sábado, 13 de outubro de 2012

MEMBRO: Shirley Amélia Pires Teixeira


.
Shirley Amélia Pires Teixeira
nasceu em 12 de maio de 1941, São Sepé/RS. Filha de Áurea Fernandes Pires e Inocêncio Pires. Poetisa, Cronista e Professora, Graduada em Matemática, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, de Santa Maria/RS; agregada à Universidade Federal de Santa Maria/RS. Sócia e Tesoureira da Associação Literária Sepeense, de São Sepé/RS; Membro Fundador Efetivo e Diretora Social e Cultural da Academia Regional de Artes e Letras Condorcet Aranha, de Restinga Sêca/RS, Cadeira Nº 15, Patrono Monteiro Lobato. É colaboradora dos jornais de sua cidade natal e publicou quatro livros infantis: ”Um casamento Feliz”, “O encontrão”, “Pelotão Mirim” e “Os Animais Contra as Drogas”. Em 2011, recebeu Menção Honrosa no 2º Concurso Literário promovido pela Associação Literária Sepeense, de São Sepé/RS, com o poema “Cuidar da Vida”. Publicou: ”Um casamento Feliz”, “O encontrão” “Pelotão Mirim”. Antologia Poética Online “Poesia, Arte e Realidade!”, organizada por Ilda Maria Costa Brasil, postada no site da Liga dos Amigos do Portal CEN, Portugal. E-mail: shirley.amelia@hotmail.com
.
.
SAUDADE

Saudade do meu tempo de criança
Quando eu era livre para sonhar,
Quando eu podia com liberdade
Dizer o que pensar.

Saudade do meu tempo de juventude
Quando eu era livre para cantar,
Quando eu podia com amigos
Ir a festas e bailes para dançar.

Saudade do meu tempo de adulta
Quando eu livre pude casar,
Quando tive meus filhos
E a todos eles eu pude educar.

Saudade do meu tempo atual
Que sei está começando acabar.
A cada dia que passa
Sei que a vida vai encurtar.


O MAR

O mar este ano estava gelado
A água em si salgada e feia
O mar estava perturbado
As ondas quebravam na areia.

O mar este ano estava revoltado
Por vezes, as ondas subiam mais
E iam bater no pé calçado
Tirando o sossego dos demais.

Fiz estes versos e fiquei a pensar…
E me perguntei...
No nosso interior
Será que não somos como o mar?
Às vezes, nossa alma fria e distante
Não consegue ver o lado doce da vida
E muito menos a beleza ao nosso redor.

Em outras ocasiões, o nosso ser fica impertinente
E tudo nos perturba...
Custamos a sentir que só são,
As muitas voltas que a vi8da dá.
Nós precisamos aceitar,
Com gratidão, tudo que recebemos
E construímos em nossa existência

Se olharmos ao nosso redor
Vamos ver que a nossa vida
É um paraíso, pois temos saúde,
Tranquilidade e paz...
Então, agradecer a Deus
É o que devemos
Fazer todos os dias...


QUERO

Quero ser uma pessoa bem consciente
Quero ter o dom de escrever
Quero poder dar alegria às crianças

Quero ser como sou, otimista e feliz
Quero ter muita humildade para reconhecer
Quero poder transmitir felicidade aos outros

Quero ser eu mesma
Quero ter inteligência e capacidade
Quero poder ver a criança ler e gostar de meus livros

Quero ser uma pessoa simples
Quero ter sempre dignidade e firmeza
Quero poder olhar nos olhos dos outros e dizer



Nenhum comentário:

Postar um comentário