sábado, 8 de agosto de 2009

Poetas Del Mundo traçam metas para gaúchos

NA FOTO: Nadir Silveira Dias - Cônsul do Estado do Rio Grande do Sul,
Soninha Porto - Cônsul de Porto Alegre,
Delasnieve Daspet - Embaixadora para o Brasil
e outros cônsules e poetas associados daquele estado

Poetas Del Mundo traçam metas para gaúchos

O Movimento Poetas Del Mundo, presente hoje em 119 países, falado em 18 idiomas e que conta, no Brasil, com 2.700 poetas, intensifica a sua atuação no País. Para traçar metas de fortalecimento do grupo gaúcho, reuniram-se, na noite de 4 de agosto, representantes do Consulado em Porto Alegre. O local do encontro, que teve a participação de mais de 15 poetas e presenças internacionais do Poetas Del Mundo, foi a Livraria Lápis Café, no Shopping Total, onde além de discutir futuras ações, os poetas brindaram os presentes com declamações de poesias.
Da reunião, definiu-se um encontro mensal do Consulado de Porto Alegre, que ganhou o nome de “Poesia Poetas Del Mundo”, e ocorrerá, sempre na última terça-feira do mês, a partir das 19h, no Lápis Café. O próximo encontro será realizado no dia 25 de agosto. A Embaixadora pela Paz pelo Brasil dos Poetas Del Mundo, Delasnieve Dáspet, do Mato Grosso do Sul, convocou os poetas a intensificar os trabalhos. “O momento é de fortalecer o movimento, buscar maior integração, união e ser mais propositivo”, afirmou.
Delasnieve coordenou a delegação que esteve em Porto Alegre, formada pela jornalista da Revista Caras, em Paris, Delegada da Academia Francesa de Letras e Artes da França e Embaixadora pela França dos Poetas Del Mundo, Diva Pavesi; e pelo gaúcho, que hoje vive na Suécia, exilado política da época da ditadura, Guilem Rodrigues da Silva. Delasnieves destacou que os membros do Poetas Del Mundo precisam sempre trabalhar pela solidariedade e pela paz. “A poesia é o meio”.
Diva, produtora cultural paulista, naturalizada francesa e que vive na Europa há 22 anos, tornando-se uma das principais divulgadoras da cultura brasileira em terras francesas, surpreendeu com a visão adquirida de Porto Alegre. “Tenho uma visão européia da arte e da cultura e posso dizer que Porto Alegre é uma das cidades mais européias que já conheci”, disse a presidente da ONG Cultural franco-brasileira DIVINE PRODUCTIONS INTERNATIONAL. “De alma e do coração, aqui vi o por do sol mais belo do mundo”, confidenciou.
Os visitantes da Delegação e os Poetas Del Mundo foram recebidos pelo Cônsul Nadir Silveira Dias, do Rio Grande do Sul, e pela Consulesa de Porto Alegre, Soninha Porto.


Márcia Martins
Assessora de Imprensa de Poetas Del Mundo em Porto Alegre
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=4382
Blog de divulgação dos Poetas del Mundo Gaúcho
http://poetasdelmundogauchopoa.blogspot.com/
marfermartins@hotmail.com
51 - 9947 - 2771

Nenhum comentário:

Postar um comentário