A origem desta manifestação foi um incidente ocorrido no bairro de Campo Grande, onde mesmo com todas as autorizações uma companhia de teatro de rua foi impedida de se apresentar. Este foi um incidente grave, e uma grande lambança, pois foi o governo federal quem financiou esta serie de apresentações, e a Secretaria Municipal de Cultura autorizou o dia, a hora, e a praça escolhida, com apoio da subprefeitura local. Mesmo com a trupe indo à delegacia, e mostrar todas as autorizações não teve jeito vale a lei da prefeitura que impede até circo de se apresentarem nas ruas do Rio de Janeiro. Depois de ver isso passei a temer um novo mendingocídio para fazer a população de rua desaparecer, quando a Copa chegar. Tudo por uma cidade limpa e bonita para turista ver.
A Comissão de Direitos Humanos da OAB RJ ficou de intervir para que esta apresentação aconteça só que esta comissão abandonou a população do Rio de Janeiro em favor dos fidalgos. No dia 17/09/10 vai fazer um ano de omissão desta comissão em um processo contra um grande advogado. Vou fazer uma grande festa, para mostrar a verdadeira face destas pessoas, já que o relator é candidato pelo PC do B, e se apresenta contra as elites.
Aliás, por falar em OAB RJ, a entidade faz grande campanha para que famílias de desaparecidos políticos recebam o que lhes é de direito, acho justo, só que a entidade deveria fazer também campanha para evitar os erros de conta nas indenizações trabalhistas, que vem ocorrendo aqui no Rio de Janeiro. Apesar de todos os esforços que a atual administração do TRT RJ vem fazendo para corrigir erros, uma ajuda da OAB RJ em favor do trabalhador vai acabar com o império do mal que os próprios advogados criaram no TRT RJ.
No Brasil aguardando a posse da direção internacional da Associação Poetas del Mundo o Sr. Luiz Arias foi pessoalmente a manifestação levar sua solidariedade, em favor da liberdade cultural. A bandeira dos poetas del mundo da valorização, e elevação do ser humano através da cultura, foi incorporado pelos grupos teatrais presentes. Queremos paz, queremos liberdade, sem bagunça, com cultura. Lutar para o fim das injustiças é uma obrigação de todo Poeta del Mundo.
Na manifestação além de artistas e poetas estavam presentes os seguintes grupos: Grupo Off-Sina, Tá na Rua, Teatro em Cordel, Irmãos Brothers, Palhaça Margarita, Teatro de Anônimo, Alice Viveiros de Castro, Crescer e Viver, Circo Tropical, Circo Trapézio, Bossa Jazz, Grupo Arteatro,
Grupo Redemoinho, Se Essa Rua Fosse Minha, Cia de Teatro Contemporâneo, As Comediantes, Grupo Cutucurim, UERAQUERJ – União das Entidades Das Quadrilhas Juninas do Rio de Janeiro, Nós Nos Nós, Cia.
Teatral Gruta da Lua, Flor no Peito Grupo de Teatro, Cia Títeres da Magéia, Circo Baixada, Bonecos em Ação, Palhaço Orelha e Cia dos Melodramáticos.
Olá, Deslanieve!
ResponderExcluirPubliquei este movimento no meu blog:
NOTÍCIAS DA LUSOFONIA", aqui em Portugal.
Avante com a luta! Forças aos Poetas del Mundo!
Ceicinha Câmara