segunda-feira, 23 de julho de 2012

MEMBRO: MARILIA FARIA


MARILIA FARIA
BELO HORIZONTE - MG
margreg@terra.com.br
.
MARILIA BECHARA - Nasci num dezembro do fim da Segunda Guerra, motivo que deve explicar de sobra, meus sonhos de paz e harmonia universal. Entretanto, tenho muita pena de meus pais, eis que dei "muito trabalho", verdadeira MAFALDA, desfraldando bandeiras de liberdade, principalmente no que se referia a mim, minhas idéias, verdades, criações, malcriações...
     Causei situações constrangedoras para eles, metendo o bedelho em tudo, dando palpites, algo inaceitável naquela época a ponto de minha mãe, pessoa severa, culta e religiosa, resolver colocar-me interna, no mesmo colégio em que minhas irmãs eram externas!
     Quase matei as Madres com minhas perguntas "irrespondíveis", redações que incitavam as colegas a um levante e apesar de tudo, sentia-me querida por elas. Houve uma, espanhola, que chegou a pedir-me "para liderar a turma para o bem"!
     Nos "Jogos Florais", tradição do colégio no mes de maio, fui profeta e um demônio que por êrro da Madre eletricista criando um raio, sapecou-me o rabo e comecei a pisotear o mesmo, com tanta arte espontânea que fui aplaudida de pé, encantando o público e ouvindo do palco, as risadas redondas do meu pai!
     Fiz curso de "Declamação" com Dona Carmem de Mello, onde conheci vários poetas e poesias, tomando gosto de escrever,
um alívio enfim, brindando as visitas e parentes, para alegria geral!
     Sendo assim, acharam de melhor alvitre, fingirem que não viam ou ouviam o que "não interessasse", fato um tanto frustante para mim, colocando-me no externato novamente e no "anonimato", passando eu a viver em paz!
     Penso que daí em diante, dei de escrever singelezas de coração, motivo de me encontrar aqui,entre tantos e verdadeiros poetas, algo que muito me honra e alegra!
.
.
Por mais que desejasse, não esqueci a recebida
Na madrugada de uma nova idade, dezoito anos!
Quantos sonhos, unhas feitas,vermelhas como as
Rosas na porta deixadas, totalmente encantada a
Morena  de  olhos  grandes,  coração  tão  maior...
Melhor mesmo, guardar o momento, eternamente!
Sou grata ao seresteiro, ao momento, aniversário!
-Marília Bechara-
.
.
-FRAGILIDADE-

Uma  xícara de café na cantina  do trabalho, mexeu
Com minha vida para sempre, sem dó nem piedade.
Eu tão menina,  despreparada,  desprevinida,  catita...
Bastou  um convite  aceitar para  ser enlaçada,  presa
Aqueles olhos misteriosos que jamais decifraria,mesmo
Que tentasse,  embaçados  pela  fumaça  da  bebida!
Uma perdição destinada como todas as são, a muitas
Supostas alegrias desconhecidas,  promessas de vida!
Quando sou laçada,  fico radicalmente cega,  sem os
Mínimos limites  e mesmo por  fita de seda macia, dou
Um  nó  apertado e  dele  não me desvencilho nunca!
Foi   "dito e feito":  Coisas  simples como  um  cafezinho,
Flor,  sorriso,  afago,  verso,  serenata,  concha  de  mar,
Falam-me  mais  fundo  que grandes  gestos públicos!
 Silêncios me cativam: Penso decifrá-los como música!
-Marília Bechara-
.
.
Então eis que surge mais brilhante que antes,
Essa estrela tão bonita,  destacada entre as
Mais novas,  provando a todos  espantados,
Que a luz do amor quase cega e é ETERNA!
-Marília Bechara-
.
.
Não  estou  ausente de ti...
Dia e noite, respiro contigo.
Basta  prestares atenção ao
Teu brilho, em teu coração...
Verás então que olhas além,
Quando enfim  a  luz é só tu!
-Marília Bechara-
.
.
Não sei porque, amante do cavaleiro andante,
Adoro o Sancho, o companheiro de andanças.
Sonhar os sonhos de tão nobre figura, é dom?
Sim e difícil de "realizá-los", embarca neles o
"Armeiro" fiel, cheio de fé e não é simplório o
Baixote, apenas consegue "ver" por empatia!
Sensiblilidade pura à flor da pele,grande poeta!
-Marília Bechara-

Nenhum comentário:

Postar um comentário