellas de la Paz”, 2010, realizado nas cidades de Medellin e Bucaramanga, fala de sua estadia na Colômbia e do Encontro. Vários foram os eventos, incluindo visitas em Municípios, Escolas e Universidades, além das visitas na Casa da Cultura de cada Município. Lu Peçanha decidiu visitar a Colômbia, para acompanhar os Membros de Poetas Del Mundo e também por ter sido convidada para ser madrinha do matrimônio de Luis Arias Manzo, chileno Presidente-Fundador de Poetas Del Mundo e da colombiana Maggy Gomes Sepulveda, psicóloga e amiga pessoal, acontecido em 1 de maio em Bucaramanga, cidade onde também aconteceu o II Encontro de Internacional de Poesia de Poetas Del Mundo. Lu Peçanha fala das atividades ocorridas durante o Encontro com uma satisfação muito grande, visto que suas expectitativas sobre este evento foram além do esperado:“Vivi momentos de muita emoção, e cada lugar que conhecíamos era uma história que passava como um filme. Lugares incríveis e o carinho das pessoas ao nos receber tocou-me muito. Jamais esquecerei a frase que mais ouvi na Colômbia: “Sejam Ben Vienidos”. Impressionante como um Sejam Bem Vindos soava com tanto amor e carinho. Pareciamos escudeiros da Paz e do Amor. Falo por mim que sou extremamente emotiva e que percebo o carinho vindo das pessoas. Mas, acredito que todos os Poetas Del Mundo, que participaram deste encontro também sentiram isso. Conheci poetas de vários paises e da Colômbia também. De repente formou-se uma enorme familia, onde todos os poetas se ajudavam. Isso foi incrível.
.
Lu Peçanha com outros membros de Poetas Del Mundo em momento de descontração: Noite de Cavalgada em Medellin. A Poeta Del Mundo Suzana Lobo, argentina, Luis Arias Manzo, chileno Presidente – Fundador de Poetas Del Mundo, Eugênio Antônio Gomes Ibarra, chileno e Poeta Del Mundo.
.
Passamos por momentos marcantes quando visitamos escolas e falávamos para crianças e adolescentes. Visitamos também Universidades, a Casa da Cultura de vários Municipios e lá poemas eram lidos, declamados sempre com a presença marcante do nosso Presidente-Fundador, Luis Arias Manzo, acompanhando cada detalhe. Luis Arias Manzo, sempre com muito carinho, falava sobre a Paz, sobre o Meio Ambiente, sobre a Poesia. Atento a tudo e a todos, cumpriu seu papel como grande Presidente-Fundador, Embaixador da Paz e claro, o grande ser humano que é, levando a poesia como forma de amor ao Mundo.
.
Momento de muita alegria, a Poeta Del Mundo Angela Penagos, colombiana, após palestras e leituras de poemas, entre crianças de uma escola em Medellin.
.
A fotógrafa brasileira fala também um pouco sobre o país e suas curiosidades: “Viajar para a Colômbia foi uma de minhas maiores aventuras como fotógrafa e Poeta Del Mundo. Muitas coisas foram faladas antes de embarcar para lá, mas eu sabia que seria maravilhoso. Conheci lugares fantásticos e em todo espaço que chegava a alegria do povo colombiano se revelava. Colômbia tem uma variedade cultural: a música, danças, as artes e comidas diferentes. Tudo era muito novo e delicioso de se descobrir. Algumas regiões tocaram muito meu coração, principalmente porque sendo fotógrafa, observo sempre com muito amor o que vou fotografar e, além disso, senti a proximidade e a estima especial das pessoas. Percebi que Colômbia é um país de identidades. Paisagens lindíssimas e lugares mágicos como o Município de Urrao, tão lindo e tão bem cuidado. Lá tive a oportunidade de conhecer o alcadia, o senhor Luis Ernesto Vélez Madrid, um homem que realmente ama Urrao. Nossa estadia la foi maravilhosa, nunca vi tanto acolhimento. Outro Município que me chamou muito a atenção foi Girón. Um lugar simplesmente lindo. As casas, igrejas e todos os espaços eram pintados de branco e suas portas e janelas de cor marrom ou café. Durante um passeio por Girón, pude aproveitar para conhecer o artesanato local e toda a magia daquele lugar. E foi lá onde aconteceu o casamento de Luis Arias Manzo, Presidente Fundador de Poetas Del Mundo e Maggy Gomes Sepúlveda, psicóloga e amiga pessoal. Uma cerimônia linda, em uma Igreja maravilhosa.
.
A fotógrafa brasileira e também Poeta Del Mundo, Lu Peçanha ao lado do senhor Luis Arias Manzo, chileno, Presidente-Fundador de Poetas Del Mundo e outros membros de Poetas Del Mundo, atentos a declamação de um poema de um jovem universitária, quando da visita a uma Universidade em Bucaramanga.
.
Membros de Poetas Del Mundo que receberam de presente o tradicional “Poncho”, Hernando Ardila González, colombiano, Advogado, Poeta Del Mundo, David Altamirano Hernandez, chileno, Comunicador Social, Fotógrafo, Membro do Canal 13 de Los Villos e Poeta Del Mundo, quando da visita ao Município de Tona, em Bucaramanga.
.
Enfim, visitar Colômbia foi muito enriquecedor por vários motivos: Pela característica humana do colombiano, pela diversidade de culturas, sua diversidade de cada região, onde pessoas respeitam, valorizam e oferecem um ambiente admirável a nós que somos de outro país.
Sou muito grata a Colômbia e o seu povo maravilhoso.
.
Texto por: David Altamirano Hernandez
Fotografias: Lu Peçanha/David Altamirano Hernandez

Nenhum comentário:

Postar um comentário