segunda-feira, 25 de junho de 2012

A opção de viajar sem sair de casa - artigo de Nelson Vieira


A OPÇÃO DE VIAJAR SEM SAIR DE CASA
                                                                                                                       Nelson Vieira*
.
Claro está que, viajar é sinônimo de aquisição de conhecimentos. As viagens podem ser longas, ou não, depende da disponibilidade, por exemplo, de tempo e pecuniária.
Distancias são relativas, e estão relacionadas a partir do ponto de partida até a localidade desejada para o término. O período duradouro ou curto fora do lugar comum tem correlação com os recursos e intenções, aliadas ao motivo da realização do deslocamento, quando planejado.  O corre que, o imprevisto também deve ser levado em conta, viajar sem querer, por conta dos acontecimentos.
Mas, movidos por razões diferentes ou mesmo semelhantes, todos os dias saem e chegam indivíduos, pelo mundo afora, uma dinâmica repetitiva O simples sair de casa para o trabalho, para a escola tem características de viagem. A cada dia num mesmo roteiro, novidades se apresentam aos olhos, de quem costumeiramente faz o trajeto.
Gastos, isso é normal, basta pôr os pés do portão para fora, mesmo com obtenção de alguns benefícios. A escolha é livre, principalmente quando sob as próprias expensas.
E, quando as condições financeiras não são favoráveis as saídas mais prolongadas? A coisa é difícil, porém possível do sujeito empreender o já arquitetado na sua cabeça.
Vejam que há outra forma de “pegar a estrada”, sem muito esforço físico, utilizando condução, transporte para ir e vir, com despesa mínima, ligada a capacidade aquisitiva do veículo, utensílio, ferramenta, com custo benefício extremamente positivo, para o interessado na façanha.
Esta proeza de querer pôr em pratica outra maneira de conhecer, de alargar horizontes, é uma decisão que, num primeiro momento pode parecer simplista, e é sem sombra de dúvida. Todavia, implica em ter vontade e iniciativa. Querer é poder.
Em assim sendo, o meio ainda eficaz de viajar, seja para adquirir informação, preparo, experiência e entretenimento é o LIVRO.
O livro nos permite viajar sem sair de casa. Que digam os habituados à boa leitura. Um instrumento valioso para o desenvolvimento pessoal e profissional.
O uso do livro, a leitura de obras literárias gera compreensão, interpretação, induz a reflexão, faculta imaginar, criar situações a partir da palavra escrita, sem que haja imposição.
As vantagens são inúmeras, citamos algumas: amplia o conhecimento, a pessoa passa a escrever melhor, tem mais condições de enfrentar a vida (estudos e trabalho), potencializa o indivíduo a criar estórias, personagens e facilita a comunicação.
Então, ao ler livros por vezes nos transportamos para o local da narrativa e a imaginação flui, viajamos. De repente acontece da realidade se fazer presente, isto é, estarmos em determinado lugar que conhecemos mediante a leitura, não será estranho parecer familiar.
O ideal seria existir mais locais para o exercício da leitura ou facilitação de acesso aos livros. Estamos chegando lá. Enquanto isso quem tem interesse e, por enquanto tem dificuldades em adquirir obras literárias, não se acanhe vá as bibliotecas das escolas, do município, de associações e entidades de classes, não fique a esperar.
Vá ao encontro do saber, leia. O livro tem o condão da liberdade. É de fundamental importância na vida (no progresso) do ser humano.
* - Gestor de Marketing e membro da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário