terça-feira, 2 de junho de 2009

Nº 4







LEIAM!!
Manifesto Universal dos Poetas Del Mundo




From: Poesia Pura - Foros poetico-literarios


EL ESPACIO POÉTICO - LITERARIO DE MAYORPRESTIGIO EN LENGUA ESPAÑOLA DE LA RED(Más de 10.000 poetas de 26 paises)

REGÍSTRESE AQUÍENTRE EN POESIA PURA
----- Original Message -----
From: Sebastian Barrasa - Talleres
… hay un ser creativo ahí dentro. Está como escondido, atrapado. La misión del artista es hallarlo y darle fuga; elegir la materia en donde modelar su forma y las herramientas adecuadas para dotarlo de su brillo. Lo poético, lo narrativo, son apenas la excusa para que el escritor fluya y se impregne en el papel y en la palabra.
Talleres 2009
Te queríamos invitar a ser parte de nuestros talleres este año.

Se pueden cursar en varios espacios culturales de la Ciudad de Buenos Aires como el Centro Cultural Borges, nuestro espacio CRUZAGRAMAS, y también en la modalidad a distancia.
Consultá información detallada de los talleres, modalidad de trabajo, currículum de los docentes, sedes, horarios, inscripción, aranceles, formas de pago, becas, etc. en:

http://talleres.cruzagramas.com.ar/

Allí también podrás ver trabajos publicados por nuestros alumnos,
además de info sobre eventos, concursos, juegos y otras actividades literarias.


· Taller de creatividad literaria PARA NIÑOS
(recomendado para bajitos con sueños de entre 7 y 12 años)

· Taller de creatividad literaria
(para adultos con alma de niños)
Todos los niveles.

· Taller de expresión oral
A PEDIDO DEL PÚBLICO, relanzamos este taller

· Taller de narrativa
Todos los niveles.

· Taller de análisis literario
"El arte de leer"
(para escritores y lectores)
----- Original Message -----
From: Guria da Poesia
Agradecemos aos poetas
Nobre poeta,Com imensa satisfação comunicamos que o site da SPA/SC foi integrado pelo Ministério da Cultura à Rede Biblioteca Viva – plataforma virtual de acompanhamento, interlocução e interação das iniciativas de livro e leitura por todo o Brasil.Essa importante conquista coroa os esforços dos autores que compõem em verso e prosa as páginas de nosso livro virtual. É o reconhecimento do valor dos escritos de nossas páginas, trabalho de todos, para o enriquecimento cultural brasileiro.Não somos um simples site. Somos cultura viva, 24 horas fornecendo leitura literária gratuitamente e oportunizando aos escritores a divulgação de seus trabalhos. Nosso acervo, que hoje já superou a marca de 27 mil escritos publicados espontaneamente por autores internautas, trata-se de um acervo raro, em vista da expressiva maioria de textos não se encontrar publicada em livro algum, além de levar a conhecimento público talentosos autores em língua portuguesa, sobre muitos dos quais também não se encontram registros em publicações impressas. Somos uma mostra dos Cantares Poéticos do Povo Brasileiro do início do Século XXI.A jóia preciosa é cada poeta, você em especial, que está dando sua contribuição para a promoção do acesso à cultura.Prossiga com suas produções literárias! Cada verso vale à pena! Cada letra escrita está contribuindo para o crescimento cultural de nosso país!Agradecemos de coração a todos pelo belíssimo trabalho literário, que tanto nos honra naquele cantinho virtual.Abraços poéticos,Silmara Pezzoni Annunciato, Pres. da SPA/SChttp://www.poetasadvogados.com.br/


Original Message -----
From: Patrícia Castello Branco
Inaugurada biblioteca multimédia on-line da Europa

A biblioteca multimédia on-line da Europa, "Europeana", está acessível desde hoje ao público, que através da Internet poderá aceder a mais de dois milhões de obras dos 27 Estados-membros da União Europeia. Esta biblioteca virtual conta com livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais dos 27 Estados-Membros da UE, tendo por exemplo de Portugal a Carta plana de parte da Costa do Brasil, um mapa de 1784.

Acessível, em todas as línguas da UE, através do endereço http://www.europeana.eu/ a biblioteca multimédia europeia conta com material fornecido por mais de 1000 organizações culturais de toda a Europa, incluindo Museus, como o Louvre de Paris, que forneceram digitalizações de quadros e objectos das suas colecções. Segundo a Comissão Europeia, que lançou esta iniciativa em 2005, este é "apenas o começo", pois a ideia é expandir a biblioteca, envolvendo também o sector privado, e o objectivo é que em 2010 a Europeana dê acesso a pelo menos dez milhões de obras "representativas da riqueza da diversidade cultural da Europa e terá zonas interactivas, nomeadamente para comunidades com interesses especiais". "Com a Europeana, conciliamos a vantagem competitiva da Europa em matéria de tecnologias da comunicação e de redes com a riqueza do nosso património cultural. Os europeus poderão agora aceder com rapidez e facilidade, num único espaço, aos formidáveis recursos das nossas grandes colecções", comentou o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. Por seu turno, a comissária europeia para a Sociedade da Informação e os Meios de Comunicação, Viviane Reding, apelou "às instituições culturais, editoras e empresas de tecnologia europeias para que alimentem a Europeana com mais conteúdos em formato digital". Segundo dados da Comissão, desde a "abertura" da biblioteca, hoje de manhã, houve dez milhões de visitas por hora, tendo esta "tempestade de interesse" forçado mesmo a "deitar o sistema abaixo" por algum tempo para duplicar a capacidade do "site".




----- Original Message -----
From: Cláudio Portella

LupaSorve. Seus lábios na minúscula taça, sorriso amarelo e a mania boba dos designs pós século XX de estampar objetos...

----- Original Message -----
From: claudio bento


: http://www.claudiobento.blogspot.com/
Amigos,postei novo poema no http://www.claudiobento.blogspot.com/ - Garimpo.Leiam e comentem.Um abraço.


----- Original Message -----
From: "cruz.ana90" <culted_ml@hotmail.com>


: O trabalho do Escritor divulgado gratuitamente
MURAL DOS ESCRITORESVenho apresentar para vocês este espaço, onde podem divulgar gratuitamente suas poesias, suas escritas.I come to present for you this space, where you can publish your poetries, your writings, gratuitously. Yo vengo a presentar para usted este espacio dónde puede publicar, gratuitamente, sus poesias, sus escrituras .Io vengo a presentare per lei questo spazio, dove lei può pubblicare, senza pagare, le sue poesie, le sue scritture . http://muraldosescritores.ning.com/ Esta é uma Rede Sócio-Cultural de Escritores, de plataforma .Ning, que significa conteúdo passado, presente e futuro de uma plataforma de grupo. Não pode ser usado para fim de exposição de um trabalho individual, mas de um conjunto, de um grupo social específico, uma comunidade virtual, com objetivos comuns.Somos uma Rede Sócio-Cultural de Escritores e Artistas Diversos usada para divulgação de trabalho próprio, troca de experiências entre autores, discussão, participação de concursos literários, participação em outros eventos culturais. Pretendemos ser referência da literatura e arte contemporânea atual, ou seja, do século XXI. São aceitos escritores e artistas de língua Portuguesa, das línguas co-irmãs Espanhola e Italiana, bem como de língua Inglesa - idioma estudado em todas as escolas brasileiras.São nossas bandeiras o amor à vida, à natureza, ao outro; a paz como necessidade para a ambientação do homem ao meio social, a preservação da natureza como única forma de sobrevivência, a cultura como ferramenta lúdica de conscientizar (pois toda ação, toda mudança nasce das idéias). Queremos uma vida de qualidade para todos: cultura, saúde, amor e paz.A tecnologia e a informação caminham juntas. Idéias são para serem divulgadas, não para serem segredos restritos aos idealizadores, nem ficarem pegando poeira, em papéis engavetados. Além da publicação editorial, a internet é o mais novo e complexo canal de divulgação em massa do momento. Não poderíamos nos abster de utilizar mais essa ferramenta de apresentação de nossa arte, divulgação de nossas percepções de mundo. As adaptações de obras literárias para o cinema e a televisão já realçaram a carreira de vários escritores. Os vídeos proporcionam unir as letras às imagens de uma forma tão completa que tornam-nas maiores. Os livros digitais (e-books) já espalham-se, através de conecção direta com a internet, e também off line pelos palms, celulares, máquinas digitais, mp4 e ascendentes.Criação e Coordenação por Ana da CruzEscritora, Tradutora, Agente Sócio-CulturalCriadora da Rede Sócio-Cultural de Escritores: http://muraldosescritores.ning.com/ Poetas del Mundo: http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=5065

Original Message -----
From: Gaya Rasia

Publicação gratuita de textos literários
http://alpasxxi.literatura.zip.net/
Fotos de Eventos Literários – ALPAS XXI.
http://eventos.alpasxxi.nafoto.net/
Contamos com tua participação e amizade
Rozelia, Alba e Ilda


----- Original Message -----
From: Oficina Editores





OFICINA Editores
referência em poesia desde 1985
saite referendado pela UNESCO
ROTEIRO DA POESIA:
www.oficinaeditores.com.br/roteiro.htm
Estamos atualizando o Roteiro da Poesia, por isso solicitamos que os coordenadores de eventos e de concursos de poesia contacte-nos. Confirmem seus eventos através de local, hora, periodicidade, telefones, atividades, coordenadores ou apresentadores, e-mail.
Se você conhece outros eventos, indique-os também. Atualmente abrangemos cerca de 80 cidades e com você cresceremos juntos.

Visite a APPERJ - Ano 20, também.
http://www.apperj.com.br/

Abraços.Sérgio Gerônimowww.geocities.com/livronline/sergeron.htm http://www.oficinaeditores.com.br/



----- Original Message -----
From: Deth
CONVITE SARAU ESTAÇÃO DA LIRA JAN/09
Aos amantes da poesia, convite para o Estação da Lira e, se possível, divulgação.Agradece SPVA/RN e aguarda sua importante presença.ESTAÇÃO DA LIRA (JANEIRO/09)PRIMEIRO SARAU DA SPVA/RN NO AMANHECER DO ANO
Na próxima quinta-feira, 29/01/09, realizar-se-á o já tradicional sarau lítero musical Estação da Lira nas dependências da Capitania das Artes no Corredor Cultural da cidade (Avenida Câmara Cascudo), numa promoção da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN, com o apoio da FUNCARTE através da Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira.Seu início dar-se-á às 19h, na varanda ao lado da Biblioteca, que conta com nova administração, artista potiguar Cláudia Magalhães, assessorando a Presidência da FUNCARTE ocupada pelo artista plástico e jornalista César Revouredo.PROGRAMAÇÃO- Haverá l eituras, declamações, música, causos, informes sob coordenação da Direção de Eventos da SPVA/RN - o público presente pode candidatar-se desde que se inscreva previamente com a organização no evento.- Lançamento da obra "CULTURA NORDESTINA", VOLUME 2 de autoria do poesta, escritor pesquisador do Repente, palestrante e Vice-Presidente da SPVA/RN, MANOEL AMÉRICO PITA, que falará sobre sua obra para o público presente. Preço: R$ 10,00.- Será concedido Título: Amigo da SPVA/RN 2009 - POETA CORDELISTA PEDRO JACOB, aPoeta Maria Clara SegobiaConsul dos Poetas Del Mundo
Coordenadora Geral do Proyecto Cultural Sur/Brasil -Porto AlegreDiretora de Eventos do programa Projeção na TV - Net/SPPresidenta da Casa do Poeta PeruanoVisite meu Blog em:http://mariaclarasegobia.blogspot.com/

----- Original Message -----
From: Prisco
Amigos,

Convido-os à leitura da minha homenagem, simbolicamente figurada, ao 455º aniversário da cidade de São Paulo. Para tanto, acessem o "Blog Líterolegal", no seguinte endereço:

http://romeu.prisco.zip.net/


Romeu Prisco
----- Original Message -----
From: Alexandre Santos


A voz do ESCRITOR




http://www.ube-pe.org.br/
Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste - edição de 25 de janeiro de 2009
NOVO TEMPO NA UBE
UBE e MinC aprofundam parceria
Original Message ----- From: Virgilene Ferreira de Araújo Segue o resultado do 5º Concurso Rogério Salgado de Poesia. Todos os poetas participantes receberão via correio, certificado de participação. Os classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão certificados e prêmios também através dos correios. 5º CONCURSO ROGÉRIO SALGADO DE POESIA CLASSIFICADOS FINAIS Os 263 poemas inscritos foram julgados através de notas. Os poetas jurados: Tânia Diniz (Poeta. Editora do Jornal Mural Mulheres Emergentes), Lucília Cândida Sobrinho (poeta e membro das Academias: Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa, Feminina Mineira de Letras e Municipalista de Letras de Minas Gerais) e Rogério Salgado (poeta homenageado no concurso), deram notas de 01 a 10 a cada poema inscrito. Somadas todas as notas, deu-se o resultado final. DNA (1º lugar) Ligo o radinho de pilha e surgem figuras no meio da sala Epitáfio Judaico elas pulam e dançam se misturando (2º lugar) pra formar um verso Os dez mandamentos um batuque azougado foram as minhas dez graças e eu na África caçando palavras Rodrigo Reghini Vieira com uma lança Pseudônimo: Romero Antunes São Paulo - SP e um pensamento pendurado no inconsciente coletivo José Carlos Farias da Silva Pseudônimo: Santos Paulista – PE Harpoesia (3º lugar) Minha língua viva e sedenta Por entre línguas e mãos Saliva toma forma a poesia Maldita sádica e roça em profanas palavras lúdica lúbrica Minhas mãos suadas e errantes Tateiam No prazer do trava-língua Malditas no ardor de uma mão-boba e tocam profanas palavras a poesia se toca harpoesia. Tatiana Alves Soares Caldas Pseudônimo: Morgana
----- Original Message -----
From: Fernanda Pedrazzi

Olá, Amigos!

O Teatro Luz & Cena está completando 30 anos, divulga o espetáculo musical "QUADRO NEGRO" e propõe apresentações deste maravilhoso musical na sua programação de início de ano letivo.
QUADRO NEGRO

P R O P O S T A:

Todos os anos, secretárias e secretários de educação, diretores e diretoras de escolas se deparam com o mesmo desafio: Qual atividade fazer para abrir o ano letivo? Algo protocolar e formal, uma palestra talvez? A intenção sempre, ou quase sempre é mobilizar e motivar o grupo docente e funcionários para mais um ano de muito trabalho.
Dentro desta perspectiva, o Teatro Luz & Cena vem oferecendo às prefeituras e entidades de ensino em geral, a opção e a alternativa do teatro. Temos convicção de que a linguagem do teatro pode ser uma ferramenta útil e valiosa para Gestores da área, interessados em desenvolver uma atividade lúdica, cultural e educativa, que leve docentes, funcionários e alunos a uma reflexão sobre o seu papel e o da escola na sociedade contemporânea.
Para a nova temporada estaremos trabalhando com dois espetáculos: UM PROFESSOR CIDADÃO e QUADRO NEGRO , que são duas ótimas opções para programações de abertura de ano letivo,congressos, seminários e fóruns de educação, além de eventos alusivos ao dia do professor.

A P R E S E N T A Ç Ã O:

Até pouco tempo atrás, profissionais da área de educação, associações de pais e toda a sociedade em geral discutia sobre os rumos da nova escola. Muitos seminários e congressos de educação nos falavam sobre a escola do século XXI. Parecia que a chegada deste novo século realmente produziria uma nova escola, super-moderna, tecnológica e hi-tech, com funcionários, professores e alunos altamente motivados e preparados. Porém, na ressaca do novo milênio, percebemos que nossas escolas continuam a conviver com os velhos, antigos e os novos problemas. Pais e famílias cada vez mais distantes e pouco participativos do dia a dia da escola, alunos em situação de risco, falta de estrutura e recursos para trabalhar, profissionais desmotivados e desatualizados ou em muitos casos, a falta de funcionários e professores.
Diante deste quadro que se instalou em algumas escolas do Rio Grande do Sul e do Brasil, resolvemos montar um espetáculo que não poderia ter outro nome senão: QUADRO NEGRO. Nossa intenção não é reforçar os aspectos negativos e problemas vividos por escolas, professores e alunos de todo o Brasil, mas mostrar um caminho apontar uma direção. Mas como fazer isso se não somos educadores, somos artistas? Pensamos em coisas que acreditamos e aplicamos em nosso trabalho: Amor pelo que fazemos, dedicação, disposição, talento e humildade. Procuramos então emoldurar este "quadro negro" e encará-lo como se fosse uma tela, ávida por ser transformada por nossas tintas e cores. O resultado, talvez não mostre o caminho e nem aponte a direção, mas certamente dará a nossa contribuição porque, afinal, não somos educadores, somos artistas!


QUADRO NEGRO

SINOPSE:

O espetáculo mostra uma escola comum, como muitas que encontramos em nossos 30 anos de apresentações pelo país.
Dona Agripina, a servente, cuida da escola como se fosse uma extensão da sua casa, dos professores e alunos como se fossem seus próprios filhos. Também pudera, ela está ali desde o lançamento da pedra fundamental. Na sua memória, professores que marcaram época e a frustração de não ter estudado. Porém, a boa leitura e o consolo de poder escolher os textos de mensagens do quadro da sala dos professores, a transformaram numa assídua freqüentadora da biblioteca.
Na hora do recreio, a sala dos professores serve de cenário onde histórias de alunos e de turmas são relatadas e relembradas pelos mestres. Mas transforma-se em verdadeiro palco para que Wilson, o professor de música, a Banda Estrela Dalva e uma turma de alunos ensaiem o grande show que será apresentado para todos na feira do livro.
"QUADRO NEGRO" é um musical que mostra uma escola onde funcionários, professores e alunos ensinam, aprendem, adquirem conhecimento e vivem experiências transformadoras.
----- Original Message -----
From: Gaya Rasia
ALPAS XXi é notícia no PRAVDA
Amigo(a)O Jornal Pravda da Russia em sua versão portuguesa em Lisboa noticiou as atividades da ALPAS XXI na sessão sociedade.A união da ALPAS XXI ao Banco de intelectualidade - multiprofissionalAgenda de eventos ALPAS XXI - 2009Se você enviou livros para o Acervo da ALPAS XXI veja seu nome nas páginas 2 ou 3.Para abrir a página do Pravda clic acima da manchete sobre a ALPAS XX neste email, ou procure no Google - Pravda - ALPAS XXI.rdo sua participação em nossas atividades.
.ExternalClass .EC_hmmessage P
{padding:0px;}
.ExternalClass body.EC_hmmessage
{font-size:10pt;font-family:Verdana;}
25 Janeiro 2009


Sociedade

Feira do Brique à Braque em Lisboa
Começa esta quarta-feira, 28 de Janeiro, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, uma feira do Brique à Braque.
Literatura e Intelectualidade – ALPAS XXI e Bandi-M
Câmara Bahiana do Livro tem nova diretoria
Ásia: H5N1 confirmado



----- Original Message -----
From: "Salete Maria" <saletemaria@oi.com.br>
solicito o obséquio de divulgar, mundo afora, o meu blog de cordelhttp://www.cordelirando.blogspot.com/Trata-se de um blog voltado para divulgar a produção de um tipo deliteratura ainda tida como marginal e que no nosso caso, escrevemo-la apartir de uma perspectiva de gênero, dando visibilidade às mulheres...salete maria
Original Message -----
From: LUIZ ALBERTO MACHADO

estou no Caldeirão do Huck - Olha a minha banda - contando com o seu voto e sua torcida, é só você acessar: http://www.8p.com.br/olhaminhabandadempb/luizalbertomachado/perfil e votar!!! Brigadaço, antecipadamente.
Também neste dia 30, a partir das 17 horas, na Ponta Verde, Maceió, estarei no Prêmio Espia com meu violão, livros e papo da Turma do Brincarte!!!
Agora, no NEWS BLOG as novidades da semana:
Uma bomba: Gato recebe Bolsa Escola!
E mais:
Familia Assad, Poeta em cena, MenininhoNito, Cassia Maria, MPMPL moralizando prefeituras e Câmaras de Vereadores, Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço - SBEC, Ana Luisa Marinho & Solos, Vander Lee, Dalila Teles Veras & Retratos Falhados, Daniela Calcia & Peço Licença, Valdeck de Almeida Jesus, I Palavra Solta, Toni Augusto & Jarbinhas Barros, O ritual da paixão de Aline Dremir, Izmalia, Uxu Kalhus, Maracangalha & muito mais acessando:
http://www.luizalbertomachado.com.br/

----- Original Message -----
From: Belvedere Bruno



http://gacetaliterariavirtual.blogspot.com/
Aqui está meu conto El Escritor. Fiquei muito feliz!


http://www.belvederebruno.prosaeverso.net/
Belvedere Bruno [Cônsul - Niterói - Z-Sul-RJ] Poetas del Mundo- Brasil


----- Original Message -----
From: Fabrício Brandão


VIGÉSIMA NONA LEVA DA REVISTA CULTURAL DIVERSOS AFINS
Estimado leitor,
A Vigésima Nona Leva da Revista Diversos Afins descortina um percurso por entre contornos do universo feminino. Entre textos e signos dispersos por lá, estão:
- Corpo e alma no ensaio fotográfico de Natália Nunes
- O que nos causa espanto nas prosas rasgadas de Vivianne Pontes, Adelaide Amorim e Bruna Mitrano
- A vertigem do poema nos versos de Inês Lourenço, Héber Sales, Jorge Vicente, Samantha Abreu, Ronaldo Braga, Luiz Otávio Oliani e Jorge Elias Neto
- Outros vestígios da existência ecoando na entrevista do escritor Wesley Peres
Todas essas expressões transitam por aqui:
http://www.diversos-afins.blogspot.com/
Saudações culturais,
Fabrício Brandão & Leila Andrade – LEVEIROS

----- Original Message -----
From: Vânia M.Diniz



Guerra Urbana
Vânia Moreira Diniz Brasil


Falamos tanta na paz, lutamos, resistimos, pedimos, imploramos àqueles que podem evitá-la que se humanizem, e não permitam que milhões de pessoas inocentes sejam mortas, que não façam justiça pelas próprias mãos ou melhor usando jovens para lutarem, matarem e morrerem.
Mas a verdade é que estamos lutando pela paz e esquecendo que também estamos em guerra nas ruas, nas esquinas, nas nossas casas, nos ônibus, nos carros, em qualquer lugar em que estejamos porque a violência está matando mais do que a guerra.
Os fatos tenebrosos que vemos aí, exibidos nos meios de comunicação,onde a maldade e frieza fazem dos seres humanos animais esfomeados e sanguinolentos, devorando a sua presa, é realmente estarrecedor.
Essas pessoas não podem ser normais, estão desvairados por um tipo de anomalia cujo vírus é a maldade insana. Não acredito nessa teoria que por ter sido infeliz na infância, alguém seja capaz de virar um canibal. Pelo contrário, no meu modo de entender, isso deveria humanizar as pessoas tornando-as mais compreensivas com outro ser humano que está sofrendo.
Nós estamos diante de uma escandalosa guerra e parece até que já nos acostumamos com esse tipo de luta hedionda.Olhamos, assistimos as notícias como se tivéssemos vendo um capítulo de novela ou uma peça de teatro. Estarrecidos, mas sem reação e os bandidos ainda se transformam em figuras famosas quando a mídia passa a falar todo dia em suas barbaridades e assim muitas vezes acabam se transformando em heróis.
Estamos numa batalha árdua e me parece que as vítimas são maiores do que na própria guerra. Não há mais limite para a truculência de seres humanos que se matam nas cidades e ainda atingem quem não estava nem no meio das rivalidades atrozes que eles defendem.
A vida está aí com essa beleza da natureza, um planeta maravilhoso que nos foi ofertado onde doentes e acidentados lutam para prolongar seu caminho e, no entanto outros se matam voluntariamente sem pensarem em nada mais do que em agredir, atacar matar, trucidar, maltratar.
Estamos em guerra oficial e extra-oficialmente. É um momento muito difícil em que os jovens morrem e matam, ferem e são feridos e ambas as categorias são dignas de pena. Quem se vai, anula toda a sua estrada ainda no começo e sem apelação, deixa a família estarrecida e desesperada. Quem fica, se for um ser humano realmente, não poderá deixar de levar consigo durante toda a existência, o remorso e o sentimento de culpa que são as sensações mais tristes que alguém poderá suportar.
Precisamos de empregos, de uma vida digna para cada cidadão brasileiro, porque a fome só aumentará a revolta , fazendo com que tenha efeitos nefastos mesmo que nada justifique a violência. Está havendo uma luta contra a fome, eu sei, mas não basta. As pessoas, as famílias, as crianças e os jovens precisam sentir que a esperança de um futuro real e legítimo existe
Estamos em guerra nas ruas de nossas cidades brasileiras, uma guerra atroz, violenta, cruel, tirando a vida de inocentes e de gente que além de tudo fará falta ao próprio país como cidadãos que lutariam, trabalhariam por uma nação mais justa, amena e livre. E, no entanto assistimos a tudo e parece que não temos mais reação, fruto talvez da impotência que transtorna.
Lutemos desesperadamente pela paz, mas saibamos que nessa luta deve estar incluída uma reação justa contra a barbaridade que existe nas ruas do nosso país, onde a violência impera, prevalece, frutifica, domina, encontrando guarida na impunidade e complacência diante de bandidos que muitas vezes tornam-se heróis.Os direitos humanos dos presos e dos que praticaram algum crime é alardeado, mas parece que está sendo esquecido o mesmo direito para as vítimas inocentes da guerra urbana que morrem ou sofrem inutilmente e sem esperanças de resgate.
Vânia Moreira Diniz
http://www.vaniadiniz.pro.br/
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=3889
----- Original Message -----
From: Feliciano Mejia To: cfeliciano.mejia@gmail.com Sent: Sunday, January 25, 2009 11:53 PMSubject: Poemas homenaje


Feliciano Mejía

CANTO A LA I ASAMBLEA DE FRENTES REGIONALES
DE LOS PUEBLOS DEL NORTE DEL PERÚ
DE LA FEDEL Y LA FURP
A RITMO DE TONDERO DE MOTUPE
Y MELODÍA DE SILULO DE CELENDÍN


“No te avergüences, hermano
de tu humilde condición:
así rotoso y hambriento
¡harás la revolución!”

JOVALDO
Poeta guerrillero asesinado
en una de las matanzas genocidas
de una de las cárceles
de Lima – Perú.
UNO

¡Ande, usha, dale!

¡Ay, mamita,
córrele rápido a la olla
y sírvele los cafeses
a todos lo Caballitas
que ya están arribando, vivo!

La Comisión De Apetitos
de los Effio y los Chancafe,
¡punto, dale, toma!
reparta en exacta mesura
y alcance sin retrasarse
los diez costales de chifles
(que el café fiel y sereno
debe tomarse quemante
como los senos y el vientre
de una china monsefuana,
y bien amargo como una pena maldita,
digamos, por un ejemplo
la cara sucia y gordota de ese señor
vendepatria llamado
tu Presidente de esta República muerta,
y el café debe tomarse
bien negro como una noche serena
de toma de los caminos
o de deslizamiento a tanteos
de la toma de las tierras,
mientras duermen los ventrudos.

¡Ey, mi Comadre Lisímaca,
que esas ollas de barro y de fuerte alfarerería
crepiten con el seco de cabrito.
No quiero vayan pasar
rigores de hambre y vergüenza
como todos en Perú,
los Caballistas que llegan
de la Guardia Campesina!
Mírales, niño José Mondragón,
mira bien los Caballistas:
Vienen vibrando en julepe
las alas de sus sombreros de paja
de paja de Celendín y shapaja
de la Comuna de la dulce Made Mía.
Con los negros ojos fijos y las caras
repletadas de chancaca,
y los ponchos, ¡qué tal prosa!
de firme y fino algodón
de las vegas liberteñas.
Las riendas de rudo cuero
bien tensadas en las manos con anillos
de plata curada en sangre
de los hombres de Majaz.
Y los pies de cuero agreste
en los estribos de madera remachada,
de fino guarango y clavos
de acero negro brillante.
¡Ay, mamita, toma, dale!
Quiero que no se me duerma el Grupo de Recepción,
que la tutuma resuene,
que la canción afile sus cuchillos del primor,
que el cajón de fino saúco
retumbe como un solo corazón:
que preparen la cultura y Recepción
que llegan, carajo, los Caballistas
de LA GUARDIA CAMPESINA.


DOS

“Los caballos eran fuertes / y sus ancas relucientes”
No señores, huevadas de un poeta
sirviente de dictador.

Los caballos no eran fuertes
(sufrían crisis perpetua
de hambre
como el hombre del Perú)
ni eran finos sus caballos
y naditita cojudos,
los primorosos caballos
de la Guardia Campesina
de la Primera Asamblea de Norteños del Perú.
¡De mi Patria de cemento!
¡de mi Patria en Waskarán!
¡de mi Patria de verdores de hermosa selva
que comienza por el Beni y contorna
todiditito el Brasil, llegando hasta el Orinoco!
¡de mi Patria que ahora quieren
venderla a precio de puta inglesa
los gobernantes de turno,
de pantalones abajo
y culo ofrecido al Yanki!
De mi Patria tan parada y tan bélica
desde la llegada amarga
de los de España Barbudos, de mi Patria que alzada
derrotara a fuego y metralla nueva
al cristiano invasor; y tuvo que vérselas luego
con los ingleses podridos
conchavados con esos tristes franceses,
y al sacarles la entretela,
mi Patria-y cuando digo mi Patria,
oiganló bien, no confundan, hablo de todo lampero,
de todo hacedor de edificios alzando en armas y armagasa
y montado en caballos pa’ arrojar al invasor-
mi Patria tuvo que vérselas,
luego, lueguito y ahora
al arrimado de siempre, al de piel
de frío plástico,
de ojos de moco triste
de estos Estadounidenses!
Desde el fondo de mi Patria
se caen los helicópteros como mameyes podridos
repletados de soldados.
Una bala trazadora al borde del Titikaka,
notifica a los esbirros y sirvientes del Rambito
que no la verán tan fácil
como en esos arenales
del Irak.
Que los arenales del Olmos,
que los cactus de mi Tumbes y de mi Corral Quemado
no son Bagdad, papacito.
Aquí está bien parada y gigante, la gente,
a fiera furia candente, Patria,
y de vigía se queda el hermoso Pastoruri,
y más y más que minadas
nuestra selva de Ashaninkas.
Ay, qué pena me dan los Yankis,
Ay, pero que pena penita y pena,
que lleguen y sigan llegando,
que no son sino mulas de carga
gordas
cargando un montón de armamento
bien fabricada en la Rusia, pa’ poderlas recoger
cual cosecha de pacaes, de lúcumas y de mangos.
Pero aquí, y en primera
-no hay primera sin segunda-
debo contarle, señores, con gusto y con firmeza,
de los caballos genuinos;
¡y si no puedo y no y no, y no va a ser!
cantarle a los caballos
y las jinetes de la GUARDIA CAMPESINA, ¿ah?


TRES

El hombre al decir no puedo
-decía mi papacito, ya finadito, por cierto, y serrano,
más serrano que la puna-
está llamando a gritos
al vecino
a que le ayude;
y la china, su esposa,
se carcajea, tapándose la boquita.
Pero he de poder
-ahora el asunto es la cuestión de PODER-
cantarle a los Caballos de la Guardia
Campesina de la PRIMERA ASAMBLEA
DULCE de Norteños corajudos de mi Patria.
¡Tienen miradas de frío fuego de hielo!
¡Las crines de seda y de madreperla!
¡Tascan como caramelos los bocados!
¡Y el jinete va sentado
como en su cama pensando
¿por dónde están los corruptos?!
¡Las grupas de carnes redondas y sudorosas vibran como agua a punto
de reventar el hervido!
¡Y los pasos, y los cascos
y el trepido de eso pasos:
¡ay, mamita, señores lindos de Íllimo,
escojan bien la palabra!
para describir los pasos
sobre la arena caliente
de los caballos de fuego
de la Guardia Campesina:
Vibran las tapas de esos sus ágiles pieces
de los caballos en tropa
como grandas del VRAE,
aspan el aire de fiesta
como aspas de molino
triturando los gusanos de risa podrida y baba
como la risa del actual bobalicón, ladrón
y lleno de faenones del Presidente peruano
allá, en la Lima agusanada.
Y los cascos posteriores
parecen tener terciana
roja y candente y ufana.
Así, señor y señoras,
así, vienen llegando los caballistas
de la Guardia Campesina de la Primera Asamblea.
Ya están tomado su mate de chicha de jora traída del Apurímac
y un vino rojo de la Tinguiña de Ica.
Concentrados y orgullosos –como debe ser-
los jinetes que son luz
en la hediondas tinieblas
del Perú, y brazo de acero puro
de sus hermanos, los pobres!.

TRES

¡Que no quiero verla!
¡Te digo y te lo repito,
que no quiero ver la sangre
sobre la arena
de los heridos de Ornillos
y de los asesinados en Pátapo!
Que no quiero ver, apunta-anota,
retesecarse la sangre
como un mapa del tamaño del Perú.
Un sonido de espanto
recorre mis capilares
al recordar las matanzas de los peruanos
desde la era funesta del 1532.
¡Que la sangre roja y sana
de mis hermanos no quede
sin ser vengada en justicia!
¡Y que se alcen las masas!
¡Conduzcan hombres, de la Primera Asamblea,
ese río que corre lava enterrada en El Perú,
hoy;
que se enciendan la fogatas de chala y paja y palmera,
es la responsabilidad de las 25 Comisiones
de la Primera Asamblea de los norteños de este áspero mundo!
¡Llegó la hora de cumplir!
¡Esa es nuestra exigencia!
Señores asambleístas,
aquí les va mi Moción y pido una Resolución de Oro:

“Considerando en frío,
imparcialmente” que se ha malogrado el Perú, en estos quinientos años
(¡por ladrones de los eternos gobiernos,
pues, Comadre!)
se resuelve:
1.- Pasar al tacho de basura de la Historia
a este gobierno de mierda.
Y que se me instaure ya
la hermosa Nueva República
donde los niños no tengan
-como ahora- que morir de un malísimo viento
entre el mes y cinco años
de edad.
2.- Que este Estado actual peruano
-niña de los ojos Yankis-
podrido hasta los tuétanos
se borre desde los cuajos
con su bobo y matón
y alimaña Presidente.
3.- Que pasen al paredón
los ladrones de las minas
eternas de mi Perú.
4.- Que se expropien y sin pago
las tierras de las iglesias
y empresas latifundistas,
del gamonal señor cura
y le arranchen las sotanas
y les pongan pantalones
y aprendan a trabajar,
a todititos los monjes junta cuervos del país
mandados por el demonio de Roma y del Vaticano.
5.- Que se instaure obligatorias
las sonrisas en Perú
y que todos bien me tengan,
de cero a 90 años o hasta la sepultura,
diario su sequito de chavelo.
6.- Que’l médico todos lo tengan con sus simples medicinas
y tengan todos maestros –y maestros bien pagados-.
7.- Que todo el petróleo sea
peruanísimo, y no como es hoy, ahora,
vaselina de los Yankis.
8.- Y que se maten todititicas las sombras.

Eso quiero, eso exijo
como un comunal acuerdo
de’sta ASAMBLEA DE HOMBRES
en el norte del Perú.


CUATRO

El pueblo pasará lista:
12 Frentes Regionales con sus 12 delegados. ¡PRESENTE!
6 de Frentes Provinciales con sus 6 delegados. ¡PRESENTE!
4 de Frentes Distritales con sus 4 delegados. ¡PRESENTE!
y 2 delegados plenos que se inscriban en su Frente
correspondiente de “Las organizaciones sindicales, agrarias, barriales, estudiantiles, políticas, rondas, empresariales, profesionales, universitarias, religiosas, ONGs”.

¡PRESENTE!

Según reza el reglamento, no les miento, de la Asamblea
señores (copia fiel de original).

Y de vituallas, ya cumplen lo prometido:

1.- Comuneros de Manzanapuquio del Chachapoyas de Amazonas: dos toros.
2.- Comuneros de Shintuyo, Alto Huallaga en San Martín: 6 tonelada de frijoles
y 5 toneladitas de yuca y de sachapapa.
3.- Comuneros de San Cristobalito de Chimbote, Ancash: dos camionadas de atunes.
4.- Comuneros de Túpac Katari en Chan-Chán y del Bosque Sagrado de Apomac:
35 costaladas de choclos y 35 sacos de fino arroz.
6.- Comuneros de minería de Los Órganos, piuranos, ¡hua!, cómo no:
124 piezas de 6 kilos cada una de guitarra seca y salada a punto de salpresadas.
7.- Comuneros de María del Rosario de Punta Arenas de Tumbes:
420 kilos de sarandaja rompona.
y 9.- Comuneros de Los Atavillos Alto, Acos y San Jacinto de los Baños,
del alto Huaral, de Lima (en visita): 1,200 cajas de mandarinas, dos toneladas
de manzanas amarillas y 13 de verdes pa’l agüita de manzana.

Así se cumple, señores.

Ahora: ¡Cumplan ustedes
señores Asambleístas!


CINCO

¡Ayayay, allá voy si no me caigo
decía doña Tomasa, al meterse por mi catre!

“Yoquieroquesescuchesimagendemialmaqueteamoyteadorocomounaaventuraquenohayagosado…”

¡La gallina puso un huevooo!
¡Que se lo metan de nuevoooo! ¡Soooooo!


SEIS

Ya clarea un fino tul de gacela,
ya mi china está saciada,
ya chispea el canto agudo
del Chisco por las espinas,
y de su pico moreno
ya sale la finita serpentina del Cardenal
en el cogollo izquierdo
del ciruelo, se le ve a la luz
de esta madrugada nueva,
su lomito retinto
y su pecho rojo-rojo
como las nuevas banderas
que flamean en los valles
desde el 80 en Perú.
Ya humean los fogones.
Ya corren los Comisarios
a cumplir su cometido
de repartir Poesía,
para que los Cuadros puedan
analizar como deben
la Situación Nacional,
y el Grupo de reflexión forje
una verídica idea
del Frente
Internacional.

¡Cómo mascan sus marraquetas
los de Tembladera y su tecito pitiao! Vigilen.
¡La leche aguachentita, que alcance
para todos, y se reparta con prisa
entre el humo oloroso
de la leña de eucalipto traído de Cajamarca
y de fino guayacán desde la lejana Supe!
¡Leche y rosquillas a todos es la idea a manejar!
¡Ya veo al Santos Valdeón
que a prisa entre papeles
va
a denunciar en el Pleno
los asesinatos viles, masivos,
de campesinos de Chota y de Surite;
señores, nunca olvidar!
Un revuelo de Hormigas de Oro
con antorchas diminutas
en rubí
se desplaza en los olores
del denso algarrobal.
¡Qué contento que me pongo:
Parece que caminara
como entre nubes
con un sabor de buñuelos en la lengua.
El sol ya quiere salir
como una lonja de king-kón bañado de mermelada
de taperibá y leche de las chirimoyas.
Una calma azul se extiende
en pan de harina de trigo
por las llanuras y cerros
de niebla del horizonte
donde duermen los ancestros en sus silenciosas Wakas…

Yo te saludo, paisano,
pongámonos a trabajar, hoy,
no con palana o serrucho
si no con nuestras molleras,
que tenemos un Perú Nuevo que arreglar y encaminar.

Los campos de girasoles
anaranjados y rojos están maduros a punto de cosechar.
Sólo nos falta, Hermano,
decisión de desbrozar de maldades y cizañas
el gran camino total.
Que la Patria no es tan solo una palabra
si no un niño naciente
entre nuestras propias manos.

Nuestro pueblo está mirando,
mirando y esperando,
como flores sempiternas en las piedras
persistentes allá en Vilcashuamán.

©F.M.
De: MARIRÍS (inédito)

FELICIANO MEJÍA, escritor de nacionalidad peruano-francesa, nacido en Abancay, con estudios en la universidad de San Marcos, Perú y en Francia en la de Caen, la Sorbona en París y Le-Miral de Toulouse, donde enseñó por un tiempo; ha publicado POEMAS RACIONALES (premio Juegos Florales de San Marcos 1970), TIRO DE GRACIA (siete ediciones), CIRCULO DE FUEGO, KANTUTA NEGRA, KANTUTA ROJA. Y en cuentos para niños EL PAIS DE LOS SUEÑOS (tres ediciones), YANAQA, cuentos de mi comunidad. Sus poemas aparecen en la ANTOLOGIA DE LA POESIA PERUANA de Alberto Escobar, ANTOLOGIA DE LA POESIA PERUANA DEL SIGLO XX de César Toro Montalvo. ANTOLOGIA DE LA POESIA PERUANA CONTEMPORANEA de Ricardo Falla y Sonia Luz Carrillo, EL CORAZON DEL FUEGO: HORA ZERO de Manuel Velásquez Rojas, ESTOS 13 de José Miguel Oviedo, LE LIVRE INMEDIAT DU TEPOTZTLAN de Serge Pey, en Francia. ANTOLOGÍA CANTO A UN PRISIONERO, Antología de poetas Americanos, homenaje a los presos políticos en Turquía, Ottawa: Editorial Poetas Antiimperialistas de América.
Poemas suyos han sido traducidos al francés, holandés, alemán, árabe, ruso, inglés y al runasimi.
E-mail: feliciano.mejia@gmail.com
www. iespana.es/felicianomejia/
http://www.rocaxpoetas.galeon.com/
www.blog-v.com/caszadepoesia/



-- Feliciano MENSAJEROwww.iespana.es/felicianomejia/http://www.rocaxpoetas.galeon.com/
----- Original Message -----
From: Luiz Paulo Lirio de Araújo

desabrigados
“(...) agora já está começando o terceiro mês desde que tudo começou – e os trabalhadores da minha terra continuam jogados nos abrigos, sem nenhuma perspectiva de terem sua dignidade restaurada, e com a ordem de desocuparem os abrigos até semana que vem.”
“As injustiças são tantas e que a gente ouve a cada hora, que é uma coisa arrepiante. O Brasil e o mundo mandaram tantos donativos para cá que ficará difícil gastar tudo, mas alguém fica com muita coisa no meio do caminho. Sei de um abrigo onde há mais de mil sabonetes amontoados numa sala, mas que a pessoa que coordena o abrigo não dá sabonete para determinado abrigado que dele necessita, porque não lhe tem simpatia pessoal. E eu sei bem o quanto esse desabrigado é útil ao seu abrigo; como trabalha, ajuda, limpa, prepara comida ... que será que leva essa chefia de abrigo a ter tanta antipatia? Será que é porque não são da mesma etnia? Olhem os guetos se formando na Europa Brasileira!”
“As histórias são inúmeras, desde aquele sargento que, faz poucos dias, proibiu a carne para os adultos de determinado abrigo, liberando-a só para as crianças – quando todos sabem que há um congelador chapadinho de carne lá na cozinha, que veio das tantas doações que todo o país mandou. E as roupas sujas de menstruação que se deram às pessoas do abrigo tal, para que as usassem (nada havia sido salvo das suas casas), enquanto gente do Brasil inteiro mandava roupas novinhas novinhas... Começa a pergunta: quem ficou com tantas coisas?”
“E o dinheiro que o santo povo brasileiro tirou do seu bolso, do seu contadinho, e mandou para cá?(...) Cadê tal dinheiro? Era dinheiro para o povo(...).”
Dia 30 de janeiro, sexta-feira próxima, os desabrigados de Blumenau serão novamente desalojados, só que, desta vez, dos abrigos onde se encontravam desde que perderam suas casas. A maioria não tem para onde ir. O incrível circo baixa a lona e a imprensa nada noticia. Desabrigado colocado na rua não dá ibope...
Visite http://www.lyr.myblog.com.br/ e leia na íntegra o impressionante depoimento da escritora e historiadora Urda Alice Krueguer



São Paulo Washington Olivetto
Alguns dos meus queridos amigos cariocas têm mania de achar São Paulo parecida com Nova York. Discordo deles. Só acha São Paulo parecida com Nova York quem não conhece bem a cidade. Ou melhor, quem a conhece superficialmente e imagina que São Paulo seja apenas uma imensa Rua Oscar Freire.Na verdade, o grande fascínio de São Paulo é parecer-se com muitas cidades ao mesmo tempo e, por isso mesmo, não se parecer com nenhuma.São Paulo, entre muitas outras parecenças, se parece com Paris no Largo do Arouche, Salvador na Estação do Brás, Tóquio na Liberdade, Roma ao lado do Teatro Municipal, Munique em Santo Amaro, Lisboa no Pari, com o Soho londrino na Vila Madalena e com a pernambucana Olinda na Freguesia do Ó.São Paulo é um somatório de qualidades e defeitos, alegrias e tristezas, festejos e tragédias. Tem hotéis de luxo, como o Fasano, o Emiliano e o L'Hotel, mas também tem gente dormindo embaixo das pontes. Tem o deslumbrante pôr-do-sol do Alto de Pinheiros e a exuberante vegetação da Cantareira, mas também tem o ar mais poluído do país. Promove shows dos Rolling Stones e do U2, mas também promove acidentes como o da cratera do metrô e o do avião da TAM em Congonhas.São Paulo é sempre surpreendente. Um grupo de meia dúzia de paulistanos significa um italiano, um japonês, um baiano, um chinês, um curitibano e um alemão.São Paulo é realmente curiosa. Por exemplo: tem diversos grandes times de futebol, sendo que um deles leva o nome da própria cidade e recebeu o apelido 'o mais querido'. Mas, na verdade, o maior e o mais querido é o Corinthians, que tem nome inglês, fica perto da Portuguesa e foi fundado por italianos, igualzinho ao seu inimigo de estimação, o Palmeiras.São Paulo nasceu dos santos padres jesuítas, em 1554, mas chegou a 2007 tendo como celebridade o permissivo Oscar Maroni, do afamado Bahamas.São Paulo já foi chamada de 'o túmulo do samba' por Vinicius de Moraes, coisa que Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini e Germano Mathias provaram não ser verdade, e, apesar da deselegância discreta de suas meninas, corretamente constatada por Caetano Veloso, produziu chiques, como Dener Pamplona de Abreu e Gloria Kalil.São Paulo faz pizzas melhores que as de Nápoles, sushis melhores que os de Tóquio, lagareiras melhores que as de Lisboa e pastéis de feira melhores que os de Paris, até porque em Paris não existem pastéis, muito menos os de feira.Em alguns momentos, São Paulo se acha o máximo, em outros um horror. Nenhum lugar do planeta é tão maniqueísta.São Paulo teve o bom senso de imitar os botequins cariocas, e agora são os cariocas que andam imitando as suas imitações paulistanas.São Paulo teve o mau senso de ser a primeira cidade brasileira a importar a CowParade, uma colonizada e pavorosa manifestação de subarte urbana, e agora o Rio faz o mesmo.São Paulo se poluiu visualmente com a Cow Parade, mas se despoluiu com o Projeto Cidade Limpa. Agora tem de começar urgentemente a despoluir o Tietê para valer, coisa que os ingleses já provaram ser perfeitamente possível com o Tâmisa.Mesmo despoluindo o Tietê, mantendo a cidade limpa, purificando o ar, organizando o mobiliário urbano, regulamentando os projetos arquitetônicos, diminuindo as invasões sonoras e melhorando o tráfego, São Paulo jamais será uma cidade belíssima. Porque a beleza de São Paulo não é fruto da mamãe natureza, é fruto do trabalho do homem. Reside, principalmente, nas inúmeras oportunidades que a cidade oferece, no clima de excitação permanente, na mescla de raças e classes sociais.São Paulo é a cidade em que a democratização da beleza, fenômeno gerado pela miscigenação, melhor se manifesta.São Paulo é uma cidade em que o corpo e as mãos do homem trabalharam direitinho, coisa que se reconhece observando as meninas que circulam pelas ruas. E se confirma analisando obras como o Pátio do Colégio (local de fundação da cidade), a Estação da Luz (onde hoje fica o Museu da Língua Portuguesa), o Mosteiro de São Bento, a Oca, no Parque do Ibirapuera, o Terraço Itália, a Avenida Paulista, o Sesc Pompéia, o palacete Vila Penteado, o Masp, o Memorial da América Latina, a Santa Casa de Misericórdia, a Pinacoteca e mais uma infinidade de lugares desta cidade que não pode parar, até porque tem mais carros do que estacionamentos.São Paulo não é geograficamente linda, não tem mares azuis, areias brancas nem montanhas recortadas. Nossa surfista mais famosa é a Bruna, e nossos alpinistas, na maioria, são sociais. Mas, mesmo se levarmos o julgamento para o quesito das belezas naturais, São Paulo se dá mundialmente muito bem por uma razão tecnicamente comprovada. Entre as maiores cidades do mundo, como Tóquio, Nova York e Cidade do México, em matéria de proximidade da beleza, São Paulo é, disparado, a melhor. Porque é a única que fica a apenas 45 minutos de vôo do Rio de Janeiro. O mais importante é que com essa distância nenhuma bala perdida pode alcançar São Paulo !
Washington Olivetto é paulista, paulistano e publicitário

----- Original Message -----
From: Sonia Benirschke



A Paz em FantasiaCochilei embaixo do arvoredosenti sensações de fantasiasonhava com as asas da pazgrandes feitiços eu não fazia Voava através dos povospercebia um mundo de alegriatodos eram nutridos e felizesviviam em completa harmonia Nações supriam necessidadesnem pensar existir fronteiracorriam sempre para ajuda mútuanão conheciam nenhuma barreira Religiões em paz eram praticadas território ocupado respeitadoirmãos celebravam o progressogovernantes não criavam fardos Amor existia nos quatros cantosGente tratada como flor perfumadaplantada no jardim dos coraçõesfazendo parte da Terra sagrada SoninhaBB UM BRASILEIRO BOMBriga pelo seu direito na raçase preciso dá cara a tapanão se encosta na contramãoabre os braços para o irmão sofre pelo time do coraçãogrita berra briga esfolaquer cartão vermelho na horatudo pela pura e mais bela emoção percebe paixão na horaparte pra cima sem demoracurte olhar apaixonadoprocura o coração sossegar está disposto a qualquer momentoentregar o ombro pra alguem chorarouve calmamente um lamentoé amigo em qualquer lugar SoninhaBB
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=4899

----- Original Message -----
From: Umbelina Linhares Pimenta Frota Bastos



QUEM É VOCÊ?Quem é você?Que mistério é este que me envolve,que me conduz a caminhos estranhos,como a luz que guia a escuridão?Em sonhos te vejo,sempre em frente a voarcomo um beija-flor brincando no ar,a bailar, fazendo-me sufocar,quase em êxtase!Quem é você?Em sonhos, sinto-me uma flor,ansiosa, cheia de vida e amor,a espera que me sugues o néctar,como se fora num jardim de amor.Quem é você?Que em sonhos te vejo a voarno orvalhar da madrugada;Vem a luz do sol a brilhar,surge o dia, e esta flor a te esperar...Quem é você?

From sun to sun ,
until the night is arrived ,
flies the little bird for obscure spaces,
full of homesickness,
sometimes it stops exhausted,
men, theses naive men ,
say this little bird,
have left of being what they were,
to be what they were not.
No, they don`t know , these ingenuos,
that my soul went down from the heights ,
return to my heart , normal energy from my being,
I already do not suffer
homesickness !
Stronger is my being ,
it fulls me of vast plenitude.
Nothing lacks to me of tangible things,
I suffer the thirstness of intangible ones.
Only in anguish prostration ,
when to my pleni-I follow my semi-I
or my pseudo-I,
It leaves my soul flies in demand for
my longique land .

----- Original Message -----
From: Marta Rodriguez Leoa33


Que bom seria, se fossemos, um por todose todos por um(Marta Rodriguez)
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=4463 Um novo encontro com o meu eu,trouxe-me, à tona, a esperança e a autoconfiança, dos meus tempos de criança...acendendo então, dentro de mim, uma luz, clareando aquele lugarzinho escuroque tanto me causava dor...Foram a pureza e a beleza do passado,que me libertaram,dando-me asas à saudade eà renovação dos meus sentimentos.Resgatei em mim um sonho antigo, que estava há muito, esquecido,bem lá no fundinho do meu coração...Vieram, a mim, as lembrançasde um tempo em quecultivávamos sentimentos vindos do céu.Onde só havia lugar para a paz e o amor...onde a união nos transformava em um só e os nossos abraços e sorrisos eram a jóia de maior valor.Onde os amigos tornavam-se irmãos,na união de mãos, em rodas de ciranda.Onde todos éramostodos por um e um era por todos...onde ninguém era rico e nem pobree toda a harmonia se transformava em felicidade...bons tempos aqueles, onde não havia a falsidade,ganância, inveja e desamor...Seria uma maravilha, se assim fosse, hoje...se homens e mulheres pudessemunir novamente as suas mãosformando uma gigantesca roda de amor,se pudessem resgatar os sentimentos de outrora...sendo novamente todos por um, e um por todos.Todos ocuparíamos o mundo sob a mesma luz.Sem brigas e mesquinharias e sem preconceitos tolos...Que bom seria...Se todos resgatassemde dentro de si, o seu maior tesouro.O amor e a paz que ainda vivem em seus interiores.Só assim tornaríamos os nossos sonhos na mais linda das realidades...Só assim habitaríamos o mundo sob os sentimentos bons,conduzindo-nos para o melhor caminho...Só assim valorizaríamos o que, para nós, Deus criou e respeitaríamos o que Ele nos ensinou... "Amai-vos uns aos outros..."!

----- Original Message -----
From: Eron Vidal de Freitas Freitas
MINHA SERENATA
(Eron)




Eu...
Na apoteose de um plenilúnio,
Desejando-lhe dar o testemunho
De meu incontido amor...
Decidi fazer-lhe uma serenata
Inspirado na lua cor de prata,
Imitando as qualidades de um bom cantor!

Afinei caprichosamente o violão,
Com as cordas que roubei do coração
Sob a luz do luar acolhedor!

Tu... na sacada do alpendre,
Ficaste embevecida, extasiada,
Ouvindo as canções na madrugada,
Sorrindo para mim com gesto aprovador!

Depois... feliz...
Para deixar saudades fui escapulindo,
Imaginando seu sorriso lindo
Como agradecimento ao ato de amor!
----
No alpendre... a felicidade!
Na noite... a cumplicidade
Da LUA a me encantar...
No silêncio... a cidade
Dormia profundamente,
e sonhava docemente
Sem querer mais acordar...
Sonhava que estava no rio
Se banhando com o luar!
FALANDO DE ENCANTO
(Eron)
Me encante,
como as ondas encantam o imenso mar,
como a cigarra encanta pelo canto outra cigarra,
como o pássaro canta para outro encantar...

Encante-me, assim,
como o marulhar das águas no regato,
contornando as pedras que encontram no caminho...
Encante-me com seu sorriso na boca que me espera,
como a ave que nunca abandona o seu ninho,
como as flores que aguardam ansiosas sua primavera...

Se não puder me encantar como tudo isso,
que somente nós dois saibamos nosso compromisso,
através dos maravilhosos versos de sua poesia,
vestida propositadamente de conveniência,
de sabedoria...
e de sinestesia!






From: Caio Amaral

SUBLIMA-SECaio Amaral Se já ultrapassaste as barreiras
da mágoa, das dores e do rancor,
SUBLIMA-SE!

Constate que foi-lhe dado a oportunidade
para o início de uma nova fase da vida.O avanço e a ruptura nas barreiras da matéria
são impulsos para a evolução pessoal
e um investimento ao crescimento espiritual
LOUVA-SE POR ISSO!




----- Original Message -----
From: Rogerio Miranda


CAVALEIRO DO SENHOR DA PAZ
Pelo mistério da noite
com seu manto de estrelas
cavalga pelo céu o cavaleiro
da oração da paz...
Em sua companhia seres
da natureza tocam instrumentos
na luz do arco íris,
atravessam o universo
para te abençoar com a paz...
Quando o cavaleiro da oração da paz
passeia em seu sonho,
um mundo de fantasias,
te elege o ser único
que existe em você...
Uma tempestade de luz,
acompanhada de raios de brisa
se espalha como grãos de paz
para brotar em coração
que esta em busca da paz...


----- Original Message -----
From: Jussára C Godinho

Sou Gaúcha - Trovas Sou gaúcha de verdade Verdadeira rio-grandense Eu prezo minha cidade Digo mais: sou caxiense Vou te oferecer amigo Um bom churrasco no espeto E com orgulho te digo: Faço Trova e até Soneto Um bom churrasco no espeto Para amigo saborear Muita Trova e até Soneto Só vendo pra acreditar! Só vendo pra acreditar gente boa de montão Vim aqui te convidar Pra tomar um chimarrão! Vem tomar um chimarrão Amigos e companheiros Um forte aperto de mão Sentimentos verdadeiros Jussára C Godinho - Ju Virginiana Simplicidade Meu poetar é simples Fácil de interpretar Retrata reais momentos Deixa a vida por ela falar Meu Poetar é simples Diz muito sem muito explicar Revive os sentimentos Deixa a vida por ela falar Meu poetar é simples Não pretende impressionar Busca da alma os lamentos Deixa a vida por ela falar Meu poetar é simples Quer com versos aclamar Do mundo todos os intentos E quer o amor proclamar! Jussára C Godinho - Ju Virginiana
CÔNSUL DE CAXIAS DO SUL - POETAS DEL MUNDO http://www.poetasdelmundo.com/verinfo_america.asp?id=2383
----- Original Message -----
From: Cida Fatima

O silencio noturno

Cai à noite...
Faz-se total silencio
A maioria dorme
Ouvem-se os ruídos noturnos
Qualquer barulho
Parece imenso
O cantar dos grilos
O piar das corujas
Os sapos a coaxar
Enquanto os ruídos noturnos se fazem
A população dorme a sonhar!

Original Message -----
From: Tadeu-Barueri

Imaginação

Você é um sonho meu
Um sonho que sei será sempre sonho
Mas gosto de sonhar com você
De te imaginar minha mulher
De te fazer minha e te pertencer
De sentir tua pele
Deitar em seu colo, sentir seu cheiro
Sentir seus seios de encontro ao meu peito.
Ouvir as batidas aceleradas do seu coração
Já te desnudei milhares de vezes.
Conheço cada pedacinho de você
Sei qual o cheiro, o gosto de cada pedaço seu
Conheço a textura dos seus cabelos o jeito de sua pele
Não sei o número do seu calçado, mas já acariciei muitos seus pés
Já te senti ao meu lado, dando e recebendo mil carinhos.
Tudo isso na minha imaginação



----- Original Message -----
From: Kedma Menezes Oliveira






CADÊ A CIDADANIA?
Kedma O'liver

No meio da calçada
Sentado ele estava
Doutor, me pague um pão
Era isso que se escutava

Pessoas indiferentes
Nem para ele olhavam
Passavam, viravam o rosto
Com ele não se importavam

Ajude-me, por favor!
Não tenho meus pais, nem irmão
Sou órfão,não os conheci
Ajude-me a comprar um pão

Nem tenho oito anos
Não me deixam trabalhar
Não tenho o que comer
Não posso nem estudar

Moro em um viaduto
Não conheço nenhum parente
Ajude-me, estenda sua mão
Permita-me crescer e ser gente

Não te peço dinheiro
Quero apenas o que comer
Preciso me alimentar
Para poder crescer

Seu doutor, quero trabalhar
Mas sou muito criança
Não seja indiferente
Não mate minha esperança

Ensine-me a não ser
Apenas mais um drogado
Ou mais um trombadinha
Pela polícia procurado

Escutei que toda pessoa
Que vive é um cidadão
Onde está a cidadania?
Que não me estendem a mão?

Veja, olha o meu estado
Poderia ser teu irmão?
Tenha compaixão amigo
Dê-me um pedaço de pão

Sou apenas criança
Sinto falta de amor
Não precisa me tocar
Mas me ajude, por favor,

A fome dói meu estomago
O frio corta meu corpo
Mas eu quero crescer
E trabalhar com gosto

Quero comprar um carrinho
Ou uma roupa bonita
Alimentar-me direitinho
Quando eu mudar de vida

Obrigada seu doutor
Deus lhe pague, mesmo assim
Outro dia o senhor me ajuda
Sei que vai se lembrar de mim.
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=4003
----- Original Message -----
From: Marilia faria


É que anoiteceu e nem notei a mudança...
Mas quando finalmente raiou o dia e o sol,
Encontrei-me encantada com as novidades!
Tanta luz e calor na alma parecia certo ser:
A PAZ tão esperada!

-Marília Bechara-
----- Original Message ----- From: Clóvis Campêlo ALUMBRAMENTOQue desça a tranquilidadevinda com hora marcadae que se anunciaapós a passagem docometa.Que se tranquilizemtodos os neurônios,cesse a adrenalina,retorne a rotina celular.Tu, oh poderosa força,tens a capacidadede alterar todas as marés,semear a força do vento,tremer todas as terrase, com teu olhar de fogo,calar todas as vozes.O impacto da tua visãotem a luminosidadede mil bombas atômicas.O calor que de te irradiadissolve a estruturado mais sólido dosmetais.Diante de ti,quedamo-nos estáticose deixamos que nos suguetodas as forçase nos esgote.Tens a beleza e a maldadede todas as deusase deixamo-nospor ti imolarnum misto de prazere sofrimento.Clóvis CampêloRecife, 1994


----- Original Message -----
From: Sol Vermelho Ltda

Compreendendo a Vida para um bom Viver

Muitas pessoas ainda vivem no passado, quando deveriam viver no ‘aqui e agora’, em tempo presente, buscando construir o futuro. De fato todas as nossas experiências residem no passado e, um segundo atrás já é agora passado.

Se ficarmos presos no passado, não conseguiremos continuar caminhando em busca de nossas metas, de nossas realizações e com a pretensão de sobrevivência com bases estáveis e felizes.

Quando começamos algum projeto, alguma ação na linha de realização de um sonho ou meta, não podemos perder o foco. Se começarmos e não terminarmos uma ação, ficamos perdidos no meio de ciclos abertos. Precisamos fechá-los.

Nós podemos encerrar de um projeto inacabado, desde que nós decidimos isto por não achar mais interessante, por não ser mais produtivo no aqui e agora, mas precisamos decidir que terminou, fechando assim o ciclo por nossa decisão e não por desistência.

Não podemos acabar com o passado e nem devemos. O passado é algo para ser usando, portanto, deverá ser compreendido e só nos atrapalha o que não foi bem entendido, estejam os dados disponíveis ou não, os subconscientes ou oclusos seria melhor traze-los à luz de nossa análise no aqui e agora. E isto já é possível até com as questões psicossomáticas. Neste caso, obtém-se a cura do que nos incomodaria como doença mental.

Os assuntos não compreendidos e que podem nos deixar presos ao passado, não poderão ser auto analisados, mas precisarão de ajuda profissional, se antes era falha, agora já tempos a ciência moderna de saúde mental em terapia alternativa e funcional para todos e todos os casos.

Se dantes tínhamos que controlar as doenças psicossomáticas com remédios, mesmo ficando em dependências tantas, quer de psicotrópicos ou dos profissionais que não entendiam da psique ou espírito e pensamento, sujeitos aos efeitos colaterais, agora já temos a saída. Não pela Psicologia que apenas analisava comportamentos, avaliava e julgava situações, dava conselhos... Isto não cura doença psicossomática, mesmo podendo ajudar muitos casos.

Precisamos virar estas páginas da vida, mas não jogar fora o livro que escrevemos sobre nós mesmos. Ele precisa ser guardado em uma bela estante para ser consultado se necessário, mas que esteja bem traduzido para nossa linguagem atual. Mesmo porque seria impossível tudo esquecer, além de desnecessário, pois tornaria um campo vazio em nossa ‘trilha do tempo’, acabaria com parte de nós mesmos.

Se não podemos estar em mais de uma estrada ao mesmo tempo, se não podemos ir a um lugar por mais de uma via, então precisamos limpar bem a estrada que nós utilizaremos em nossas vidas no presente e também deixar esta estrada asfaltada para o futuro.

Não seremos nesta vida eternamente jovens em corpo, mesmo sendo eternos em espírito. Quem não chegar à idade senil é porque terá morrido antes. Não temos que achar culpados em nossa caminhada, precisamos é encontrar soluções. O nosso Planeta é maravilhoso e nós é que precisamos de mudanças para melhor.

Ninguém precisa sofrer para aprender ou ter experiência, como também ninguém precisa fazer ou concordar com o que já compreendeu. Isto nos trás liberdade. Afinal, não podemos concordar ou discordar de alguma coisa sem primeiro conhecer e ter entendimento. Quando não concordarmos precisamos saber dizer por que não concordamos ou não desejamos utilizar, assim as demais pessoas podem entender e também se posicionarem perante a vida.

Não estamos de fato neste universo físico para experiências espirituais. Temos um corpo, mas somos um Espírito e, portanto fazemos parte do mundo material e também espiritual. Por isto é preciso repensar e compreender que a nossa memória está na mente e não no cérebro que é massa, é corpo.
O cérebro é um órgão de controle de todo o corpo ao nosso comando. Se algo for destruído no cérebro e uma perna não puder mais ser comandada, não significa que a perna está no cérebro. Assim também nossa memória quando não pode ser acessada por problemas no cérebro. O corpo humano é uma máquina de carne muito valiosa para um espírito que a usa bem, mas não pode ter peças avariadas para desempenhar bem suas funções.

Sim, esta vida pode ter algumas cartas marcadas e precisamos nos conscientizar do que realmente desejamos e das mudanças que sejam melhores para nossas próprias vidas. Isto não significa que teremos sempre vitórias, os empates e derrotas fazem parte do jogo da vida. Mas existem regras que já foram profanadas, estejamos atentos, pois só deste modo conseguiremos nos libertar das armadilhas impostas e que foram e ainda são tantas.

Todos possuem direitos de sanidade mental, de liberdade de decidir o que fazer de sua própria vida, mas estamos limitados também às leis morais e especialmente à ética. Fazer o que gostaríamos que nos fizessem e não proporcionar aos outros o que eles não poderiam entender ou aceitar para eles mesmos.

Psique é Espírito ou Pensamento e todos como espíritos podemos ter muitos pensamentos, nem sempre são nossos de fato. Tudo aquilo que pensarmos e que não concordamos ou não nos fazem bem, podemos fechar sim, estas ou quaisquer portas que nos abrirem e que não foram de nossas escolhas nesta escola da vida. E isto significa confiar mais em nós mesmos.
(Celito Medeiros)
http://www.celitomedeiros.com.br/view_noticias.php?id=66



PONHA UM TUBARÃO NO SEU TANQUE
Celito Medeiros

Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas. Assim, para alimentar a sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca. Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. E os japoneses não gostaram do gosto destes peixes. Para resolver este problema as empresas de pesca instalaram congeladores em seus barcos. Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo. Entretanto, os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado, e é claro, eles não gostaram do peixe congelado. Deste modo, o peixe congelado tornou os preços mais baixos. Então as empresas de pesca instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros. Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques, "como sardinhas". Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam cansados e abatidos, porém, vivos. Infelizmente, os japoneses ainda podiam notar a diferença do gosto. Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de frescor. Os japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe apático. Então, como os japoneses resolveram este problema? Como eles conseguiram trazer ao Japão peixes com gosto de puro frescor? Se você estivesse dando consultoria para a empresa de pesca, o que você recomendaria? Quando as pessoas atingem seus objetivos tais como, quando encontram um namorado maravilhoso, começam com sucesso numa empresa nova, pagam todas suas dívidas ou o que quer que seja, elas podem perder as suas paixões. Elas podem começar a pensar que não precisam mais trabalhar tanto, então relaxam. Elas passam pelo mesmo problema que os ganhadores de loteria que gastam todo seu dinheiro, o mesmo problema de herdeiros que nunca crescem e de donas de casa, entediadas, que ficam dependentes de remédios de tarja preta. Para esses problemas, inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples. L. Ron Hubbard observou no começo dos anos 50. "O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador". Quanto mais inteligente, persistente e competitivo você é, mais você gosta de um bom problema. Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios, você fica muito feliz. Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Você fica excitado em tentar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo! Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques. Mas, eles também adicionam um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega "muito vivo". Os peixes são desafiados. Portanto, ao invés de evitar desafios, pule dentro deles. Massacre-os. Curta o jogo. Se seus desafios são muito grandes e numerosos, não desista. Se reorganize! Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda. Se você alcançou seus objetivos, coloque objetivos maiores. Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá de encontro aos objetivos do seu grupo, da sociedade e até mesmo da humanidade. Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele. Se aposente, mas invente. Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer diferença. "Então, ponha um tubarão no seu tanque e veja quão longe você realmente pode chegar".
(Este texto de Medeiros foi usado em MBA nos USA)
http://www.celitomedeiros.com.br/view_noticias.php?id=45

----- Original Message -----
From: alm

26.1.09
Subjetividade
excesso
não cabe
tudo que não cabe
tudo isso que não cabe
esse muito disfarçado
extraordinário
fermentado dentro
crisol
universo brilhante
tudo isso que não cabe
nos turbilhões neuronais
brilhos ofuscantes
aprisionados
por estranhas panteras
um insight
um encontro
entre um receptivo
e um bravo
tudo isso imenso
que não cabe em nós
e que é preciso
expor
simplismente tudo o que existe
perfeito
um deus para empinar pipas na chuva
para conter
e mesmo assim
não é contido
acolá um rudimento de linguagem
aqui uma obra de arte
mais adiante um asco
chega mais perto
e é branco
esse abismo
que já foi negro
mais um passo
um gruta de carne
e fogem
feito gotas
estas esferas quânticas
de sangue real
em exponencial multiplicação
cântico negro
mais perto
uma equação
uma orelha surda
desencantada
mais próximo
uma entidade plácida
saravá
um conto absurdo
contorcendo-se
querendo ser só ilha
atrás de uma porta mágica
onde não cabe
sequer
esse tudo quase-perfeito
sorriso na boca de um cão
humano
substância humana
onde gritos nervosos ecoam
na mesma velha dança ancestral
arabescos nas paredes
dos bosques
sombras cintilantes
caminhando sobre os sons
idéias ordinárias
surfando sobre o tempo
rabiscos nas sombrancelhas
e um fel na boca do ventre
o fígado
regenerando-se no penhasco
aguardando o homem
que saltou nas rochas
em busca de um segundo
que o reconectasse aos seus desejos
e aos seus sonhos
que jazem presos
no interior de tartarugas gigantes

Saudações Poetas Del Mundo!!
Andrey Mozzer


----- Original Message -----
From: helena armond
ANIVERSARIO

Caríssimos

Maria Efigênia, Socorro Dantas ,Armando Figueiredo e grupo AVESP;Delasnieve e grupo
aniversario....
eu mentia tanto a minha idade...que as cartas astrologicas traziam apenas recados subliminares que só eu entendia...
Acho que vou continuar mentindo pois o susto que provoco quando declaro a verdadeira... é um espanto... isto porque tenho uma receita infalivel pra chegar aos 120 ou 150 numa boa , numa ótima rsrsrs e passo a vocês
Minha analista dizia que artistas / poetas não envelhecem...
então vamos aos itens principais
1- abrir as mãos e soltar as PEDRAS
2- jamais perder o bom humor
3- escrever poemas
4 -ver em cada semelhante o que há de melhor...
5 -alimentar-se apenas dos ingredientes rsrsrsrsr
6 - acreditar ...acreditar....acreditar
7 são os dias da semana...sete são as cores do arco-íris....sete são as notas musicais...
cultivar amigos amigos amigos
"as aves da mesma plumagem...voam juntas"
sempre em revoadas...
grande abraço !
helena


Visitem:
http://delasnievedaspet.blogspot.com/
http://blog.uol.com.br/showposts.html?idBlog=1143892
http://www.delasnievedaspet.com.br/
http://delasnievedaspet.ning.com/
http://www.pantanalms.tur.br/
http://www.lunaeamigos.com.br/
http://grupobrasilmostratuacara1.blogspot.com/
Delasnieve Daspet - Embaixadora da Paz! Brasil






















Nenhum comentário:

Postar um comentário