sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Divulgando - Nº 42


"DIVULGANDO POETAS DEL MUNDO"
http://delasnievedaspetdivulgapoetasdelmundo.blogspot.com/
CADASTREM-SE!


DIVULGANDO - nº 42
LEIAM!!
Manifesto Universal dos Poetas Del Mundo

***
Mandem seus poemas/escritos para o email:
brppoetasdelmundobrasil@gmail.com
E então porque nem nos ver podemos?
Dos destroços não ficou nem um grão pequeno.
A esperança é o que nos resta.
Tudo que era flor, flor continuará, sem se apartar.
Os caminhos desviaram-se, por que não sabemos.
Mesmo assim, juntos caminharemos.
Até poder encontrar os teus, nos meus olhos sorriremos.
EDSON RIOS
-TER-TE

Que bom dizer bom dia
a quem do nosso pensamento não sai,
conosco deita, junto a nos esta no amanhecer,
a vemos em sonhos com um sorriso lindo
que nos diz, te amo.
É bom dizer bom dia,
a um anjo que nos acompanha sempre,
que não se cansa de nos dizer o quanto nos quer.
É muito bom ter alguém assim em nossa vida,
alguém que preencha todos os minutos e horas,
que sem querer nos ampara, nos dá confiança,
que é a nossa companhia constante,
a alma gêmea, que sabe perdoar os nossos erros,
elogiar nossos acertos,
preocupar-se com nós.
É bom te ter,
pois quem te tem já
tem tudo.

(Roldão Aires)
A um Amigo Cachorro

Pela estrada da vida subi morros,
Desci ladeiras, ruas e te digo:
Que entre os meus amigos vi cachorros
E junto ao cão da rua, vi um amigo!

E, ao xingar a alguem, hoje eu recorro
A novos palavrões, porque já vi,
Que eu elogio a quem chamo cachorro,
Depois que o tal 'cão homem' conheci!

Paradoxal e vil nas inquietudes,
A si próprio o desdém nas atitudes,
Mais ética se vê num nobre cão!

Exemplo já nos deu nosso Quintana:
Ao cão que acompanha a caravana
Deixemos o alimento e a compaixão!
B.LaerteDewes e ElischaDewes
Amor!...
O que é amor?
Uma relação física
onde dois corpos se unem
Uma relação espiritual
onde a energia transcende...
Esta evolução é necessária
para o real crescimento do ser humano!
vera hellena
PENDURICALHOS

Concretos, sobre o vazio,
significam a fé,
que se vende nas esquinas
em dias de sol intenso.

Os olhos em movimento,
cortam azuis infinitos,

e refletem falso brilho.
Entre o dito e o não dito,
seguem o pai e o filho,

em busca sempre do nada,
o enganoso caminho.
Clóvis Campêlo

"RESNASCER DA ESCURIDÃO"
Sair! BETH BRAGA
Não mais voltar! 10/05/2005
Esmagar com a planta dos pés
Espinhos herdados
A nos apoderar!
Extinguir a dor...
Curá-la na luz!
Adoecer a maldade
Sufocá-la na exuberância do bem!
Enxergar no breu...
Claridade imortal!
Restígio de luz!
Adormecer num colo...
Acordar no Olimpo!
Com todo o ímpeto que falhou...
Com toda luz que faltou!
Voltar...
Renascer...
Ver a luz
Claridade Divinal!



Crescimento
Lice Soares
O meu coração já conhece
todas as sensações
E sabe compreender
batalhas, na espera
das vitórias sonhadas.
Satisfaz-se o meu coração
Em estar em paz
E buscar, entre o verso
e o reverso,
O encontro de si mesmo.
E já não se assusta
com o tumulto passante
dos gritos noturnos
Daqueles que não aprenderam
a compreender a espera
e a amar o tempo.
Apenas uma coisa assusta
o meu coração:
os atos dos que não sabem amar.
Considera todos os acontecimentos



MUITOS E DIFERENTES

Mural dos Escritores:
somos desiguais,
mas somos éticos.

Homens e mulheres,
negros e brancos,
religiosos e agnósticos,
pobres e ricos,
feios e bonitos,
poetas e prosadores,
trabalhamos a palavra
em diferentes temas.

Nós somos da paz,
nunca das guerras.
Não atiramos pedra
no telhado dos outros.
Cada um é cada um,
não é melhor ou pior
que outro nenhum,
mas uma construção
de si mesmo para si,
mas unidos por laços.

Os nossos trabalhos
carregam verdades
e sonhos pessoais,
sociais e artísticos,
a luz do nosso portal,
conteúdo enriquecido,
quisera levar o mundo
ao melhor de se viver.

São os gritos de alerta,
não apontam ninguém,
não falam de ninguém
mas são de todos nós,
pois a arte segue a vida
e a desenha ou enfeita
muito bem de pertinho.

Se um escrito nosso,
já emocionou você,
mexeu no seu íntimo,
é pura coincidência...
Também não é assim
já que depois de escrito
e independente de nós,
o texto é de quem o lê,
de você que o interpreta
Escrevemos o mundo,
e trazemos para você.





Crescimento
O meu coração já conhece
todas as sensações
E sabe compreender
batalhas, na espera
das vitórias sonhadas.
Satisfaz-se o meu coração
Em estar em paz
E buscar, entre o verso
e o reverso,
O encontro de si mesmo.
E já não se assusta
com o tumulto passantes,
os gritos noturnos
Daqueles que não aprenderam
a compreender a espera
e a amar o tempo.
Apenas uma coisa assusta
o meu coração:
Os atos dos que não sabem amar.
Assim, considera
todos os acontecimentos,
respeita todos os conhecimentos.
Ouve-os sereno e tranquilo,
Porque aprendeu a renovar-se
E, por entre palavras,
silencioso seguir.
Otelice Soares de Oliveira



Epístola ao Brasil (País em decadência e subestimado)

Prezados(a),

Venho com esta, com palavras lapidadas à fio relatar o triste atentado ocorrido a pouco à esta pátria que tanto sofreu com abusos de indulgentes e peregrinos em passados remotos de dor e declínio subordinado de posições reversas e inversas. Pois a pouco exatamente aqui na Rua Henrique de Vasconcelos, no Cachambi, no Rio de Janeiro, no Brasil, a República Federativa do Brasil exerceu um preconceituoso e abusivo e novo mandato ditatorial. Seu nome? Barracas do Cachambi.

Eis que nesta nova ditadura os moradores (isso mesmo, os moradores de sua cidade e de sua pátria) não tem o direito de colocar seus veículos nas calçadas por função destas barracas inclusas por seres que sequer vem a ser vizinhos ou auxiliares de ou próximo à suas casas.

Peço a vocês Embaixadores da Paz do Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix e Poetas del Mundo que venham a se unirem e lutarem juntos para esta nova causa antes que o resumo da desgraça andrógena venha a se despedaçar com tantos escândalos políticos.

Digo desde já que toda força governamental é útil, e que meu objetivo não é ir contra o governo e sim a favor dele, o que quero é simplesmente alertar entidades como: Polícia do Exército, Batalhão de Operações Policiais Especiais... E unir-me a sociedades mais guardadas como Interpol, CIA e FBI para pedir o máximo de ajuda afim de evitar uma nova onda da SS Nazista.

Agradeço pela atenção e a devida compreensão dos fatos,

Sem mais, Do Poeta del Mundo

Jefferson Carvalhaes







Silêncio Pensador

Raio de sol adentra a verde renda

Circula seiva à selva inteira

E emoldura frondosa cabeleira a balouçar
Entre sonoras hóspedes cantoras

Amiga árvore, corpo sagrado das matas,
O subsolo trilha ao tesouro
Profundo atalho em busca da vida...

Ainda cochilam avezinhas
Em moradas construtoras do amor
E das cantigas maviosas

Um bicho do mato crepita sorrateiro
À caça vislumbra o sustento sobrevida
E as folhas secas vão virando húmus

Escoa a cascata ensaiando melodia
E ao regato corre e salta em percussão nas pedras
Berço da fonte viva

E um bicho-homem , percebe e cresce o olho

E o bicho-bicho avista e admira

De peito aberto a natureza dadivosa

um silêncio pensador
Que inova esse olhar contemplativo
À dádiva divina,
que agredida pelo desamor
Traz a resposta natural de ser...

E a consciente natureza humana
Percebe e sensível vai além
De simplesmente ostentar beleza
E se declara amante e parceira...
Naturalmente pela vida afora...

CAMPOS, Graça. Poema. Silêncio Pensador. Ano 2009





Brincando Com Brenda

Brenda

Branda

Bruma

Branca


Brinda

A todos

E encanta

Poetiza

Pinta

Poema

Ao passo

Que o mundo

Revela-se

Em paz





Eu tentei fazer poesia incomum,


Não fluiu.


Quis descobrir meu estilo,


Não consegui.


Só sei falar de esperança,


De criança,


Do mar sorrindo para mim.



Eu falo de amor,


Da flor,


De jardins,


De estrelas brilhando para mim.



Eu falo de alegria,


De euforia,


Da lua,


Do meu amor fazendo rimas para mim.



Eu só falo de amizade


De liberdade,


De pássaros voando por mim.



Eu falo de emoção,


De coração,


Da saudade que alguém sente por mim.



Eu falo do passado,


Do bem amado,


Do futuro feliz que está por vir...



Eu falo de Deus,


Do seu amor,


De sua bênção


Enviada


Para mim,


Para todos,


Nisso eu falo,


Creio,


Só.



Flauzineide de Moura Machado

Espirais


Da oculta fonte emerge a luz
Em contornos coloridos e em
Iluminadas auras, com franjas
Derramadas no espaço, avançando
Territórios além da imaginação,
Até desaparecer no infinito.

A viagem é longa, parece um sonho
Sonhado em instantes inesperados,
Um sopro anímico trazido de longe, na
Animação pulsante do coração eterno,
Numa intimidade profunda que toca os corpos,
Elevando-os acima das categorias de pensamentos.

Lá, naquela evolução de espirais,
Avenidas não há, nem casas ou portas,
Porque todos os caminhos foram abertos
À consciência magnífica do fiel amor,
Esta chama estranha que nos arde as almas,
Enquanto procuramos, às cegas, onde estamos.

Continuaremos na certa a nossa busca,
Arrastando gritos e cogumelos,
Ralando a testa para conseguir enxergar a letra,
Aproximar os olhos das últimas madrugadas,
Na confusão de peles e de cheiros monumentais,
Até que a viva morte nos separe do maior dos males.
Daladier Carlos
24, janeiro, 2010

Solidão

Wilson de Jesus Costa

A solidão me consome e meu dia a dia é triste

As quatro paredes de meu quarto, meu estranho mundo

Sinto um abandono inominável, minhas noites são frias

Procuro e não vejo ninguém à minha volta

A escuridão me atormenta e crio meus fantasmas

Meus olhos ficam marejados, meu pensamento se embotoa

Treme meu corpo e minhas mãos estão indomáveis

O silêncio em que vivo é meu deserto sem oásis, e nele agonizo meu drama

Sinto falta da mulher amada e o pássaro não canta na janela.

Estão murchas as flores do jardim, o cão, vadio, foi embora

A solidão me consome; meu dia a dia é triste

E quando despertar da solidão haverá um novo dia

As paredes de meu quarto não mais serão o meu estranho mundo

Não mais existirá o abandono e as noites não estarão tão frias

Talvez estejam sorrindo à minha volta... a luz do sol me enchendo de alegria,

Meus fantasmas sumindo com o dia

Os olhos brilhando, e eu só pensando no meu amor voltando

Estando a premir meu corpo, meu rosto, acariciando minhas mãos estremecidas,

Não mais viverei em agonia, meu deserto terá oásis, encerrando meu drama.

A meu lado ressurge esguia a mulher amada; o pássaro canta na janela

As flores no jardim vicejam, o cão vadio está de volta

Apesar dos tantos sorrisos, continuarei na solitude e no silêncio

Pouco importa se a solidão consome meus tristes dias...

Despertarei todas as manhãs com meus fantasmas sombrios,

Afinal, eles somem, eles voltam, em meus sonhos eles persistem... É a solidão de volta.




SOU TEU CORAÇÃO

Pelas ruas e avenidas do meu corpo
Quente, ardente e gostoso,
Sinto o beijo, o teu gosto,
Picante e aceso,
Totalmente entregue,
Quando em noites te devoro
E o desvario com que me alcanças
Pelas pernas, pelas coxas, entre gozos!
Infinitos gemidos sem sossego...
Sou teu coração em brasas,
Em lavas de paixão!
A sedução que te absorve
Em cada canto
No encanto te roubando a razão!...
Entre loucuras e fantasias!
Deliciosamente lasciva, sou tua!
Desejo teu, luxúria!
Entregue, inteira e nua!...
Pro infinito do céu
E sob, entre, mil luas...
Uma tempestade de desejos
Recriados a recriar a criatura.

Mônicka Christi

MINHA INSEPARÁVEL.
Antes eu te detestava. Mas hoje, por uma questão de justiça, chego quase a te amar. Convivemos há tanto tempo juntos. Quase uma existência! Onde quer que eu vá, segues resolutamente meus passos com s fosses minha própria sombra. Na escabrosidade das selvas, no balouçar de um navio sangrando o bravio mar, no crepitar nervoso das grandes metrópoles e até mesmo nos salões engalanados ao som de uma alucinante guitarra. Mas quando volto ao meu quarto, ah!... Aí é que a tua marcante presença mais me envolve e me faz adormecer, mergulhado na profunda quietude do teu silêncio, minha inseparável S O L I D Ã O!
(Do Livro Quaterno - Editora Paka-Tatu, Belém,PA - 2007)
Rufino Almeida.
(Fotógrafo, Poeta, Escritor e Tiatleta)

MI CANTO

Cuando aprendí que el horizonte
desarrolla las convertido en cuervo viejo mi cuerpo se hizo al mar y conocí las esperanzas que mantienen a los hombres, en todas las alboradas comienzan a trabajar.
Mi canto se hizo estrella, se hizo arena y roca en el mar para que el hombre de mi pueblo de nuevo vuelva a caqntar.

pero entendi que ya la gente no vive de la esperanza ya no vive más del canto, sólo vive del comer que ya no apritan bien sus manos cuando quieren ser sinceros que la tierra solo serve pa' volverla a cosechar. Y en que quedó la poesia, en que quedo la libertad en donde esta el aprendizaje de amor sin esperar.

Mis sinceros saludos, y mis agradesimientos por tu bondad de espiritu y tu verdadero, sentir de persona con una luz divina de bondad.

NAVARRO ESPINOZA DE BRASIL..


Amanhecer...
Vá! e quando amanhecer,
Lá fora, terá tudo que necessita
Basta querer viver...
Ou então, fique aqui, onde tudo já é o certo:
As tardes sempre são ensolaradas,
As noites, ah! as noites...
São encantadoras, enluaradas
E com pingos de estrelas...
E aqui, quando amanhece, pode trazer
Tudo que viveu...'

Salvador

Eternos moradores de Salvador

Levantem os olhos para todos os cantos da cidade

De Plataforma a Stella Mares banhada pelo mar

O Centro antigo, entre Campo Grande, Pelourinho e Água de Meninos

Preservar a arquitetura colonial é preciso.

Nos seus 460 anos de progresso

Mesclam o antigo e o moderno

Cresceu na vertical com arranha-céus

Neste novo tempo, surge 10 avenidas enormes

Grandes viadutos, na Garibalde, Vasco da Gama, Paralela e Bonocô

A Casa do Comercio o primeiro prédio

De cor vermelha que nos fascinam.

Vamos nos unir e apoiar a Bahia que todos amam

Abençoada com suas 365 igrejas

Na Mistura das raças, mas que beleza!

Um forte elo de amor

Que atrai e conquistam os turistas nacionais e estrangeiros

Que se misturam nos ritmos contagiante da nossa terra

Que nossa culinária sendo a mais festejada

Amo Salvador, como rei Artur amou sua nação.

Varenka de Fatima

Sorriso da Manhã
[Patricia Montenegro]
Como o sol da manhã,
Que aquece e ilumina,
Chegastes enfim,
-Longa espera-
Como brisa fresca,
Acariciastes minha alma,
E como a mais bela canção,
Tua voz quente e suave,
Fez bater mais forte meu coração,
Despertando os meus desejos,
-Diversos e secretos-
E sonhos adormecidos,
Mas nunca esquecidos,
Tantos momentos para viver,
-Quero vive-los contigo!-
A vida nos chama insistentemente,
-Vamos Vive-la!-
Quero encontrar-te,
-Sempre!-
Tenho tanto a te falar,
Quero saber de ti,
E do que tens para me contar,
Fostes a surpresa mais desejada,
-E tão esperada-
Dessa manhã ensolarada,
Quando fui magicamente despertada,
-Será que foi um sonho?-
Pelo mais belo sorriso da manhã...

MINHA FÉ
by Penhah Castro

Minha FÉ é uma grande aliada
que tenho nesta minha estrada...
Ela me levanta quando caio no chão...
Ela me mostra caminho quando
me entrego à solidão...
Ela me leva e me enleva
para alcançar o alimento do meu Espírito...

Ela me motiva a toda ação...
Ela me mostra que preciso
aprender importantes lições...
Que preciso crescer
sem nunca perder
esta espontaneidade,
esta alegria ,
esta capacidade de sonhar
e, tantas fantasias...

Fé é a certeza que vou vencer,
aprender,
compartilhar,
esta vontade de doar...
Na vida ou na Eternidade...

Penhah

PROCURA

Procuro minha inspiração.

Procuro na chuva que cai,

nesta tarde cinzenta que se esvai,

nos acordes daquela nossa canção...

Procuro minha inspiração.

Procuro na noite vazia,

na labuta do dia a dia,

na ausência da paixão...

Procuro minha inspiração,

e mergulho mais e mais na solidão...

Percorro minha própria afeição,

e sonho com sua aparição...

Preciso encontrar minha inspiração !

Na sintonia que sonhei...

Em você, que já nem sei,

Se te amo, ou te amei...

Neusa Maria Travi Madsen

O tempo passa e o individualismo
permanece como fonte para todas
as ações das pessoas. Estima
elevada é tomada como sinônimo
de egoísmo extremo e olhos voltados
para o próprio umbigo, como se o
"outro" não passasse de imagem
virtual...
Deixo-lhe um poema que grita contra
o hedonismo e foi editado em 2002,
no livro O SER POETIZADO, quando
recebeu ilustração do excelente e
premiadíssimo "QUINHO".
Carlos Lúcio


http://www.poetasdelmundo.com/socios_america.asp
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=600
http://www.delasnievedaspet.com.br/
http://www.pantanalms.tur.br/http://www.lunaeamigos.com.br/
Delasnieve Daspet - Embaixadora da Paz! Brasil
http://delasnievedaspet.blogspot.com/
http://blog.uol.com.br/showposts.html?idBlog=1143892
http://delasnievedaspet.ning.com/
http://grupobrasilmostratuacara1.blogspot.com/



Um comentário:

  1. Admirada DD

    Com imensa alegria pude receber novas informações sobre colegas poetas. com imenso prazer pude ler os poemas que compõem o número 42 da revista.

    Obrigada a você e a tod@s,de modo especial @s que conheci agora através de seus sites (inf. sobre a existência deles)e até breve.

    Com um forte abraço, me despeço.

    Ma Cristina de Azeredo.

    ResponderExcluir