domingo, 6 de novembro de 2011

06 de novembro - Dia da Literatura Sul-Mato-Grossense


Há quatro anos, por  anteprojeto de minha  autoria e tramitado através da Deputada Estadual Dione Hashioca  conseguimos que fosse  criado o dia da Literatura Sul-Mato-Grossense – através da Lei 3.486 de 28 de dezembro de 2007- publicado no DOE no dia 31 de dezembro de 2007, celebrado,  anualmente,  no dia 06 de novembro.
.
Portanto, há 04 anos temos essa data que não é lembrada nem mesmo pelos escritores o que soa lastimável, já que se pretendemos a valorização da classe temos de começar por nós mesmo.
.
Se considerarmos os discursos literários e discursos culturais percebemos que ainda não superamos os limites necessários para nos mostrarmos como autores que pretendemos um espaço no cenário nacional e internacional.
.
Isso, mesmo se levando em conta o numero crescente de publicações em todas as áreas, não  conseguimos, ainda,nos colocarmos  em pauta.
.
Imaginei, sou mesmo uma sonhadora nata, imaginei que hoje nos reuniriamos em belos momentos literários, em saraus festivos. Temos competência para isso e muito mais!
.
A Aida Domingos dirige a FALA-MS,  Federação das Academias de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul, a Nena Sarti - a seccional da Academia de Letras do Brasil, temos o Samuel Medeiros na UBE-MS, o Venâncio Josiel dos Santos - dirige a Academia Evangelica de Letras e Artes/MS, temos os confrades da Academia do Estado, a Municipal, e varias outras instituições. Somos um Caldeirão Literário!
E nada fazemos...
.
Até o evento que a Deputada Dione Hashioca iria promover  foi adiado.
.
Mas enfim, no dia 18 vindouro, no Sarau Poético que a Associação Internacional Poetas del Mundo realiza no CTG Farroupilha, lá na Avenida Ernesto Geisel, 930, faremos um belo momento para celebrar o hoje - 06 de novembro: o Dia da Literatura de  Mato Grosso do Sul.
.
A nossa literatura é muito rica e necessitamos de um dia para louvá-la, elevá-la, vivenciá-la. Todas as outras artes tem a escrita como principio básico.
.
Ainda não aprendemos a comemorar o dia. O escritor - basicamente - é um individuo solitário - talvez este seja o motivo de nos alhearmos aos nossos interesses.
.
Mas as coisas acontecem devagar. Dia virá em que estaremos reunidos para festejarmos com genuína alegria.
.
Dia 12 embarco para Recife, vou a Olinda, participar da 6a. edição da FLIPORTO. É o quinto ano, seguido, que participo dessa Feira Literária, que é uma das maiores e mais importantes do País. Este ano minha participação foi como jurada do Concurso Internacional de Poesia - TOC140 POESIA NO TWITTER . Vejam em http://fliportodigital.net/novo/?page_id=360
.
A todos os escritores do meu estado o meu fraterno abraço, e, em nome dos sul-mato-grossense estendemos nosso carinho a todos os amigos escritores de todos os quadrantes.

E parabéns a nós todos e a todos nós!


Delasnieve Miranda Daspet de Souza
É  poeta e escritora sul-mato-grossense e autora do anteprojeto que originou o dia da
Literatura em Mato Grosso do Sul - em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário