domingo, 28 de julho de 2013

ESPECIAL 1 - SEMANA DO ESCRITOR

.

O escritor é a riqueza de uma nação.
.
Clarice Lispector  disse que " escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é  sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada."
.
.
FALTA-ME UM TEMA
Dirceu Thomaz Rabelo
.
Falta-me um simples tema
Um só, o mais humildoso,
Para esboçar mísero poema
Algo soante mais deleitoso.
.
Credo! Sou autocontendor
Com minha preguiça debato
E em embates sem primor
Rimo sem estilar mero fato.
.
Poderia falar de divinal amor
Na solidão, já nem toco mais.
Dada a graveza deste lavor,
Aguardo barco beirando cais.
.
Se me rondam os seres infernais
Dadivosos com lúgubres tisanas
O Messias encontro nos umbrais
Em versos que vêm a traquitanas
.
Nesta peleja em que me vejo
Insólito vate sem eira nem beira
Sou tomado de um só desejo
Ter fulminante paixão derradeira.
.
Com tristura invoco Plínia e Calíope
Que do pagão Olimpo não me acodem
Amargosa desventura de poeta míope
Quedo-me: “Comigo ninguém podem”!
.
.
poesias  do meu terceiro livro Aaparas do tempo.

engulo a seco
etu beijo molhado
já que meu coração
é poço minado de sempre.
 .
Amar um homem
de olhos singulares e forças tantas
e bebe-lo como terra
em chuvas de sertão.
.

A tarde
já com o olhar por de sol
arrumei meu coração
feito lua cheia
e me fiz horizonte
já em noite de lua cheia
 Vera Cristina Santana Vilar

.
.

 

POR QUE ESCREVEMOS?
                                                                                              Isabel C. S. Vargas

            Muitas pessoas têm facilidade para colocar no papel suas idéias. Outras, nem tanto. Há ainda as que não acham necessário fazê-lo, embora tenham aptidão para tal.
            Inúmeras pessoas têm o hábito de escrever. Os diários da época de adolescência,
caracterizam o início de um hábito que por vezes perdura até a idade adulta. Entretanto, quem se atreve a tornar isto público, não são tantas assim. Há o temor da crítica, da exposição e até das diferentes interpretações que nossas palavras podem suscitar. Entretanto, depois que começamos a fazê-lo, o temor inicial desaparece e as palavras vão fluindo com mais segurança.
            Há quem possa escrever para ter reconhecimento, mas há quem tenha encontrado a sua maneira de se expressar, de se posicionar no mundo, de passar experiências vividas, de externar sentimentos, opiniões, posicionamentos que poderão  auxiliar outras pessoas que vivam situações semelhantes, que se identifiquem com as colocações, ou que muitas vezes necessitem de uma palavra que as façam ter coragem de empreender uma nova tarefa, uma mudança e  perceberem que todos temos dificuldades, dúvidas, inseguranças.
            Muitas vezes nos reconhecemos através do que percebemos no outro. Podemos gostar ou não. Geralmente, quando não gostamos de algo que percebemos, temos oportunidade de nos questionarmos e corrigir aquilo em nós mesmos, assim nos aperfeiçoamos, crescemos e melhoramos os nossos relacionamentos.
            Creio que nossas imperfeições nos dão a dimensão de nossa humanidade, de quanto temos que aprender, mas que podemos melhorar a cada dia, buscando sempre aperfeiçoamento espiritual.
Ao escrevermos, colocamos nossas idéias em ordem, vemos com mais clareza determinadas situações, compreendemos melhor determinados sentimentos, produzindo  um efeito mágico, fazendo certas dificuldades ou temores sumirem à medida que os escrevemos e nos defrontamos com eles.
            É também uma forma de chegar aos mais diferentes tipos de pessoas, permitindo que possamos nos identificar, independente de posição social, credo, raça, idade ou sexo.
            Conseguimos perceber que vivenciamos situações idênticas, mas reagimos de maneira diferente, levando em conta nossas experiências, nossas convicções, nossa maneira de ser. O modo como  encaramos os fatos e a eles reagimos é que vai fazer a diferença. Uns se deixam aniquilar, outros encontram forças para recomeçar mais fortalecidos.
Creio que ao escrever, empreendemos uma viagem para dentro de nós mesmos, dando-nos a possibilidade de entender que a felicidade está no bom uso que fazemos daquilo que temos e que a real importância de escrever é conseguir tocar o coração das pessoas.
.
.
Escrever/Não Escrever
    Stenio Luz
Depois do Poeta/Não Poeta, pequeno texto em que me referi a Castro Alves e ao fato de que poderia não mais escrever, é a primeira vez que “faço uso da pena” como diria meu conterrâneo José de Alencar. E o que me levou a molhar o bico, ou melhor, a tirar um pouco da poeira do teclado? Foi exatamente a não vontade de escrever e que me fez lembrar  de um outro grande nome da literatura nacional, Carlos Drummond. Há bastante tempo li em um jornal, onde ele escrevia diariamente, que naquele dia ele não estava com vontade de escrever e assim o título do texto era: hoje não tem crônica. Pois bem, como quem não tem mesmo assunto, começou falando do tempo, já que era um lindo dia de primavera; falou do mar e do azul do céu, pois estava à sua vista o calçadão de Ipanema, ou Copacabana, não importa; falou do amor que langorosa e suavemente lhe inflava o peito; falou do doce gemido do recém-nascido, que talvez fosse o primeiro pedido de benção à mãe, deve até ter falado da paz, que sempre existiu muito mais em nossos pensamentos do que na realidade.
Falou de futebol, pois era domingo e logo mais à tarde, e logo ali, no esplendoroso exmaiordomundo, teríamos o divino coro de muitos milhares, gritando gol. Não me lembro bem, mas creio que também falou de algumas caras reminiscências da sua distante infância, lá na também distante (mas não muito) Itabira, que na sua opinião, expressa em outro momento pois neste não caberia, era “feita de ferro e melancolia”.
Falou bonito, como sabia fazê-lo, e disse do bom, como era de seu feitio; e isto porque não queria escrever, mas a verdade é que a escrita lhe vinha da alma e fluía-lhe por todos os poros, ainda que estes não precisassem dos 95% de transpiração que, ainda segundo ele, era necessário para escrever, sendo que os outros 5% seriam de inspiração. Ironicamente ele devia estar se referindo a mim porque para ele a proporção certamente era invertida.
Mas ele fez o que se propôs, no título: não teve crônica, fomos brindados com uma poesia, o que não me deixou nem um pouco surpreso, pois seus escritos, em grande maioria, são poesias, mesmo quando, em seu cartão de visita, enganosamente nos dizem que são prosa.
Não escrever para ele era isso, mais um Uirapuru a me causar uma tremenda inveja, eu que não ouso cantar como coleiro, e que chego a ter inveja até dos dois netos, calopsitas, que, sempre ao meu lado, são quase tão desafinados quanto o avô.
Não escrever, diferentemente de Drummond, para mim é isto.
Para Malu, inspirado em seu comentário no texto, já citado no início deste, Poeta/Não Poeta, e ainda, aproveitando porque sei que ela gosta muito de Mário Quintana, peço licença ao espírito deste para discordar, e se alguém perguntar, eu explico, como bate um coração “langorosa e suavemente”. Creio que ninguém vai perguntar, especialmente os que leram o grande poeta. Os que não leram podem sair à francesa, então eu não tenho como perder.
Julho de 2013.
.
.
CRÔNICAS  LONDRINAS
            por Vera Maria Sangiorgi
DESDE ONTEM, EU TINHA UM ENCONTRO MARCADO PARA HOJE, POR VOLTA DAS 20:30. 
HOJE, DOMINGO, ANDEI, ANDEI NESSE CALOR LONDRINO PARA ENCONTRAR PULOWERS DE CASHMERE. ONDE, NEH?
LOGO CEDO PEGUEI UM ONIBUS TOUR, DO QUAL EU DESCERIA ONDE ME FOSSE  MAIS INTERESSANTE.
PASSEI POR VELHOS CONHECIDOS LUGARES, OLHEI COM SAUDADES, MAS NAUM QUIS DESCER.
QUANDO FOI ANUNCIADA A PARADA PARA 3 LUGARES E UM DELES ERA A OXFORD STREET, DESCI.
CAMINHEI, NUM TREMENDO CALOR E COM O CANSACO DESSE ROYAL BABY QUE NAUM NASCE.
OLHAVA VITRINES E NAUM, ENTREI EM LOJA ALGUMA, A NAUM SER QUANDO PASSEI EM FRENTE AO ENORME MAGAZINE, O M L.
BEM POPULAR O M L, MAS FOI LAH QUE ENCONTREI OS CASHMERES: ANIVERSARIO DE EX MARIDO, DUAS FILHAS E EU.
UM CALOOOOOR DE LASCAR E EU ENTUPIDA DE CASHMERES ESCOLHENDO A NUMERACAUM, PORQUE EH SALE, ESTAH TUDO MISTURADO.
OLHA DAQUI, MEDE DE LAH, VERIFIQUEI NOVAMENTE, CONFUNDI AS CORES.
SOH EU NAQUELA ML  INTEIRA COMPRANDO ALGO DE INVERNO. AS LIQUIDACOES SAUM DE VERAUM.
APOS TEMPO LONGO, CARREGANDO 5 PULLOWERS DE CASHMERES, ENTREI NA FILA PARA PAGAR. VALERA O SACRIFICIO, NAUM CONSEGUIRA NENHUM BALLANTINES E NEM PRINGLE, MAS ERAM PERFEITAMENTE ADAPTAVEIS AO NOSSO FRACO INVERNO E ERAM UMA BARGAIN.
APOS UMAS 5 PESSOAS, CHEGUEI NO CAIXA, EXPONDO O QUE LEVARIA.O RAPAZ COMECOU A CONTABILIZAR, TIREI O CARTAUM DE CREDITO DA BOLSA, A COPIA DO MEU PASSAPORTE E O RAPAZ PERGUNTOU:___E O SEU PASSAPORTE ORIGINAL???
RESPONDI QUE ESTAVA NO COFRE DO HOTEL, QUE O GOVERNO BRITANICO AVISARA QUE ERA PARA USAR A COPIA( EU FIZERA A COPIA MAIS LINDA, COLORIDA, NA MINHA IMPRESSORA)
O RAPAZ , DELICADAMENTE, DISSE QUE FALARIA COM O SUPERVISOR DELE. DESAPARECEU E 5 MINUTOS DEPOIS VOLTOU, AFIRMANDO QUE NAUM ACEITAVAM COPIA DE PASSAPORTE, SOMENTE O ORIGINAL. AO APRESENTAR SEU CARTAUM, EM LONDRES, AUTOMATICAMENTE APRESENTA-SE COPIA DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE, QUE MUITAS LOJAS NAUM REQUISITAM, MAS, JUSTO A M L REQUISITA O PASSAPORTE ORIGINAL.
ERAM 16:10, PERGUNTEI A QUE HORAS FECHAVAM. FECHAMOS AS 18;00.
SAHI VENTANDO DO SEGUNDO ANDAR DA LOJA, OLHEI ENCANTADA UMAS BERMUDAS, MAS LEMBREI-ME QUE O FOCO ERAM OS CASHMERES.
ESTAVA UM CALOOOOOOOOOOOOR E ESSE ROYAL BABY QUE NAUM NASCE.....
PEGUEI A OXFORD SENTIDO MEU HOTEL( LONGE, LONGE) TOMEI UM SORVETE DUPLO DE UM ITALIANO ESTAVA VENDENDO. SEGUI CAMINHANDO E CHEGUEI NO HOTEL PARA PEGAR O PASSAPORTE NO QUARTO.
CHEGANDO NO QUARTO, A LUZINHA DE MENSAGEM PISCAVA. OUVI A MENSAGEM:---ERA MEU ENCONTRO AVISANDO QUE POSSIVELMENTE TERIA UM ATRAZO PORQUE O PESSOAL QUE AGUARDAVA. O VOO NEM POUSARA E SUA RECEPCAUM PARA ESSE PESSOAL VIP, SERIA NO HOTEL, ERA GENTE DA ROYAL FAMILY.
QUEM SABE , O ROYAL BABY, AGORA NASCE.
IGUEI PARA O CELULAR DO ENCONTRO, CUJA MENSAGEM DIZIA PARA NAUM DEIXAR RECADO E TENTAR NOVAMENTE. ENVIEI CURTO EMAIL, DIZENDO ESTAR TUDO BEM, QUE EU ESTARIA ESPERANDO NO HALL DO HOTEL NA HORA QUE EU FOSSE AVISADA.
PEGUEI O PASSAPORTE E FUI PARA A RUA.
ENTREI EM DUAS  M L IDENTICAS, QUE NAUM TINHAM MAIS CASHMERE. ESQUECI-ME DE PEGAR O CARTAUM DA M L QUE EU RESERVARA.
ANDEI, ANDEI E ENCONTREI A M L DA RESERVA.
FUI ATEH O CAIXA DO SEGUNDO ANDAR, O RAPAZ NAUM ESTAVA MAIS LAH E PROCURA QUE PROCURA A MINHA RESERVA E NADA DE ENCONTRAR.
AVISEI QUE IRIA ATEH AS ARARAS VER SE AINDA TINHA OS CASHMERES QUE EU PEGARA.
OLHA NUMERO, VERIFICA A COR, PARA NAUM SER IGUAL. A MESMA MARCA NAUM TINHA MAIS. VOLTEI PARA A FILA DO CAIXA , CARREGANDO O CALOR E OS PULLOWERS.
O SEGUNDO CAIXA ENCONTRARA MINHA RESERVA. HALLELUIA!!!!!!
PEGUEI CARTAUM, PASSAPORTE E ESSE CAIXA NAUM FEZ A MINIMA QUESTAUM DE VER MEU PASSAPORTE. PODE?
COMPREI MAIS BRINCOS PARA MINHA IRMA  E TOMEI O RUMO DO HOTEL PORQUE JAH TINHA PASSADO DAS 18:00.
CHEGUEI NO HOTEL, NAUM ABRI NADA, TOMEI BANHO, MAQUIEI-ME, VESTI-ME, ATEH QUE ESTAVA BONITINHA, PERTO DA OGRE QUE ANDO NA RUA.
PERTO DAS 20:30 TOCA O TELEFONE.
ERA O MEU ENCONTRO( NAUM CITO NOMES PORQUE O ENCONTRO TRABALHA PARA O GOVERNO INGLES) E NESSAS COISAS SOU DISCRETA E MEIA.
O ENCONTRO ESTAVA AVISANDO QUE O VOO( AVIAO PARTICULAR) NAUM POUSARA E QUE COM TODOS OS SALAMALEQUES A FAZER NO HOTEL PARA ESSA PARTE DA ROYAL FAMILY, O ENCONTRO, POSSIVELMENTE, SOH TERIA DISPONIBILIDADE POS MEIA NOITE E MEIA. DESEJEI BOA SORTE NO SEU ARDUO TRABALHO E FICAMOS DE NOS VER NOUTRO DIA.
ANTIGAMENTE, EU LAVARIA MEU ROSTO, RETIRARIA O MAKE UP, DESVESTIR-ME-IA E COMERIA UM SANDUICHE, MAS AGORA, SOU A VERA 68.
SEM DUVIDA NENHUMA, DESCI, DIRIGI-ME AO LINDO BAR DO HOTEL, QUE TAMBEM SERVE REFEICOES LEVES E ME FOI INDICADA LINDA MESA.
O LOCAL ESTAVA MEIO CHEIO, MESAS COM VARIAS PESSOAS, OUTRAS SOH COM DUAS OU TRES. MUITAS MESAS SOH COM MULHERES MUITO JOVENS.
FUI PAPARICADA A BESSA, POR MAITRE, GARCONS E GARCONETES E NESSAS HORAS , SEMPRE, LEMBRO-ME DO MEU AMIGO QUE DIZIA QUE TODOS ME TRATAM MUITO BEM, PORQUE EU ERA MOCA E BONITA.
NAUM FIQUEI FEIA, MAS MOCA, NAUM SOU HAH DECADAS E CONTINUO TENDO CERTEZA QUE GENTILEZA ATRAI GENTILEZA, SOH NO OLHAR.
COMI POUCO E MUITO BEM. REPETI A SOBREMESA E PARA AJUDAR A FAZER A DIGESTAUM, RESOLVI CONTAR SOBRE ESSE DOMINGO QUE ESTAH QUASE NO FINAL.
SAUM 23:00.
BJS
.
.









Nenhum comentário:

Postar um comentário