quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DIVULGANDO 23.11.11

Uníssono
.Abraçado a ti fiquei,
coração com coração
unidos.
Em  uníssono bateram
pela noite afora.
Pelo dia, tinha a impressão
que junto a mim estavas,
sentia-te por inteiro.
Fabulosa é  a mente humana,
quando quer, consegue trazer
para a realidade, aquilo que
viveu horas atrás, em um
momento de felicidade.

(Roldão Aires)

Monica Puccinelli

Cada lagrima que guardo
Viajante 


Abstrato
Sinto medo abstrato
Sem cor, nem credo
Por dor, sem amor
Destrato da vida.
Tenho medo de olhar para o céu
E ver no espaço as trevas galáticas
Luzes que zombam no infinito do nosso tamanho
Arranhando o véu da nossa existência.
...Medo do meu tamanho,
Desdenho deste desenho do mundo neste retrato
Ingrato e terrivel opróbrio horror.
Tenho medo da minha coragem
Covarde escondida no ego de um lutador,
Inútil o medo cega de dor.
Cesar Moura




OUTONALDelasnieve Daspet

Sou folha envelhecida pelo tempo
Que o vento carrega de um lado a outro
No vendaval que me assola!

Sou verbo. Sou carne.
Sou vinho, tinto, seco,
Com sabor e têmpera
Que os anos melhoram!


Deixei que o vento varresse
Também as palavras
E que o brilho de meu olhar
Nasça nas frias madrugadas!

Sou um tímido raio de sol
Que se espalha na amplidão
Buscando aquecer e aquecer-me,
Neste sonhar que me cobrem
As pontas dos dedos e que
Não cabem em mim.

Vou-m'embora!
Entrego-me a densa bruma
Que a lua pálida clareia e
Em cujos braços abertos
Afogo o meu penar!

E nos abraços de meus braços,
No beijo de meus lábios,
No sal do suor que me escorre
Toda a saudade que guardo
Em meus sonhos!

Campo Grande, 01/12/2011
-

Aspirante
                               
                                Do amor nada exijo,
                                Apenas me indago:
                                Quero-o com ternura,
                                Ou posso, sem remorso,
                                Deixá-lo ir mais adiante,
                                Enquanto sou aspirante?
                                        Daladier Carlos
                                     16 novembro, 2011


 SOBRE PASSARINHOS E ECOLOGIAClóvis Campêlo

A paz é uma utopia inventada pelo homem. Mesmo na Natureza, entre os animais, ela não existe. Mata-se para sobreviver e isso é justo e natural. É a lei da vida, a cadeia alimentar mantendo o equilíbrio ambiental e ecológico. O bicho-homem é que mata em nome do lucro e das falsas ideologias. E isso é trágico.
Outro dia, viajando para a cidade de Canhotinho com o meu amigo Bartolomeu Lima, demos uma paradinha estratégica na Bica da Mijada da Velha, em São Benedito do Sul, para um refrigério necessário. O dono do local era passarinheiro e logo surgiu uma inevitável conversa sobre a criação de passarinhos. Contou-nos ele que já tivera problemas com o Ibama por conta das gaiolas mantidas no seu estabelecimento às margens da rodovia. No entanto, indagou por que as usinas de produção do açúcar também não eram multadas, já que os defensivos e agrotóxicos usados na monocultura da cana causavam uma mortandade e um extermínio de aves muito grandes, trazendo um prejuízo maior do que o hábito do matuto de criá-las em cativeiro, bem alimentadas e livres dos predadores naturais. Segundo ele, mesmo ali, naquela cidade situada na zona da mata sul do Estado e ainda cercada por áreas de preservação da Mata Atlântica já era notória a diminuição dos passarinhos e da fauna em geral. Para mim, a indagação é corretíssima e merece uma reflexão.
Outro dia, domingo de manhã cedinho, na feira do Cordeiro, onde são vendidos pássaros importados de outras regiões do planeta (Austrália, Nova Zelândia, Japão, China, etc.), presenciei a fuga de um gaiolão de várias espécies de aves chinesas. Assim como aconteceu com os pardais trazidos da Europa nos anos 60, logo elas estarão devidamente adaptadas e se reproduzindo no novo habitat. Esse é um outro problema a ser seriamente considerado, pois isso implica em rápidas modificações na nossa fauna. A Natureza leva anos ou séculos para proceder a essas mudanças, dependendo das necessidades de adaptação ou sobrevivência das espécies, e o bicho-homem, movido por interesses pecuniários e anti-naturais interfere de maneira brusca e negativa nesse processo.
Consideremos ainda a contradição que existe na nossa legislação de tentar preservar as nossas espécies animais e ser conivente com a caça e o extermínio das espécies animais de outros países. Isso também é justo e ecologicamente correto?
Enfim, todas essas considerações me vieram à cabeça após a morte trágica de Brasão nas garras de um gavião que cumpria apenas o papel que lhe fora estabelecido pela Mãe Natureza, nas suas leis sábias e independentes das considerações conceituais do bicho-homem.
A cultura, a civilização, a modernidade, nada mais são do que ilusões por nós criadas para justificar as nossas atitudes antinaturais e mortíferas.
-
Natais e anos realmente novos
                                          Carlos Lúcio Gontijo

          Não é fácil introduzir, nos poucos jornais que ainda mantêm página destinada à publicação de opiniões, qualquer assunto relativo à promoção da cultura defensora de valores, que é tratada como se não fosse assunto inerente à política, uma atividade tomada apenas como sinônimo de exposição radical de crítica ferrenha a favor ou contra o governo.
         A grande realidade é que, se nossos representantes congressuais são ruins, relapsos, descompromissados e corruptos com os que se dizem bons e honestos, se nos apresentando incapazes de quebrar o corporativismo e expurgar a parte podre com que se misturam promiscuamente, a responsabilidade e ônus recaem exatamente sobre a inexistência de apoio mais efetivo à educação e à cultura, que são as ferramentas capazes de ampliar o nível educacional, o grau de conhecimento e, ao mesmo tempo, através da arte, da poesia e da literatura, sensibilizar o cidadão no tocante à ética e à necessidade de praticar a gentileza e o amor ao próximo na convivência social.   
      Escrevemos artigos há mais de trinta anos, fomos editorialistas de jornal durante muito tempo e editamos livros desde 1977, levando sempre em conta que o mal, o bem, a violência e o descompromisso social são fenômenos que não se dão por geração espontânea. Ou seja, eles são o fruto de sementes cultivadas pela própria sociedade, que anda descuidando até da educação de suas crianças, hoje presas em seus apartamentos e estimuladas a crescerem antes da hora, queimando etapas e alcançando a sexualidade antes do momento marcado pelo relógio biológico.
     Vivemos a era da competitividade desmedida e da pressa, na qual a vida é levada como se fosse uma espécie de fast-food, que deve ser comido numa só bocada, sem a paciência de saborear nem degustar. Até mesmo a literatura experimenta o afogadilho do imediatismo, com os seus agentes e autores pretendendo sucesso retumbante mesmo antes de construir obra consistente, que muitas vezes se reveste de restrito e pequeno reconhecimento.
     A sofreguidão e o açodamento com que buscamos nossa realização como pessoa e seres humanos estão nos extirpando a capacidade de ver a vida como uma bênção divina e assim, mesmo com a ciência nos propiciando o esperado alongamento da longevidade, a sensação que temos é de que jamais nos daremos por satisfeitos, jamais nos veremos como pessoas realizadas, uma vez que, além de não estabelecermos metas e nem nos contentarmos com coisa alguma, ainda nos especializamos em caminhar de olho no quintal do vizinho, onde a grama sempre nos parece mais verde.
     Somente por intermédio da democratização do acesso ao ensino de qualidade e a ampla oferta de boa cultura para todos é que poderemos assistir à construção de uma sociedade em que o sucesso individual seja entendido como materialização da possibilidade de conhecermos o nosso propósito na vida, crescermos para atingir o nosso potencial máximo e lançarmos sementes que beneficiem outras pessoas. Aí sim, caro leitor e cara leitora, Cristo renascerá para sempre no Natal e todos os anos serão definitivamente novos.
       Carlos Lúcio Gontijo
      Poeta, escritor e jornalista
  A DOR
Théo Drummond

                           .

                            A dor, quando é doída qual se fosse

profunda  punhalada em nosso peito
dada por quem nos parecia doce
e incapaz de fazer o que foi feito;
 .
e que com este gesto só nos trouxe
a surpresa por nunca ser suspeito
o braço em cuja mão tudo afirmou-se:
desamor, covardia, horror, despeito.
 .
Esta dor, que surpreende, por tão forte,
por tão doída que é, e que indefesa
nossa carne aceitou num fundo corte,
..
Não deixará de doer. Por toda a vida,
será lembrada como uma torpeza
de quem nunca pudesse ter partida.

Em menos de sete dias...

17/08/2011

Um dia molhada  em soluços,
cismando e olhando o céu,
ouvi  a brisa da lua,
às tontas fazendo versos...

“se não posso ser feliz
como eu quisera um dia
farei o melhor possível
pra sair dessa agonia!”

Em menos de sete dias
plantei mudas , semeei...
estava pronto o jardim!


Certo dia  olhei pra fora,
a tristeza fora embora
e a Poesia crescia!
OlgaMatos

"A inveja matou Caim
na porta do botequim...
Dito popular

A minha função espiritual faz de mim uma intermediária entre o humano e o sagrado e para exercê-la da melhor maneira possível tenho como instrumento o Jogo de Búzios. Pessoas de diferentes idades, raças e até mesmo credos, buscam a ajuda desse oráculo. Surpreende-me o fato de que uma grande parte dos que me procuram sente-se vítimas de inveja.
Engraçado é que nunca, nem um só dia sequer, alguém chegou pedindo-me ajuda para se libertar da inveja que sentia dos outros. Será que só existem invejados? Onde estarão os invejosos? E o pior é quando consulto o oráculo e ele me diz que os problemas apresentados não são decorrentes de inveja, a pessoa fica enfurecida.
Percebo logo que existe ali uma profunda insegurança, que gera uma necessidade de autovalorização. Se isso ocorresse apenas algumas vezes, menos mal, o problema é que esse comportamento é uma constante. Isso me leva a pensar que cada pessoa precisa olhar dentro de si, tentar perceber em que grau a inveja existe dentro dela, para assim buscar controlar e emanar este sentimento, de modo que ela não venha a atuar de maneira prejudicial ao outro, mas principalmente a si, pois qualquer energia que emitimos, reflete primeiro em nós mesmos.
Uma fábula sobre a inveja serve para nossa reflexão: Uma cobra deu para perseguir um vagalume, cuja única atividade era brilhar. Muito trabalho deu o animalzinho brilhante à insistente cobra, que não desistia de seu intento. Já exausto de tanto fugir e sem possuir mais forças o vagalume parou e disse à cobra: – Posso fazer três perguntas? Relutante a cobra respondeu: – Não costumo conversar com quem vou destruir, mas vou abrir um precedente. O vagalume então perguntou: -Pertenço à sua cadeia alimentar?- Não, respondeu a cobra. – Fiz algum mal a você-?- Não, continuou respondendo a cobra.- Então por que me persegue?- perplexo, perguntou o brilhante inseto. A cobra respondeu: – Porque não suporto ver você brilhar, seu brilho me incomoda.
Ingênuas as pessoas que pensam que o brilho do outro tem o poder de ofuscar o seu. Cada um possui seu brilho próprio, que deve estar de acordo com sua função. Existem até pessoas cujas funções requerem simplicidade, onde o brilho natural só é percebido através do reflexo do olhar do outro.
Lembro-me de uma garotinha de apenas 10 anos de idade que a mãe me procurou para ajudá-la, pois ela ficava furiosa quando não tirava nota dez na escola. Comportamento que fazia com que seus coleguinhas se afastassem dela. Algumas tardes eu passei conversando com a garota. Um dia e
 Um dia ela chegou me dizendo que não aparesentava mais o referido problema, que até tirou nota dois e não se incomodou.
Fiquei muito feliz, cheguei mesmo a ficar vaidosa, pois acreditei que aquela nova atitude era resultado de nossas conversas. Foi quando ela me disse:- Sabe por que não me incomodei de tirar nota dois, Mãe Stella? Ansiosa, perguntei:- Por que? Ao que ela me respondeu: – Porque o resto da turma tirou nota um. Rimos juntas da minha pretensa sabedoria de conselheira e do natural instinto de vaidade que ela possuía e que muito trabalho teria para domá-lo. O desejo que a garota possuía de brilhar mais do que os outros, com certeza atrairia para ela muitos problemas. Afinal, ela não queria ser sábia, ela queria ser vista.
O caso contado anteriormente fez lembrar-me de outro que eu presenciei, onde uma senhora repleta de ouro insistia em me dizer que as pessoas estavam olhando para ela com inveja. Cansada daquele queixume, disse-lhe que quem não quer ser visto, não se mostra.
A inveja é popularmente conhecida com olho gordo. Se não queremos ser atingidos pelo olho gordo do outro, devemos cuidar para que que nossos olhos emagreçam, não deixando que eles cresçam com o desejo de possuir o alheio. Já que fazemos dieta para nossos corpos serem saudáveis, devemos também fazer dieta para nossos olhos, pois eles refletem a beleza da alma. A tendência agora é, portanto, olhos magrinhos, mas não anoréxicos, pois alguns desejos eles precisam ter, de preferência desejos saudáveis.
Maria Stella de Azevedo Santos é Iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá
Fonte:Jornal A Tarde


Queridos poetas interesados en asistir al Segundo Congreso Universal de Poesía Hispanoamericana "CUPHI II", les recuerdo que iniciamos la difusíon  e invitacion del Congreso Mundial que se realizará en Concepción Chile hace mas de medio año, ahora a tan solo 9 meses de distancia, solcito el respaldo de todos ustedes para lograr nuestro sueño, reunirnos nuevamente, conocer de nuestra poesía, estrechar la mano de amigos conocidos en el CUPHI I, tambien de aquellos que conocimos en los Congresos de la WAAC, contando en sus inicios con el respaldo de una gran mujer que en paz descanse, Rosemarie Wilkinson.
 
SOLICITO APOYO DE USTEDES, quienes se que por su liderazgo y poder de difusión entre los grupos que dirigen o las asociaciones a que pertenecen, nos garantiza el éxito difundiendo el CUPHI II.
 
Quiero pedirle a Jairo nuestro presidente Ejecutivo agende una tarde para saborear todos el video del CUPHI I  que realizamos en BAJA CALIFORNIA NORTE, MÉXICO en Agosto del 2010 y fue organizado con compromiso, jovIalidad, fraternidad y unidad por socios de SIPEA TIJUANA.
 
Invito a POETAS, PINTORES, ESCiRTORES, BAILARINES, ESCULTORES Y ARTISTAS EN GENERAL a que asistan y comprueben que el CUPHI QUEDA PERMANENTE EN EL RECUERDO DE QUIEN ASISTE, ¡VAMOS ANIMENSE!, apuntense para estar presentes, LA TARDE DEL VIIDEO, habrá palomitas como cuando vamos al cine Y MAS SORPRESAS que si las menciono ya no serán sorpresas.
EL CUPHI II, les aseguró será de gran relevancia Unversal, ademas de una conviviencia de Paz y fraternidad y sobre todo igualdad para todos los partIcipantes.
 
Los interesados tienen los correos mas abajo, del Presidente, Jairo  Gerak, de nuestro maestro y asesor, Manuel Leyva y de su servidora, esta invitación la tengo en papel membretado con la Mesa directiva del CUPHI II, se les enviará como archivo adjunto, QUIEN LA NECESITE INFORMENLO Y SE LES MANDARÁ DE INMEDIATO. 
 
Con el deseo de su asistenca.
Elizabeth Leyva Rivera.
Congreso Universal
de Poesía Hispanoamericana
CUPHI II

Concepción Chile a 18 de Nov. del 2011


A QUIEN CORRESPONDA:
(Nombre de la Institución Dependencia Gubernamental 
o persona, que apoyará al poeta participante)

En mi carácter de Presidente del Segundo Congreso Universal de Poesía Hispana y como Delegado de la Unión Brasileña de Trovadores, UBT, me permito solicitar muy respetuosamente, brindar el apoyo necesario al  poeta:


(NOMBRE DEL POETA, ESCRITOR O ARTISTA PARTICIPANTE)

Para que represente el arte y la cultura de (NOMBRE DE LA CIUDAD Y PAIS DEL PARTICIPANTE)  como Invitado Especial en el “CUPHI II” que se llevará a cabo del 13 al 19 de Agosto del 2012 en Concepción Chile.
Mi petición está sustentada en la importancia y calidad literaria del escritor y poeta (NOMBRE DEL POETA, ESCRITOR O ARTISTA), conquistando un lugar prominente a nivel universal.

Con la seguridad de que las presentes letras merecerán la consideración y apoyo correspondientes, me es grato patentizar la seguridad de mi respetuosa y distinguida consideración.



A T E N T A M E N T E.



Gerak Millalonco Velazquez               Manuel S. Leyva Martínez
          Presidente del CUPHI                  Asesor Vitalicio Internacional


Elizabeth Leyva Rivera
Directora Vitalicia Internacional


Concepción, VIII Región del Biobío, Chile, 
Dirección oficial del CUPHI,  (Paseo Ensenada No. 1501, Sección Jardín
Tijuana Baja California México

Dr. Litt. Manuel S. Leyva Martínez

Lic. Prof. Elizabeth Leyva Rivera

Presidente ejecutivo Gerak Jairo Millalonco Velasquez



A ABRAMES - Academia Brasileira de Médicos Escritores, na pessoa de sua presidente  Juçara Valverde, convida para a "Semana Literária de Arte, Prosa e Verso da ABRAMES 2011", nos dias 23, 24 e 25 de novembro.
Local: Auditório Julio Sanderson, em Botafogo, CREMERJ,
Praia de Botafogo 228, Botafogo, RJ/ RJ
Entrada Franca

Espero vocês por lá.
Noite Contemporanea Cione Fest II
http://www.noitecontemporanea.com.br/
Abertura: dia 24/11 as 20:00
Tempo Glauber - Rua Sorocaba - 190 Botafogo
Exibições: de 28/11 a 02/12 as 20:00
Apareçam!

joao rocha


 VIDA II

Estamos em plena viagem pela vida,
A mente vem a nos fazer um alerta,
Ou atento e esperto a gente fica,
Ou passa nesse mundo, boca aberta.

O tempo não existe, ilusão pura,
Cérebro aprende, sabe, manda, faz,
O coração se sente: dói, depura,
O corpo quando risca ilusões, jaz.

A vida é longa pra quem luta e arde,
Curta demais, se a chama se aposenta,
Leve se faz pra quem de cara enfrenta,

Pesa além para quem vive de alarde,
Os passageiros podem ir aos noventa,
O pensamento flui pra eternidade.

Ieda Cunha Cavalheiro/2010 - iedacc@gmail.com

Holandeses terão que equipar carros com "travas de álcool"
Comentários 6
AMSTERDÃ (Reuters) - Motoristas holandeses que forem flagrados dirigindo enquanto estão com teor de álcool no sangue muito superior ao limite legalmente permitido serão obrigados a equipar seus carros com "travas de álcool" que travam o motor automaticamente se o motorista estiver acima do limite de álcool permitido.
Pessoas que já foram condenadas por dirigir embriagadas e forem encontradas ao volante com nível acima de 1,3 mg/dl - ou seja, mais de seis vezes o limite legal, que é de 0,2 mg/dl - terão que instalar travas de álcool em seus carros, disse o Ministério dos Transportes na terça-feira.
As novas regras entrarão em vigor em 1o de dezembro, em tempo para os festejos do Natal e Ano Novo.
A trava de álcool funciona da seguinte maneira: o motorista precisa respirar dentro do aparelho para destravar o motor. Depois, tem que repetir o processo em intervalos regulares durante o percurso.
Se o aparelho, que é uma espécie de mini-"bafômetro" preso ao painel do carro, indicar um nível de álcool no sangue superior ao limite legal, o motor ficará desligado.
Cerca de 200 pessoas morrem todos os anos no país devido à direção de veículos sob o efeito de álcool, informou a mídia holandesa.
A Holanda, país de onde vem a marca de cerveja Heineken, é famosa por sua indústria de cerveja e é o 14o país da Europa.
(Reportagem de Ivana Sekularac)

 SER ESPECIAL...
Tanny Voigt

É sentir e ver o mundo de uma forma diferenciada que os demais.
É sorrir e alegria transmitir mesmo quando existe um coração a sofrer
É cantar e encantar mesmo quando a vontade é de chorar baixinho
É seguir lutando quando o desanimo vai chegando de mansinho...

É ser manto que acolhe e cobre
É brincar de casinha exercitando a pureza das crianças
É cuidar e proteger mesmo sabendo que não terá a mesma proteção
É ser feliz na felicidade que proporciona

É esquecer de vc e lembrar do outro
É ver poesia em coisas simples e banais
É conservar ativa a criança existente dentro de ti
É sorrir pra vida e dela se enamorar

É chegar e do meu coração se apoderar
É ser livre e nas asas na imaginação se deixar levar
É amar sem prender, é viver e deixar viver
 É estrela ser!

JORNAL DA FEBAC

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ALTERNATIVOS CULTURAIS
JORNAL - Presidente e Jornalista Responsável -Arlindo Nóbrega
http://www.afernandes.ppg.br/febacbrasil.htm - febacbrasil@yahoo.com.br

VIº CONCURSO POESIARTE DE POESIA
.
1-Participantes:
Poderão participar do concurso moradores do município de Cabo Frio e demais municípios do Brasil, com idade a partir de 8 anos e também aceitando participações internacionais, sendo que o poemas sejam escritos em língua portuguesa.
2. Período de inscrição:
Informações com o coordenador  Rodrigo Octavio Pereira de Andrade, no seguinte endereço: Rua Jorge Lóssio, n°1478, Vila Nova – Cabo Frio/RJ.– CEP 28907-015, as inscrições serão aceitas de 21 de novembro  de 2011 a  7 de janeiro de 2012 ou enviadas por Correio até a mesma data, valendo o carimbo postal como comprovante do prazo ou para os seguinte  e-mail: poesiarte@hotmail.com .







Nenhum comentário:

Postar um comentário