sábado, 5 de junho de 2010

ATHANASE VANTCHEV DE THRACY - NO BRASIL

O presidente da Republica da Bulgária, Georgi Parvanov concede a maior distinção do país a medalha de ordem estatal "Stara Planina" ao poeta Athanase Vantchev de Thracy (24 de maio de 2010 )
Athanase proferindo o seu discurso acadêmico de Doutor Honoris Causa da Universidade "São Cirilo e São Metódio (Veliko Tarnovo - Bulgária )


O Reitor da "Universidade de São Cirilo e São Metódio", Haralampiev professor Ivan e doutor honoris causa Athanase V. de Thracy Vantchev

Athanase Vantchev de Thracy - vencedor da Academia Francesa(Foto: Eric Baschet , Athanase Vantchev de Thracy e Helene Carrere d'Encausse perpétiel secretário da Academia, sob a direção do Institut de France)





O poeta em sua hora de paz...


No seu escritório
.

Athanase Vantchev de Tracy é provavelmente um dos maiores poetas contemporâneos franceses.
.
Nasceu na Bulgária , homem de imensa cultura, fala muitas línguas, por 17 anos fez estudos de pós-graduação em unviersidade da Europa onde veio conhecer por completo a poesia do mundo.
Athanase Vantchev de Tracy é o autor de 28 livros de poesia (em verso clássico eo verso livre), que abrange quase todos os espectros da prosódia: epopéias, odes, sonetos, pastoral, romance, pastoral, motetos, baladas, elegias, redondilhas , EPODE, sátiras, hinos Trenodias, Lais, epigramas, epitáfios, virelais, etc. Ela publica uma série de monografias e teses de doutorado sobre "O simbolismo da luz na poesia de Paul Verlaine.
.
Em bulgaro, escreveu um estudo sobre Petronius Arbiter Petrônio - epicurista, favorito de Nero, autor de Satyricon, e, em russo, a obra "Poética e Metafísica na obra de Dostoiévski".
Grande conhecedor da antiguidade,Athanase Vantchev de Tracy dedicou artigos à poesia grega e latina. Durante a sua estada na Tunísia, por dois anos, ele publicou três títulos consecutivos nas duas cidades púnicas tunisino "Ruspina Monastir - o oposto de" clareza ", El-Jem Thysdrus - a noiva do azul", " O thysdriennes mosaicos.
.
Na Síria, Turquia, Líbano, Arábia Saudita, Jordânia, Iraque, Egito, Marrocos, Tunísia, Mauritânia, Tajiquistão espantado ele conheceu o islamismo, e, por lonmgo tempo estudou a história sagrada do Oriente. A partir deste período as datas de sua notável adaptação do livro em francês da história Mustafa Tlass "Zenobia, Rainha de Palmyra.
Passou dois anos Rússia (1993-1994) para o estudo da poesia russa.
.
Tradutor de inumeros poetas, entre os quais Delasnieve Daspet, Athanase Vantchev de Tracy recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais literários, incluindo o Grande Prémio Internacional de Poesia Solenzara que recebeu da Academia Francesa, membro da Academia Europeia das Ciências, Artes e Letras, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Veliko Tarnovo, Bulgária, vencedor do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, membro do PEN Club Francês Membro da Sociedade dos Homens de Letras da França, membro da Câmara dos escritores e da literatura da França.Seus poemas foram traduzidos em várias línguas.
.
Athanase Vanchev de Tracy estará no Brasil em outubro como convidado de Delasnieve Daspet e do Cônsul de Poetas del Mundo do Estado de Goiás - poeta José Faria Nunes para participar do Encontro Nacional de Poetas del Mundo em Goiás - " A PAZ PELA PALAVRA - UNIDADE NA DIVERSIDADE"

Nenhum comentário:

Postar um comentário