domingo, 26 de janeiro de 2014

MEMBRO: JANE ROSSI

.


JANE ROSSI
GUARULHOS - SP

Biografia:
Jane Guilherme da Silva Rossi, viúva, 58 anos,  nasceu em Recife – PE em 18/09/1955, chegou em São Paulo em 1960 onde passou sua infância, depois se radicou em Guarulhos onde vive desde 1979 ( 35 anos ) professora, escritora, poetisa e ativista cultural. Na juventude estudou música por seis anos, fez vários cursos de pintura apenas por  hobby, cabelereira formada nos anos 70. Foi empresária n área alimentícia até ingressar na rede Estadual de Ensino.
Graduada em Letras pela UNG - Universidade Guarulhos e pós-graduada em Educação Especial pela Universidade Claretiano em SP. Professora de Português, Inglês e Libras ( linguagem de comunicação dos surdos mudos), trabalha na rede de ensino na cidade de Guarulhos lecionando e promovendo projetos culturais nas escolas de Guarulhos - SP. Trabalha o Projeto Poetas da Escola desde 2009, Antologia Poética envolvendo educandos do ensino fundamental, médio e EJA (Ensino para jovens e adultos) em suas Antologias envolve a participação de alunos deficientes, cegos e surdo mudo, sendo assim a professora promove a inclusão na sala de aula. Em 2012 e 2013 diante dos conflitos em sala de aula criou o projeto Semente da Paz, divulgando os grandes nomes da Paz Mundial em sala de aula e incentivando os alunos buscarem a paz que existe dentro de cada um.
Seus projetos estão presentes no site da Diretoria de Ensino Guarulhos Norte.
Já participou de 56 Antologias, sendo uma delas no Chile na homenagem à Pablo Neruda e Duas em Portugal.
Jane Rossi foi classifica em 2010 para participar do livro em homenagem a Noel Rosa.
É mentora e idealizadora do Projeto Antologia Alimento da Alma que hoje se tornou uma coleção e já está no livro VII
Em parceria com a escritora Monica Rosenberg,  fizeram Chuva de Emoções, poesias de autoajuda, já está no volume III
Jane Rossi é autora do livro solo " Amargura tem Cura ? " pela Editora Schoba e do livro Azul Infinito pela Editora Futurama, ela não apenas escreve, ela sente, respira e nos presenteia em cada poesia com um pedacinho dela, da sua sensibilidade e espírito de poetisa.
A fé, a esperança e o amor que Jane oferece a sua família e amigos são encontrados em cada linha, em cada estrofe de sua poesia.
O Projeto literário Alimento da Alma é selo da Editora All Print.
Ao lado de Monica Rosenberg organizou o Projeto MELHORES DA POESIA BRASILEIRA, CRIARAM O PRÊMIO CULTURAL BEM TE VI que foi oferecido aos três melhores trabalhos do livro. Seus livros sempre estão presentes em todas Bienais do Brasil. Tem várias reportagens nos jornais de sua cidade e na Revista Caras. 
.
.
Bingo da vida!!!
*
A vida é parecida com o jogo, muitos cheios de sorte, outros jogam, jogam e nada ganham, mas aprendem, vivem um aprendizado. Assim como no bingo, cada dia uma nova cartela a ser preenchida . Você acorda, o bingo começa, mais uma cartela, mais um dia. Você espera a sua bolinha da sorte, espera a chamada da vez, não preenche uma  linha, não faz cartela cheia, mas você esperou, você acreditou, você torceu para que sua felicidade chegasse, mas  ouve alguém gritar Bingo!!! Foi o dia de sorte dele, alguém ficou feliz, alguém vibrou de emoção. Você termina  seu dia com sua cartela quase completa, as vezes não completou apenas por falta de uma bolinha, de um item, de um talvez, de um quem sabe, de um pode ser. Você não desiste e mais uma noite você adormece, você sonha com seu dia de felicidade. Mais um dia você acorda com sua cartela em branco, o dia começa, as bolinhas numeradas vão rolando na mesa e você marca um número, a fé aumenta, você marca mais um ponto e a esperança volta, e você preenche uma linha e ganha um pouquinho de alegria, mas você quer mais, quer preencher seu dia de felicidade, e você continua a espera, a espera de realizar seus sonhos, a espera da sua vitória, a espera da  sua felicidade . Você olha no relógio e falta pouco tempo para seu dia terminar, falta pouco tempo para sua cartela ser preenchida e você ouve Bingo!!! Fim de jogo!!!
Não foi hoje, mas a vida é um aprendizado e amanhã é outro dia, amanhã será mais dia de tentar ser feliz, mais uma chance de  tentar a sorte.
Amanhã, quem sabe ?
*
*
"Meu Anjo"
*
Quando meu peito chora a tristeza
Palpita forte em meio a ventania
Meu anjo chega, fica ao meu lado
Me dá conforto, força e valentia
Quando o meu peito chora a tristeza
Palpita forte sofrendo ingratidão
Meu anjo chega, fica ao meu lado
É como o bálsamo de uma canção
Quando meu peito se amedronta
Ficando tremulo com a insegurança
Meu anjo chega, fica ao meu lado
Me sinto forte e cheia de esperança
*
*
" Triste Sina"
*
Ai meu Deus! Que triste sina
Viver sonhando acordada
E as estrelas matutinas
Me olham e não dizem nada
Ai meu Deus! Que triste sina
Olhar ao lado e não te ver
Ver a estrela que ilumina
E saber que ela é você
Ai Meu Deus! Que triste sina
Não poder tocar no céu
Ver a estrela pequenina
Sentir na boca o fel
Ai meu Deus! que triste sina
Seguir assim meu caminho
Preciso da mão divina
Me dando colo e carinho
*
*
"Alguém "
*
Dentro de mim tem alguém
Que grita
Que chora
Que briga
Sorriso nos lábios é disfarce
É fase
É momento
É a vida
Alguém dentro mim vive em prisão
quer paz
quer sol
quer luz
Alguém dentro de mim vive em oração
Orando
Clamando
Jesus!
*



Nenhum comentário:

Postar um comentário