quarta-feira, 30 de junho de 2010

Rosa Leme

PÁTRIA

Rosa Leme
.
Perguntei ao Deus do céu:
Porque há tantas dores?
Ele me respondeu tristemente:
é a falta de amor.
.
Perguntei ao sol então:
porque há tantas mudanças (climáticas.)
ele me respondeu:
Sou um fogo devorador
mas não quero ser um destruidor.
.
Então eu disse a floresta:
És tão bela, mas tão calada!
Ela respondeu com lágrimas:
É que estou abandonada!
.
Perguntei as aves:
Porque não cantais mais?
as aves responderam:
Não temos como nos alegrar
para a pátria saudar!
.
Então perguntei a lua:
Porque noites escuras?
a lua respondeu:
É para esconder do lamentar!
Do povo que se pôs a chorar!
.
Perguntei as secas fontes:
Porque não correis mais?
As fontes responderam:
É pelas as devastações dos montes!
E a terra parou de fecundar!
.
O céu cinza e o sol sem brilho
o luar escondido sem encanto:
Florestas e fontes secas:
Enche de tristeza quem contempla:
Onde estás minha Pátria “Ó Brasil”?
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário