domingo, 26 de setembro de 2010

Sonia Nogueira

* Deficiência

.
Hoje é Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência.
.
Antigamente os deficientes físicos, vivam num estado de compaixão e isolamento, ao ser rejeitado pela sociedade como uma pessoa inútil, onde a família gastava sem esperar retorno num futuro, ou era uma pessoa sem futuro.
Em algumas sociedades da antiguidade as pessoas deficientes eram jogadas de cima de montes, por serem pessoas incapazes de sobreviver na sociedade.
A literatura bíblica excluía estas pessoas, não participavam dos rituais religiosos por serem pessoas amaldiçoadas pelos deuses. O cego, os mancos passavam as ser pedintes, os leprosos totalmente excluídos e rejeitados pela sociedade.
Na Idade Média serviam como bobos da corte, servindo de graça aos reis e imperadores.
A partir do século XVI um novo olhar dentro da alquimia, depois a medicina descobriu que se tratava de um problema orgânico, somente no século XX os deficientes passaram a ser respeitados como cidadãos com todos direitos de igualdade.
Hoje os países fazem um trabalho social de relevante importância, recebem os deficientes nas escolas academias, esportes, lazer e em muitas profissões os deficientes atuam dentro das possibilidades que lhes é peculiar.
Conheço advogados, escritores, poetas e poetisas, secretárias, artistas plásticos criando telas lindas com os pés e boca, pianistas cantores, professor de Dosvox, isto é, um professor deficiente visual, ensinado outros, com igual deficiência aprendendo o sistema, que é usar computadores com voz.
Aqui, próximo a minha residência, há a Sociedade de Assistência aos Cegos, ministrando ensinamento do primeiro grau menor a alunos deficientes e os ditos normais. Tem uma Academia de Letras, dos deficientes, aos quais escrevem em prosa e verso.
Fui jurada duas vezes para a classificação dos trabalhos literários. Assisti a quadrilha com deficientes e não deficientes e foi um sucesso, eles estão presentes em todos os eventos que o Instituto atua, com louvor.
Faço parte do corpo de voluntários na gravação de livros falados.
Hoje, no dia dos deficientes meu voto de louvor as instituições que conseguem enquadrar estes jovens na sociedade, apesar das dificuldades da luta e de emprego.
.
SoniaNogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário