sábado, 27 de fevereiro de 2010

Goiás terá encontro nacional de Poetas del Mundo

Confirmado: Goiás terá encontro nacional de Poetas del Mundo

A cidade sede poderá ser do interior do Estado, dependendo do apoio oferecido e das condições para o evento.

O I Encontro Nacional de Poetas del Mundo em Goiás será no período de 29 a 31 de outubro deste ano, com a presença do fundador do Movimento e Secretário Geral para o Mundo, o chilene Luiz Árias Manzo, e da embaixadora do Movimento no Brasil e Sub-secretária Geral para as Américas, Delasnienve Daspet. Delasnieve é também embaixadora da paz pelo Universal Peace Ambassador, em Genève, Suiça .

A informação é do Cônsul dos Poetas del Mundo para Goiás , José Faria Nunes, acrescentando que estarão presentes também cônsules dos Poetas del Mundo dos diversos Estado e cidades do Brasil e de outros integrantes do Movimento em Goiás e no restante do País, tendo alguns deles já confirmado antecipadamente a participação no evento.

Presenças confirmadas

Faria recebeu a confirmação da presença de Árias Manzo e Delasnieve Daspet dia 11 último, por e-mail da embaixadora do Movimento no Brasil, oportunidade em que foi comunicada também a aprovação da programação esboçada, dependendo ainda de alguns ajustes, inclusive do local sede do encontro.

Na eventualidade de nenhuma outra cidade se oferecer para sediar o evento ou não oferecer melhores condições, uma delas já está sugerida e conta com a aprovação preliminar dos dirigentes do Movimento: trata-se da cidade de Caçu, cujo preeito, André Vieira Guimarães, colocou a cidade à disposição dos dirigentes, antecipando algumas medidas de apoio.

O empenho do prefeito André em sediar o evento nacional de literatura marcou, inclusive, a mudança da programação das festividades do aniversário de fundação da cidade, anteriormente realizada na semana que antecede o dia do aniversário. Para conciliar com a programação do encontro dos escritores e poetas, a programação terá início com o desfile cívico-estudantil no dia 20 de outubro, o dia do aniversário, prosseguindo durante a semana e concluindo com a realização do encontro, caso se confirme Caçu como sede do evento nacional.

Programação do I Encontro Nacional de Poetas del Mundo em Goiás

Ressalvadas as possibilidades de alteração (a programação está ainda em aberto), o I Encontro Nacional de Poetas Del Mundo em Goiás está previsto para o período de 29 a 31 de outubro de 2010, com a seguinte programação:

Dia 29 às 19 horas - Assinatura do livro de visitantes;

19h10 - Hinos oficiais:

Nacional, Estadual, Municipal e dos Poetas del Mundo.

19h30 - Formação da mesa solene;

Sequência da programação.

21 horas - Autógrafos de livros em ambiente decorado com uma exposição de poemas cartazes.

Durante a confraternização do momento de autógraos será exibido um audiovisual em telão com flashes mostrando atrações turísticas e culturais existentes na comunidade local (cidade e município) e maquetes ou projetos de empreendimentos culturais programados para os próximos anos;

Dia 30 às 8 horas - A obra literária em foco:

- Publicação, distribuição e incentivo à leitura de literatura em livro-solo e textos literários em obras didáticas;

- O papel dos agentes parceiros da literatura, a exemplo das escolas e das bibliotecas escolares;

- O papel de outros agentes culturais que poderão fazer parceria com a literatura: bibliotecas públicas, ONGs, Clubes diversos, Lanchonetes, farmácias, bancos, etc.

12 horas - Intervalo (livre);

14 horas - No palco, os Poetas Del Mundo:

- O que são os Poetas del Mundo?

- Qual o seu papel?

- Como participar (tornar-se membro)?

- Qual a atuação?

- E a Academia Internacional de Poetas del Mundo-Brasil? Informações.

Os poetas Del Mundo e os idiomas falados naAmérica do Sul - Informações.

Dia 31: 7 horas - Saída do Hotel para um ponto turístico do Município;

8 horas: Poesia no Ponto Turístico - Sarau lítero-musical e algum tempo livre;

11 horas - Almoço na tenda;

12 horas - Regresso à cidade;

14 horas - No Auditório do Encontro - Carta de Goiás - Leitura da minuta;

Apresentação de destaques, discussão e aprovação;

Leitura final e assinaturas;

16 horas: Encerramento:

Entrega de certificados do encontro;

Entrega de certificados de cônsules e homenagens;

18 horas - Dispersão.

Observações:

1 - As inscrições para o encontro serão feitas pela internet durante os meses de agosto e setembro.

2 - Não se cobrará taxa de inscrição.

3 - Quem não tiver preferência por algum local especial de hospedagem (parente ou amigo) a a organização do encontro apresentará sua sugestão, após negociação de descontos especiais com o(s) gestores do(s) hotel(is) recomendado(s);

5 - Em sendo o encontro realizado em cidade do interior, os encontristas que vierem de outros Estados, de avião, a Prefeitura anfitriã terá uma condução coletiva (van ou ônibus) que sairá de Goiânia dia 29 em horário que possibilitará a chegada em tempo hábil para a solenidade de abertura do encontro às 17 horas.

6 - O regresso a Goiânia dar-se-á dia 1° de novembro às 7 horas da manhã, sob a responsabilidade da Prefeitura.

7 - O secretário general Arias Manzo e a embaixadora do Brasil, Delasnieve Daspet, terão passagens e hospedagens por cortesia da Prefeitura Municipal, podendo, cada um, trazer um assessor também com passagem e hospedagem por conta da Prefeitura.

8 - A programação da manhã do dia 31 será nas proximidades de um curso d’água, podendoser uma cachoeira ou salto, razão pela qual, caso alguém queira aventurar-se na água, deve trazer roupa de banho.

9 - Outras informações ou alguma modificação destas serão apresentadas oportunamente.

10 - Além da parceria com a Prefeitura Municipal outras parcerias serão buscadas, algumas delas com negociação já em andamento, entre outras as seguintes:

- Prefeituras e/ou Câmaras Municipais de cidades do entorno da cidade anfitriã;

- Sebrae;

- Agepel - Agência Cultural Pedro Ludovico (do Estado de Goiás).

- UBE - União Brasileira dos Escritores - Seção de Goiás

- AGL - Academia Goiana de Letras

- Editora Kelps e Distribuidora Leart

- Um hotel em Goiânia que oferecerá condições especiais aos encontristas em caso de eventuais necessidades, caso o encontro seja no interior do Estado.

Nota final:

Todas estas informações, inclusive a programação, estão sujeitas a alterações, pois a confirmação final de consolidação das Parcerias previstas e buscadas.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Prefeito anuncia resgate da cultura em Caçu e propõe sediar encontro nacional de poetas

O I Encontro Nacional de Poetas del Mundo em Goiás teve lançamento preliminar, de forma oficiosa, em uma solenidade promovida pela Prefeitura de Cassu nesta noite de 26 de fevereiro no Centro Cultural Rozenda Cândida Guimarães, oportunidade em que o prefeito André Vieira Guimarães comunicou à comunidade cassuense seu empenho para que Cassu possa sediar o evento dos Poetas del Mundo.

O prefeito informou a comunidade que o encontro dos Poetas del Mundo, se realizado em Cassu, será o ato conclusivo da Semarcult (Semana Artístico-Cultural de Cassu) que se realizará de de 20 a 31 de outubro, por ocasião das festividades comemorativas do aniversário de fundação da cidade, com abertura dia 20 com o desfile cívico-estudantil. Durante a semana haverá diversas atividades culturais, e artísticas, com destaque para a literatura, a música e as artes plásticas, entre outras, inclusive competiçõs esportivas.

O cônsul dos Poetas del Mundo de Goiás, jornalista José Faria Nunes, também falou na ocasião, confirmando para a comunidade a realização do I Encontro dos Poetas del Mundo e tambem a possibilidade de vir a acontecer em Cassu, como quer o prefeito.

Para tanto faltam alguns ajustes conclusivos, o que poderá ser entendido nos próximos

dias com a equipe do setor cultural da administração, para acerto final com o chefe do Poder Executivo Municipal com vistas à viabilização do evento.

O cônsul Faria, na ocasião, cumprimentou o prefeito pelo empenho em fazer com que o evento seja realizado em Cassu, e com amplas possibilidades para tal, contando já, inclusive, com a anuência da embaixadora do Movimento no Brasil, Delasnieve Daspet e do Presidente Mundial dos Poetas del Mundo, o fundador e secretário geral do Movimento, o chileno Luiz Árias Manzo.

Repórtes presentes, representando jornais e revistas de Goiânia e da região do Extremo Sudoeste de Goiás, entrevistaram o cônsul dos Poetas del Mundo em Goiás, oportunidade em que J. Faria falou do seu empenho e também do empenho do prefeito André e sua

equipe da Secretaria Municipal da Cultural em resgatar a memória cultural de Cassu, salientando que, no passado, a cidade foi palco de um profícuo movimento artístico-cultural,

com festivais de músicas inéditas, populares e sertaneja, concursos literários, de artes

plásticas e artesatos (com exposições), chegandoi a cidade a conquistar o mais importante

prêmio cultural da União Brasileirade Escritores de Goiás, o troféu Tiokô, além de ter sido instalada em Cassu uma subseção da UBE-GO, com filiação de diversos cassuenses à entidade.

Faria lembrou também queo Movimento Poetasdel Mundo estáimplantado em cerca de 120 países nos cinco continentes, contando com mais de 6 mil associados, dos quais mais de

2 mil no Brasil, cerca de um terço do total de membros.

Faria esclareceu que o movimento encontra-se estruturado em cada país com um(a) embaixador(a), cada Estado da Federação conta com um cônsul e, em cada cidade que conta com omovimento, tem oseu cônsul, sendo que as capitais e grandes cidades, além do cônsul da cidade conta também com cônsules zonais e/ou regionais.

Outra informação é que o Movimento, atualmente, está se transformando em Academiade Letras e já admite também outros escritores, sendo ou não poetas. Quanto a idades, estão sendo admitidas duas categorias, uma maior de 18 anos e outra menor dessa idade.

O Jornalda Terra, de Cassu, também vai reproduzir a entrevista e discorrer sobre a solenidade, que contou também com apresentações da orquestra de violeiros de Aparecida de Goiânia, do grupo musical "Coró de Pau" e de grupos de catireiros, masculino e feminino.

Ao final houve descerramento da placa inaugural e show pirotécnico.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Poetas del Mundo selecionará um candidato ao Prêmio Nobel de Literatura para 2011

Pela importância que o Movimento Poetas del Mundo tem, nos cinco continentes, com mais de 6 mil e 200 membros até a data de 1º de fevereiro de 2010, considerando a importância de se lançar a presente convocação para selecioanr um candidato ao Premio Nobel da Literatura 2011.

Para este efeito será formado um Comitê Selecionador de candidaturas de poetas e escritores que aspirem ao premio. Os integrantes do Comitê serão conhecidos oportunamente.

A partir deste momento estaremos aceitando as candidaturas dos que comporão o Comitê Selecionador - para o qual poderão aprticipar poetas e escritores membros do Movimento Poetas del Mundo ou não.

As candidaturas devem ser enviadas para o endereço: info@poetasdelmundo.com acompanhado de uma carta.

BASES:

1. Podem postular a indicação poetas e escritores que sejam membros de Poetas do Mundo, por nome, nacionalidade, e-mail.

2. Os pedidos poderão ser feitos em Espanhol, Francês, Inglês e Português.

3. Dos poetas e escritores inscritos serão escolhidos 20 candidatos pela Comissão Selecionadora, cujos nomes serão submetidos a votação popular que envolverá apenas os membros de Poetas do Mundo.

4. Na primeira rodada os três primeiros serão eleitos por maioria e de um segundo turno no candidato vencedor, a ser nomeado para o Prémio Nobel da Literatura 2011.

5. O Prémio Nobel da Literatura de um montante financeiro de cerca de um milhão de dólares.

Os nomes dos candidatos devem ser enviados para o fundador do Movimento, o poeta chileno Luis Arias Manzo: info@poetasdelmundo.com. Árias, além de fundador do Movimento, é também o seu dirigente mundial, com o cargo de Secretário Geral. A partir de 21 de março de 2010 (dia internacional da poesia decretado pela UNESCO)terá início a fase de selecção dos 20 poetas e escritores que irão concorrer nas eleições.

9. O comitê de seleção irá anunciar os nomes dos 20 selecionados em 21 de Junho de 2010.

10. A escolha da primeira rodada será de 22 junho a 22 agosto de 2010, às 24 horas do Chile, tempo em que os candidatos selecionados farão as suas campanhas e motivar os membros de poetas e escritores para exercer o seu direito de escolha.

11. Em 23 de agosto será divulgado o resultado da primeira rodada.

12. O segundo turno será realizada de 24 agosto a 13 outubro 2010, 24 horas (do Chile).

13. O resultado da eleição será anunciado em 14 de outubro de 2010, dia em que o movimento foi fundado e coincide com a cerimônia de abertura do 6 º Workshop Internacional sobre Poesia "Outubro: Seguindo os passos do poeta", que é realizada todos os anos no Chile.

Os membros pdoerão votar em um candidato e uma vez em cada turno do processo eleitoral.Os organismos autorizadores se encontram na Suécia e na Noruega e que irão determinar se o candidato ou candidatos são elegíveis.

Em 10 de Dezembro de cada ano, o aniversário de Alfred Nobel realizada uma cerimônia fúnebre e banquete no Stockholm Concert Hall para a entrega dos premios aos vencedores pelos Reis da Suécia.

www.poetasdelmundo.com:80/verNot.asp?IDNews=2152

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Editora Saraiva/Atual, de São Paulo, publica conto de escritor caçuense em livro didático para o ensino médio

O conto Carneirinho do Presépio, do escritor caçuense José Faria Nunes, foi publicado em dois livros didáticos da Editora Saraiva, com o selo Atual Editora, todos de autoria dos professores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães.

O primeiro deles, Português-Linguagens 2-literatura-produção de texto-gramática (foto ao lado) é para o segundo ano do ensino médio. O conto foi publicado no capítulo Escrevendo com expressividade: Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço, nas páginas 158 e seguintes, com uma série de questões de interpretação. Na resenha, a inforrmação de que a obra é reconhecida por professores e alunos como a mais moderna e completa no segmento e traz com capítulos específicasde interpretação de textos e questões dos exames do ENEM e de vestibulares.

O outro livro, Texto & Interação, uma proposta de produção textual a partir de gêneros eprojetos (foto ao lado, à direita) é volume único para todo o ensino médio. O conto com a respectiva interpretação encontram-se nas páginas 292 e 293 (foto abaixo), com o título Textualidade e estilo: os elementos da narrativa, apresentando as mesmasilustraçõesdo volume anterior.

Conforme o Jornal da Terra informou em março de 2009, (n° 299, da 2a. quinzena) a Editora Saraiva manifestou o interesse na publicação do conto que conhecera por meio da antologia “O Conto Brasileiro Hoje”, publicado pela RG Editores, de São Paulo, p. 67-8. Esta obra, reformulada e atualizada, além de ampliar a competência linguística ediscursiva dos alunos em todos os tipos de textos, orais e escritos, contribui para enriquecer a compreensão da realidade, apontando-lhes formas concretas de participação social. As duas obras circulam em edições de 10 mil exemplares cada para todo o País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário