quarta-feira, 10 de julho de 2013

membro : Vólia Loureiro do Amaral Lima

Vólia Loureiro do Amaral Lima
Joao Pessoao PB
.
Meu nome é Vólia Loureiro do Amaral Lima, sou Engenheira Civil, tenho 51 anos, casada, sou paraibana, natural de Campina Grande. resido atualmente em João Pessoa. Apesar da formação nas Ciências Exatas, escrevo poemas desde a adolescência; essa é a minha forma de relacionamento com o mundo e tudo o que me rodeia. Sou autora do livro Aos Que Ainda Sonham, publicado pela Life Editora em novembro de 2012.
.
.
EQUILIBRISTA

Vólia Loureiro do Amaral Lima

Coloco meu coração
Na palma da tua mão
E deixo que me leves
Aonde teu sonho vai.

Fico assim:
Equilibrando-me,
Entre os teus sorrisos,
Entre o piscar de teus olhos,
E agarro-me às lembranças,
Para que a realidade
Não me jogue ao chão.

Caminho na corda bamba
Entre o real e o ideal.
E o vento me balouça.
E de longe vem uma música
Que me faz dançar.

E como bailarina,
Rodopio,
E deixo-me levar,
Pela alegria,
Em um longo “pas de deux”
Em que me acompanha a poesia,
Na grande aventura do amar.
18/03/2013
.
.
AOS QUE AINDA SONHAM
Vólia Loureiro do Amaral Lima

Dirijo-me aos que ainda sonham...
Aos que ainda têm coragem de amar.
Dirijo-me aos que não se envergonham
Da lágrima.

É preciso sonhar, para plantar rosas
Na selva de concreto armado.
É preciso que existam menestréis,
Para saudar a Lua no cinzento céu
Da indiferença.

É preciso enfeitar o mundo:
De flores, de versos, de sonhos.
Para que o amor possa renascer
A cada manhã,
E uma brisa de esperança
Suavize os corações.

20/06/2011
.
.
 
AS ROSAS QUE NASCEM NO ASFALTO

Vólia Loureiro do Amaral Lima

Tempo estranho. Mundo cinza,
Pressa, pressão, frio no coração.
Vida , valores, qual a referência?
Qual o sabor? Cadê o Amor?
Onde a essência?

Tempo louco. Céu sem estrelas,
E os letreiros de néon substituem
O seu brilho.
E tudo brilha como ouro,
Ouro de tolos.
Porque tudo é consumível,
Se vende no supermercado da esquina.

Pílulas de alegria, pílulas para acalmar,
Pílulas para dormir, pílulas para acordar.
E o coração já não bate forte de emoção.
Porque é melhor ser blasé, consumir,
É melhor não pensar e não sentir,
É melhor deixar o coração dormir
É melhor fingir do que sentir.

E depois fica só o vazio,
E os campos viram longas
Estradas de asfalto cinza,
Para que possamos fugir,
Fugir da dor, fugir do amor,
Fugir de nós, apenas fugir.

Mas, tal como a pequena estrela,
Que ousa brilhar desafiando a madrugada escura,
Eu canto a poesia,
E a espalho versos na monotonia cinza dessa rotina louca.
E falando de amor, vou plantando as rosas da alegria,
Que teimam em nascer no asfalto da indiferença.

29/10/2012
.
.
A CADA DIA
Vólia Loureiro do Amaral

Viver a vida a cada dia,
Saudar o amanhecer como
Se fosse o único.
Descobrir as emoções mais sutis
E ser um eterno aprendiz.

Viver o amor de cada dia,
E se enternecer com o beijo
Como se fosse o primeiro.
Viver intensamente o momento
E ser um eterno amante.

Viver a dor de cada dia,
Chorar as lágrimas que precisar,
Mas, deixar que a dor seja apenas hoje.
Compreender o exato momento,
E ser um eterno otimista.
.
.
AMIZADE
Vólia Loureiro do Amaral

Amizade é quando o amor é tranqüilo,
É quando o eterno é para sempre
E não enquanto dure.

Amizade é quando a distância
Desaparece com um simples pensamento.
É quando não é necessário se dizer: Te amo,
Porque isso é tão visível que está implícito.

Amizade é quando rimos
Com o riso do outro,
E vamos até as lágrimas,
Só de pensar que o outro
Está triste.

Amizade é sentir paz
Quando o olhar do outro
Está junto com o nosso.
É sentir alegria, não em ver
O mundo da mesma maneira,
 Mas sim por poder olhar junto
A mesma coisa.

Amizade é estar disponível,
É perdoar sempre,
É ser carinho e abraço,
É ser colo, É ser ninho.

Amizade é saber ser silêncio,
E outras vezes sorriso,
Porque a vida também é alegria.
É, enfim, o Céu na Terra, antecipado
Pelos anjos a quem chamamos de amigos.

20/07/10.

Viver o sonho de cada dia,
Pois que sonhar é preciso,
Os sonhos são as canções mais belas
Que a vida nos promete.

Viver a vida como se só houvesse o hoje,
Porque o amanhã é promessa, abstração.
Caminhar, sofrer, sonhar, aprender
E, sobretudo amar,
Amar intensamente, pois é por causa do amor,
Que fazemos as mais belas canções,
Que nos lembramos dos mais belos momentos,
Que construímos o melhor de nós.

12/09/2011.

 




2 comentários:

  1. Prezada Vólia, apreciei com prazer seus poemas.
    Bem-vinda à Poetas del Mundo, sinto que sua poesia trará uma grande contribuição aos objetivos desta associação internacional e de grande peso.
    Abraço,
    Ilka Vieira

    ResponderExcluir
  2. CONVITE
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir