sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Corpo na História da Arte

O Corpo na História da Arte

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Professor Jorge Anthonio e Silva
Duração
5 encontros semanais
Dias
segundas-feiras, das 18:30 as 20:30 horas
Datas
31/05, 07/06, 14/06, 21/06, 28/06
Local
Fundação Ema Klabin - Jardim Europa
Valor
R$ 150,00 na inscrição + uma parcela de R$ 160,00

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A história da arte é uma história visual do pensamento. Sabendo-se que os olhos são terminais cerebrais e o elemento conector da mente com os fenômenos passíveis de percepção humana, tem-se que a apropriação da realidade pela sensibilidade do artista é, também, um ato de pensamento. Esta conexão, entre razão e expressão sensível, presentifica-se nas imagens do corpo humano ao longo das épocas, cristalizando-se História da Arte, como registro supremo da pulsão humana pelo belo e pelo sublime. Este projeto propõe a reflexão sobre o corpo nas artes visuais, a partir de suas representações em alguns momentos da arte e a sua conexão com o pensamento e com a estética de sua época.

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METODOLOGIA

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Análise das obras dadas como referência para cada encontro, mais outras suas contemporâneas, com ênfase na leitura da esteticidade do corpo humano.

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OBJETIVO

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Propor a reflexão sobre as representações do corpo, a partir de obras fundantes da história da arte, em especial no ocidente, com ênfase no pensamento estético. Conduzir os participantes ao entendimento filosófico nas manifestações artísticas.

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1 º ENCONTRO: Corpo e Perenidade

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Obra: A Vênus de Willendorf

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Temas: As origens da forma na arte, Representação e Mito, O Homem em coesão com a natureza. Gênese da arte na civilização ocidental.

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2 ºENCONTRO: Morte e Perpetuidade

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Obra: Tutankhamon

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Temas: Hieratismo, culto à morte e a esperança do retorno. Princípios Plásticos de frontalidade e de lateralidade. Arte, religião e poder.

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3 ºENCONTRO: O Corpo como Libertação

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Obra: O Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli (1445/1510)

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Temas: A emergência do Humanismo após a repressão medieval. Igreja, contenção e o renascimento de valores estéticos e morais da Grécia e de Roma antiga. O espaço da representação e a recuperação da sensualidade.

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4º ENCONTRO: A Fragmentação

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Obra: Les Demoiselles d`Avignon, de Pablo Ruiz Picasso (1881/1973)

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Temas: O Cubismo e a fragmentação da imagem no Ocidente. A dissolução corpórea do motivo e o prenúncio da abstração. Princípios estéticos de uma nova representação.

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5º ENCONTRO: A Dor como Motivo

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Obra: A Coluna Partida, de Frida Kahlo (1907/1954)

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Temas: “Pinto a mim mesma porque sou meu melhor motivo”, afirmava Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón. Como corpo dilacerado em uma colisão Frida Kahlo vive o declínio físico, até a morte dramática. Sua pintura é o registro do corpo como possibilidade de sublimação da dor.

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Sobre o professor Jorge Anthonio e Silva é Mestre em Artes e Doutor em Estética, Curador e pesquisador em artes visuais. Autor de: O Fragmento e a Síntese (2003) Perspectiva, Arte e Loucura: Arthur Bispo do Rosário (2003) Editora Pantemporâneo, Wega Nery (2009), Editora Pantemporâneo, Ivonaldo: Naïve Painters Brazil (2003). Curador da mostra multidisciplinar Ordenação e Vertigem (2003) CCBB-SP. Membro da APCA Associação Paulista de Críticos

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