sábado, 13 de outubro de 2012

MEMBRO: Editt Schimanoski de Jesus


.
Editt Schimanoski de Jesusnasceu em 27 de julho de 1953, em Redentoura/RS. Reside há muitos anos em Faxinal do Soturno/RS. Filha de Cecília Schimanoski de Jesus e Pedro Bonett de Jesus. É Servidora pública; Técnica em contabilidade na Escola Estadual Dom Antonio Reis, de Faxinal do Soturno/RS; Membro Acadêmico Efetivo da Academia Regional de Artes e Letras Condorcet Aranha, de Restinga Sêca/RS, Cadeira Nº 26, Patrono Raul Bopp; e da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores, Balneário Camboriú/SC; Colaboradora dos jornais da cidade onde reside e das demais cidades que compõem a Quarta Colônia. Tem participação em diversas Antologias e Coletâneas Nacionais e Internacionais Cooperativadas. Seus autores preferidos são Cecília Meireles, Mario Quintana, Carlos Drummond de Andrade e Machado de Assis. Adora ler e escrever. E-mails: editt@bravat.com.br
.
.
O caminho

Caminho neste caminho
Sem pensar
Sem olhar
Caminho por caminhar!
Caminho com os cabelos soltos,
Ao vento, eu  caminho
Caminho por caminhar ao relento
Caminho sem destino
Neste desatino
Que é o meu caminho!
Caminho por caminhar
Pois devo tentar
Caminhar e esquecer
Caminho sem sentido
Não ouço, não sinto
Não vibro...
Caminho por caminhar
Caminho em círculo
Tentando chegar ao fim do caminho
Mas o caminho é infinito...
Caminho por este caminho
Que não é o caminho que sonhei para mim
Eu caminho sozinho!
Caminho que não tem caminho,
Para mim já não é caminho
É sofrimento...


O vale verde

Eu vim para o vale verde
Eu vim pro lugar da cura
Eu vim para o vale verde
Onde o ar é puro
E as águas são cristalinas
Eu vim para o vale verde
Em busca de paz e harmonia
Para o meu coração!
Eu vim para o vale verde
Onde há tranquilidade
E não há agitação!
Eu vim para o vale verde
Onde o céu é mais azul
E as montanhas são mais verdes!
Eu vim para o vale verde
Para a vida recomeçar.
Eu vim para o vale verde
Ele é esperança sem par!
Eu vim para o vale verde
Para ser feliz!
Aqui há mais oxigênio...
E mais vida!



O chimarrão

O chimarrão na cuia, que roda
De mão em mão,
Fazendo num ritual, a integração!
A cuia que serve essa bebida quente
Com a erva verdinha
Esquentando a gente !
O chimarrão pro gaúcho
É uma bebida indispensável
Ele cultiva a amizade
E, na solidão, dá-lhe coragem!
O chimarrão é um alimento
Que faz parte da tradição,
Ele é quase completo,
Tem inúmeras vitaminas
que  fazem bem ao coração!
Sábios índios do nosso pampa,
Que descobriram essa bebida especial,
Que aumenta o vigor do gaúcho
E também o seu alto astral!
Quem o toma todos os dias,
Não sente fraqueza, tristeza e depressão!

Salve o chimarrão, feito na cuia de porongo!
Salve a nossa tradição!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário