segunda-feira, 15 de abril de 2013

MEMBRO: IVAN CEZAR INEU CHAVES

Ivan Cezar Ineu Chaves
 São sepé-RS
ineuadvocacia@terra.com.br


.
Participa do Recanto das Letras Tem trabalhos publicados em Antologias da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Overmundo, premiação no concurso Literário, poder legislativo de Caçapava do Sul.  Advogado: OAB 25055.  Sócio Efetivo da Academia de Letras e Artes Sepeense (ALAS)
 
 
 
 
 
 
 
IVAN CEZAR INEU CHAVES
De onde sou
Sou de São Sepé,
Um miolo do Rio Grande
Estado do nosso Brasil
País do mundo de meu tempo,
Do terceiro mundo,
Pobre
Que o primeiro mundo ,
proclamado rico,
afortunado que desconhece
o tesouro humano
E não reconhece
As belezas e os ouros da terra
Pacífica e guerreira
As riquezas do lugar
De onde sou

Herança
 Sobre minha terra
e meu lugar
Poderia nenhuma linha
escrever
Contudo estaria no vazio
a sepultar
Toda a potência
do meu ser
Germinada neste chão
de além-mar
A inércia produz sempre
poesia sem raiz
E , se me entendem ,
não existe
Poema órfão,
nem poeta sem País
Não cultuar o passado
é coisa triste
Que traz vergonha
aos ancestrais

Por isso é que escrevo
tantos versos
Poemas em madeira bruta
sem tinta ou verniz
Que retratem minha
tenra origem
E então deixo para
os mais moços
Esta muda herança
da longa viagem


Fogo de Chão
 Eis que arde um fogo de chão
Já há mais de cem anos
Que a fogueira ali se cria
Na Fazenda do Boqueirão
 Ele já viu nascer muita guria
Em mais de mil trocas de panos
Aquecendo toda noite fria
Foi testemunha da renovação
Atrai gaúchos e castelhanos
Pelo mito que a chama cria
Brasa mansa ou toco em fúria
Que orgulha uma povoação

Queima lentamente a incúria
E imune aos limites humanos
De Onde Sou seja noite ou dia
arde em chamas a tradição !

Nenhum comentário:

Postar um comentário