sexta-feira, 4 de novembro de 2011

DIVULGANDO - 04.11.11





Só há espetáculo quando há platéia. Aldo Novak

Há dias em que a você pensa: por que aquela pessoa se comporta daquele jeito comigo? Por que ela faz aquilo?

Talvez sejam seus pais. Talvez um chefe. Talvez um cliente. Pode ser seu marido, ou esposa. Seja como for, as pessoas sempre "dão show" quando há alguem para participar. Se um familiar se comporta de modo grosseiro com você, experimente torn...ar-se a neutralidade em forma de gente. Simplesmente pare de reagir ao ataque. Aceite. Tudo aquilo a que você resiste, persiste.

Como nas artes marciais, usamos sempre a força do oponente contra ele próprio. Se você dá atenção aos ataques verbais, de quem quer que seja, se torna imediatamente "platéia". E ele - ou ela - sente a necessidade de fazer seu show.

Lembre-se, também, que muitas pessoas dão seus shows simplesmente porque foi assim que elas aprenderam a relacionar-se. É um scritp que está fortemente enraizado em suas mentes.

Não raro, tais pessoas querem se aproximar, fazer contato, mas como são inábeis, usam o pseudo contato. Brigam, discutem, criticam e dão bronca apenas porque não sabem como se aproximar de você. Olhe, escute, mas não permita que tais shows entrem em sua mente. E, quando puder, afaste-se. Lembre-se: só há espetáculo quando há platéia.

Há alguém preparando seu show para você hoje? Não aplauda, não vaie. Apenas dê um sorriso e, quando o espetáculo acabar, saia do auditório. E não comente com ninguém!

Estes e outros alinhamentos são muitos discutidos em uma reunião de Coaching. Por que você não experimenta?

TEMA PARA A 24ª EDIÇÃO – VOCÊ É PARA MIM...

Olá, meus amigos escritores/colaboradores
Acabei de postar nos correios a 24ª edição da minirrevista cujo tema foi VÍCIOS.
Para prosseguir com as publicações e manter a homogeneidade  dos textos, sugiro para a 25ª edição o tema – VOCÊ É PARA MIM...
 Poderão ser enviados textos poéticos  - inéditos ou não - falando o que representa para você alguém (pode ser um AMOR, sua MÃE, AVÔ, AVÓ, AMANTE, ANIMAL, qualquer coisa ou alguém). Não deixe que seu texto fique muito extenso.
Informo aos novos amigos que queiram participar, que a revistinha é totalmente GRATUiTA - da  publicação ao recebimento via postal de um exemplar - não sendo vendida em hipótese alguma.
A Minirrevista Literária Contando e Poetizando não é virtual e sim, impressa.

                           Informações para os novos escritores/colaboradores:

1- Enviar os textos, sempre, para o meu email mcatoledo@ig.com.br, onde também tiro qualquer dúvida.
2. Os textos podem ser POESIAS, CONTOS, CRÔNICAS OU ARTIGOS, mas sempre observando o tamanho - em média, 30 linhas do Word, paginação A5, pois a revistinha é pequena -  10X15 - com 36 páginas.
Eu procuro colocar um escritor por página, mas quando o texto é pequeno, coloco mais de um, para não deixar ninguém de fora.
3. Enviar um minicurrículo, onde constem somente os dados essenciais: nome, estado onde reside, formação, livros publicados, site dos quais participa (os principais) e  e-mail para um eventual contato do leitor.
4. Enviar uma foto, se quiser, para ser publicada junto ao seu minicurrículo.
5. Enviar um endereço postal para que eu – editor - possa enviar a revistinha (o endereço não é repassado a ninguém).

Obs: O editor sempre envia um e-mail, com o tema a ser desenvolvido, para cada escritor. Sendo assim, ao receber o comunicado com o tema, não hesite  - envie logo a sua participação, para que não seja deixado de fora devido ao tamanho da revistinha.
Fiquem em paz,
Marcos Toledo
SUS OU SÍRIO-LIBANÊS

Sonhei durante insólita noitada
Que o Lula teve câncer na garganta
E foi tratar no SUS, que desencanta
Os pobres, com saúde renegada...

Mas ele, da riqueza disfarçada,
Quis experimentar o sacripanta
Serviço que apregoa graça tanta
Na cura de moléstia malsinada...

A fila para o seu atendimento,
Demoraria mais que o sofrimento
Da pérfida lesão de intensas dores...

O sonho terminou e a realidade
Do Lula, foi cuidar a enfermidade
Com tratos de caríssimos doutores.
Soneto 5029 – Jorge Tannuri – 2 de novembro de 2011.

Venha prestigiar a Grane Final do 1o FESCAN/ABEVÊ - Festival Estudantil da Canção 
Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão - Jorjão 
19h
- Premiação para os três melhores interpretes
- Premiação para as três melhores torcidas organizadas - não precisa ter um finalista, é só vir e participar desta grande festa estudantil.

ESTOU TE ESPERANDO AMANHÃ NA 57ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE, ÀS 18 (DEZOITO) HORAS. LANÇAMENTO DE MEU LIVRO "BULA DE REMÉDIO", POESIA. Segue convite em arquivo anexo.
Independente de comprares ou não o livro, o que eu desejo é a tua presença na praça de autógrafos.
Vamos fazer uma festa de confraternização, OK?
Abraços do poetinha JM.
--
Joaquim Moncks, advogado, poeta, ativista cultural - Coordenador Executivo da Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS Nacional
(77 Casas de Poetas em 20 Estados-Membros da Federação)
Fones: celulares: (51) 8122.8261 - Tim; (51) 9224.1975 - Claro ; (51) 8543. 8358 - Oi e (51) 9797.9363  - Vivo.
joaquimmoncks@gmail.com - http://recantodasletras.com.br/autores/moncks


ENEM, e nem! Eu, hein!
Abilio Pacheco
.
Ano passado eu escrevi sobre o ENEM em duas crônicas que publiquei aqui e aqui. Mas o problema soa tão recente que não parece ter sido ano passado. Ademais o ministro da Educação (não satisfeito com um vexame por ano e do ano retrasado) querer transformar o ENEM em exame semestral dá mesmo esta sensação de que foi ontem. Num dos textos, eu falo da necessidade de salvar o ENEM. E de novo precisamos salvar o exame. Acusem logo o ministro de qualquer corrupção para que ele cai logo. Inventem qualquer coisa, porque já deu para notar que falta de competência não é suficiente para que ninguém deixe o cargo. Um Cristóvão Buarque até que não seria mal. Que me desculpem os paulistanos, mas tomara que ele ganhe para prefeito caso se candidate. Vá lá, ser descurado numa só cidade que no país todo.
.
Agora. Vejamos o ENEM deste ano. Tem uma coisa que não faz sentido. Quer dizer que as questões usadas num (pré-)teste ano passado e que, por algum mau acaso, foram parar na prova do ENEM vasaram para um simulado aplicado pelo Colégio Christus uma semana ou três dias antes. Repetindo: questões de outubro de 2010 também presentes no exame de outubro deste ano vasaram para um simulado de uma semana anterior? Não faz sentido. Foi um vasamento anacrônico!? Vamos colocar na ordem temporal: houve um pré-teste em outubro de 2010, o colégio Christus usou questões não-inéditas (provavelmente provenientes das mais variadas fontes, inclusive do pré-teste) num simulado uma semana ou três dias antes do exame e o MEC/INEP reutilizou as questões não-inéditas no ENEM.
.
O problema se tornou evidente por causa do simulado. Se retirarmos o simulado da cronologia, teremos simplesmente: questões usadas num pré-teste aplicado a 90 alunos em outubro de 2010 foram reutilizadas no ENEM em outubro deste ano. Nos jornais a manchete poderia ser: “questões usadas num pré-teste do ano passado estariam no ENEM”, ou “MEC reutiliza questões de um pré-teste no exame Nacional do Ensino Médio”, ou apenas… Eu pensei que em concursos públicos houvesse a obrigatoriedade de se usar questões inéditas. Pensei também que ao usar questões não-idéditas em concurso fosse plágio. Alguém aí me responde: você já viu alguma situação semelhante em concurso público? Como a mídia nomeio o fato? Talvez as manchetes dos jornais, caso o simulado não tivesse ocorrido, fosse: “Suspeita de plágio no ENEM”. Os mais sensacionalistas fariam a manchete sem a “suspeita”.
.
Apesar disso, precisamos salvar o ENEM. Afinal, o custo para uma nova prova seria enorme e talvez nem todos os salários do ministro dêem conta de pagar o prejuízo. Mesmo que a nova prova tenha apenas as questões plagiadas ou reutilizadas (não digo que vasaram, porque não é bem o caso no meu entendimento) no Ceará, em Minas e onde mais lá ainda se venha a saber. Parece que não querem fazer o mais simples: anular as tais questões e pronto!
.
E pronto, nada! Para salvar o ENEM são necessárias outras medidas, dentre elas acabar com o peso das questões de acordo com um hipotético nível de dificuldade. As questões deveriam entrar no ministério público e reclamar por isonomia. Todas as questões são iguais perante a lei. Eu sempre achei fórmula de báscara mais fácil que tirar a raiz quadrada de números com mais de 5 dígitos. Sempre achei análise sintática mais fácil que acentuação gráfica. Ademais, a sabeoria popular é fértil em provérbios que desmentem a teórica dificuldade ou facilidade: “quem como um boi, se engasga com um mosquito”, ou “quebra toras, tropeça em gravetos”, “mata cobras, teme lagartixas”.
.
Além disso, o que pode parecer extremamente evidente, porém radical. Desvincular o ENEM dos vestibulares! Radical, sim. O ENEM precisa voltar às origens. Precisa ser novamente um exame para avaliar o Ensino Médio. Ouvi exatamente isso do ex-ministro Paulo Renato, quando ocorreram problemas com o ENEM ano passado. Ele disse em entrevista ao Entre Aspas da GloboNews que ”não se deve confundir um instrumento de avaliação de um nível da educação básica com um instrumento de acesso ao nível seguinte” (repito de memória).
.
Sendo o ENEM um instrumento de acesso ao nível superior, para o qual os alunos se preparam em convênios, cursinhos, preparatórios online, o objetivo de avaliar a qualidade da educação (e do ensino) no nível passou a ter um resultado mascarado. Especialmente se pensamos em escolas públicas. Já faz muito tempo que o EM público não prepara para o vestibular, assim como não prepara para uma vivência acadêmica e mal prepara para a vida (bem! aí já é relativo).
.
Num dos textos do ano passado (no quinto parágrafo de Salvemos o ENEM), eu apontava outros dois problemas do ENEM: a complexidade estrutural que poderia resultar em questões que os nossos próprios professores de Ensino Médio (especialmente das escolas públicas) não dariam conta de responder e os conteúdos nacionais que terminam por nivelar os estudantes brasileiros num país tão desigual. E aqui acrescento um terceiro: como o ENEM é um exame para avaliar uma etapa da educação básica nacional num contexto atual, ele deveria ser realizado apenas por alunos termiram o ensino médio há – no máximo – 3 anos. Alunos que terminaram o EM há mais de 15 anos (como eu), ou vão contribuir para possibilitar uma visão equicada do ensino atual (posto que muitos conteúdos passaram por mudanças, qualquer dia faço uma crônica só dizendo o que mudou nos conteúdos nestas duas décadas) ou vão fazer um preparatório para obter uma boa nota e aí camuflar o perfil do ensino médio.
.
Acho que apenas assim o ENEM poderá ser realmente “um ensaio para a vida”. Ano passado, disse que os alunos além do exame tinham “que se preocupar com o que escreviam nas redes sociais, pois estavam sendo monitorados” e advertidos para possíveis punições quanto ao que escrevessem (o que é lógico, monitoramento e punição, faz parte do exercício da cidadania, mas a advertência com ares de ameaça, não era absolutamente necessária). Este ano (e eu queira muito que os professores, e principalmente, os 639 alunos da Escola Christus lessem este esboço de crônica) são os alunos de Fortaleza que estão vivendo o tema da redação e estão tendo uma lição de cidadania muito maior do que se esperava ou que se desejava. Estão aprendendo, por exemplo, o quanto, nesta nossa 6ª economia mundial, estamos atrasados quanto ao direito individual, o quanto há de preconceito e discriminação velada, mas que vem à tona quando há oportunidade ou ‘necessidade’ de se defender interesses individuais, e estão aprendendo o quanto o cidadão é menor que o estado; não importa o quanto uns poucos serão prejudicados para que muitos se beneficiem (vejam Belo Monte através do filme “Os Narradores de Javé“). O ENEM mais uma vez não está sendo apenas um ensaio para a vida, pobres jovens de Fortaleza e de outros lugares do Brasil que estão tendo estas lições não só na teoria, mas na prática.
.
Nós deveríamos estar gratos aos alunos e professores de Fortaleza. Afinal, usar em simulados questões não-inéditas não é nenhum erro ou crime; é prática comum, inclusive recomendada. Se você vai fazer um concurso, veja questões de outros anos ou de exames semelhantes. A gente aprende isso em qualquer preparatório. Não imagino que apenas o ‘trânsito’ do pré-teste para o exame (sem serem utilizadas no simulado) daria tanta repercussão e assim não estaríamos, como estamos, tendo a oportunidade de debater mais e novamente sobre o ENEM. Torço para que sejam fortes e consigam (alunos e professores) ter seus direitos garantidos. E tomara que o governo (a boa mãe Dilma) coloque novamente o ENEM nos trilhos, porque a coisa vai – e não é de hoje – destrambelhada.
.
Belém, 03 de Novembro de 2011
.
Abilio Pacheco


Difícil Entender
.
Com tantos dias, sem ti, passados
eles me parecem estranhos.
Diferentes são os momentos pelos
quais vivo. Difícil entender.
São horas que se arrastam, trabalho
maquinalmente feito, sem atenção ou
vontade.
A minha real vontade é outra, mas ,
na a verdade não adianta ter
assunto, onde assunto não há.
Vou viver das lembranças que tenho,
fingir, que sempre perto estás.
Enfim, viver uma mentira,
já que a verdade, se eu for vivê-la,
será o mesmo que não existir mais.
.
(Roldão Aires)

ACADEMIA DE ARTES, CIÊNCIAS E LETRAS CASTRO ALVES - POSSES ACADÊMICAS EM 26.11.2011
convida  V. Sa.  e Digníssima  Família
 
para a Solenidade de Posse das Escritoras: SRTA. LUDMILA XAVIER SILVEIRA DIAS, Cadeira Nº 15, Patronesse: Dalva de Oliveira; SRA. NILVA FERRARO, Cadeira Nº 26, PATRONO: CYPRIANO DE ALMEIDA PORTO ALEGRE; e SRTA. BELKIS FREITAS DE OLIVEIRA, Cadeira Nº 28, PATRONO: JORGE AMADO, como MEMBROS ACADÊMICOS EFETIVOS, e SRA. EZI TERESINHA ASSUMPÇÃO AZEVEDO, Cadeira Nº 18, PATRONO: JOÃO JOSÉ D'AZEVEDO D'ASSUMPÇÃO; e SRA. IARA ALMANSA CARVALHO, Cadeira Nº 23, PATRONO: APOLINÁRIO JOSÉ GOMES PORTO ALEGRE, como MEMBROS ACADÊMICOS CORRESPONDENTES. 

Alba Pires Ferreira




A GRANDE VIAGEM
 .
Não pertencemos a nós nem temos o poder,
De decidir sobre a nossa partida, podem crer.
É decisão do Pai, o se nascer, ou o se morrer,
Tudo está escrito e nada podemos nós fazer.
 .
Chegar, partir, fazer as malas, estar preparado,
Para atender de Deus, um dia, o Seu chamado.
Tarefa difícil, pois os conflitos vivem ao nosso lado,
E nem sequer na morte teremos nós pensado.
 .
Entendê-la como um estágio, ou uma transição,
Pois para a alma é um processo de lapidação.
Viver, transpor barreiras, entender de perdão,
Engrandecer a cada dia, o nosso coração.
.
Só os poetas sabem com perfeição essa verdade,
Tanto convivem com o etéreo, em cumplicidade.
É apenas um estender de mãos e com suavidade,
Empreender a grande viagem rumo à eternidade!
 .
Transpor os patamares do céu – hora suprema!
Ouvir o último canto de adeus, da seriema...
Sê como o poeta que sonha... nem a morte tema,
E ao chegar a hora, siga da forma mais amena.
 .
Cabe ao Altíssimo a decisão que nos conduz,
Seja qual seja o nosso fardo, ou pesada a nossa cruz.
Como um dia tua mãe te recebeu, dando-te a luz,
Com todas as honras, serás recebido por Jesus!
.
Mírian Warttusch


http://www.delasnievedaspet.com.br
http;//www.lunaeamigos.com.br
http://www.pantanalms.tur.br
http://delasnievedaspet.zip.net
http://delasnievedaspet.blog.uol.com.br/
http://a-internacionalpoetasdelmundo.blogspot.com/
http://cercleuniverselambassadeurspaix-dd.blogspot.com/
http://delasnievedaspet.blogspot.com/
http://www.youtube.com/results?search_query=delasnieve+no+youtube
https://plus.google.com/u/0/?hl=pt-BR&tab=wX#108959482886616556977/posts
http://www.peruinicia.com/videos-gratis/tag/delasnieve-daspet.html
http://www.flogvip.net/delasnievedaspet/13822645/
http://www.prefacio.net/index.php?view=artigos&colunista=24
http://www.recantodasletras.com.br/autores/delasnieve
 
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=luna!!®
http://www.gargantadaserpente.com/toca/poetas/delasnieve.php
https://www.facebook.com/delasnieve.daspet
Twitter:  @Delasnieve
Skype: Delasnieve Daspet

Nenhum comentário:

Postar um comentário