terça-feira, 27 de janeiro de 2015

FLIMS - CONVIDADOS INTERNACIONAIS

A Feira Literária Internacional de Mato Grosso do Sul apresenta um a um os nossos convidados internacionais. Pais de origem, uma pequena biografia e tema de palestra.


1.
AthanaseVantchev de Thracy - França

Palestra: "Divina dignidade do Verbo."

Nasceu na Bulgária, homem de imensa cultura, fala muitas línguas, por 17 anos fez estudos de pós-graduação em universidade da Europa onde veio conhecer por completo a poesia do mundo. É o autor de 28 livros de poesia (em verso clássico eo verso livre), que abrange quase todos os espectros da prosódia: epopeias, odes, sonetos, pastoral, romance, pastoral, moteto, baladas, elegias, redondilhas, EPODE, sátiras, hinos Trenodias, Lais, epigramas, epitáfios, virelais, etc. Ela publica uma série de monografias e teses de doutorado sobre “O simbolismo da luz na poesia de Paul Verlaine”.Em búlgaro, escreveu um estudo sobre PetroniusArbiter Petrônio - epicurista, favorito de Nero, autor de Satyricon, e, em russo, a obra "Poética e Metafísica na obra deDostoiévski".






2.

Gloria Margarita Dávila Espinoza - Peru
Palestra: "Todos tem espaço na poesia Latino-americana de hoje".
Pseudônimo: Gloria Dávila

Nasceu emHuanuco, Peru. É poliglota: Alemão, Português, Inglês, Quechua e Castelão. Tem Doutorado em Ciências da Educação. Ela já publicou seis livros: Rodobles de Kesh, KantosIshpingo, The Firm, Dance Night, O Filho de GregorSamsa e The HouseoftheDevil. Excursionou pela Europa, América e América Central e foi recentemente convidada a Coréia do Sul. Foi premiada dentro e fora do seu país e faz parte de inúmeras antologias no Oriente Médio, Europa, América e América Central.
http://www.artepoetica.net/Gloria_Davila.htm




3.

Domicio Coutinho - USA
Palestra: "Lama do Pantanal".

Nasceu em Caaporam, na época distrito de João Pessoa. Aos 12 anos de idade foi para o seminário no Recife, e depois Olinda. Graduou-se em Filosofia no Rio Grande do Sul. Bacharelou-se em Teologia em Roma. Faltava um ano para ordenar-se quando deixou a vocação. No Recife, bacharelou-se em Anglo-germânicas e concluiu o 2º ano de Direito. Em New York há 48 anos, fez mestrado em Letras na Universidade da cidade de Nova York. Em 1976, a Pongetti edita seu primeiro livro de poesias “Salomônica”. Em 1980 defende a tese doutoral em Literatura Comparada, inicia magistério e colabora em jornais literários e revistas de cultura. Em 1998 pública o primeiro romance, “Duke, o Cachorro Padre”. Em 1999 criou a Medalha do Mérito Machado de Assis. Em 2000 a Bagaço edita seu segundo romance “Incríveis revelações de uma minhoca”. Em 2001 é condecorado com a medalha de Rio Branco no grau de Comendador. Em 2004 funda a BEA (BrazilianEndowment for theArts). Em 2005 a Bagaço lança a 3ª edição de “Duke, o Cachorro Padre”. E em 2006 a BEA funda o Centro Cultural Brasil.




4.
Antonio Andrade Lopes Tavares - Cabo Verde - África
Palestra: "A diáspora africana do Séc. XXI - Europa e América Latina".

Frequentou o Seminário Menor e Maior (S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde e em Portugal). 2012/2014 Mestre em Estudos Europeus (Organização, Competências, Contenciosos e Relações Externas das Coletividades Territoriais Europeias - Direito Comparado das Coletividades Territoriais. 2004/2005 Pós-Graduação em:Sociologia, Didática e Metodologia de Inaptidão Social e Cultural e Diploma da Língua Francesa – UniversitéNotreDame de laPaixBelgique. 2000/2004 Licenciatura em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal; com conclusão na Bélgica – Université de MonsHainaut: Estágio e Agregação. 1995 à 1998 – Frequentou a Faculdade de Direito tendo feito 1°, 2° e 3° Ano.Em 2001 (de 26 de Abril a 12 de Junho) – Curso de Formação Pedagógica de Formadores promovido pela FORMAJUDA – Gabinete de Formação e Projetos da Ajuda, Lda.com. Curso “Voluntários para a Cultura" no âmbito 7de Porto 2001 Capital Europeia da Cultura”. Esta ação desenvolveu-se de 13 a 20 de Janeiro de 2001. Curso para mediadores, formadores e responsáveis educativos da formação e educação de adultos, levado a cabo pela ANEFA, nos dias 3 e 4 de Dezembro de 2001. Na Bélgica idealizou o serviço de Mediação intercultural, algo que fez jurisprudência em 2005 e Organizou um curso de Cultura e Língua Portuguesas para advogados e outras pessoas.Trabalhou como mediador de conflitos no Ministério da Justiça belga- 2005, 2006, 2007 e em Junho de 2004 – organizou uma conferência sobre: “A importância da Diplomacia de Proximidade nas diásporas africanas” – Para os estudantes Africanos dos da região dos “grandes lagos” da Universidade de MonsHainaut...Em Luxemburgo2007/2008 - Redinamizou a Associação cabo-verdiana GACV com trabalho voluntário, criando cursos gratuitos de Alfabetização de Língua Portuguesa e de aprendizagem do francês e do luxemburguês para as comunidades imigrantes da CPLP e outras. Criou “Espaço Entre Nós” –como forma de levar os cabo-verdianos de todas as ilhas ao diálogo no intuito de ultrapassarem as clivagens insulares, comunitárias e geracionais existentes nessa diáspora.



5.

Mohamed ahmedBennis - Marrocos
Palestra: "A dimensão mediterrânea na poesia marroquina contemporânea".

Nascido em Tetouan, Marrocos do Norte (1970). PhD em Ciência Política pela Universidade Mohammed V Agdal Rabat. Poeta, tradutor e ensaísta. Membro do Conselho da União de Escritores de Marrocos (Seção Tânger), encarregado da Informação e Comunicação. Correspondente da revista espanhola "Al-hucema" em Marrocos. Delegado Cultural do Liceo Poético de Benidorm (Espanha), em Marrocos. Responsável pela versão espanhola do "ILA" revista digital multilíngue: http://www.ila-magazine.com/
No final dos anos 80 começou a publicar seus poemas em várias revistas literárias árabes. Parte da sua poesia foi traduzida para o espanhol e publicado em revistas como a Al-hucema (Granada/Espanha), RíoArga (Pamplona/Espanha), ElColoquio de los Perros (Cartagena/Espanha), TresOrillas (Algeciras/Espanha), Aldaba (Sevilla/Espanha),Dos Orillas (Algeciras/España), Hércules (Algeciras, Espanha), Revista Internacional de Poesía (Rosário/Argentina) e Arquitrave (Colômbia).Além disso, parte de sua poesia foi traduzida para o catalão, francês, sueco, inglês, holandês, italiano, persa e romeno.




6.

JulioPavanetti- Espanha
Palestra: "Poesía... ¿Unvehículo para alcanzarla paz y lajusticia social enel Mundo?"

Nascido em Montevidéu, Uruguai, 27 de julho de 1954. De 1977 a 2013 viveu em Benidorm, Espanha, reside atualmente na Villajoyosa, Alicante, Espanha.Fundador e Presidente do "Liceo Poético de Benidorm.Vice-Presidente Honorário da Organização Mundial de Poetas, Escritores e Artistas.Delegado Cultural para o Uruguai da União dos Escritores hispano-americanos (UHE). Membro da Associação de Escritores e Artistas de Espanha (AEAE). Membro da OrganizaçãoInternacionalde Poetas “100 Mil Poetas para a Mudança”. Membro da Rede Mundial de Escritores em Espanhol (REMES). Membro do C.E.D.R.O. (Centro Espanhol de Direitos de Reprodução). Membro da União Mundial dos Poetas (UME). Membro do World PoetryMovement - Movimento Mundial da Poesia (WPM). Codiretor da coleção de poesia "Biblioteca Azul" de Germânia Edições Valencia, Espanha.




7.
Juan Rafael Courtoisie - Uruguai
Palestra: "Literatura y mediosmasivos de comunicaciónenelTercerMilenio".
Pseudônimo: Rafael Courtoisie

Membro da Academia Nacional de Letras. Membro Correspondente da Real Academia Espanhola. Sua antologia “Tiranos temblad” ganhou o Prémio Internacional de Poesia José Lezama Lima (Cuba, 2013). Ganhou o Prêmio InternationalHouseofAmerica (Madrid) para a poesia com o seu livro “Parranda” (Editorial Visor, Madrid). Acaba de publicar, na Espanha, seu livro “O lugar dos desejos” (Valencia, editorial pre-textos) e da segunda edição (no Uruguai, 1ª edição na Espanha) “Partes de tudo” (ensaio-poesia). “SantaPoesía”acaba de obter o Premio Bartolomé Hidalgo (Prêmio Nacional de Críticos, Uruguay). Ele foi professor de Literatura Latino-americana e Teoria Literária, no Centro de Formação de Professores do Uruguai, Narrativa e Roteiro na Universidade Católica do Uruguai e da Escola de Cinema do Uruguai. Ele foi professor convidado na Universidade Estadual da Flórida (EUA), Cincinnati University (EUA), Birmingham University (Reino Unido) e da Universidade Nacional da Colômbia, entre outros. Foi convidado pela Universidade de Iowa para o integrar Programa Internacional de Redação (Internacional WritingProgram). Ele tem dado inúmeros seminários e conferências em universidades e instituições da Espanha, Inglaterra, França, Itália, Israel, Grécia, Turquia, Bósnia, Canadá, Estados Unidos e América Latina.



8.
Hector José Corredor Cuervo- Colombia
Palestra: "IntegraciónLatinoamericana y Poesía".
Pseudônimo: Hecocu

Nascido em Gachantivá, Boyacá, na Colômbia. Aposentado como Coronel, formado em Gestão Especialista em Logística da Administração Pública: controles internos, jornalismo, mídia e segurança nacional. Fez cursos de especialização na Universidade de Santo Tomas e em várias escolas dos Estados Unidos. Como jornalista, tem colunas em Jornais e várias revistas de circulação nacionais e internacionais. Participou do XXVIII Congresso Mundial de Poetas em Acapulco no México, no Primeiro e Terceiro Congresso de Poesia Hispano-americana em Tijuana México e Los Angeles/Estados Unidos, no Primeiro Congresso Internacional da União Hispano mundial de Escritores em Buenos Aires/Argentina, no IX Congresso Internacional de Escritores, em Bogotá. Seus poemas foram publicados em revistas, fóruns, jornais e sites. Publicou os seguintes livros de poesia: Jirones de mi patria, Cantares de un militar colombiano, Cantares de América, Te amo Colombia, Nación política y corrupción... Ele escreveu os seguintes livros inéditos: Orgullo colombiano, Apuntamientos críticos del sistema político colombiano. Ele é o autor de hinos e canções importantes relacionadas com a paz. Seus poemas foram publicados em várias revistas e sites com o seu nome completo ou o seu pseudônimo: Hecocu.


9.
Mario Ramón Mendoza–Colombia
Palestra: “Latino América y lahumanización de la poesia”.

Cidadão colombiano, nascido em Ciénaga de Oro, Córdoba, residente na cidade de Barranquilla, poeta, escritor, jornalista e editor com os seguintes livros publicados que eu escrevi: “La Miscelánea Ambulante”- 1996, “Tu SinúSonrisa” - 1998, “Misteriosas Aventuras de Villanueva” - 1998, “Canción de Resistencia” - 2002, “La Última Lágrima de Dios”- 2004, “El Amor enun verso” - 2005, “IssaAbuchaibe y el arte de sanar” - 2008, “Mujeresenun Verso”- 2011, “El Encanto de laMacuira”- 2011, “EnlaLomadelMuerto” – 2012, “Antología de 15 Años”- 2012 e“Vidas en Barranquilla” -2013.Além da minhaatividade de promoçãoda poesiaCaribe colombianoeu publiqueias seguintesantologias: “Enlos estertores deltempo” - 1998, “Sueños de XX” - 1999, “La Rosa de losTiempos” -2000, “Amor Siempre Amor” -2001, “Lo que elviento no se lleva” - 2003, “Caribe poético” - 2005, “Antología de Antologías” - 2008, “Azul Verde... Verde Azul...”- 2011 e“Barranquilla Mestiza” -  2011.




10.
Kamran Mir Hazar - Noruega (reside) - Afeganistão (nasceu)
Palestra: "Hazara in Contemporary World Poetry?"
Após a queda do regime talibã, Kamran retornou ao Afeganistão (Hazaristan), na esperança de escrever e publicar livremente. Trouxe-lhe o elogio de pessoas libertadas, mas os ataques dos fundamentalistas e detenções por parte do governo. Ele fugiu com sua esposa para a Índia, mas foi forçado a sair, e, finalmente, recebeu asilo político na Noruega. Já publicou vários livros de poesia em Inglês, incluindo a antologia, Poemas para A hazara (125 poetas de 68 países), o grito de uma égua prestes a se tornar uma borboleta, e Córrego do Veado. Seu novo livro de poesia intitulado Hazaristan com o Corpo de Haiku e um Mandela amarelo aparecerá no Hazaragi, Inglês e Italiano em 2015. Os poemas de Kamran foram traduzidos para o Inglês, espanhol, holandês, árabe, japonês, italiano e romeno. Ele foi convidado para vários festivais internacionais de poesia, incluindo o Festival Internacional de Poesia de Medellín e do Festival de Poesia InternationalPoetry Festival Rotterdam. É o autor do livro de não-ficção, “Censura no Afeganistão”. Ele foi o editor e editor-chefe do site de notícias on-line Kabul Press por 10 anos.



11.

Igor Ursenco - Romênia (reside) - Moldavia (nasceu)
Palestra: "La poesia como lasobrevivenciadel Destino".

Nasceu na Republica Moldavia. É escritor, poeta, teórico da cultura, periodista de opinião, tradutor poliglota e freelance moldavo. Éo catalizador do“movimientoneumáticodel texto”, conhecido também como promotor do método crítico integrativa “Teo-e-retikon”. Fala 5 idiomas: romano, russo, espanhol, inglês e francês. Membro do P.E.N. Club Romênia (2013), LiceoPoeticoEspañol de Benidorm (2012), Unión de Escritores de Romênia (2012) e da República Moldovia (2010). Publicou dez livros de vários gêneros, entre eles: três poemarios “El Monstruo Volante de Espagueti”, “Apoptosium” e “Logos, Mi Padre: Mi Madre Imago”, dois livros de ensaios sobre a transcultura “Teo-e-retikon” e “EgoBesTiaR”, uma coleção de histórias curtas intitulada “S.T.E.P" e um guia dramático (filmese peças de teatro) intitulado “La Retina Akashá”. Recebeu prêmios nacionais e regionais de poesia, contose ensaios. Alguns de seus textos foram publicados em revistas, periódicos, sites de cultura e literatura naRomênia, Moldávia, Alemanha, Irlanda, Espanha, Hungria, Itália, Eslováquia, Rússia, Canadá e Estados Unidos. Tambémfoi finalista na primeira edição do Festival Moldavo de Música Folk "Membrillo Amarillo" (1990), eparticipou como ator secundário na película protagonizada por Jeff Goldblume Greta Scacchi: “Oneofthe Hollywood ten” (Madrid, 2000).Ao final de outubro 2012 foi designado para organizar o Instituto Cultural Romeno em Kiev (Ucrânia) como CoordenadorAdjunto.




12.
Arturo Santos Ditto - Equador
Palestra: "Las artes y launidad de los artistas, arma fundamental para la paz".
Lançamento de livro: "Sin más sinfonía que el silencio de mis labios…".

Poeta, orador equatoriano nascido na Bahia de Caraquez, mantém desde seus 20 anos o programa cultural “Guitarra Vieja” que é transmitido a partir da cidade de Guayaquil no Radio Sucre, prestigiada emissora equatoriana. Sua obra literária pode ser dividida em quatro aspectos: poesia, narrativa histórica, Jornalismo e Ciências jurídicas. Publicou os seguintes livros: “Horizontes del futuro” (1970), “El retorno” (1976), “Llevándome entre ojos a la rosa” (1988), “Conelvientorojizo de la tarde” (1993), “A Bahía” (1995), “Conlascenizas de mis ânsias” (1996), “Guitarra vieja” (1998), “Los cristales azules delpassado” (2003), “Viento peregrino” (2005) e“La función judicial enelEcuador”, “El Código de Procedimiento Penal, críticas y sugerencias” (2009). Gravou com voz própria vários cassetes de áudio com poesia de sua autoria e de outros autores, os quais alcançarão merecido êxito no Equador e cidade do México, recebendo elogiosos e comentários por parte da crítica especializada dos diários “La Crónica” e “El Excelsior”.




13.
Edmundo Torrejon Jurado - Bolivia
Palestra: "El cerebromensajerodel arte".

Nascido emTarija, Cirurgião, poeta,escritor.Estudos Universitários: Universidad Nacional de La Plata (Argentina), Especialização, Cirurgia Geral: La Paz, Salta, Buenos Aires, Roma. Ex-Catedrático da Universidad Juan Misael Saracho de Tarija y San Francisco Javier de Chuquisaca. Membro do Colegio Internacional de Cirujanos. Membro Academia Boliviana de Cirurgia. Literato Membro do Círculo de Artistas y Escritores de Tarija. Membro da Unión de Escritores y Artistas de Tarija. Vice-presidente do Círculo de Artistas y Escritores de Tarija. Membro da “Sociedad de Escritores de Bolivia”. Membro do P.E.N. Club Internacional. Ex-presidente do P.E.N. Club-Filial Tarija 1996-1998 e l998-2000. Ex-presidente da ComisiónDirectiva Nacional de laSociedad de Escritores de Bolivia, período 1997-2000. Secretario de Relaciones Internacionales de laSociedad de Escritores Bolivia 2000-2002 e 2002-2004. Presidente de laAlianza Francesa de Tarija (1980-1995). Presidente da ComisiónDirectiva de laInstitución Científico-Cultural “Siembra”. Prêmios Literários: Segundo Prêmio de Poesia “Universidad Nacional de La Plata” (1963) – Argentina. Primeiro lugar no Prêmio de Poesia “Concurso Latinoamericano de PoesíaFundaciónGivré” - Buenos Aires - Argentina. Primeiro lugar no Prêmio de Poesia “Concurso Internacional de Poesia 40 Años de LeonismoenelUruguay” - Ministerio de Educación y Culto - Montevideo - Uruguai (1991). Primeiro lugar no Prêmio de Poesia “Concurso Nacional de PoesíaUniversidad Tomás Frías” de Potosí (1977). Obras Publicadas: “Alfa” - Poesia - 1987. “La duda” (Ensaio - 1993). “Xanadú” (Poesia - 2003). “Historias sinTiempo” (Contos - 2003). “Presencia Histórica de Tarija” (Ensayo Histórico – 2004). “Complicacionesdelmegacolon chagásico” (Clínica Quirúrgica - 1997).




14.
Guilem Rodrigues da Silva - Suécia
Mediador

Natural de Rio Grande, RS. Serviu na Marinha Brasileira, no Rio de Janeiro, onde reivindicou o direito de casar, usar roupas civis quando desembarcado, e estudar, coisas proibidas aos marinheiros, então. Em 1964 foi preso por isso, fugiu e exilou-se no Uruguai, de onde emigrou para a Suécia em 1966. Formou-se filólogo na Universidade de Lund, com especialização em Línguas Neolatinas. É autor de um compêndio de língua portuguesa para suecos que é usado nas escolas. Publicou publicados 8 livros de poesia, pelo recebeu alguns prêmios literários. É o presidente da Associação de Escritores do Sul da Suécia, desde 1989 - foi o 1º estrangeiro (e até agora único) a presidi-la. É um promotor da cultura brasileira e gaúcha na Suécia. Foi o 1º brasileiro eleito vereador por lá. Elegeu-se 3 vezes pelo Partido Verde. Mora em Lund, cidade universitária, fundada no ano 990, vizinha à cidade de Malmö, onde exerce as funções de juiz. Recebeu perseguidos políticos e os auxiliou a estabelecerem-se por lá. Tem 8 filhos.

15.

Olga María Mesa Jorge - Ilhas Canárias
Palestra: "La poesia femenina de la resistência: lacreación literária de lamujerSaharaui bajo laocupación y el exílio".
Pseudônimo: SalkaEmbarek

Nasceu na cidade de El Aaiún, capital do Saara Ocidental, agora ocupado pelo regime marroquino ilegalmente. Ela viveu a violenta “Marcha Verde” orquestrada pelo rei Hassan II e sua família, que fugiu após a invasão e o abandono da Espanha. Em 1999 graduou-se Bacharel em Estudos Hispânicos pela Universidade de La Laguna e começa um processo de auto investigação entre a literatura e as demandas sociais e como as pessoas incluem a poesia usando como uma ferramenta para lutar. Nesse estudoque combina o trabalho, surge a necessidade de maior aproximação com a criação artística que poderia ser emergente entre a população saharauivivendo sob repressão nos territórios ocupados do Saara Ocidental.



16.
Alejandro Adrian Jusim - Argentina
Palestra: La poesía y lasolidaridad
Pseudônimo: Alejandro Jusim


Nasceu em Buenos Aires. Em 1976, entre estudantes, participou da resistência a ditadura cívico-militar. No ano de 2004 fundou a Cultura enMovimiento Argentina e percorreu o país levando o canto e a poesia por todo os lugares. Membro do ColectivoKahuin de Chile e do Canto para Todos Argentina. Participa de diversos grupos de leitura e criação na cidade de La Plata, onde reside atualmente e leva adiante seus trabalhos literários. Publicou “Poemas y poetas por Palestina”, “Antología poética de laSociedad de los poetas vivos”, Argentina, “Periódico País, Equador, “Revista literariaCarrousell”, Argentina. Lançamento “De trovas y decires”. Encontros: em 2002 participou da criação do poema musical “Huelgario”, cantata que se refere as muitas lutas do início do século XX na Argentina. Em 2004 diversos encontros no Chile junto a grandes poetas e escritores transandinos na Casa de Pablo Neruda na Isla Negra. Em 2007 encontro com poetas ex-presos políticos em Montevideo, Uruguai. De 2007 a 2014 realizou apresentações diversas na Argentina, Chile e Uruguai.







17.

ZiadMedoukh - Palestina
Palestra: "A educação como uma forma de resistência e da cultura de paz".

Chevalier de l’Ordredes Palmes académiques de laRépubliquefrançaise par décisiondu Premier ministre - 2011. LauréatduConcoursEuropoésie-France-Novembre 2013.LauréatduConcoursEuropoésie - France - Mai 2014. AmbassadeurUniversel de laPaix-CercleUniverseldesAmbassadeurs de lapaix - 2014.





18.
Yajairadel Carmen Soler Mendoza - Venezuela
Tema: - "Taller de motivación y promoción de lectura, dirigido a lãs comunidades organizadas de mujeres".
Pseudônimo: Siboneydel Rey

Nasceu em Caracas. Universitária, estuda na “Universidad Central de Venezuela”, curso de Letras, 9º Semestre (atualmente).Ciclo Diversificado: LiceoNocturno “Rafael Acevedo”. Chacao, Estado Miranda. Bacharel em Humanidades, no ano de 1998.Locução: ProduccionesLocushow. Lic. RennyYagosezky, no ano de 1993. Ortografia e Redação: Instituto Nacional de Capacitación Educativa Socialista. (INCES),no ano de 1995.Trabalho poético e artigos de opinião, notícias e interesses (sob pseudônimo de Siboneydel Rey) em diversas páginas webs.Livro: “Besos al Viento”. Editorial “Giraluna”. Diciembre 2008.Livro: “CorazónSaharaui” (Dedicado asolidaridadee resistência do PovoSaharaui). Editorial “Giraluna” e “Sur Editores”. Fevereiro 2013.Cadernos de Poesia: “Homenaje al Comandante Ernesto Che Guevara”. Editorial Giralunae “Sur Editores”. Fevereiro 2014.



19.

Nelson Guerra - Uruguai
Mediador

Nasceu em Montevideo, Uruguai. Poeta, narrador e ensaísta. Docente em Literatura. No ano de 1974 editou a “Revista de Arte y Literatura Imágenes”. Dirige workshopsliterários. Venceu vários concursos, prêmios edestaques acadêmicos. Publicou: "El esquema, lospechos verdes", contos (Publicação compartilhada com Fernando JuanicóPeñalva). "Los mejorescuentos" antologia de autores variadosorganizadano concurso do Club Banco de Seguros. Ensaio "La literatura profética". Publicação parcial na Revista "Asterisco". "Los ojosdelvientosur" contos. Antologia "Cuentos para todos" organizadaapós concurso realizado pela AMNYP. (Novato - USA). "Veinte poemas de amor y un soneto rezagado" e “Saturno Regente”,publicações restritas. Ensaio "Los cultos que vinieron de Africa" (remanescentes das culturas yorubaegegéno Uruguai). Por causa de você (La historia de mi romance con Maysa Matarazzo) contos. Prêmio Los Monegal 2008.
É criador das novas formas poéticas: Guaroj: Criada em 1976. Apresentada em dezembro de 2010 nos fóruns de internet.Hojepraticada emquase todos os países de língua hispânica por numerosos poetas. No Uruguai são premiados vários poetas com obras escritasnesta novamodalidade. Descrição: Poemas construídos em estrofes de dez versos, com métrica constante, rima assonante nos versos pares, erepetição obrigatória dos versos 1º e 4º, bem como 9º e 10º. O nome “Guaroj” é uma palavra pertencente a linguajem dos índios charrúas, que foram exterminados no século XIX.Segundo a investigação do Dr. Teodoro Vilardebó, significa: “dez”. La Corola: Poema construído em estrofes de três versos, sem rima, octossílabos no 1ºe 3º, eem decassílabo no 2º. O segundo verso deve terminar com palavra proparoxítona. As estrofes são distribuídas em forma circular e devem poder ser lidas em qualquer ordem.
Ambas as formas estão incluídas e comentadas no livro “La nueva lira”, ensaio que analisa os recentes formalismos criados na língua espanhola, do escritorRamiro Padilla Guerrero. Cartagena de Indias- Colômbia Set./2012.




20.
Julia Ortiz Morales– Chile
"La vigencia y ejemplodel legado de Pablo Neruda para el mundo que vivimos".

Primeiros lugares e menções honrosas nos gêneros poesia e conto. Poeta social, membro da Sociedad de Escritores de Chile, membro da Unión de Escritores Americanos (UNIDEA) e membro correspondente da Sociedad de Arte de Bolivia.





21.
Fredrik Ekelund - Suécia
Palestra:  "A globalização da literatura - O escrever, a literatura e a sociedade".

Nasci em Uppsala 1963 e vim para Malmö, no sul da Suécia, em 1963, onde moro desde então, com pequenas interrupções quando morei em outros países. Comecei como escritor com a descrição do trabalho de estivador, ao escrever o romance "Stuv Malmö, kom!" (algo como "Estiva em Malmö, câmbio!") em 1984, e, depois foram publicados dezesseis livros (romances, romances policiais, livros de poesia e dois livros sobre futebol). Escrevo também drama e fiz dois filmes (juntamente com o cineasta autor de documentários Lasse Westman) e trabalho como tradutor dos seguintes idiomas: dinamarquês, espanhol, português e francês. Entre escritores brasileiros tenho traduzido Milton Hatoum, Michel Laub ("Diário da queda") e o poeta carioca Reynaldo Valinho Alvarez. Alguns dos romances meus foram traduzidos em alemão e francês.


22.

Arlete Piedade Louro- Portugal
Mediadora
Lançamento de livros: "Olhares de saudade" e "No cume da montanha".
Pseudônimo: Arlete Piedade

Escritora, poeta e divulgadora cultural. Foi uma das fundadoras da U.L.L.A.-União Lusófona das Letras e das Artes, da qual é Vice-Presidente. Colaboradora do Jornal e Rádio Raizonline, do qual foi Chefe de Redação, cronista e apresentadora da rádio. Realizou e apresentouos programas de rádio, Falar Poesia de divulgação de poesia declamada de vários autores e gravada pela própria e Arlete Convida com entrevistas de personalidades ligadas à literatura lusófona e ás artes.Obras próprias publicadas: Sonetos da Fada das Letras (poesia); O Príncipes de Ofiúco (Ficção Científica); Era no tempo de...Crónicas de Outras Épocas(crônicas); Olhares de Saudade volume I - romance sobre emigração em parceria com o escritor cabo-verdiano, João Furtado. E-Book: Sonhos e Emoções (poesia). Participação em antologias em Portugal: Poetas de Santarém, edição do Jornal O Mirante, Horizontes da Poesia II .




23.
João Pereira Correia Furtado - Cabo Verde - África
Mediador
Pseudônimo: João Furtado

Tenho várias formações profissionais de Meteorologia e de Companhia aérea, sendo estas, formações comerciais.Escrevo como passatempo e quando sinto vontade, não sou poeta nem escritor de carreira.É verdade, sou muitíssimo tímido.Já participei com poemas no jornal “Cabo Verde Connections”. Também participei no Liberal Online e a Semana Online, entretanto com contos, poemas e crônicas. Tenho participado com contos e poemas e crônicas no Jornal Raizonline. Sou membro da U.L.L.A - Associação Lusófona das Letras e das Artes, SOCA - Sociedade Cabo-verdiana de Autores.Sou autor do CEN “Cá Estamos Nós” uma ponte Lusófona de literatura!E também sou autor do CEN “Cá Estamos Nós” uma ponte Lusófona de literatura. Obras já publicadas: 1. A árvore de fruta-pão e outros contos – Contos, Editora Temas Originais. 2. A terra e a guerra pela paz - vol. I - Poemas, Edium Editora. 3. A terra e a guerra pela paz - vol. II - Poemas, Edium Editora.




24.
Ricardo Candia Cares - Chile
Palestra: "Pesimismo y ruego de fin de mundo".

Nasceu em Santiago do Chile. Estudou Física e Matemática na Universidad Técnica de Estado entre os anos 1976 e 1982. Como Assessor de Cultura do “Colegio de Profesores” foi membro do “Consejo de Calificación Cinematográfica” entre os anos 2003 e 2004. Entre os anos 2005 e 2007, foi Assessor da Presidência do “Colegio de Profesores”. Já trabalhou como roteirista do Programa “LoMejor de mi Tierra” exibido na TV Chile, sinal internacional da “Televisión Nacional de Chile”. Escreve para a “Revista Punto Final”, no periódico “Marcha” e na revista “Bello Barrio”, da qual é membro do Conselho Editorial. Editou o “Diccionariodel Coa o el Arte delChamullo y la Movida” no ano de 1998. Recebeu Menção Honrosa no Concurso Nacional de Contos “Teresa Hamel” 2009, da SECH. No ano 2006 editou uma segunda versão deste trabalho com o nome de “El Coa y elLenguaje de laCalle. Diccionario de palabras y expresionesnecesarias para saber cómo se hablaen Chile”.




25
Alfredo MaríaVillegasOromí - Uruguai
Palestra: "El portuñol: unlenguaje de integración".

Nasceu em Buenos Aires, Argentina. Reside e écidadãolegal da República Oriental do Uruguai. É Engenheiro em Produção Agropecuária, Facultad de Ciencias Agrarias, Universidad Católica Argentina (1978).Escritor, Pesquisadore Gestor Cultural. É o criador e organizador dos Encontros Internacional “Poetas y Narradores de las Dos Orillas” no Uruguai. Fundou a “EdicionesBotella al Mar -Uruguay” junto com a escritora Rocío Cardoso Arias. A editoria da continuidade às atividades de “Botella al Mar, Argentina”, criada por Arturo Cuadradoe Luís Seoaneno ano 1946.Livros de poemas publicados: “Sombras del Silencio” (1973, Buenos Aires).  “Tu Sangre Bajo el Sol” (1977, Buenos Aires).“Mensajes Escondidos” (1999, Buenos Aires). “Tiempo de Leyendas” (2003, Buenos Aires).“Poema del Ama Guasú” (2004, El Dorado, Misiones, Argentina).Grabado por JoseloSchuap y Raúl Barbosa e interpretado enlosFestivales de Cosquín y JesúsMaría, (Córdoba). Editado no CD “Agua Bendita”, por JoseloSchuap. “Celebraciones y Desgarros” (2005, Buenos Aires). “Nacimientos y Agonías” (2005, Montevideo). “Celebración de la espalda” (2006, Montevideo). “Montevideo al Sur” (2006, Tafalla, España). “Pampeanías” (2008, Montevideo). “Poema del Ama Guasú y otros poemas” (2009, Montevideo). “El verdaderonombre de las cosas” (2010, Buenos Aires).




26.
Freddy RodemilCancinoSepulveda- Suécia
Mediador
Pseudônimo: GalvarinoOrellana

Nasceu em Talcahuano, Chile. Tem dupla nacionalidade, chileno/sueca. Reside em Estocolmo Suécia. Durante a ditadura de Pinochet passou por centros de tortura e campo de concentração. Presidente Nacional da “UniónHispanomundial de Escritores enSuecia”. Secretário Geral da “Frente Cultural Bolivariano Internacional de recientecreación”. Jornalista alternativo de semanários e páginas web em espanhol. Recebeu Menção honrosa no Concurso Internacional de Conto JUNÍN/PAÍS2009, Argentina. Diploma de Excelência no 30º Festival Internacional da Califórnia, 2010 - USA. Menção Especial no Primeiro Festival Internacional de Tijuana, 2010 -  México Troféu “Prensa Las Vegas” no Festival Internacional de Las Vegas, 2010 - USA. Pena de Ouro no 31º Festival Internacional da Califórnia, 2011 - USA. Diploma de Excelência no Festival Internacional de Las Vegas, 2011 - USA. Diploma no XXVIII Concurso Internacional NOSSIDE, 2011- Itália. Pena de Platina no 32º Festival Internacional da Califórnia, 2012 - USA. Diploma de Excelência no Festival Internacional Las Vegas, 2012 - USA. Menção Honrosa no Concurso Internacional de Conto JUNINPAÌS2012, Argentina. Também tem recebido prêmios de Organizações Ecológicas e Meio Ambiente.




27.

Feliciano Mejía Hidalgo - Peru
Mediador

Escritor de nacionalidade peruano-francesa, nasceu em Abancay, Apurímac, Peru. Ex-integrante dos coletivos Yuyachkani e Hora Zero, concluiu estudos superiores na “Universidad Nacional Mayor de San Marcos de Lima”, Le-Mirail de Toulouse, La Sorbonne de París. Nas onze viagens internacionais participou de diversos encontros e eventos como os festivais de Utrech, (Holanda), Hessen (Alemania), Los Angeles (Estados Unidos), Rodez y Toulouse (Francia), Corumbá (Brasil), Por lasRutasdel Poeta (Chile), VuelvenlosComuneros (Colombia). Ex-secretário de Cultura do “Centro Federado de laFederación de Periodistas delPerú”, hoje é Delegado do Liceo Poético de Benidorm para o Peru, Lima e Apurímac. É responsável, no Peru, pela Rede Mundial de Escritores enEspañol – REMES. É embaixador delCercleUniversel Des Ambassadeurs de laPaixSuisse-France. É Diretor Executivo da RUNA Associação Pro Cultura. http://www.felicianomejia.com


28.
Ricardo Sarmiento - Argentina
Lançamento: LlahuéHuarpe, Memorias

É jornalistaprofissional com36 anos de experiêncianomercado argentino elatino-americanos, experiência que o credenciaemtodas as formas dejornalismo contemporâneo, comojornais, revistas,rádio, televisão, agências de notícias emídia virtual,nacional e internacional.Fundador do“ServiciosRegionalesdelSur S.A.”, uma consultora atípica no mercado regional, que logra atuar eficientemente emcomunicações corporativas; assuntos públicos e emconsultoria de negócios. Uma vez estruturado este trabalho, tornou-se um professional de consulta para um significativo conjunto de empresas que tem suas bases em diversas economias regionais.Atualmente dirige “Agencia SRSur”, umsite de informação segmentada de corte regional e édiretor do programa televisivo “Política, Producción y Trabajo”, transmitido pelo Canal Metro.Foidiretor de comunicações, do“Grupo Brasil”. Assessora e atua como consultor de empresas líderes no Mercosur. Trabalhou como jornalista no“DiarioÁmbitoFinanciero”, no“Diario Clarín”,no “Diario El Día de La Plata”,e nas agências“Agencia Noticias Argentinas”, “Agencia Télam”, “Agencia Estado” (San Pablo, Brasil).Como consultor,ele atuouno setor de energiapara as empresasPetróleo Brasileiro, Brasil”,“Petrobras Argentina”,“Transener”e “Entidad Binacional Yacyretá” (empresa hidroelétrica argentino-paraguaia).Como escritor tem participado com ensaios geopolíticos no livro “Malvinización y desmentirización” (EdicionesFabro), junto a analistas latino-americanos abordando o perfil contemporâneo do conflito entre Argentina e o Reino Unido pela soberania sobre as Ilhas Malvinas. Publicouo livro “LlahuéHuarpe, Memorias” (Editorial Dunken), em 2013 a primeira edição e em outubro de 2014 a segunda edição, abordando desde ensaios, a informação histórica e a poesia como principal vector de comunicação, o perfil contemporâneo das culturas de nações antigas que habitaram e habitam território argentino desde 10.000 anos atrás. “LlahuéHuarpe” é uma memória emocional para levar o leitor a um reconhecimento da identidade cultural de antigas nações da Argentina e da América Latina. “LlahuéHuarpe” foi declarado de “Interesse Cultural” pela Legislatura da “Ciudad Autónoma de Buenos Aires”e pela “Cámara de Diputados de laProvincia de Mendoza”. Participou das Feiras Internacionais do Livro em Buenos Aires (2013 e 2014); Guadalajara (2013); Lima (2014) e Frankfurt (2014).


29.
Anna Francisca Rodas Iglesias - Colombia
Lançamento: La soledad de las clepsidras

Poeta e escritora radicada em Medellín, Antioquia desde o ano de 1993. Membro da “Corporación MECA” (Escritores e Artistas de Medellín). Membro do conselho diretor da “CorporaciónMujeres Poetas de Antioquia”. Presidente da representação “CADELPO (Casa del Poeta Peruano)” para Colômbia. Escrive, apoia e procura diversas gestões culturais no meio literário. Colaboradora para “HLC (Revista Horizonte LiterarioContemporáneo)”, revista multicultural e independente de edição “Rumana” que se publica em vários idiomas. Livros publicados: “Obsidianna Poemas” (Medellín, Colômbia, 2010), “La soledad de las clepsidras” (Poesia. Medellín, Colômbia, 2014). Vários de seus poemas foram publicados em diversas antologias e memorias nacionais e internacionais. Algumas delas: “Piedraluna” (Medellín, Colômbia, 2010), “Como verdes guitarras de eucaliptos” (Perú, 2011), “Ontolíricadelviento” (Perú, 2012), “Día Mundial de laPoesía” (Pereira/Dosquebradas, 2011), “Compilación de trece poetas Colombianas - Lasmujeres que yo amo…”. Memorias dos IV e V, Encontro Internacional “Poetas enelEquinoccio” (Dosquebradas, 2013, 2014); Antologia “Poesía Colombiana delSiglo XX” escrita por Mujeres - Tomo 2 - Poetas nascidas a partir de 1950 (ApidamaEdiciones. Bogotá, abril 2014). Antologia Internacional de Mulheres Poetas “Grito de Mujer” (Editado pela FundaciónMujeres Poetas Internacional y Biblioteca de las Grandes Naciones. República Dominicana, 2014). Autora do livro “Genealogía de lossusurrosPoesía 82 voces” (Gestão cultural que reúne nesta edição os poetas de diversos pontos da Colômbia e de outros países. Medellín, 2014). Em importantes revistas do meio literário da Colômbia e outros países. Obteve segundo lugar no “III Concurso Nacional de Poesía Inédita Meira Delmar” em 2008 na Colômbia. Alguns de seus poemas foram traduzidos ao italiano, inglês e romeno. Sua poesia é reproduzida em muitas páginas e espaços culturais da internet. Tem sido convidada a participar em diferentes Festivais, Congressos e Encontros de Poesia no interior do seu país e também fora do mesmo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário