quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Este Poema Chora! - Sanjo Muchanga



Este Poema Chora!
Sanjo Muchanga 


Rasgam-se as lágrimas nos meus olhos
Ao dizer que se dane os vossos orgulhos
Porque não teço homenagens as mortes
Das vossas desgraças contra os inocentes

Não conheço em África uma fábrica de armas
Nem uma pista de drones ou campos nucleares
Mas conheço em África o paraíso eterno
Que até os inimigos de África querem viver

Conheço os lugares desta África manipulados
Pelos obreiros do diabo destes meus tempos
Que querem fazer e cumprir o Apocalipse
Matando, violando todos os direitos humanos.

Não tenho simbolismos diabólicos de pirâmides
E nem os olhos da águia para controlar o mundo
E o manipular ao meu favor como muitos Diabos
Vindos do Ocidente e da América sem generalizar

Porque a minha África continua colonizada
Pelos Europeus, Americanos e pelos próprios Africanos
Nada do que assisto me alegra os meus olhos senão mortes
Contra os Africanos. Afinal quem traz as armas a África?

Por mais que choremos. As nossas lágrimas nada mudam
Só aumentam mortes e assassinatos da nossa liberdade
Mataram Muammar Kadhafi para nada ao povo Líbio
E destabilizaram muitos estados Africano para quê? Nada.

Se são as riquezas que nos matam as nossas liberdades
Porque não negociam duma forma clara e amigável? Porquê?
Senhores filhos de ninguém perdoem a minha África
Também somos gentes como vocês apesar das nossas origens.

Antes da vossa invasão éramos um povo livre
Não conhecíamos as vossas civilizações políticas e filosóficas
E as vossas famintas buscas de riquezas do preto
Como outrora chamavam o meu povo vaquiti…

Se quiserem, levem de volta a vossa civilização
E nos tragam a liberdade que nos roubaram
Quando assaltaram as nossas origens Africanas
Já estamos fartos das mortes e privações bíblicas.

Maputo - Moçambique
Sanjo Muchanga 

Um comentário: