quinta-feira, 6 de maio de 2010

NOTÍCIAS CULTURAIS

DIREITOS AUTORAIS

Ministro da Cultura recebe carta com pedido de revisão do texto da lei

Dezenove organizações da sociedade civil entregaram ao ministro da Cultura, Juca Ferreira, uma carta pedindo ao governo que inicie a consulta pública do projeto de lei que altera a Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/89). O texto - que chegou às mãos do ministro no dia 29 de abril durante o encerramento do Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais - considera que a legislação atual não responde aos desafios colocados pela sociedade da informação, pelas novas tecnologias, pelas novas formas de produção e distribuição de informação, cultura e conhecimento.

Segundo Juca Ferreira, não existe a idéia de adiar a consulta pública. Neste momento, o texto passa por ajustes finais dentro do governo para então começar a fase em que a sociedade poderá encaminhar suas considerações para o aperfeiçoamento do texto. Com base nisso, o Ministério da Cultura consolida um novo projeto de lei e o apresenta no Congresso Nacional.

Importância estratégica: Na opinião do ministro, a nova proposta vai harmonizar os direitos dos autores com os direitos dos investidores e com o direito da população de ter acesso à cultura e ao conhecimento. Essa será mais uma lei para compor o novo marco legal da cultura. Além de ser a base da economia do setor - disse Juca - a lei de direitos autorais deve também colocar a cultura brasileira à disposição de todos.

“A situação atual não é ocasional”, afirmou, referindo-se a algumas distorções provocadas pela lei em vigor fruto de pressões de grupos que hoje gozam de situação de privilégio, quando da tramitação da lei atual. Assim - ressaltou o ministro - o contexto é de alento para se fazer as mudanças necessárias na lei.

Veja aqui a carta entregue ao ministro


CENSO NACIONAL BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS

MinC divulga pesquisa encomendada à FGV, que revela o perfil das instituições em todo o país, e esse mapeamento inédito permitirá o aperfeiçoamento das políticas para o setor

O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais mostra que, em 2009, 79% dos municípios brasileiros possuíam ao menos uma biblioteca aberta, o que corresponde a 4.763 bibliotecas em 4.413 municípios. Em 13% dos casos, as BPMs ainda estão em fase de implantação ou reabertura e em 8% estão fechadas, extintas ou nunca existiram. Considerando aquelas que estão em funcionamento, são 2,67 bibliotecas por 100 mil habitantes no país.

O levantamento aponta que as BPMs emprestam 296 livros por mês e têm acervo entre dois mil e cinco mil volumes (35%). Quase a metade possui computador com acesso à Internet (45%), mas somente 29% oferecem este serviço para o público. Os usuários freqüentam o local quase duas vezes por semana e utilizam o equipamento preferencialmente para pesquisas escolares (65%). Quase todas as bibliotecas funcionam de dia, de segunda à sexta (99%), algumas aos sábados (12%), poucas aos domingos (1%). No período noturno, somente 24% estão abertas aos usuários. A maioria dos dirigentes das BPMs são mulheres (84%) e tem nível superior (57%).

Foram pesquisados todos os 5.565 municípios brasileiros. Em 4.905 municípios foram realizadas visitas in loco para a investigação sobre a existência e condições de funcionamento de BPMs, no período de setembro a novembro de 2009. Os 660 municípios restantes - identificados sem bibliotecas entre 2007 e 2008 pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e atendidos pelo Programa Mais Cultura com a instalação de BPMs - foram pesquisados por contato telefônico, até janeiro deste ano.

O Censo Nacional tem por objetivo subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas em todas as esferas de governo – federal, estadual e municipal – voltadas à melhoria e valorização das bibliotecas públicas brasileiras. Segundo o levantamento, em 420 municípios as BPMs foram extintas, fechadas ou nunca existiram. O MinC - por meio da Fundação Biblioteca Nacional, com recursos do Programa Mais Cultura - em parceira com as prefeituras municipais, promoverá a implantação ou reinstalação dessas bibliotecas, com a distribuição de kits com acervo de dois mil livros, mobiliário e equipamentos, no valor de R$ 50 mil/cada, totalizando R$ 21 milhões. As BPMs receberão, ainda, Telecentros Comunitários do Ministério das Comunicações.

Leia Mais


PROCULTURA

PL 6.722/2010 será discutido em audiência pública na Assembléia Legislativa de Minas Gerais

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, com o apoio do Ministério da Cultura, vão realizar no próximo dia 18 de maio, às 9h, no teatro da Assembléia, (Rua Rodrigues Caldas, nº 30 - Bairro Santo Agostinho) audiência pública para discutir o projeto de Lei nº 6.722/2010, que cria o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, o Procultura. A audiência faz parte da série de debates que vem acontecendo em várias cidades brasileiras e busca contribuir para a reformulação do principal mecanismo de fomento e incentivo à cultura do país.

Dentre as propostas de renovação está a divisão do Fundo Nacional de Cultura (FNC) em nove fundos setoriais; a diversificação dos mecanismos de financiamento; o estabelecimento de critérios objetivos e transparentes para a avaliação das iniciativas que buscam recursos; o aprofundamento da parceria entre Estado e sociedade civil para a melhor destinação dos recursos públicos; e o estímulo à cooperação federativa, com repasses a fundos estaduais e municipais.

Confira a íntegra do PL 6722/2010

Acompanhe as principais notícias sobre a proposta: http://blogs.cultura.gov.br/blogdarouanet/


IBRAM

8ª Semana Nacional de Museus: Instituições de todo Brasil promovem eventos com tema Museus para harmonia social

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), o Conselho Internacional de Museus (ICOM) elegeu, em 2010, o tema: “Museus para a harmonia social”. O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) vai celebrar a data com o mesmo tema, promovendo a 8ª Semana Nacional de Museus. No período de 17 a 23 de maio, a programação conjunta tem o objetivo de promover a integração das instituições museológicas, intensificando suas relações com a sociedade.

A temática "Museus para harmonia social", destaca o papel do museu como uma instituição conectada ao mundo contemporâneo e interessada na vida social, política e econômica da sociedade em que está inserida. Estimula ainda a discussão, a reflexão e a prática do respeito e da valorização das diversidades e diferenças.

Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas redondas, visitas guiadas, exibições de filmes e um diversificado conjunto de atividades compõem a programação. Ao todo são 1.763 eventos espalhados por todas as regiões do país e abrigados por 588 instituições.

Desde a sua primeira edição, em 2003, a Semana Nacional de Museus já divulgou a programação de 2.445 instituições museológicas, envolvendo 7.473 atividades. Temas como patrimônio imaterial, público jovem, amigos, turismo, patrimônio universal e mudança social já foram abordados em edições anteriores.

Confira a programação com as datas, endereços e atividades


PARCERIA

Parceria entre Ministério da Cultura e Prefeitura proporciona reabertura do Teatro Zaccaria Marques em Muriaé.

Principal palco das manifestações artísticas do município de Muriaé, na zona da mata mineira, o Teatro Zaccaria Marques, reabre suas portas, no próximo dia 16 de maio, totalmente reformado e equipado para atender ao público e aos artistas da região. Os investimentos para a modernização do espaço, foram viabilizados por meio de uma parceria entre a prefeitura do município e o Ministério da Cultura.

Com a reabertura, a comunidade local e de outras regiões no entorno de Muriaé ganham uma programação intensa, que incluirá cerimônias oficiais, espetáculos de teatro, música, literatura, e sessões especiais de filmes, em eventos gratuitos ou a preços populares. Já na noite de reinauguração, terá a presença do tenor do teatro municipal do Rio de Janeiro, o muriaeense Geraldo Mathias que apresentará um espetáculo baseado na literatura operística, repertorio que o tenor Zaccaria Marques, também muriaeense e que cede o nome ao teatro, interpretou em todo o Brasil e no exterior com grande sucesso de público nas décadas de 50 a 70.


PONTOS DE CULTURAS

Começa a 2ª etapa do projeto Banco da Memória

Começou no dia 3 de maio, a 2ª etapa do projeto Banco da Memória, realizado em Governador Valadares (MG) pelo Núcleo Cidade Futuro - Ponto de Cultura BEABA AUDIOVISUAL, em parceria com a ONG Favela é Isso Aí. O Banco da Memória tem como objetivo documentar e divulgar os artistas e suas histórias, os grupos culturais e os equipamentos socioculturais de diferentes comunidades.

Nesta etapa o projeto irá contemplar os bairros Santa Terezinha, São Tarcísio e Planalto, de Governador Valadares, atingindo uma população de mais de 6.500 pessoas. Para a efetivação do diagnóstico uma equipe multidisciplinar vai a campo, durante um mês, e entrevista o maior número possível de agentes e instituições ligadas à cultura. Além dos integrantes das duas ONGs, participarão do trabalho seis jovens bolsistas, que serão selecionados dentro da comunidade. O projeto conta com o apoio das associações e instituições dos bairros e da Prefeitura de Governador Valadares, através da Secretaria Municipal de Cultura. A 2ª etapa do diagnóstico é patrocinada pelo Fundo Estadual de Cultura, através do “Projeto de Manutenção das Atividades do Núcleo Cidade Futuro”.

Os resultados desse trabalho se unirão aos resultados da 1ª etapa e serão transformados em um jornal. O objetivo é que o material seja uma fonte de informação e divulgação sobre as manifestações culturais de parte de Governador Valadares. Além disso, esses resultados ficarão disponíveis nos sites e nas sedes das instituições parceiras.

O projeto Banco da Memória é realizado em Belo Horizonte, pela ONG Favela é Isso Aí, desde 2005. Governador Valadares é a primeira cidade, fora da região Central do estado, a ser contemplada com a pesquisa, que já foi realizada em 34 vilas e favelas de BH e nas cidades de Contagem, Sete Lagoas e Sabará.

Informações: (33) 3271-8228 / 9966-6450

Congonhas prepara o 10º Festival da Quitanda

A Fundação Municipal de Cultura Lazer e Turismo (Fumcult), entidade que coordena o Ponto de Cultura Casa da Juventude, em Congonhas-MG, promove nos dias 15 e 16 de maio, a décima edição do Festival da Quitanda, evento que já virou tradição na cidade e que reúne quitandeiras de toda a região. O evento acontece na Romaria, e promete afagar o paladar dos participantes com o sabor da quitanda mineira.

No dia 15, às 19h, acontecerá o lançamento do caderno “Festival da Quitanda de Congonhas” que reunirá as receitas premiadas dos nove festivais anteriores. Também no dia 15, a partir das 21 horas, terá a Noite de Caldos e Violas com shows de Dominguinhos e Kadu e Léo.

No dia 16, das 9h às 19h, acontece o Festival da Quitanda com exposição do que há de melhor da culinária de Minas. São bolos, pães, cubus, roscas, biscoitos, broas, cachaça, doces e o tradicional pastel de angu, entre outras iguarias. Durante o dia, espetáculos de catira (dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos) e shows com Violeiros de Queluz e Viva Viola. Participam do festival as cidades de Congonhas, Itabirito, Sabará, Itaverava, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Ouro Preto, Entre Rios, São Gonçalo do Rio Abaixo entre outras.


CURSOS E OFICINAS

UFMG abre inscrições para o Curso de Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural

O curso tem como principal objetivo formar e capacitar sistemática e continuamente gestores para o setor; contemplar um campo profissional emergente, fundamental para o Estado e o País, estabelecendo uma formação sistemática na área; abrir novas perspectivas temáticas, metodológicas e didáticas, que induzam inovações na ação junto aos espaços culturais e incrementem a

área de pesquisa no âmbito dos Programas de Pós-Graduação de domínios afins.

O Curso de Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural está focado em três áreas de concentração: Gestão da Informação (GI); Gestão da Preservação (GP); Gestão de Projetos

Culturais (GPC). O curso é dividido em 6 módulos, desenvolvidos em três semestres, em atividades presenciais (momentos de concentração) e semipresenciais (momentos de dispersão). As começam no dia 5 de julho e as inscrições podem ser feitas no período de 3 a 22 de maio de 2010, pelo site da Fundep/cursos: http://www4.fundep.ufmg.br/cursos/index.asp

Informações pelo telefone: (31) 3409-6262


PROGRAMAÇÃO CULTURAL


FORUM INTERMUNICIPAL DE CULTURA TRADICIONAL

Nós dias 7 e 8 de maio, sexta e sábado, acontece em São Francisco-MG o Fórum Intermunicipal de Cultura Tradicional. Durante o encontro serão debatidos temas relativos à cultura tradicional do Norte de Minas e os programas e políticas públicas de apoio à cultura. Além dos debates com a presença de representantes da Comissão Mineira de Folclore; da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); representantes da Universidade de Brasília (UNB); do Ministério da Cultura / SID e da Secretária de Estado da Cultura – MG, o encontro terá em sua programação cultural o Encontro de Ternos de Folia de Reis e outros grupos e ações artístico-culturais.

Informações pelos telefones: (38) 9969 1956 / 9107 8820


EXPOSIÇÃO

A Galeria do SESI de Mariana apresenta a Exposição de Arte Aldravista “EMARANHAMINAS”

Está aberta, desde a última quarta-feira, dia 05, e vai até o dia 31/05, a exposição de arte Aldravista "Emaranhaminas" da artista visual Deia Leal na galeria do Sesi de Mariana. A mostra reúne obras que levarão o espectador a uma reflexão artística sobre a natureza de que se compõe o planeta em seu tempo natural de modificação quebrado pela interferência devastadora do homem (nas minas, nas grutas, nas montanhas e no universo. A coleção nasceu da captação de imagens surgidas das sombras, do distanciamento, da imprecisão.

Informações: deiadonadon@yahoo.com.br, http://www.jornalaldrava.com.br/pag_deia_leal_plan.htm

Exposição EMARANHAMINAS

Visitação: de 05 a 31 de maio de 2010 de terça a domingo de 9h às 19h

Galeria SESI-Mariana

Rua Frei Durão, 22 - Centro - Mariana/MG


LEITURA

XIII Encontro Regional do Proler Vale do Rio Grande e II Fórum Regional Sobre Políticas Públicas para o Livro e a Leitura

Estão abertas, até o dia 20 de maio, as inscrições para o XIII encontro Regional do Proler Vale do Rio Grande e II Fórum Sobre Políticas Públicas para o Livro e a Leitura. O evento acontece nos dias, 26,27 e 28 de maio na cidade de Uberaba-MG.

Informações na Secretária Municipal de Educação e Cultura de Uberaba, pelos telefones: (34) 3318-0706 / 3318-0762 e 9141-8857, site: www.uberaba.mg.gov.br/websemec e pelo e-mail: prolervaleriogrande@uberabadigital.com.br


DANÇA

Corpo Cidadão e Fundação de Educação Artística

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais – Sinduscon-MG, por meio do seu Núcleo Feminino, realiza, no próximo dia 18 de maio, às 20h, no teatro Sesiminas, o espetáculo TransformAÇÃO, com apresentações do Corpo Cidadão e da Fundação de Educação Artística. O evento faz parte do projeto Sinduscon-MG pela Cultura, cujo objetivo é mostrar ao empresariado mineiro, principalmente o da construção civil, os benefícios do investimento cultural e sociocultural via leis de incentivo, sensibilizando-o para essa prática. Através desse espetáculo, a entidade pretende promover uma grande corrente no âmbito da construção civil em prol da cultura do país. Os Ingressos na bilheteria do teatro

Informações pelo telefone: (31) 3253-2666

Local: Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60 - Santa Efigênia - Belo Horizonte/Minas Gerais)


MÚSICA

Show com Tom Zé na Serraria Souza Pinto

Integrando a programação do Festival Internacional do Teatro de Objetos, o músico baiano, Tom Zé se apresenta às 21h30 deste sábado, dia 8 de maio, na Serraria Souza Pinto. No show, Tom Zé vai estar acompanhado por alguns dos integrantes de seu grupo que trabalham com ele há décadas, numa vivência que tem como resultado integração de trabalho excepcional.

Informações pelo telefone (31) 3274-8907

Conexão Vivo chega a Juiz de Fora: Uma Semana de Conhecimento e boa música brasileira

Desde segunda-feira, 3 de maio, o Conexão Vivo 2010 está realizando uma maratona de oficinas e shows em Juiz de Fora. Essa é a quarta vez que o programa cultural – uma iniciativa da Vivo voltada ao desenvolvimento do setor musical – é realizada na cidade da Zona da Mata mineira.

Juiz de Fora é a terceira cidade a receber o programa neste ano, que já passou por Belo Horizonte e Ouro Preto. Desde segunda-feira estão realizados eventos gratuitos, sendo 14 shows e 10 oficinas ministradas pelos próprios artistas patrocinados pela Vivo.

As oficinas promovem atividades de capacitação artística e incluem congado, inclusão social e responsabilidade ambiental, práticas de violão, percussão, interface entre literatura e música na cena contemporânea brasileira, produção experimental de áudio com software livre, viola caipira, criação musical, canto e técnica de iluminação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo portal www.conexaovivo.com.br , ou pessoalmente, no local da oficina, até 30 minutos antes do início das atividades.

Divulgada programação de concertos do órgão da Sé de Mariana para o mês de maio

Os Concertos Regulares do Órgão Arp Schnitger acontecem às sextas-feiras, às 11h30, e aos domingos, às 12h15, na Catedral da Sé em Mariana/MG. Ingressos a partir de R$ 15,00.

Para agendar grupos e ter mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3558-2785 ou pelo e-mail orgaodase@uai.com.br. Confira abaixo a agenda de concertos para o mês de maio:

Dia 07/05 - sexta-feira - 11h30

Josinéia Godinho

Dia 09/05 - domingo - 12h15

Elisa Freixo

Dia 14/05 - sexta-feira - 11h30

Josinéia Godinho

Dia 16/05 - domingo - 12h15

Elisa Freixo

Dia 21/05 - sexta-feira - 11h30

Josinéia Godinho

Dia 23/05 - domingo - 12h15

Josinéia Godinho

Dia 28/05 - sexta-feira - 11h30

Josinéia Godinho

Dia 30/05 - domingo - 12h15

Josinéia Godinho


MUSEUS

Museu do Oratório, em Ouro Preto, prepara programação especial para a 8ª Semana de Museus: Atividades para toda a comunidade ouro-pretana e turistas

Entre os dias 17 a 23 de maio, os museus de Ouro Preto participam da 8ª Semana Nacional de Museus. O Museu do Oratório preparou uma programação cultural diversificada e para todas as idades. Dentro do tema proposto serão oferecidos à comunidade ouro-pretana e turistas, atividades como oficinas, visitas monitoradas, concertos musicais, dentre outros. Confira a programação completa:

05 de maio – Oficina das Cruzes de Santa Cruz

Oficina a ser realizada na E.M. Alfredo Baêta para a confecção das tradicionais cruzes do Dia de Santa Cruz, com intervenção no Largo do Cruzeiro da Rua Alvarenga.

Horário: 18h30 às 21h

Local: Bairro Cabeças

Participação dos alunos da EJA e professores (também aberto à comunidade).

Atividade gratuita.

13 de maio - Oficina de Palmas Barrocas

Artesã: Geralda da Piedade de Paula (Distrito de Santo Antônio do Leite)

Horário: 14h às 17h.

Local: Museu do Oratório

Inscrições gratuitas. Informações pelo Tel: (31) 3551 5369

15 de maio - PROGRAMAÇÃO CONJUNTA DOS MUSEUS DE OURO PRETO

Cortejo “Museus na Rua”

Local Saída: Museu do Oratório (Igreja de Nossa Senhora do Carmo)

Horário: 16h

Encerramento: Largo da Alegria – Rua São José

Instalação artística em frente ao Oratório de Rua – antigo Oratório de Nossa Senhora da Guia

Atividade aberta ao público.

18 de maio – Dia Internacional dos Museus

Visitas monitoradas (grupos de até 30 pessoas) e acesso gratuito para todos os visitantes.

Horário: 9h30 às 17h30.

Local: Museu do Oratório

Entrada franca.

20 de maio - Coroação de Nossa Senhora pelas Mães do Padre Faria

Horário: 15h

Local: Museu do Oratório

Entrada franca.

22 de maio – Concerto da Série de Concertos no Museu do Oratório

Duo SPES – Violino e Fagote - Lançamento do CD IMAGENS

Músicos - Zoltan Paulinyi (violino) e Iracema Simon (fagote)

Horário: 18h30

Ingressos: R$ 10,00

Local: Museu do Oratório

Informações pelo Tel: (31) 3551 5369

Museu do Oratório – www.museudooratorio.org.br

info@museudooratorio.org.br

Adro da Igreja do Carmo, 28 – Centro - Ouro Preto/MG


TEATRO

Till, a saga de um herói torto” volta em cartaz no Sesiminas

O espetáculo do Grupo Galpão retorna aos palcos de Belo Horizonte, depois de abrir o Festival de Teatro de Curitiba e participar do Encontro de Teatro de Rua de Angra dos Reis. A montagem foi considerada uma das dez melhores estréias de 2009.

De 6 a 9 de maio - Quinta-feira – 21h, Sexta-feira – 15h e 21h, Sábado – 18h30 e 21h, Domingo – 19h

Local: Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60 Santa Efigênia - BH), Telefone.: 31-3241-7181

Ingressos a preços promocionais na bilheteria do Sesiminas

QUI-SEX – R$20,00 (inteira), R$10,00 (meia)

SÁB-DOM – R$30 (inteira), R$15 (meia)

Informações pelos telefones: 31 3463-9186 e 31 9224-4861 (Paula Senna) ou pelo e-mail: comunicacao@grupogalpao.com.br

Última semana para ver Sgroft, Herética ou Ninguém no Teatro Marília

Encerra domingo, 9 de maio, a terceira temporada da peça que trata da superficialidade das relações humanas, do distanciamento entre as pessoas e do vazio resultante disso.

Local: Teatro Marília (Avenida Professor Alfredo Balena, 586 - Funcionários)

Classificação etária: 16 anos

Ingressos: R$ 15,00 inteira / R$ 7,50 meia

Informações: (31) 3224-5973 ¨ http://www.carabinafilmes.com.br/saladeimprensa.html

Fragmentos do espetáculo em: http://www.youtube.com/watch?v=yPahTxpe--0

O Projeto de Popularização do Teatro Palco Vivo abre a temporada 2010

As peças "Sua Excelência, O Candidato" e "Perola" abrem a temporada 2010 do Projeto de Popularização do Teatro Palco Vivo, parceria do Sesi-Mariana e da prefeitura da cidade. Os espetáculos: "Sua Excelência, o Candidato" e “Pérola" estréiam nos dias 7 e 8 de maio de 2010, respectivamente, às 20h30, no Teatro SESI-Mariana, ambos sob a direção de Luciene Goldfeder e com ingressos a preço popular que podem ser adquiridos antecipadamente no SESI-Mariana.

07/05 - 20h30: Sua Excelência, o Candidato

08/05 - 20h30: Pérola

Entrada: R$ 5,00 (preço único)

Brasileiro, Profissão Esperança

Últimos dias para ver as apresentações do espetáculo "Brasileiro, Profissão Esperança", que fica em cartaz somente até o dia 30 de maio, no Teatro da Cidade, na Rua da Bahia, nº 1.341. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro. Informações pelo telefone: (31) 3273-1050

Brasileiro, Profissão Esperança

Horário: Sextas e Sábados às 20h30 e Domingos às 19h

sextas e domingos: R$ 30 (inteira) R$ 15 ( meia)

Sábados: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia)

Meia entrada para estudantes, maiores de 60 anos e conveniados Unimed-BH

Ingresso com desconto no Posto do Sinparc (Mercado das Flores):

Sextas e domingos R$ 12,00 / Sábados R$ 15,00

Classificação: 12 anos – Duração: 1h10


CINEMA

Mostra de filmes de Federico Fellini marca retomada das atividades do Cine Clube Uberaba

O Cine Clube Uberaba, um projeto realizado pela Cúpula Audiovisual de Uberaba em parceria com a Fundação Cultural, retoma as suas sessões no dia 9 de maio (domingo). A iniciativa consiste na exibição de filmes clássicos, longas-metragens, que marcaram muitas gerações. As exibições são feitas em um espaço reservado no Cine Teatro Vera Cruz, com programação preestabelecida antecipadamente a cada mês.

A proposta do Cine Clube Uberaba é levar a cultura do cinema a cidade, para que a população passe a apreciar mais os filmes de qualidade e, até, de entrada gratuita que marcaram a vida de muitas pessoas e vários diretores de cinema consagrados pela mídia.

O projeto acontece aos domingos, às 20h, no Cine Teatro Vera Cruz, onde um representante da Cúpula Audiovisual de Uberaba e da Fundação Cultural farão a apresentação do filme selecionado em concomitância com a distribuição de material informativo, acerca da ficha técnica e sinopse do mesmo.

Confira a programação, com filmes do diretor italiano, para o mês de maio:

09/05 - A Doce Vida

16/05 - Amarcord

23/05 - A Estrada da Vida

30/05 - Noites de Cabíria

Cinema e Espaço urbano

Durante o mês, a Mostravídeo fala sobre cinema e espaço urbano com trabalhos de diversas partes do mundo, como Inglaterra, África do Sul, Israel e China. Destaque para as obras Alice nas Cidades (1974), do alemão Wim Wenders; e Rain (1929), dos holandeses Joris Ivens e Mannus Franken. A curadoria ficou por conta do cineasta e videodocumentarista Andre Costa. Não perca!

Apresentada em Belo Horizonte e Curitiba, em 2010 a mostra traz trabalhos feitos por cineastas, artistas plásticos e documentaristas que exploram diferentes formatos e narrativas para o cinema.

Para saber mais, acesse o blog da mostra.

Belo Horizonte (MG)

quartas 12, 19 e 26 às 19h30

Palácio das Artes - Cine Humberto Mauro Avenida Afonso Pena, 1537 fone 31 3237 7399


EDITAIS E PREMIAÇÕES


NOVOS EDITAIS

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 23ª Edição 2010 - Inscrições até 18 de junho

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan lançou a 23ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, criado em 1987, e que irá premiar as sete melhores ações de proteção, de preservação e de divulgação do patrimônio cultural brasileiro com um troféu, um certificado e R$ 20 mil. As inscrições estão abertas até o próximo dia 18 de junho e podem ser feitas nas superintendências do Instituto nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Mais Informações

Edital Mais Cultura de Apoio a Bibliotecas Públicas 2010 - Inscrições até 15 de junho

Constitui objeto deste edital o repasse de recursos financeiros para projetos selecionados nas seguintes categorias: Apoio a bibliotecas públicas municipais; Implantação de bibliotecas de bairro, distritais e/ou rurais; Apoio a bibliotecas acessíveis.

Mais Informações


EDITAIS EM ANDAMENTO

Prêmio Cultura Viva - 3ª edição 2010 - Inscrições até 31 de maio

Criado em 2005, o Prêmio Cultura Viva tem por objetivo mobilizar, reconhecer e dar visibilidade a práticas culturais existentes em cada canto do país. Em sua terceira edição,o Prêmio busca valorizar iniciativas desenvolvidas por gestores públicos, grupos informais,organizações da sociedade civil e Pontos de Cultura que realizam atividades no âmbito da articulação entre cultura e comunicação.

Mais Informações

Prêmio Culturas Ciganas 2010 -Inscrições até 12 de julho

O Prêmio Culturas Ciganas 2010 está em sua segunda edição e premiará 30 iniciativas que envolvam trabalhos, individuais ou coletivos, que fortaleçam as expressões culturais ciganas. A nova edição do Prêmio Culturas Ciganas distribuirá R$ 300.000,00 em prêmios, sendo R$ 10 mil para cada iniciativa premiada.

Mais Informações

Prêmio Cultura Hip Hop 2010 - Edição Preto Ghóez - Inscrições até 12 de julho

A primeira edição do concurso contemplará 134 iniciativas do movimento Hip Hop, com o valor de R$ 13 mil cada, divididas em cinco categorias (Reconhecimento, Escola de Rua, Correria, Conhecimento - Quinto Elemento, e Conexões). O Prêmio terá recursos de R$ 1,7 milhão e as inscrições, para o concurso, ficarão abertas até o dia 12 de julho de 2010.

Mais Informações

Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 – Edição Inezita Barroso - Inscrições até 31 de maio

O Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 - Edição Inezita Barroso, premiará iniciativas culturais que beneficiem, diretamente, pessoas idosas. O Edital investirá R$ 800.000,00 na premiação de 40 iniciativas que serão contempladas com o valor de R$ 20.000,00 cada uma. O Prêmio será voltado para iniciativas culturais nas áreas de nas categorias de Teatro, Dança, Música, Literatura, Artes Visuais e outras formas de expressão artística, e também, para o desenvolvimento de produtos, ações e espaços culturais destinados às Pessoas Idosas.

Mais Informações

Programa de Extensão Universitária Proext 2010 – MEC/SESu - Inscrições até 16 de maio

O PROEXT 2010 – MEC/SESu é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior.

Mais Informações

Bolsa Funarte de Circulação Literária - Inscrições até 27 de maio

O processo seletivo está aberto a pessoas que desejem desenvolver atividades de fomento à área literária, como oficinas, cursos, palestras e programas de contação de histórias. As ações devem acontecer nos municípios atendidos pelo programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal. Serão concedidas 50 bolsas, cada uma no valor de R$ 40 mil. As inscrições seguem até 27 de maio de 2010 para proponentes de todas as regiões brasileiras.

Mais informações

Bolsa Funarte de Criação Literária - Inscrições até 27 de maio

Pessoas que desejam se dedicar ao desenvolvimento de textos inéditos nos gêneros lírico (poesias) ou narrativo (romances, contos, crônicas e novelas) podem participar desse programa e concorrer a bolsas de R$ 30 mil. Ao todo, 60 bolsas serão distribuídas por todo o país. As inscrições vão até 27 de maio de 2010.

Mais informações

Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet - Inscrições até 27 de maio

O foco desse programa são os trabalhos de pesquisa inéditos relacionados às diversas linguagens artísticas, baseados em computadores e suas possíveis extensões, e a produção cultural para a internet, incluindo criação, design, manutenção e hospedagem de páginas de natureza cultural na rede mundial de computadores. Ao todo, serão concedidas 60 bolsas no valor de R$ 30 mil, sendo 10 para reflexão crítica e 50 para produção cultural. As inscrições vão até 27 de maio de 2010.

Mais informações

Prêmio Funarte de Concertos Didáticos - Inscrições até 28 de maio

Os interessados em realizar concertos didáticos em escolas da rede pública, por duos, trios, quartetos ou quintetos vocais ou instrumentais, podem inscrever seus projetos até o dia 28 de maio de 2010. O processo seletivo é aberto somente a pessoas jurídicas. Os proponentes deverão realizar, no mínimo, oito apresentações para duos e trios e seis para quartetos e quintetos, em diferentes escolas. Serão contempladas, no mínimo, 16 propostas com até R$ 20.000,00 cada uma.

Mais informações

Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica - Inscrições até 27 de maio

Por meio desta iniciativa, serão viabilizados em todo o país recitais de música de concerto, com duos, trios, quartetos ou quintetos, formados por músicos brasileiros. Cada proponente poderá participar do processo seletivo com até três propostas, mas apenas uma será contemplada. As premiações chegam a R$ 75 mil. Serão selecionados, no mínimo, 12 projetos. Inscrições abertas até 27 de maio de 2010.

Mais informações

Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010 - Inscrições até 27 de maio

Quarenta projetos da área de dança serão contemplados este ano com prêmios de até R$ 100 mil. As inscrições estão abertas para pessoas físicas ou jurídicas de todo o país, que podem apresentar propostas de trabalho referentes a circulação nacional de espetáculos e a outras atividades de dança. As inscrições vão até 27 de maio de 2010.

Mais informações

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010 – Ocupação dos Espaços Funarte - Inscrições até 27 de maio

Artistas, coletivos ou empresas de natureza cultural de todo o país poderão realizar exposições gratuitas nos Espaços Funarte de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Quinze projetos serão contemplados com prêmios entre R$ 40 mil e R$ 80 mil. O objetivo é difundir, fomentar e promover a reflexão, a produção artística e o intercâmbio entre todos que compõem o campo das artes visuais. Com isso, a Fundação Nacional de Artes pretende estimular a multiplicidade e a diversidade de tendências e linguagens nas suas variadas modalidades de manifestação. As inscrições vão até o dia 27 de maio de 2010.

Mais informações

Bolsa Funarte de Produção Crítica em Culturas Populares e Tradicionais - Inscrições até 27 de maio

Pesquisadores que desejem desenvolver trabalhos de reflexão crítica e teórica sobre a cultura brasileira podem se inscrever nesse programa e concorrer a bolsas de R$ 30 mil. Serão contemplados, ao todo, 30 proponentes. As inscrições seguem até 27 de maio de 2010 e estão abertas a projetos de todas as regiões do país.

Mais informações

Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística em Artes visuais - Inscrições até 27 de maio

Artistas ou coletivos interessados em produzir obras inéditas e de qualidade podem se candidatar a esta bolsa, que fomenta a pesquisa e a criação em âmbito nacional. Neste ano, dez projetos serão contemplados com R$ 30 mil cada. Ao fornecer condições materiais para a produção de novas obras, a Funarte amplia a qualificação e a difusão em artes visuais. As inscrições vão até o dia 27 de maio de 2010.

Mais informações

Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música - Inscrições até 26 de maio

Trabalhos de pesquisa inéditos (monografias, dissertações, teses ou investigações jornalísticas) que abordem aspectos relativos à música brasileira nos campos erudito ou popular podem concorrer a premiações de R$ 15 mil. Dez autores serão contemplados. As inscrições estão abertas até 26 de maio de 2010.

Mais informações

Prêmio Circuito Funarte de Música Popular 2010 - Inscrições até 26 de maio

Interessados em produzir e realizar turnês de espetáculos de música popular no território nacional podem enviar à Funarte suas propostas de trabalho e concorrer a prêmios de R$ 65 mil. O processo seletivo está aberto a pessoas jurídicas de todos os estados. Ao todo, serão contemplados 12 projetos. As inscrições vão até 26 de maio de 2010.

Mais informações

Editais de Ocupação das Salas da Funarte 2010 - Inscrições até 26 de maio

Pessoas jurídicas interessadas em produzir espetáculos musicais e desenvolver outras atividades de fomento à música brasileira podem participar dos processos seletivos para ocupação das salas Sidney Miller (RJ), Guiomar Novaes (SP) e Cássia Eller (DF). Cada um dos três proponentes escolhidos receberá prêmio de R$ 400 mil. Os projetos de ocupação deverão ser realizados no período de julho a novembro de 2010.

Mais informações

Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura – 2010 - Inscrições até 24 de maio

Este edital tem como objeto selecionar bolsistas para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura da FCRB, cuja finalidade é formar, treinar e capacitar recursos humanos em programas, projetos e atividades de pesquisa, desenvolvimento institucional, tecnológico e de referência em preservação e tratamento técnico de acervos museológico, arquivístico, bibliográfico e arquitetônico da FCRB, assim como nas áreas de pesquisa em história, direito, filologia, estudos ruianos e políticas culturais, de modo a fortalecer o cumprimento da missão institucional da Fundação, que é “promover a preservação e a pesquisa da memória e da produção literária e humanística e congregar iniciativas de reflexão e debate acerca da cultura brasileira, contribuindo para o conhecimento da sua diversidade e para o fortalecimento da cidadania.

Edital

Ocupação do Teatro Funarte Plínio Marcos - Inscrições prorrogadas até 26 de maio

Companhias, grupos e empresas da área cultural poderão ocupar o teatro Plínio Marcos (DF), entre julho e dezembro, com espetáculos, seminários, palestras, cursos e outras atividades de fomento às artes cênicas. Para tanto, devem propor à Funarte uma programação para o espaço. Três proponentes serão selecionados. Cada um deles receberá aporte financeiro de R$ 80 mil. As inscrições, abertas para todo o Brasil, devem ser realizadas até 23 de maio de 2010.

Mais informações

Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2010 - Inscrições até 24 de maio

Serão contemplados, com prêmios de até R$ 50 mil, 63 projetos artísticos que busquem, nas apresentações de rua, um novo significado para o conceito de espaço público. O processo seletivo está aberto a propostas de montagem ou circulação de espetáculos, performances cênicas e intervenções urbanas. Os proponentes podem desenvolver ainda projetos que viabilizem o registro de suas atividades ou a preservação de sua memória. Podem participar do concurso associações, cooperativas, companhias, empresas, grupos, coletivos, trupes ou artistas independentes. Inscrições abertas até 24 de maio de 2010.

Mais informações

Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas 2010 - Inscrições até 24 de maio

A iniciativa oferece aos profissionais de teatro, dança e circo a oportunidade de participar de programas de intercâmbio ou residência artística, no Brasil ou no exterior, por períodos de seis a oito meses. Para se dedicar ao projeto e ao processo de aprendizado, cada um dos 43 contemplados receberá bolsa no valor de R$ 45 mil. As inscrições devem ser realizadas até 24 de maio de 2010.

Mais informações

Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2010 - Inscrições até 24 de maio

Este ano, 103 projetos de artes circenses serão contemplados por meio desta iniciativa. Companhias, trupes e grupos circenses de todo o Brasil podem concorrer a prêmios de até R$ 40 mil para adquirir equipamentos, viabilizar montagens, investir em circulação de espetáculos, organizar programas de formação, realizar pesquisas ou homenagear artistas. As inscrições seguem até 24 de maio de 2010.

Mais informações

Bolsa Funarte para Formação em Artes Circenses 2010 - Inscrições até 24 de maio

Jovens de todo o território brasileiro, com idade entre 18 e 25 anos, terão a oportunidade de passar 10 meses na cidade do Rio de Janeiro para participar das aulas do curso básico de artes circenses da Escola Nacional de Circo. Ao todo, 15 proponentes serão selecionados. Cada um deles receberá bolsa-auxílio no valor de R$ 20 mil. Não serão aceitas inscrições de candidatos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas até 24 de maio de 2010.

Mais informações

Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010 - Inscrições até 24 de maio

Artistas independentes, produtores, associações, cooperativas, companhias, grupos e empresas teatrais de todo o país podem inscrever seus projetos no programa e ganhar prêmios de até R$ 150 mil. Este ano, pela primeira vez, o processo seletivo está dividido em duas categorias: montagem e circulação de espetáculos. Serão contempladas e viabilizadas, ao todo, 70 propostas de trabalho. As inscrições seguem até 24 de maio de 2010.

Mais informações

Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas 2010- Inscrições até 24 de maio

Por meio desta iniciativa, a Funarte viabilizará a realização de festivais que promovam mostras de espetáculos e outras atividades de formação artística e reflexão crítica nas áreas de teatro, circo e dança. Podem participar do processo seletivo associações, cooperativas, companhias, trupes, coletivos, grupos ou empresas de todo o país. Serão contemplados 36 projetos, com prêmios de até R$ 100 mil. Os festivais inscritos devem estar, pelo menos, na segunda edição. As inscrições estão abertas até 24 de maio de 2010.

Mais informações

Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais - Inscrições até 24 de maio

O Programa Rede fomenta a reflexão e o debate sobre as artes visuais, investindo na capacitação de profissionais e na circulação do conhecimento. Em sua sétima edição, serão contemplados 40 projetos que promovam oficinas artísticas, palestras, atividades pedagógicas, atividades integradas, exposições, oficinas de qualificação e seminários. Dez pessoas jurídicas receberão R$ 30 mil e, para as 30 pessoas físicas selecionadas, o prêmio será de R$ 20 mil. As inscrições vão até o dia 24 de maio de 2010.

Mais informações

Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais - Inscrições até 24 de maio

Desenvolver a reflexão crítica e teórica acerca da atual arte brasileira é o objetivo deste edital. Ao lançar este programa, a Funarte cria condições para a formação profissional e para a produção do conhecimento artístico. Neste ano, serão contemplados 10 projetos inéditos, que resultem em ações, obras e processos a serem apresentados ou expostos ao público. Todos os projetos devem ser propostos por pessoas físicas (artistas ou coletivos) e cada selecionado vai receber R$ 30 mil. As inscrições vão até o dia 24 de maio de 2010.

Mais informações

XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia - Inscrições até 24 de maio

Por meio do Prêmio Marc Ferrez, a Funarte difunde e fomenta a reflexão e a produção artística no campo da fotografia. Em 2010, a premiação contemplará 36 pessoas físicas que queiram desenvolver projetos inéditos. Cada uma delas receberá até R$ 40 mil. As propostas devem estar relacionadas a uma das três categorias a seguir: projetos de pesquisa, experimentação e criação em linguagem fotográfica; documentação fotográfica ou registro das transformações do cotidiano na sociedade; produção de conhecimento por meio de apoio ao pensamento crítico e teórico. As inscrições vão até o dia 24 de maio de 2010.

Mais informações

Apoio a Festivais de Fotografia, Performances e Salões Regionais, na categoria Artes Visuais - Inscrições até 24 de maio

Pessoas jurídicas que queiram produzir festivais de fotografia e de performances ou que desejem promover salões regionais podem participar desse processo seletivo. Quinze projetos serão contemplados. Cinco deles com R$ 260 mil e o restante com R$ 95 mil. Com este edital, a Funarte garante a periodicidade e a qualidade de tais eventos, além de estimular a produção artística regional. As inscrições vão até o dia 24 de maio de 2010.

Mais informações

Prêmio Funarte de Composição Clássica - Inscrições até 30 de setembro

Compositores brasileiros ou radicados no país há pelo menos três anos podem participar da seleção de 70 obras inéditas - vocais ou instrumentais - para a XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a ser realizada no segundo semestre de 2011. As premiações, cujos valores variam de R$ 8 mil a R$ 30 mil, contemplam obras para orquestra sinfônica, orquestra de câmara, orquestra de cordas, conjuntos camerísticos de até dez músicos, solista e música eletroacústica. As inscrições vão até 30 de setembro de 2010.

Mais informações

Prêmio Adicional de Renda 2010 - Inscrições até 10 de maio

Publicado no dia 8 de abril, no DOU, o Edital do Prêmio Adicional de Renda 2010 - PAR 2010 contempla empresas brasileiras produtoras, distribuidoras e exibidoras com um valor total de R$ 9.300.000,00.

O prazo de inscrições para concorrer ao apoio vai até o dia 10 de maio. As empresas interessadas devem estar com o seu registro de empresa atualizado na ANCINE.

O Prêmio Adicional de Renda é um mecanismo de fomento à indústria que se baseia no desempenho de mercado de empresas brasileiras nos três diferentes elos da cadeia citados acima. Os recursos do Prêmio deverão ser utilizados, necessariamente, no fomento das atividades cinematográficas brasileiras. Foram feitas algumas modificações em relação ao Edital de 2009, como a simplificação do processo de inscrição, diminuindo a burocracia nos procedimentos junto à administração pública.

Mais informações: www.ancine.gov.br

Edital de Coprodução Brasil-Portugal 2010 - Inscrições até 24 de maio

Foi publicado no dia 08 de abril no DOU o edital do Concurso para apoio financeiro a projetos de longa-metragem, nos gêneros ficção, documentário e animação, em regime de coprodução luso-brasileira, com participação minoritária do Brasil. A publicação do Edital Brasil-Portugal 2010 dá continuidade ao Protocolo Luso-Brasileiro de Apoio Financeiro a Coproduções Cinematográficas Luso-Brasileiras, adotado em 1997 pelos Governos brasileiro e português, que beneficia anualmente dois projetos de coprodução com participação minoritária brasileira e dois projetos de coprodução com participação minoritária portuguesa.

O Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) também já abriu as inscrições para a seleção de projetos majoritariamente brasileiros, no âmbito do mesmo Protocolo (informações no site: http://www.ica-ip.pt/).

Mais informações: www.ancine.gov.br

Programa ANCINE de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro 2010 - Inscrições até 21 de maio

Foi publicado DOU de 6 de abril o Edital de lançamento do Programa ANCINE de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro 2010. O Programa concederá apoio financeiro de R$ 100 mil para cada uma das sete produtoras brasileiras selecionadas com base no desempenho de suas obras cinematográficas em festivais nacionais e internacionais. Os recursos devem ser destinados obrigatoriamente à execução de projetos de desenvolvimento de obras cinematográficas, nos gêneros ficção, animação, documentário ou ensaio experimental. As inscrições vão até o dia 21 de maio.

Confira o Edital e seus Anexos

Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet - Teatro Infantil - Inscrições até 14 de maio

Promover a ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet em São Paulo, com atividades de teatro infantil, no período de 19 de junho a 08 de agosto de 2010.

Mais informações

Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet 2010 - Inscrições até 14 de maio

Este edital tem como objetivo promover a ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet em São Paulo com atividades de artes cênicas, no período de 18 de junho a 08 de agosto de 2010.

Mais informações

Ocupação da Sala Carlos Miranda (SP) - Teatro Infantil 2010 - Inscrições até 14 de maio

Este edital tem como objetivo promover a ocupação da Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte São Paulo, com atividades de teatro infantil, no período de 12 de junho a 01 de agosto de 2010.

Mais informações

Ocupação das Salas Renée Gumiel e Carlos Miranda - Funarte (SP) 2010 - Inscrições até 14 de maio

Este edital tem como objetivo promover a ocupação das Salas Renée Gumiel e Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte São Paulo com atividades de artes cênicas, no período de 12 de junho a 01 de agosto de 2010.

Mais informações

Ocupação do Teatro Glauce Rocha 2010 - Inscrições até 14 de maio

O edital tem como objetivo promover a seleção de 2 (dois) projetos de ocupação com atividades de teatro no Teatro Glauce Rocha, por um período de 3 meses, cada projeto.

Mais informações

Ocupação do Teatro Cacilda Becker 2010 - Inscrições até 14 de maio

O edital tem como objetivo promover a seleção dos projetos de ocupação com atividades de dança no Teatro Cacilda Becker entre os meses de junho e dezembro de 2010.

Mais informações

Ocupação de Espaços Cênicos da Funarte/MinC

A Fundação Nacional de Artes, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, divulgou o lançamento de sete editais para a ocupação de três espaços culturais em São Paulo - Teatro de Arena Eugênio Kusnet, Sala Carlos Miranda e Sala Renée Gumiel - e de dois teatros no Rio de Janeiro, Cacilda Becker e Glauce Rocha.

As inscrições estão abertas até 14 de maio e podem participar dos processos seletivos companhias, grupos ou empresas de natureza cultural. A iniciativa é direcionada a atividades de artes cênicas, como espetáculos de dança e de teatro, seminários, cursos e outras relacionadas, nas modalidades adulto e/ou infantil.

Os proponentes selecionados receberão apoio financeiro da Funarte/MinC para o desenvolvimento dos projetos. A programação de ocupação dos espaços culturais está prevista para temporadas neste ano, a partir do mês de junho.

Saiba mais.

Prêmio Casa de Rui Barbosa 2010

A Fundação Casa de Rui Barbosa divulgou o lançamento da edição 2010 do Concurso de Monografias promovido, anualmente, pela instituição vinculada ao Ministério da Cultura. A premiação contemplará com R$ 9 mil e R$ 6 mil os dois trabalhos primeiros colocados.

O objetivo da iniciativa é incentivar e difundir a pesquisa nos acervos da Casa de Rui Barbosa, destacando monografias inéditas, de temática livre, desenvolvidas individualmente ou em grupo, realizadas a partir dos materiais bibliográficos e arquivísticos disponíveis na Fundação.

O prazo para inscrições encerra-se em 30 de julho e os trabalhos devem ser remetidos pelos Correios, sob registro, à Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, nº 134, Botafogo, Rio de Janeiro-RJ, CEP 22260-000).

O resultado deverá ser anunciado no mês de outubro e a cerimônia de entrega dos prêmios e das menções honrosas está prevista para novembro, no Rio de Janeiro.

Saiba mais.

Outras informações: www.casaruibarbosa.gov.br, pesquisa@rb.gov.br e (21) 3289-4645.

Conexão Artes Visuais 2010

O Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC) edital para a segunda edição do Conexão Artes Visuais 2010. O programa viabilizará, com patrocínio da Petrobras, a realização de festivais, salões de arte, mostras, palestras, seminários, debates, oficinas, mapeamentos, publicações e exposições, entre outras ações de fomento às artes.

Serão contemplados 30 proponentes. Cada um deles receberá R$ 55 mil para colocar seu projeto em prática. As inscrições ficarão abertas até o dia 8 de maio para pessoas físicas ou jurídicas de todo o país. O investimento total do programa é de R$ 1,65 milhão.

O proponente terá plena liberdade de escolha da temática e da linguagem de seu projeto, assim como a localidade em que ele será desenvolvido. Serão contemplados projetos que trabalhem com as mais variadas formas artísticas, como pintura, escultura, fotografia, desenho, objeto, performance, body art, instalação, intervenção urbana, poéticas visuais, cinema de artista, arte digital, grafite, site specific e animação. Também poderão concorrer propostas que envolvam a circulação e o intercâmbio de obras e de profissionais da área. As atividades e os produtos gerados por meio do Conexão Artes Visuais serão oferecidos ao público gratuitamente.

A análise dos projetos inscritos caberá a uma comissão composta por cinco integrantes de notório saber sobre a produção nacional na área das artes visuais; um de cada região do país. Durante o processo seletivo serão avaliadas: a excelência dos projetos, a qualificação dos profissionais envolvidos, a exequibilidade dos prazos propostos, a estratégia de planejamento das ações e a divulgação para o público-alvo.

Saiba mais.

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural - Edital Nº 1/2010 - Para viagens em julho, inscrições até 31 de maio

A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC) disponibilizou o edital do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2010 para auxilio financeiro a viagens que ocorrerão nos próximos oito meses.

Com recursos oriundos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), a ação tem como objetivo promover a difusão e o intercâmbio da cultura brasileira nos diversos segmentos culturais.

O aporte total de R$ 2,4 milhões permitirá custear despesas com transporte de artistas, técnicos e estudiosos convidados a participar de eventos prioritariamente culturais, promovidos por instituições brasileiras ou estrangeiras, de reconhecido mérito. O apoio poderá ser pleiteado para possibilitar apresentação de trabalho próprio, participação em cursos de capacitação e residência artística.

Mais informações

Prêmio Roquette-Pinto - I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos - 2010

A Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB) abre inscrições a partir do dia 01 de abril para o Prêmio Roquette-Pinto - I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos. A iniciativa é realizada pela primeira vez no país e conta com a parceria do Ministério da Cultura, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura e com patrocínio da PETROBRAS. O concurso tem como objetivo apoiar a produção independente de obras radiofônicas e estimular a diversidade regional na produção de programas de rádio. A Comissão de Seleção será composta por 8 (oito) membros e constituída por especialistas na atividade radiofônica, designados pela ARPUB e pelo Ministério da Cultura.

Confira aqui o regulamento

Prêmio Vivaleitura 2010 - Lançada a quinta edição da premiação voltada para destacar ações de fomento à leitura

Os Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Fundação Santillana lançaram a quinta edição do Prêmio Vivaleitura, na manhã do dia 22 de março, no Auditório do MinC, em Brasília.

A premiação - no valor de R$ 30 mil para os vencedores de cada categoria - irá contemplar ações que estimulem, fomentem e reconheçam experiências relacionadas à leitura. As inscrições estão abertas até 2 de julho e os trabalhos podem ser inscritos em três categorias: Bibliotecas (públicas, privadas ou comunitárias); Escolas (públicas ou privadas) e Sociedade Civil (empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais).

Os finalistas do Prêmio Vivaleitura 2010 - cinco para cada categoria - serão anunciados em outubro e a premiação está prevista para novembro. Informações sobre o prêmio podem ser obtidas, gratuitamente, pelo telefone 0800 7700987. Saiba mais e confira o regulamento no site www.premiovivaleitura.org.br.


Um comentário:

  1. DIVULGANDO POETAS DEL MUNDO
    -
    Centro Cultural PADRE EUSTÁQ UIO-BH-MG-BRASIL-2010:

    -
    "MÃES MERECEM PARABÉNS"
    -
    APRESENTAÇÃO POÉTICA:
    POETA SILVIA ARAUJO MOTTA
    Presidenta do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa
    Cônsul Poeta del Mundo /(115 países)
    Embaixadora Universal da Paz/Brasil/France/Suisse
    Vice-Presidenta da Academia Mineira de Trovas
    Doutora em Filosofia Univérsica
    Diretora das Relações Institucionais da Academia de Letras do Brasil-Cad. 2-/Minas Gerais.

    HOMENAGEM ÀS MÃES
    Data: 08/maio/2010
    Horário: 09:00 h às 11:00
    Local:
    Centro Cultural Padre Eustáquio - Feira Coberta –
    Rua Pará de Minas 821/Pe. Eustáquio-BH/MG/Brasil
    -----------------------------*------------------------------

    AMOR DE MÃE
    -
    Soneto Nº 2362
    Clássico, sáfico, heróico;
    Sílabas fortes na 4ª, 6ª, 8ª; 10ª sílabas;
    Rimado:ABAB, ABAB,CDE,CDE
    Por Sílvia Araújo Motta
    -
    Amor de Mãe é sol brilhante e aquece:
    uma família inteira, noite e dia;
    nas horas tristes põe a fé na prece:
    de intercessão da Virgem Mãe Maria.
    -
    Amor de Mãe é chama, sempre cresce;
    gera uma vida, encanta, alenta e guia;
    transforma o sangue e quando o filho nasce,
    dá o puro leite e prova a tal magia.
    -
    Amor de Mãe faz ver o céu de anil,
    no leito, explode a estrela e traz canção;
    bálsamo, acalma a dor que está no peito.
    -
    Amor de Mãe sublima graças mil,
    deixa saudade e na alma, paz, perdão;
    Flor que perfuma a vida: amor-perfeito.
    -
    Nota:
    Serão distribuídas no LOCAL, duzentas ( 200) cópias do Poema AMOR DE MÃE.

    Esclarecimentos:
    silumotta@hotmail.com
    (31) 9928 2798
    ---***---

    ResponderExcluir