segunda-feira, 28 de setembro de 2009

N.32


DIVULGANDO - nº 32
Mandem seus poemas/escritos para o email da owner:
NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O LINK DE TUA PÁGINA EM POETAS DEL MUNDO





Estou te enviando o video do meu poema "UM ENCONTRO" editado pela amiga Jan mell

http://www.youtube.com/watch?v=OnvIVQd9VxU

Ronaldo Balbacch
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo.asp?ID=5721





O que foi que aconteceu com o meu Rio Grande do Sul, que
Veronica de Nazareth-Noic@


Depois da Revolução Farroupilha,
teve tanta honra - muita glória.
Um renascer da gaúcha família,
hoje considerada "braço útil" e até simplória!


Enquanto era ação, história e continuidade,
nosso Rio Grande crescia.
O povo todo sorria, construia com igualdade,
até chegarem foices, paredões humanos, incluindo a "cria".


O que foi que aconteceu com o meu Rio Grande do Sul, que


Foi o Estado escolhido para maior abrigo,
baderna, boa vida, de falsos injustiçados?
Se a reforma fosse justa, queria ser o primeiro testigo,
jogaria o laço fraterno a todos os desabrigados.

Resulta que é só "estampa" de interesses diversos,
vão acampando em fazendas e matando os proprietários.
Se os policiais defendem o dono, são julgados perversos,
aqueles que se instalam, chegam como locatários.



O que foi que aconteceu com o meu Rio Grande do Sul, que


De carne e sal fez o charque para a sobrevivência,
criou a maior guerra que os corações ditaram.
Em lombo de cavalo, com frio, chuva e fome defenderam a querência,
apesar de tantas mortes e solidão, pelo melhor lutaram.

Ah...meu Povo Farrapo...impossível de aceitar,
que depois da lide campeira suada, teu ganho tenhas que dividir.
Sei que tiraríamos da boca, para um irmão alimentar,
mas não quem na verdade não soma, apenas quer destruir.


O que foi que aconteceu com o meu Rio Grande do Sul, que


Passou pela Guerra dos Farrapos, a República Juliana/Rio-Grandense,
não se abateu com a Batalha dos Porongos, no Ponche Verde assinou a paz?
Não, não quero nem incito o separatismo, mas a volta da força triunfense,
da alma gaúcha cabelos ao vento, poesia (rebelde)madura, ensinando como se faz.

E se tiver que ser num grito de bamo já se fumo...que seja!
Arremessemos as boleadeiras nos garrões dos sentimentos.
Puxemo tudo prá riba outra vez, lança do amor que braveja,
sem tiro - com as armas da lucidez e não mais só lamentos.

O que foi que aconteceu com o meu Rio Grande do Sul...o que foi que "ele" fez?

Na paz, "toca...toca...êira, êira",
seja como for,
Quero Meu Rio Grande Outra Vez.





Compor poemas

Compor poemas é um ato ingênuo e forte,
mas não é deflorar o branco do papel,
riscando vãs palavras, postas pela sorte,
como se fossem grãos cedidos a granel.

O verso há de conter lirismo, canto d'água,
navegue na alegria, ou na cadência triste,
que seja audaz ou grácil, seja afeto ou mágoa,
sobeje emoção - sem isso nunca existe.

O verso há de conter os sonhos do arco-íris,
os sons da bela aurora, a dor de cada ocaso,
a mais bela virtude - Vida incendida!

Compor poemas é causar prazer à Íris,
não é delírio vão, bradar de ódio raso.
Poesia é arte viva e até na Morte é Vida!

**************************
Sílvia Mota.
"Poeta do Amor e da Paz"
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=5615
Cabo Frio, 26 de setembro de 2009 - 13:58hs.







TRIBUTO A MICHAEL JACKSON
-


MICHAEL JACKSON, QUANTA VOZ!
QUANTA VONTADE DE TRANSFORMAR.
EM SUA VIDA UM ALGÓZ,
INFELIZ INFANCIA TEVE.

E O DINHEIRO NADA COMPROU
SÓ A APARENCIA QUE MANTEVE
PARA O MUNDO UM EXEMPLO DEIXOU
O SONHO DE UM PLANETA MELHOR.

SUA INOCENCIA FEZ RELACIONAR
FOI CRIANÇA QUE SEMPRE AMOU
TINHA CORAGEM PARA INOVAR
EM SEU TRABALHO SEMPRE SE INSPIROU.

CORAÇÕES ADORMECIDOS ACORDAM NO CLAMOR
EXPRESSÃO DO CORPO EM FORMAS
GESTOS DE CARENCIA E DOR
DE UM HOMEM SONHADOR

VIRA AO AVESSO A CABEÇA
VIRA AO AVESSO A CANÇÃO
ÚÚHÚ!GRITE COMIGO A SUA PAIXÃO
E DO MICHAEL JACKSON NÃO ESQUEÇA.



AUTORA; LEOMÁRIA MENDES SOBRINHO
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=5088




NA DELICADEZA DO SER

NA SENSIBILIDADE DO EXISTIR

FRAGILIDADE AO MEU VER

DE PENSAR E SE REFERIR



SOMOS DO MESMO JEITO QUE ROSAS

QUE EM FRESCOR DO AR RESPIRAMOS

QUE EM TERRA RAÍZES FRONDOSAS

DESENVOLVEM A VIDA QUE AMAMOS



VEGETAL COLORIDO

TEM NO SEU CORPO VESTIDO

CORES PRIMITIVAS EXEMPLARES



SOMOS FLORES

DE UM INFINITO DE INÍCIO FELIZ

DA ONDE O HOMEM É SEM DÚVIDA A MATRIZ.

LEOMÁRIA MENDES SOBRINHO

http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=5088






ESSA É MINHA VIDA




De muitas histórias,

de lágrimas

choradas,

doloridas

de chegadas e partidas

muitos acontecimentos

de fracassos e vitórias.

Entre os caminhos estão

espinhos e flores...
Muitos dissabores,

saudade

solidão,

mas o meu interior

está cheio de gratidão.



Uma vida gostosa,

prazerosa,

apesar dos percalços

tem sido leve

com apoio de amigos,
o aconchego familiar
e alguém em quem pensar!



Os seus olhos

a me olhar
o carinho de suas mãos
o sorriso que me acalma
em qualquer situação,

infunde-me paz

e alegria na alma.


No meu jardim

até as flores falam comigo

através do perfume

e eu me alegro

com sua beleza

um pedacinho do meu mundo

que Deus me deu, com certeza!

À noite

faço minhas preces

e no meu diálogo com Deus

por cada manhã que recomeça

demonstro reconhecimento

louvor e gratidão

por tudo que sou.


Dele recebi

lindas jóias preciosas

filhos e netos

que me reforçam a vontade de viver!
Essa é minha vida

que um dia haverei de entregá-la
quando obrigada for!
Ao pesar sobre mim qualquer idade,
enfermidade ou qualquer dor
partirei para o além com o sorriso

para ser mais feliz no paraíso!
Maria Loussa
GOIÂNIA-GO
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=1313




Um Romance de Balzac


Balzac já o dissera,
Referindo-se a Nanon e Cornoiller,
Personagens de um romance seu,
No qual retrata Eugênia Grandet,
Que ambos não tinham conhecimento bastante
Para compreender as corrupções do mundo.

As tramas secretas jamais livrarão a vida,
Pouco importa que o sol se esconda ou
Até as nuvens turvem a lua no caminho,
Das pegadas dos anônimos desejos.
Rasas ou fundas, aparecerão quando a chuva cessar,
Esculpidas sobre a lama endurecida.

As rupturas dos costumes produzem novelas,
Para as intempéries do caráter estarem presentes,
Aneladas às implicâncias das forças cortesãs,
Tanto quanto reunindo cavaleiros, dividindo no palco,
O gênero poderoso da temporada de risos,
Mesmo à custa da tristeza do povo, além da ponte.

Os jogos de adivinhar e as prendas oferecidas
Comprazem os espíritos a se abandonarem,
Imersos no sentimento coletivo do prazer cativo,
Não restando, então, à Governança senão o gesto
Da piedosa mão real que ao tesouro afaga,
Afogando as paixões em baús de sortimentos.
Daladier Carlos
23 setembro, 2009
http://www.poetasdelmundo.com:80/verInfo.asp?ID=4323





Lugares Diferentes

Quantos são os lugares que ocupamos,
Desde a descida rasgada do útero
Até os confins da cordilheira?
Onde estamos é o mesmo ponto em que,
A qualquer momento, podemos encontrar
O sujeito que nos olhava desde a esquina?

Será que a paranóia importa para nos alertar
De que a vida não pode seguir aos trancos
Ou que os solavancos fazem mal ao estômago?
Parece não haver unanimidade e talvez devamos
Suspeitar das nossas opiniões, pois estas podem
Ter a ver com as fantasias que nos vestem.

Quando leio ou penso sobre valores,
A impressão corrente em meu espírito,
Sem reparos ou retoques é a de um espantalho,
Aquele totem tipificado em sujeito e fincado
Em local de atraente visibilidade, de modo
A concentrar as atenções e chamar a culpa.

A certa altura da reflexão, o cérebro quer replicar,
Volver aos lugares antes visitados e observá-los,
Agora com uma lente mais grossa e nenhuma pressa,
Porque os movimentos mostram aspectos inusitados,
Perspectivas projetadas para uma sequência de imagens,
Especialmente escolhidas para separar as emoções.
Daladier Carlos
24 setembro, 2009
http://www.poetasdelmundo.com:80/verInfo.asp?ID=4323



Insensatez

Porque meu Deus

Este ser chamando

Homem

Insiste em destruir

Com insensatez

Os pobres seres

Da natureza?



Porque meu Deus

Insiste esta criatura

egoísticamente

Explorar e torturar

Estes pobres

Denominados

Por ele assim

De animais?



Será meu Deus porque

Quer provar de vez

Que divino é?



Ou será pura

Demência de um ser

Que ainda não percebeu

Que deste mundo

Ele também nasceu?



E como estes

Indefesos animais

Ele também um dia

Poderá ser examinado

Torturado e explorado

Por um outro ser?



Violetta





A vida é uma comédia



Assisto um filme de Carlitos,divirtindo-me com seus trejeitos a zuar encantadoramente da ação dos indivíduos neste mundo injusto.Percebo que a vida tem seus momentos irônicos,cômicos e tristes,entretanto no final de tudo ,uma luz surge trazendo esperança de que o nosso desejo sempre se realizará,mesmo que custe por um bom tempo ou que alguns tentem impedi-lo.Lembro-me dos que não conseguiram por infelicidade do destino e reflito se de repente estava determinado a eles não obterem suas glórias simplesmente para nos ensinar o meio correto de direcionarmos nossos intentos e de como realizá-los.Portanto a vida não é um purgatótio,nem um paraíso,simplesmente ela é a cena de nossas tomadas de decisões,nossas escolhas as quais depois de certo tempo quando lembradas fazem-nos dar gostosas gargalhadas entre pequenas lágrimas a escorrer de nossas faces.



Carlito



De chapéu de coco

Bengalinha em punho

Vai o malandrinho

A passos tortos

Divertindo os espectadores

Do antigo cinematófrafo

Entre bengaladas e bigodadas

Critica a esnobe sociedade

Incitando o povo a autocrítica

Rir de suas penúrias

Delicioso malandrinho

Que faz divertir a todos

Indicando ao mundo

O quão ele é bobo

E cruel... perambula

Por toda a tela

Encantando a todos

Com seu ar de ironia bela


Maria Lucia(Violetta)
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=5791







POESIAS EM CONSTRUÇÃO
Por Flávio Miranda


Não vou fazer uma apresentação, mas apenas irei informar que me exilei no meu eu, busquei as formas de ver a vida de várias maneiras sem ser preta ou branca. Alcancei um prisma que não estava em meu Ser.

Um poeta não busquei pra dentro de mim. Dentro de si há um, em mim ainda me assombram aqueles que não depositei as flores em seu túmulo.

Se não entenderam nada, fiquem sem entender, pois nem eu entendi. Virou poesia e dai foi

Flávio Miranda


Prefácio


"O Sentimento expressado por Flávio Miranda neste livro é o que podemos chamar de "Neo Romantismo",simples e claro.
São poemas simples,mas muito tocantes em nosso sentimento,no canto mais fundo de nosso 'coração'.
Poesias em Construção são como a Rodovia dos Imigrantes ao Brasil,liga o Principal porto a principal cidade do Brasil,sendo assim sua principal artéria.O Que digo é que Poesias...
*Poesias em construção é uma grande artéria que liga os sentimentos a realidade.
É para quem deseja e anseia ler algo realmente muito expressivo e novo,sem precedentes na literatura poética.


*Marcelo Brunella Aziz Jorge




Para onde vou, não sei

Mas meu coração sabe, vou deixa

Que me leve pra muito longe




Além do eterno

Sigo tua luz,




Lua bela que no mar

Se espelha. De tão bela

Aquém sabe onde vou,

Porque não sei.




Seqüestra meu ser

Toma minhas poesias

Que nas flores plantei




Se vestida vieres de sol

Sigo a esperança

De ver a junção do

Teu espírito com a matéria

Que todos dizem ser

Um eclipse.




Mostra-se em cada

Um de meus dias

Entorpece-me de amor




Cada gota que neste mar cai

Remonta-me em que dizes.

http://www.poetasdelmundo.com:80/verInfo.asp?ID=2810







DÁ-ME TUA MÃO

Valdir Ramos



Dá-me Tua mão

para que eu possa caminhar,

dá-me Tua mão

para que eu possa sorrir,

dá-me Tua mão

para que eu possa sonhar

dá-me Tua mão,

Para que eu possa existir.

Dá-me Tua mão

para que eu possa auxiliar

aos desvalidos e necessitados;

Guia-me na Tua senda maravilhosa

fazei de mim instrumento da Tua bondade,

do Teu imenso e infinito amor.

Permita-me a possibilidade

de poder doar e amar ao próximo,

com o amor que Tu me amas.

Dá-me Tua mão e me dai forças

para que eu possa seguir o meu caminho,

dá-me Tua mão e me orienta,

para que eu possa perseverar,

dá-me Tua mão e me ampara sempre,

dá-me Tua mão e não me sentirei sozinho.







A VIAGEM


Uma vez mais...

apenas uma vez mais

queria que me fosse permitido

retornar e vivenciar tudo novamente.

Só mais uma vez...

me bastaria apenas mais uma vez,

para que eu tivesse a oportunidade

de fazer aquilo que não fiz.

Eu necessito tanto retornar

para ver a primavera que não vi,

para ver aquela paisagem da janela.

Quero as emoções que não pude sentir.

Preciso me redimir de minha insensatez,

do meu desamor e do meu apego material.

Preciso voltar para estender a mão.

Quero poder sentir e respirar o mar,

ter a possibilidade de amar e ser amado.

Eu preciso viver mais uma vez...

preciso tanto...
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=3203




EFÊMERO


Procuro por razões para estar aqui.

Necessito, pelo menos,

de uma desculpa,

para ficar mais um pouco;

não que seja uma necessidade letal,

indispensável,

apenas, para tomar coragem...

Quase sempre,
eu e o meu eu se falam, se buscam,
interpenetram-se em mundos
que ainda não nos pertencem.
Não importa,
já os conhecemos dantes...

Retorno,
busco o meu interior.
Partículas negativas tentam invadir a minha mente.
Refestelo-me ao sabor de devaneios...
Busco,
olho a redor por algum amigo,
nada,
Apenas pessoas comuns caminham
por entre outras...

Entristeço-me por estes momentos...
Ergo-me tal qual a postura majestosa das gaivotas;
alço-me, bem para cima e bem para o alto,
até sentir o momento do loop
que me conduzirá às águas da realidade...

Tudo faz parte do todo universal...
EDSON RIOS




Enfrentando medos

Tento elucidar os fatos, que permanecem na cabeça, sem solução.
Não tenho medo deles, pois enfrentando-os sei que trará conforto á este coração. Não é o medo que destrói relacionamentos, mas a negação deste medo, que faz não entende-lo.
E eu não tenho medo de resolver. Tenho medo de ficar tentando achar respostas e sempre criar desculpas que me favorecerão, a não colocar um ponto final em uma situação que me faz mal.
O medo gera dependência dos fatos, e você acaba achando que é complicado resolver. Mas ninguém pode agir assim. Você tem que apagar, afastar o que lhe faz infeliz.
Nós fomos enviados para resolver todas as pendências, não para criar mais, e sermos infelizes.
E mesmo que o seu grande amor esteja no meio desta infelicidade, ele precisa ser afastado, banido.
Você precisa aprender a lidar com os seus problemas, com seus medos, com suas ansiedades para não deixar que interfiram em seu desempenho, nem que coloque em risco sua segurança no caminho pela vida.
Você sente no coração quando isto acontece, mas não o ouve, passa por cima de seus instintos e deixa acontecer.
E depois fica com medo de resolver? Não!
Não deixe que nada atrapalhe seus objetivos. É você que precisa ser feliz! Pense na melhor solução. Se você ficar bem com o que está acontecendo, é sinal que fez certo.
Mas se não, corte o mal pela raiz.
Em todo mar de rosas, também tem ondas com espinhos, e é necessário distinguir em primeiro lugar se você não esta sendo muito crítica ou esperando muito da outra pessoa, se não está se projetando nela, se está deixando o outro respirar também.
Seja mais maleável e entenda todos os lados.
Para achar solução para um problema que lhe aflige, você tem que ter a capacidade de analisar com humildade, consideração, você pode acabar sendo injusta.
Você tem que ver os seus motivos e os dele também.
A sua ótica não é igual a das outras pessoas.
Por isto não julgue. Ninguém tem a certeza do que é certo ou errado para viver julgando.
Às vezes o que é certo para você é errado para o outro.
Portanto, precisa ouvir e entender, e se não for bom, simplesmente aja. Mas não julgue.
Todos temos um motivo, e talvez, um outro não entenda.
A perfeição está longe de morar perto dos seres humanos, mas se você aprender a tentar alcança-la, quem sabe ela destine um pouquinho para que possa resolver bem algum impasse.
Todos podem tentar acertar é só ter uma mente aberta, uma consciência que queria aprender.
E um bom caminho é se colocar no lugar do outro, e assim poderá ver os porquês que o fazem ser daquele jeito que às vezes você não gosta.
É importante não ter medo de enfrentar tudo o que lhe for mostrado.
De bom e de ruim. E fazer de cada obstáculo, degraus para você subir e conhecer a extensão do mundo que se abre na frente de quem não tem medo de olhar direto e por cima deles.
Para que não se criem barreiras. Seja assim...Uma pessoa que não tem medo de enfrentá-los de frente. Resolvendo será justo consigo mesmo, pois não deixará de galgar passo a passo, sempre para frente, sem temores. Deixando para trás tudo que possa atrapalhar sua estrada rumo aos projetos que farão de você um ser humano sem remorsos e sempre melhor.
DEUS nos colocou no mundo para isto, exercitar o bem e ajudá-lo a vencer o mal. Portanto, se quiser respostas corretas, entregue-se a ELE.
Peça-lhe para ajudá-lo a resolver tudo da melhor forma.
Às vezes pode demorar um pouquinho, mas tenha fé, ELE é PAI e sempre irá atender um pedido real seu.
Creia que ELE lhe ajudará a escolher tudo que for bom para você, mesmo que a principio não pense assim, mas acabará tendo a certeza que foi.
ELE sempre demonstrará que age com amor.
Você só precisa falar para ELE. ELE quer ouvir de você o seu pedido.
Creia nisto. Eu creio.
COMO JÁ DISSERAM:

"DE QUE ADIANTA A FÉ SEM AÇÃO."
"COMPREENDA-SE PARA COMPREENDER OS OUTROS"
Ruthy Neves
http://www.poetasdelmundo.com:80/verInfo.asp?ID=1893




Loucos Somos Nós
campanha em prol do Hospital João Viana

A campanha visa incentivar todos os campistas no sentido de fazer doações de material de limpeza, higiene pessoal e (roupas usadas), e podem ser entregues a Aline, na Liga Espírita de Campos, Rua das Palmeiras, de segunda a sexta-feira de 8:00 às 12:ooh.



Loucos Somos Nós, prevê ainda posteriormente ações com Arte Cultura e Lazer tendo como público alvo os internos do João Vianna. No mês de outubro está prevista a realização de um espetáculo como direção de José Sisneiros, com renda destinada ao hospital.

Veja fotos e mais detalhes da noite de lançamento na Taberna D Tutty aqui:
http://goytacity.blogspot.com


Jura Secreta 14

eu te desejo flores lírios brancos
margaridas girassóis rosas vermelhas
e tudo quanto pétalas
asas esTrelas borboletas
alecrim bem-me-quer e alfazema

eu te desejo emblema
deste poema desvairado
com teu cheiro teu perfume
teu suor teu sabor tua doçura
e na mais santa loucura
declarar-te amor até os ossos

eu te desejo e posso
palavrAr-te até a morte
enquanto a vida nos procura
Artur Gomes
Nação Goytacá - presidente


BASTA

Ciranda-acróstica Nº 944
Por Sílvia Araújo Motta
Poeta del Mundo/Belo Horizonte/MG/Brasil


B-Basta de cumprir e fazer cumprir

A-As ordens autocratas de Herodes:

S-Sistema internacional a exigir

T-Todo o consumo diário, obrigatório,

A-Apresentado pela mídia mundial.

-

B-Basta de ser o “laissez-faire” Pilatos

A-Ao lavar as mãos e ficar cego à pobreza...

S-São gritos infinitos que exigem atos:

T-Trabalho, crença e a certeza da Fome

A-A rondar sorrateiramente o mundo desigual.

-

B-Basta de ser querubim, anjo ou arcanjo

A-Apenas, sem dar solução, para anunciar

S-Só as catástrofes arrasaBASTA

Ciranda-acróstica Nº 944
Por Sílvia Araújo Motta
Poeta del Mundo/Belo Horizonte/MG/Brasil


B-Basta de cumprir e fazer cumprir

A-As ordens autocratas de Herodes:

S-Sistema internacional a exigir

T-Todo o consumo diário, obrigatório,

A-Apresentado pela mídia mundial.

-

B-Basta de ser o “laissez-faire” Pilatos

A-Ao lavar as mãos e ficar cego à pobreza...

S-São gritos infinitos que exigem atos:

T-Trabalho, crença e a certeza da Fome

A-A rondar sorrateiramente o mundo desigual.

-

B-Basta de ser querubim, anjo ou arcanjo

A-Apenas, sem dar solução, para anunciar

S-Só as catástrofes arrasadoras da terra...

T-Tenho de dar as mãos, o bolso e o coração

A-À humanidade que sem guerra, afinal,

-

B-Basta querer! Basta cada um fazer

A-A sua parte! Basta ajudar o irmão,

S-Saciar sua sede, o amor, o lazer.

T-Toque, abrace, escute, ensine a lição:

A-A PAZ poderá ser universal, pode crer!




T-Tenho de dar as mãos, o bolso e o coração
A-À humanidade que sem guerra, afinal,

-

B-Basta querer! Basta cada um fazer
A-A sua parte! Basta ajudar o irmão,
S-Saciar sua sede, o amor, o lazer.
T-Toque, abrace, escute, ensine a lição:
A-A PAZ poderá ser universal, pode crer!
-
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=3712


A cultura do você não vale nada...

Carlos Lúcio Gontijo

A opção pela cultura do entretenimento e pelo patrocínio aos chamados grandes eventos semearam a falsa idéia de que a literatura voltada para a reflexão não faz parte do mundo cultural, sendo tomada como um estorvo na vida do cidadão à procura de lazer e diversão. Está aí, para não nos deixar mentir, a propaganda institucional da Caixa Econômica Federal, que preferiu enveredar-se para o modismo dos apelos fáceis e desprovidos de mensagem construtiva, ao prestigiar e premiar o arremedo musical “Você não vale nada, mas eu gosto de você”.

Não é à toa que um enorme contingente da população brasileira vive à custa de programas como o Bolsa Família e tantos outros instrumentos assistenciais públicos, cujo objetivo é amenizar os efeitos desastrosos da combinação entre a pobreza intelectual e a miséria material. A certeza absoluta nos dias de hoje é que, além do investimento na produção, é preciso criar condições de acesso democrático a ensino público de qualidade como forma de melhoria da educação e da mão de obra disponível no Brasil. Enfim, é preciso investimento maciço e duradouro no ensino de primeiro grau e ampliar a educação profissional dos adultos.

Os poetas e escritores não podem virar as costas para a situação educacional do País, pois a força da palavra escrita se acha diretamente relacionada com o grau de ensino dos cidadãos. É espantoso nos deparamos com dados que nos dão conta que um servente da construção civil do Canadá lê mais livros anualmente que um estudante de último ano universitário no Brasil.

Estamos na labuta literária desde o lançamento de nosso primeiro livro em 1977 e, ao longo dos anos, assistimos ao aumento das dificuldades em torno da edição de livros, apesar de o governo ter contribuído com a isenção de impostos para o exercício da atividade. Consciente das pedras no caminho dos autores literários independentes, que vão desde o levantamento de dinheiro para cobrir os custos editoriais, passando pelas agruras do momento do lançamento, quando os riscos de fazê-lo em solidão são grandes tanto no tocante a escritor conhecido quanto àqueles que não dispõem de prestígio junto aos meios de comunicação.

Jamais, como jornalista ou como poeta e escritor, perdemos de vista a realidade sob a qual exercemos o nosso trabalho literário. Infelizmente, sempre existiu no Brasil uma pobreza irredutível, formada por pessoas reconhecidamente incapazes – por baixo nível educacional e formação profissional insuficiente ou mesmo saúde precária – de viver por conta própria e que, assim, necessitam de assistência direta dos governos federal, estadual e municipal. Contudo, definitivamente, não alcançaremos melhoria alguma enquanto o trabalho de conscientização não contar com educação de qualidade, razoável índice de leitura e com a divulgação de trilhas sonoras populares bem acima do festejado “Você não vale nada, mas eu gosto de você”.

Carlos Lúcio Gontijo
Poeta, escritor e jornalista
www.carlosluciogontijo.jor.br




Magia de viver.

Viva a Vida com alegria...
Cultives a Amizade,
Não plante a maldade.

Faça de teu viver uma magia...
Ofereça sempre uma flor,
Não guarde no coração rancor.

Viva a vida com fantasia...
Nos prazeres da verdade,
Não esqueças a lealdade.

Faça de tua Alma vazia
Um ser de grande esplendor...
Em teu coração, cultives o Amor!

(Poeta- Dolandmay)



Princípio

...É Neste mundo
Que a gente ama,
Onde tudo se faz
E tudo se engana.
Lutamos pra vida
Por sermos capaz
De vencer no amor.
Tudo o que sonha
Faz-nos doer....
Graça cumprida
Tem aroma de flor.
Por mais estranha
Quando se finda
Faz-nos contente
Pra não se perder.

(Poeta- Dolandmay)




Poética inspiração - Primavera
(O Alento)

Das noites frias e de ventos fortes
Vem surgindo à vida, deixa as mortes
O bálsamo do tempo cheirando flor.

Folhagens secas caídas ao chão...
A dor do ser por um tempo é ilusão
Os Poetas espremem, no peito, a dor.

Cantam a vida que vem surgindo...
Ao clarear do sol – o amor vem vindo
Quase em brasa, lenitivo de sorte.

São chamas, são deuses erguidos
Que das tuas noites são, zumbis caídos
E das primaveras, são norte.

(Poeta- Dolandmay)



O Amor

Tu me enfeitas a vida; o amor
Que dela cuida apaixonado.
Tem enganos, solidão e dor
Tem tanto peito machucado.
Mas a todos os princípios
Teus sentimentos são puros,
Até mesmo os obscuros
Que sentem nos silêncios
Das noites sombrias da alma.
E tristes são seus prantos
Sem a melodia dos cantos
Dos anjos do céu sem calma.
(Luzir tranquilo, não engane!)
Inquieto, parece-me falar:
Ame tanto, por tanto ame;
Que sempre estou a Amar!

(Poeta- Dolandmay)

Walter Silva [pseudônimo-- Dolandmay]
http://www.poetasdelmundo.com:80/verInfo_america.asp?ID=5782





Aluado
Betânia Uchôa

Noite bonita, noite de lua, lua crescente!
É um belo quadro, um breve olhar, alucinante!
E se ainda não me recuperei, estou doente!
Pela febre de paixão, me sinto crente!
Te suplico, me salve! Peço-te, clemente!

Noite bonita, noite de lua, lua crescente!
Ah! vem um pouco de loucura, na mente!
Me vejo flutuar ao teu encontro, demente!

Lua, lua ...sou um sonãmbulo, sente!
Eu vejo estrelas, e mesmo acordado, sou temente!
Com meus sentimentos agora tão transparentes!
Minha mente flutua, oh! lua, lua crescente!

Betânia Uchôa





UM VIOLINO E O COPO DE VINHO

Mário Osny Rosa

Era um copo de vinho
A ser mesmo degustado.
Ao agudo do violino
Logo já foi quebrado.

O cristal não resistiu
Aquele sustenido.
E logo já se partiu
O vinho foi perdido.

Ao tomar o danado
Num belo musical.
O copo ter estourado
Foi à cartada final.

Orleans/SC, 27 de setembro de 2009.




Paisagem Tua
Iza Klipel


Desembestado tempo, este que atravesso
Minh´alma, assoalhada de versos, deita-os
No esquecimento... Não consigo despi-los, e
O nunca me acena, nas cinzas destes momentos!

Pedaços de palavras... Puídas no labor cotidiano
Ficam em segundo plano, sem o batismo da Poesia
Na precípite dos quefazeres arranham-me saudades
Presas e acuadas, corridas do dia-a-dia! Porém...

Quando o silêncio bebe a pressa, altar e refrigério
Escassas horas... Cio estrelando-me a noite
Na lua toco saltérios! E o arrebol acontece...

Por todos os meus recantos! Se chuva a face minha
Em versos a espanto... Gargalhadas exalo, me faço
Paisagem tua, visto meus sonhos etéreos, sou...

Poema em tuas mãos, verso do teu
...................................... Mistério!


Prelúdios ao Luar

À beira mar, ao luar,
Pés descalços, caminhamos...
Mãos dadas, um doce olhar,
Amor eterno juramos...

Prelúdios de sensações,
Embebidas emoções,
Estímulos de paixões
Contêm nossos corações.

É sublime estar contigo.
Teu quente corpo me aquece,
Teus braços são meu abrigo,
Minh´alma em ti esmorece.

Mardilê Friedrich Fabre



Grão de Areia


Somos como pequenas ondas de areia,
postas na mão vão-se por entre os dedos
e em espuma se esfumam e voltam ao
mar, com as dúvidas do costume.

Crentes de um mar maior lançamos as
embarcações nas intrépidas águas,
e no interior de cada búzio, o espelho
invertido, oblíquo de cada um de nós.

Cavalos de espuma ultrapassam-nos e
o azul profundo do mar são tenebrosas
inquietações, medo do desconhecido
que ainda não aprendemos a superar.

Cobardemente medimos a distância,
ansiando terra firme, pois o sonho é
ténue e a centelha da vida perdeu-se
na omnipotência de um deus cruel.

Jorge Humberto
27/09/09


CERTAS COISAS SIMPLES
Marcial Salaverry

Por vezes, devido certas manias,
deixamos de prestar atenção
a certas coisas simples da vida,
às quais temos que saber dar valor,
apesar de tão simples e pequenas
deste nosso dia a dia,
porque se as estivermos observando,
é porque está se realizando
em nosso interior o grande milagre da vida...
E se ainda a temos,
devemos saber vive-la,
enquanto a tivermos dentro de nós...
Aproveitemo-la adequadamente,
esquecendo somente
as tais manias que de nosso rumo nos desviam...
A única mania que nos convém manter,
é a mania de bem viver
com o que temos e como podemos...
E algo que temos,
e que nos mantem vivos,
é nossa energia interior.
Saibamos usá-la adequamente,
esquecendo certas manias
que são os vícios que
nossa saúde podem prejudicar...




Um comentário: