sexta-feira, 23 de abril de 2010

Edson C Contar

QUANDO EU ERA MENINO...
.
Edson C Contar

.
Quando eu era menino,
Brincava na rua,
A vista era nua,
Sem os arranha-céus...
No rego de chuva,
Da rua de terra,
Soltava barquinhos,
Feitos de papel...
.
Do barro eu fazia
A minha alegria,
Bonecos, carrinhos,
Tudo artesenal...
Eu era um artista,
Como toda criança,
Que teve uma infância,
No tom literal.
.
Soltava pandorgas,
Jogava bolitas,
Bete-ombro e botões...
Eram brinquedos sadios,
Sem teclas,sem fios,
Sem pilhas ,baterias,
Sem as tais compulsões.
.
Eu era um menino
Que cantava o hino,
Fazia tabuada ,
Decorava a lição...
As regras seguia,
A mestra era guia,
Eu era o aluno,
Sem mais, nem senão...
.
Primeiro, os deveres...
Direitos, depois.
Assim era a vida...
Pela ordem, os dois.
.
Premios, castigos,
Formatos de um ser,
Que se fazia ciente
Do que era ser gente,
Durante o crescer.
.
Quando eu era menino,
Já nem lembro mais....
Os prédios surgiram,
Taparam a visão,
Fez-se a revolução
do "assim que se faz!"
O que era sadio,
Virou doentio,
O que era decente,
se fez delinquente,
E os velhos deveres,
Ficaram pra trás!
.
Direitos, direitos,
Carências e traumas,
Meninos sem alma,
Sem fé, sem visão,
O barro fez-se concreto,
O rego passa direto,
Por cima do asfalto,
Sem rua de chão.
.
O livro é na tela,
Não tem mais papel,
Meu lindo barquinho,
Foi pro beleléu!
.
Era uma vez...!
.
Aos meus amigos e namoradinhas de infância

















Nenhum comentário:

Postar um comentário