domingo, 1 de maio de 2011

3- DIVULGANDO TRABALHOS REALIZADOS PELOS CÔNSULES DE POETAS DEL MUNDO EM SUAS CIDADES

1.
CARLOS MARIA DE SENNA JUNIOR
Cônsul de Duque de Caxias RJ
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=3755
carlossennajr@ig.com.br

Atualmente tenho me dedicado ao trabalho voluntário na região serrana do Rio de Janeiro.
Veja fotos em: http://www.flickr.com/photos/revistaamigosweb/collections/72157626442564745

2.
Benny Franklin [Cônsul - Belém-PA]
Belém-PA - Brasil
franklin.benny@gmail.com


Cá, em Belém, naquilo que EU posso divulgar, eu divulgo... faço tudo que posso no afã de divulgar a "Associação Internacional Poetas del Mundo": aliás, em todo evento que participo, culturalmente, divulgo às claras as realizações da "Associação", e o link de "Poetas del Mundo", há muito está linkado aos meus blogs...
Claro, é pouco, mais dado a disponibilidade que temos de nossos afazeres, no meu caso, é o que posso. Tudo bem: precisamos ser mais efetivos, concordo, e se continuar Cônsul tendo a vossa confiança, é certo que procurarei ser mais atuante, do que já sou.
E no meu caso, a Poetisa Ligia Saavedra já faz parte da Associação, isso deu a meu convite.

Benny Franklin
- Poeta del Mundo -
Localidade & Contatos:
Cidade/Estado: Belém/Pará
Tel.Fax + 55 (91) 3243-1795 | Cel. + 55 (91) 8154-3219 | Cel. + 55 (91) 8272-1996

3.

Fátima Armesto [Cônsul - São Lourenço do Sul-RS]
São Lourenço do Sul-RS - Brasil
farmesto@terra.com.br


Recebo seu e-mail, e respeito sua posição quanto ao silêncio que muitos Cônsules mantém durante um período. Reconheço que muitas vezes também mantive-me em silêncio MAS NUNCA INATIVA.
Tenho orgulho em lhe dizer que durante minha trajetória junto as letras, já temos trabalhado muiiiito, mesmo que alardeado pouco.
Através de Projetos incentivados por mim temos hoje em meu bairro uma BIBLIOTECA COMUNITÁRIA. Também sou Coordenadora do 3º ano consecutivo do Projeto Feira Literária "Armando letras, compondo vidas" onde homenageia anualmente escritores a nível municipal e estadual, como abaixo cito:
 - 2009: Homenagem Estadual - Escritora Lígia Antunes Leivas
               Homenagem Municipal - Escritora Cleia Drose
 - 2010 - Homenagem Estadual - Escritor Alcione Sortica (Consul Poetas del Mundo)
                Homenagem Municipal - Escritora Angela Maria D'Ávila
                Homenagem Infanto_Juvenil - Escritora Alice Nunes Beiersdorf
 - 2011 - Homenagem Estadual - Catulo Fernandes  
                Homenagem Municipal - Soleni peres Heiden
                Homenagem Infanto-Juvenil - Gabriela Lamas

O Projeto acima citado acontece em uma Escola M unicipal, mas possui vários momentos de integração com a Comunidade, sendo que acontece durante todo o ano letivo.
Também estive a frente do Centro de Escritores Lourencianos em período de dois anos...
Fátima Armesto
Poetisa
Cônsul Poetas del Mundo
São Lourenço do Sul - RS 
4..
Mário Feijó [Cônsul - Capão da Canoa-RS]
Capão da Canoa - RS - Brasil
marfeijo@hotmail.com

No momento sou o Presidente da Academia dos Escritores do Litoral Norte e tenho feito vários saraus: em Capão o último foi na feira do livro dia 21/04 às 18h conforme foto em anexo. Mas também fiz em todas as feiras do Livro do Litoral Norte neste verão - de Balneário Pinhal, Tramandaí, Atlântida Sul, Osório e Imbé. Também andei fazendo um trabalho com escolas em Guaíba e fui convidado e homenageado em um Sarau em Pelotas.
No ano que passou estive na Bienal do Livro em São Paulo e lá me apresentei como Poetas del Mundo, onde fiz um sarau no auditório da Scortecci dia 15/08. No dia 14/08 fiz um sarau no Itau Cultural onde tenho fotos e vídeo...
No momento estou terminando uma Oficina Literária para alunos de Arroio do Sal, com idade variando entre 10 e 17 anos que resultará em um livro a ser lançado na feira do Livro do municipio de 12 a 15/05...

Mário Feijó
Presidente da AELN
www.aeln.org
http://artesplasticas-poesias.blogspot.com
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/mariofeijo
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=3979

5.
Malu Otero [Cônsul - Assis-SP]
Assis-SP - Brasil
brasilea45@yahoo.es

Gostaria de lhes dizer que faço o possível, dentro de minhas condições. Procuro, além de escrever as poesias, estimular os meus alunos na universidade a se interessarem por ela. Falo do grupo, da escrita solidária que se caracteriza por esse intercâmbio que fazemos pela internet. Também tenho escrito no jornal local sobre poetas, dentro da temática do negrismo e da negritude. Proferi conferências e mini-cursos nessa linha. Ainda no ano passado participei de um congresso internacional no Peru, falando do coloquialismo como marca de negritude na poesia contemporânea brasileira.  Aliei na minha apresentação a música com rítmos próprios do Brasil. Também elaboro material online, que chamo de Conexión Alumno, onde a poesia é trabalhada como espinha dorsal paralelamente a informações sobre a cultura, a língua, a história, a política, a música, a culinária, enfim, de países hispano-americanos. Procuro trabalhar com uma abordagem comunicativa reflexiva, orientando-me pelos princípios de Paulo Freire, provocando reflexões e comparações com a cultura e a sociedade brasileira
Pretendo dar continuidade à minha atividade como poeta e continuar a refletir sobre a criação literária, com análises críticas. No próximo semestre vou apresentar uma análise de Antonio Galvez Ronceros, escritor peruano, autor de muitos contos negristas, nesse congresso onde anteriormente falei de poetas brasileiros, no Peru. Gosto de atuar nas duas direções, isso também acontece na minha poesia, a inspiração se apresenta, ora em português, ora em espanhol.
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=1402
6.
Alcione Sortica [Cônsul - Auxilidora-PortoAlegre-RS]
Auxilidora-PortoAlegre-RS - Brasil
escritor.sortica@portoweb.com.br

Em se tratando da literatura, apenas um hobby, pois não ganho nada com ela. Pelo contrário. Com o interesse demonstrado no país pela cultura - sem mencionar saúde, segurança, administração, povo -  torna-se cada vez mais difícil colocar algo no papel que não seja trabalhoso, oneroso e, muitas vezes desestimulante. Se conseguimos algo é na base da luta. E isso não me falta! 
Apesar do exposto podes verificar, pela relação abaixo, que estou aposentado mas não inativo. Cada item multiplica-se em trabalho, compromissos, viagens, gastos, em apenas dez anos, quando iniciei a escrever. E, não estou ligado apenas à Associação Internacional Poetas del Mundo. Pelo excesso de atividades e falta de tempo para escrever, que dentro da literatura é a minha prioridade, precisei afastar-me, por exemplo, da Diretoria do Instituto Cultural Português, do Instituto Cultural Nelson Fachinelli e da Casa do Poeta Rio-Grandense, apesar de continuar a fazer parte deles.

 Falando em Criciúma: No mês de março p. passado apresentei a Escritora Iara Almansa Carvalho, Presidente da Academia Criciumense de Letras, para a Associação. Pretendemos efetuar, em conjunto, trabalho junto àquela Academia, visando angariar mais sócios naquela cidade. Mas, é projeto, por enquanto.
 Vale lembrar, inclusive, que desloquei-me para Blumenau,  entre os Cônsules de fora do Estado, para prestigiar a lutadora Terezinha Manczak, em lançamento da Coletânea À PAZ, que seria do Congresso, até hoje com data indefinida. Poucos estavam lá.
Alcione Sortica
Cônsul de Auxiliadora - Porto Alegre, da Associação Internacional Poetas del Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário