terça-feira, 27 de janeiro de 2015

FLIMS - CONVIDADOS NACIONAIS


TizukaYamasaki
No ano de 1970 decidiu estudar cinema no Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF. Nesse período, Tizuka realizou alguns curta-metragens. Um de seus professores foi o cineasta Nelson Pereira dos Santos, cujas ideias a influenciaram. Em 1978, TizukaYamasaki fundou sua própria produtora, a CPC, que produziu filmes como Bar Esperança, de Hugo Carvana, Rio Babilônia, de Neville De Almeida e Idade da Terra, o último filme de Glauber Rocha. Em 1980, desenvolveu o roteiro de Gaijin - Os Caminhos da Liberdade, seu primeiro longa-metragem como diretora. Em 1996 dirigiu o filme Fica Comigo, o qual tem como foco o universo dos adolescentes. Em 2005, lançou Gaijin - Ama-me como Sou, que voltou ao tema de seu primeiro longa.



Naura Schneider
É formada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Interpretou sua primeira personagem na minisérie O Portador, produzida pela TV Globo e dirigida por Herval Rossano. Sucederam-se várias personagens e participações em novelas, miniséries e especiais para a televisão. Produziu e protagonizou o longa metragem “Dias e Noites” que teve lançamento nacional em outubro de 2008. Outros trabalhos:

- Minissérie: Aquarela do Brasil, dirigida por Jayme Monjardim, 2000, personagem: Valnice.
- Telenovela Senhora do Destino, direção: Wolf Maia, 2005, personagem: Isa Cambará (jornalista).
- Âncora no telejornal do Meio-Dia, pela CNT.
- Especiais da Rede Globo O Relógio da Aventura, 2010.



Ruy Castro
É um jornalista e escritor brasileiro. Com passagem por importantes veículos da imprensa do Rio e de São Paulo a partir de 1967, e escritor, a partir de 1988. Produziu as biografias como "O Anjo Pornográfico" (a vida de Nelson Rodrigues), "Estrela Solitária" (sobre Garrincha) e "Carmen" (sobre Carmen Miranda), e de livros de reconstituição histórica, como "Chega de Saudade" (sobre a Bossa nova) e "Ela é Carioca" (sobre o bairro de Ipanema, no Rio). Parte de sua produção jornalística foi reunida em livros como "Um Filme é para Sempre" (sobre cinema), "Tempestade de Ritmos" (sobre música popular) e "O Leitor Apaixonado" (sobre literatura). Escreveu também um ensaio sobre o Rio, "Carnaval no Fogo - Crônica de uma Cidade Excitante Demais". Seus livros têm edições nos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Polônia, Rússia e Turquia.



Heloisa Seixas
Escritora e tradutora brasileira. Casada com Ruy Castro, é formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Trabalhou como jornalista na agência de notícias UPI e depois na assessoria de imprensa da ONU. Em 1995 estreou como escritora, ao lançar um livro de contos chamado "Pente de Vênus: histórias do amor assombrado". Um ano mais tarde, a Record lançou seu primeiro romance, "A porta". Desde então, Heloisa Seixas tem escrito romances, contos e novelas, além de uma peça chamada "Era no tempo do rei". Além disso, Heloisa mantém uma coluna na revista Seleções intitulada "Essência de Heloisa".




Antônio Torres
Natural de Sátiro Dias, o baiano de 73 anos, é jornalista e escritor.  Em sua produção literária recebeu os Prêmios Jabuti e Prêmio Machado de Assis. Com dezessete obras publicadas, teve seu primeiro romance editado em 1972, intitulado "Um Cão Uivando para a Lua"; em 2007 venceu o Prêmio Jabuti por "Pelo Fundo da Agulha"; seus livros mais conhecidos são "Essa Terra" e "O Cachorro e o Lobo". Membro da Academia Brasileira de Letras, eleito em 7 de novembro de 2013.





José Laurentino Gomes
Jornalista e escritor formado pela Universidade Federal do Paraná, fez cursos tanto na Universidade de Cambridge como na Universidade de Vanderbilt. Trabalhou como repórter e editor para vários órgãos de comunicação do Brasil, incluindo o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja. Em 2008, a Revista Época elegeu Laurentino uma das 100 pessoas mais influentes do ano, pelo mérito de conseguir vender mais de meio milhão de exemplares de livro de história do Brasil.





Claufe Rodrigues e Mônica Montone
O poeta, jornalista, compositor e produtor Claufe Rodrigues, nascido em 1956, está na estrada da poesia desde 1977, quando fez seu primeiro recital. É autor de “O pó das palavras”. A escritora e cantora Mônica Montone, autora de “Mulher de Minutos” e "A Louca do Castelo". É compositora, lançou um disco independente em 2010 e como atriz atuou em duas peças do diretor e dramaturgo Domingos Oliveira e uma de sua autoria além de inúmeras performances em recitais por todo o país.



Stella Maris Rezende
Mineira de Dores do Indaiá, é mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília, escritora e atriz. Tem dezenas de livros publicados. Recebeu prêmios importantes, dentre eles: Prêmio Nacional de Literatura João-de-Barro (1986, 2001 e 2008), Bienal Nestlé/1988, Altamente Recomendável para Jovens/FNLIJ, Redescoberta da Literatura Brasileira - Revista Cult na categoria conto/2002, Os 100 Melhores Livros do Século XX PNBE/MEC, Literatura Para Todos/categoria conto/MEC (2008), Barco a Vapor/Fundação SM (2010), o Jabuti 2012 Melhor Livro Juvenil em Primeiro e Segundo Lugar,Jabuti 2012 O Livro de Ficção do Ano, Melhor Livro Infantojuvenil de 2013 da APCA/Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 2014, o Prêmio Brasília de Literatura e o quarto Prêmio Jabuti.



Marta Helena dos Reis
Natural de Martinho Campos, MG. Graduou-se em Letras pelo INESP, atualmente universidade ligada à UEMG e se especializou em: Língua Portuguesa, Leitura e Literatura, Religião. Já trabalhou como revisora numa editora especializada em materiais didáticos alternativos a Editora IEMAR.

Como professora, já trabalhou em rede particular, mas optou pela educação pública. Atualmente, leciona em duas redes municipais: Betim e Belo Horizonte, sempre na periferia, por ter uma grande consciência do social e do papel transformador que a educação tem na sociedade. No Magistério, Marta Reis tem mais que uma profissão, mas um trabalho em prol da transformação e da conscientização do outro, contribuindo para desenvolver em seus educandos valores como: ética, respeito ao planeta e à diversidade. A alteridade é a grande tônica de seu trabalho, seja no Magistério, na escrita ou no ativismo social e cultural.






NilzaAzzi
Graduada em Letras pela USP, é membro da Academia Campineira de Letras e Artes. Tem diversas participações em antologias e trabalhos acadêmicos publicados pela Revista Oficina de Letras (Sobrames, PE). Pela Editora Edicon, publicou Tempo-Será (2008), Amigos do Sol e da Lua (2009), Gato Pipoca (2010) e A Maravilhosa História Aventura de Paulinho (2013).


Sérgio Rodrigues
Escritor, jornalista e crítico literário brasileiro, vencedor do 12o. Prêmio Portugal Telecom de Literatura (2014) nas categorias Romance e Grande Prêmio pelo livro "O drible" (Companhia das Letras), um drama de família que tem como pano de fundo cinco séculos de história do futebol brasileiro.

Radicado no Rio de Janeiro desde 1979, é autor de diversos livros e foi editor-executivo da revista eletrônica "NoMínimo". É colunista diário do site da Revista Veja, no qual assina as colunas "Todoprosa", sobre literatura, e "Sobre Palavras", sobre a língua portuguesa. O romance "O drible" (2013) foi lançado em abril de 2014 na Espanha, com o título "El regate" e tradução de Juan Pablo Villalobos, e está sendo traduzido também para o francês e o dinamarquês. Segundo o jornalista João Máximo, trata-se do "melhor romance já escrito sobre futebol em qualquer idioma".



Mirian Goldenberg
Nasceu em Santos, filha de mãe polonesa e pai romeno. Escritora e doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Há mais de 20 anos desenvolve estudos sobre a influência cultural na sexualidade brasileira.É autora do best-seller "A outra" e de mais 14 livros. Sua palestra tem como tema "A bela velhice", cujo livro homônimo foi publicado pela Ed. Record em 2013.

Outros livros:
- Por que homens e mulheres traem? (Ed. BestBolso, 2010)
- Intimidade (Ed. Record, 2010)
- Homem não chora. Mulher não ri. (Ed. Nova Fronteira, 2013)




José Santos
José Santos é mineiro de Santana do Deserto e vive em São Paulo desde 1991. É autor de vários livros de poesia para crianças e jovens: "O ABC quer brincar com você" e "O Casamento do Boitatá com a Mula-sem-cabeça", ambos pela Lazuli/Cia. Editora Nacional, "Estrelas do Céu e do Mar", pela Paulus, o livro-brinquedo "Poemas Esparadrápicos", em edição independente, e "Rimas da Floresta", ilustrado por Laurabeatriz e editado pela Peirópolis. É diretor do Museu da Pessoa, onde trabalha desde 1993. Pesquisa a vida e obra de autores brasileiros, coordenando o projeto Memória da Literatura Infanto-Juvenil.



Rafael Montes
Nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Advogado e escritor, publicou contos em diversas antologias de mistério, inclusive na Playboy e na prestigiada revista americana Ellery Queen Mystery Magazine. Suicidas é o primeiro romance do autor, nascido de um projeto de mesclar subgêneros clássicos do policial em uma roupagem moderna.

 Sua pouca idade e a escrita tensa e instigante chamaram a atenção do mercado literário brasileiro: Suicidas (ed. Benvirá) foi finalista do Prêmio Benvirá de Literatura 2010, do Prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prestigiado Prêmio São Paulo de Literatura 2013.





Marina Carvalho
Nasceu em Ponte Nova, Minas Gerais. Formou-se em Jornalismo na PUC Minas e exerceu o cargo de assessora de comunicação de uma empresa por sete anos. Hoje é professora de língua portuguesa e literatura. É autora de "Simplesmente Ana" e "Ela é uma fera!". Aos poucos os leitores brasileiros vão conhecendo e se rendendo ao talento desta mineira que leva para as páginas de sua obra, o encantamento e a magia de um conto de fadas moderno.





Simone Magno
Escritora e jornalista, comentarista de literatura na rádio CBN. Acaba de lançar O menino que não queria tomar banho (Oficina Raquel), com ilustrações de Cisko Diz, que conta de forma poética e bem-humorada a história de um garoto que aprende a importância da higiene, da mudança e do crescimento. É o segundo livro infantil da dupla. O primeiro, A menina que não gostava de meias, da mesma editora, teve a primeira edição esgotada e já está na primeira reimpressão. Além dos dois infantis, é autora de Avelã pirata (KBR), de poesia, e A lua depois do gravador (Grua), de contos, e tem poemas e contos publicados em diversas antologias.




MenaltonBraff
Nascido no Rio Grande do Sul, cidade de Taquara, ligou-se à literatura aos cinco anos de idade, quando leu "O Guarani", de José de Alencar em forma de HQ. Graduado em Letras, com pós-graduação (lato-sensu), concentração em Literatura Brasileira, pela Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo, lecionou em instituições de ensino superior até o ano de 1987. Atualmente vive perto de Ribeirão Preto e seu tempo é exclusivo da literatura: escrita, leitura e palestras. Em 2000 conquistou o Jabuti (livro do ano) com a coletânea de contos "À sombra do cipreste". Tem vinte e um (21) livros publicados. Seu vigésimo primeiro livro, o romance Pouso do Sossego, terá sessão de autógrafos na FLIMS.




Ndalu de Almeida (Ondjaki)

O poeta e escritor africano Ndalu de Almeida, popularmente conhecido como Ondjaki, nasceu na cidade de Luanda, metrópole e capital angolana, em 1977. Sua trajetória artística passa também pela atuação teatral e pela pintura. Ele aproveita sua estada em Lisboa para cursar teatro amador, optando depois por uma especialização profissional. Dedica-se igualmente a duas mostras individuais de artes plásticas, uma em Angola, a outra no Brasil. Este célebre poeta integra a União dos Escritores Angolanos e a Associação Protetora do Anonimato dos Gambuzinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário