domingo, 27 de julho de 2014

MEMBRO: DOMICIO COUTINHO

.
DOMÍCIO COUTINHO
New  Yrk - USA
.
José Domício Coutinho nasceu em João Pessoa, no Brasil. Ainda criança, mudou-se para Pernambuco com sua família. Aos doze anos entrou para o seminário em Recife, e em seguida em Olinda. Dr. Coutinho obteve seu bacharelado em Teologia e Filosofia Moderna na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Nos Estados Unidos, continuou seus estudos e obteve seu mestrado em Literatura Portuguesa e Ph.D. in Literatura Comparada pela CUNY. 
Em 1976, seu primeiro livro de poesia, Salamônica, foi publicado no Rio de Janeiro. Durante os vinte anos seguintes, Domício dedicou-se, juntamente com sua esposa e filhos, à construção de uma poderosa estrutura no ramo de propriedades imobiliárias em Nova York, tornando-se este, desde então, um bem sucedido negócio familiar.
Em 1998, publicou em português ser primeiro romance, Duke, o Cachorro Padre, bem recebido também na Espanha com o título de Duke, el Perro Cura, e finalmente nos Estados Unidos como Duke, the Dog Priest.  Em 2002, publicou também The Love Affair of Fishing Baits, com um tubarão do tipo Casanova, no que caracterizada uma poderosa sátira aos mitos e tradições contemporâneos.
Em 2004, Domício Coutinho fundou a Brazilian Endowment for the Arts, mesmo ano em que foi agraciado pelo governo brasileiro Comendador da Ordem de Rio Branco, uma honraria conferida àqueles que demonstram excelência dos serviços prestados ao país.
In 2006, fundou a primeira Biblioteca Brasileira de Nova York, cujo acerco hoje abarca mais de 6.000 livros, além de filmes e revistas,  contando com reconhecimento do Ministério da Cultura do Brasil, National Library e Library of the Senate, permitindo que receba também suas obras.
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário