quinta-feira, 5 de abril de 2012

MEMBRO: DIRCE MESQUITA LARA

Dirce Mesquita Lara, orgulhosa por ser neta de chileno; nasci no Rio de Janeiro, aos 15 dias do mês de fevereiro do ano de 1930. / Há 48 anos vim residir na Cidade de Barbacena, MG, em vista do trabalho do meu saudoso esposo, Otto de Resende Lara.   Com isto eu sou mais mineira que carioca. Minha humilde observação:...Tenho em mente que meus textos escritos em prosa, levam o tempero perfumado da poesia.
Barbacena-MG
 

NOSSA TERCEIRA IDADE
                                           ou
                                    A MELHOR IDADE

Meus setenta anos florescem num raio de luz.
Feliz pela importância de útil ser, e algo fazer,
Eu devo louvar e agradecer ao meigo JESUS.
E faço com muito entusiasmo, alegria e prazer./

Anima-te meu povo da terceira idade.
Dom da velhice é dom da experiência,
Porque nem todos têm esta felicidade,
Para exaltar a graça da bela vivência./

Sorri, conversa, caminha, queira sonhar,
Nesta chance que Deus te está a oferecer
Não queiras de modo algum te esquivar,
É feliz aquele que sabe como envelhecer./

Somos, irmãos, mistério do nosso Deus,
De onde eu vim, e para onde eu vou?
Nós fazemos parte dos propósitos seus
D’Aquele que vive e disse: “Eu Sou”/

Para quem a História não conhece.
Deve saber que a expressão “Eu Sou”
É o primeiro nome com que nosso Deus,
Ao seu profeta Moisés se apresentou./

A minha ilustre terceira idade,
Leva-me, com lucidez, reconhecer,
O precioso curso de qualidade
Neste tão glorioso tempo de viver./

 Lendo a Bíblia, com fé e amor,
Vejo quantos idosos importantes,
Que serviram ao nosso Criador,
Na velhice, neste dom gratificante./

Curva-te numa amorosa oração
Agradece ao bom Deus o teu viver,
Canta suas maravilhas de coração,
E elas luzirão a cada amanhecer./

Quantas vezes vimos o sol a brilhar?
Flores perfumando ao nosso redor”!
Quantos pássaros para nós, a gorjear?
Tornando a nossa alegria bem maior!/

Procura usar teu sexto sentido,
Conhecido como o caminho da fé,
Assim serás certamente ungido,
Pelo Coração do nosso Deus Javé./

Na caminhada da vida, é nosso ideal
Abraçar com amor o dom da humildade,
E querendo mostrar que Deus é leal,
Cantemos esses versos com simplicidade./

Humildade é o fruto da sabedoria,
Amor que no peito de Deus se encerra,
Que bom se o povo em sua maioria,
Vivesse esse precioso dom cá na terra!/
                                                                       
Ser humilde não é prova de fraqueza,
Outrossim, gesto de generosidade,
Para Deus, é espírito de fortaleza,
É vestir-se da graça da caridade./

Deixando-nos exemplo de amor profundo
Tu te fizeste humilde, oh meu bom Jesus!
Mas para que te imitemos neste mundo,
Faze brilhar em cada coração a tua luz!

Irmão: Como trenzinho de ferro vejo Deus,
Correndo a todo vapor sobre duros trilhos,
Piuí, piuí, piuí, lá vai o trem apitando,
A conduzir, com amor, seus diletos filhos./

Lembra a velha “maria fumaça”
Levando nossa história em canção,
Por certo ela merece uma taça,
Pois aliviou o cansaço do cristão./

Viajando à mercê do destino,
Vamos nós, humildes passageiros,
Cantando, com fé, um doce hino,
Chegando como Anjos mensageiros./

Abençoa o nosso longo caminho,
Oh JESUS de bondade e de graças mil,
Dá-nos força, proteção e carinho,
Aos homens e mulheres do nosso Brasil!//
                                      Barbacena, 25/08/09            

                                        
 
 
 

                             NOITE  SEM  SONO

 

A fria noite lentamente avança

O dia suavemente amanhece 

E nossas almas, cheias de esperança

De mil sonhos, nossa vida tece.

 

                         Descansando para a vida que surge

                          No silêncio, sem nenhum sibilo,

                         Para o reparo que a vida urge,

                              Todos dormem um sono tranqüilo.
  
O sono calmo, dos outros, não me esbraveja,
Embora em minh’alma haja um combate
Uma doce esperança em mim viceja,
A melancolia não me abate.

                         Lá fora uivam numerosos cães
                         Enquanto na noite tudo é paz.
                         Só o sono nos dá toda calma,
                         Que a vida agitada não traz.
  
O firmamento em seu esplendor
Com o brilho que as estrelas cintilam
Espalham ao mundo todo amor,
Que alguns corações vacilam.
                         
                         E ´paz, não há nenhum murmúrio,
                         Os sonhos em minh’alma bailando,
                         E meus olhos espertos sem sono,
                         Procuram as horas preencher, rimando.

Como é bom sentir-se o sossego,
E o perfume que emana da natureza,
Tudo isto se faz no aconchego,
Diante de tanta emoção e singeleza.

                            O sono manso já meus olhos acaricia,
                            Boa noite, natureza em flor...
                            Vou dormir, suave estrelinha,
                            Boa noite, Anjos do meu Senhor.
                    
 
 
 
  FUTEBOL NO EVANGELHO

                                              Dentro da grande área penal
                                              Pênalti, não acontecerá,
                                              Mas meu jogo será bem legal,
                                              Porque meu Goleiro defenderá.

                                              Nas areias do grande campo
                                              Serei sal em meio á terra.
                                              Luz do mundo qual pirilampo,
                                              Luz que em meu peito impera.

                                              Vou colorir o campo com cores do arrebol,
                                               Darei ‘meu melhor’ no ato do lance,
                                               Neste jogo conhecido como Futebol,
                                               E pincelar o ar com matiz da nuance.

                                               Pés unidos aos pés do goleiro Menino,
                                               Muitos gols se festejarão,
                                               Ao som da harpa com um doce hino,
                                               Anjos aplaudindo, cantarão.

                                               ‘Lâmpada para os nossos pés’.
                                               ‘Luz para o nosso caminho’
                                                Palavras de vida que fortalecem,
                                                Trazendo-nos paz e carinho.

                                                       Com a arte do Futebol,
                                                 Vibra o povo na alma e no coração
                                                        Nos braços do rei sol,
                                                  E em seus cumprimentos, muita emoção.

                                                  Um verdadeiro jogo é a vida,
                                                  E o nosso arremesso notável;
                                                  É a alegria de poder lançar,
                                                  O que de ‘melhor’ existe em nós.
                                                  Assim o Céu nos quer e nos espera,
                                                  Para nos convidar a adentrar,
                                                  E lá eternamente habitar.

                                                                      Barbacena, 15/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário